Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

7 sinais de que o dependente químico precisa de internação.

Analisar os sinais de que o dependente químico precisa de internação é essencial para que ele procure o melhor tratamento. Conheça-os agora!

Tomar a decisão de se inscrever em um programa de tratamento para dependência de drogas ou álcool não é fácil, por isso, deve-se analisar os sinais de que o dependente químico precisa de internação.

No entanto, quando o uso de drogas está fora de controle e está afetando sua saúde física ou mental, é hora de procurar ajuda em uma clínica de recuperação.

Hoje, a Encontre Clínicas de Reabilitação é quem mais pode te ajudar nesse processo, sendo referência quando o assunto é trazer de volta a qualidade de vida para quem sofre com o vício das drogas.

E, para você que não conhece, uma clínica de recuperação é uma instalação de tratamento que oferece desintoxicação de substâncias, tratamento medicamentoso, assistência psicológica, entre outras assistências.

Na maioria dos casos, as pessoas que abusam de substâncias se cercam de outras que ou abusam de drogas e álcool ou minimizam a gravidade da situação.

No entanto, o vício pode levar a sérios problemas de saúde se não for tratado.

Ou seja, você precisa agir com brevidade, principalmente quando os sinais de dependência se tornam mais prese

Portanto, diante desses fatos, trouxemos esse artigo onde falaremos dos 7 sinais de que o dependente químico precisa de internação!

1.  Você atende a mais de três critérios para um transtorno de uso de substâncias no DSM-5

O vício é um “transtorno crônico de recaída caracterizado pela busca e uso de drogas compulsivas, apesar das consequências adversas”.

Dessa forma, quando um psicólogo ou psiquiatra avalia um indivíduo para diagnosticar se ele tem um transtorno de uso de substâncias, ele usa o manual DSM-5.

Se você atender a menos de três dos critérios, recomendamos ir ao seu médico de atenção primária para que eles possam aconselhá-lo sobre o melhor curso de ação.

Três ou mais sugerem que você tem um transtorno moderado de uso de substâncias, enquanto seis ou mais denotam uma desordem grave.

Assim, nesses casos, muitas pessoas precisam de uma desintoxicação médica, e todas requerem tratamento de dependência na reabilitação de drogas ou álcool.

Os 11 sinais de vício são:

  • Desejos insaciáveis;
  • Desistir de hobbies;
  • Problemas de saúde;
  • Parte significativa do tempo gasto usando;
  • Repetidas tentativas fracassadas de parar;
  • Usar mais durante períodos mais longos;
  • Maior tolerância;
  • Sintomas de abstinência após a cessação;
  • Negligenciar responsabilidades;
  • Problemas interpessoais e sociais;
  • Colocar-se em perigo a si mesmo e aos outros.

Não há necessidade de entrar em pânico ou se sentir mal por ter os sinais de que o dependente químico precisa de internação.

Vale citar que o tratamento por meio de uma clínica de reabilitação pode ajudá-lo a construir as defesas necessárias e aprender habilidades e ferramentas para superar o vício.

Por fim, saber quando ir para a reabilitação pode ser a diferença entre realizar seus sonhos futuros e ser sugado para uma vida inteira de abuso de substâncias.

2. Sua principal prioridade é o abuso de álcool ou drogas

Quando você está no meio do vício, pode ser incrivelmente difícil entender verdadeiramente suas próprias motivações e intenções.

Muitas pessoas viciadas sentem que estão no controle e não conseguem entender do que se trata a confusão.

No entanto, o primeiro passo para a sobriedade é aprender a dar um passo atrás e ver a si mesmo.

Pense cuidadosamente sobre qual é a sua principal prioridade, você está gastando a maior parte do seu tempo obtendo, usando e se recuperando de abuso de drogas ou álcool?

Se a resposta for sim, há um sério problema de saúde em jogo. Se você está disposto a negligenciar responsabilidades sociais, de trabalho ou escolares em favor do uso de substâncias nocivas, seu cérebro não está mais colocando seu bem-estar em primeiro lugar.

Drogas e álcool sequestram os centros de recompensa em sua mente, e é por isso que usar parece tão urgente e necessário quanto beber água ou comer comida. E, desse modo, você apresenta os sinais de que o dependente químico precisa de internação.

3. Problemas de saúde surgem com frequência

A principal coisa que as pessoas esquecem quando estão vivendo um estilo de vida que inclui abuso frequente de substâncias é o quão prejudicial é para a mente e o corpo.

Assim, essas substâncias não só têm um impacto sério na saúde física, como também levam a desequilíbrios químicos de neurotransmissores, o que pode piorar qualquer condição de saúde mental existente e até mesmo causar condições como ansiedade e depressão.

Há alguns problemas de saúde cotidianos que muitas vezes surgem quando as pessoas lutam contra transtornos do uso de substâncias.

Além disso, a perda de peso devido à diminuição do apetite, problemas digestivos, insônia, sudorese, tremores, sangramentos nasais, dores de cabeça e problemas de memória são sinais claros de que drogas ou álcool estão tomando um sério pedágio no seu bem-estar.

4. Você nunca tem dinheiro

Um sinal claro de que você perdeu o controle sobre seu hábito é se você nunca tem dinheiro e não pode fazer seu salário durar por uma semana ou mês.

Desse modo, o vício leva ao uso compulsivo da substância escolhida por uma pessoa.

Como tal, você nunca terá dinheiro sobrando porque seu cérebro está priorizando ficar bêbado ou drogado, fazendo parte dos sinais de que o dependente químico precisa de internação

Se você está cuidando do básico, como aluguel e alimentação, mas não está guardando dinheiro para hobbies, o futuro ou emergências, é provável que precise de reabilitação.

O vício pode ainda não ser grave, contudo, é uma doença crônica que piora progressivamente, então não caia na armadilha de pensar que não chegará a esse estágio.

5. Amigos e familiares expressam preocupação

Se as pessoas que te conhecem melhor estão expressando preocupação com sua saúde ou recomendando que você passe um tempo em um centro de reabilitação, é um sinal claro de que você precisa de reabilitação.

É importante ouvir aqueles que te amam porque eles não comentaram sobre o uso de substâncias ou sugerem reabilitação a menos que estivessem seriamente preocupados.

Tenha em mente que as pessoas não estão tentando atacá-lo ou julgá-lo; eles estão tentando ajudá-lo a ajudar a si mesmo.

Seu comportamento pode ter mudado significativamente com o tempo, e pode ser chocante e assustador ver os entes queridos continuamente tornando decisões prejudiciais para eles a longo prazo.

Tente não discutir com seus amigos e familiares, mas ouça-os e explique como se sente sobre os sinais de que o dependente químico precisa de internação.

Por fim, juntos, vocês podem chegar a uma solução.

6. Mentira, enganos e segredos

Um dos primeiros sinais que você notará quando é hora de seu ente querido obter ajuda profissional é que eles não dizem a verdade — muito.

O vício prospera em segredo. Por exemplo, se você pegá-los usando drogas, eles podem começar a inventar desculpas.

Talvez eles digam que as drogas não são deles ou que encontraram e que iam jogá-las fora.

Eventualmente, as mentiras se transformam em um estilo de vida baseado em evitar a verdade. Então, você pode notar a mudança de comportamento deles e muitos aspectos de sua vida se tornarão segredos.

Embora esse comportamento possa ser difícil de assistir, é um sinal certo de que eles precisam de ajuda.

Este também é o momento ideal para você trabalhar com um centro de tratamento de dependência que você confia para planejar uma intervenção profissional.

Não deixe os sinais de que o dependente químico precisa de internação passem despercebidos.

7. Um desejo de desistir, mas ser incapaz

Se seu ente querido tentou e não conseguiu parar de usar drogas, talvez seja hora de obter ajuda profissional.

Quando o cérebro se adapta às drogas, pode desenvolver uma dependência química.

Quando isso acontece, o funcionamento cerebral torna-se dependente de drogas para funcionar normalmente.

Então, quando seu ente querido de repente para de usar drogas, o cérebro tem dificuldade em lidar com essa nova realidade, enviando mensagens químicas de que algo está errado.

Produtos químicos neurotransmissores como dopamina, endorfina e serotonina podem cair drasticamente.

Quando o nível desses produtos químicos fica muito baixo, os indivíduos podem experimentar depressão, ansiedade, paranoia, fadiga e até alucinações. Esses e outros sintomas de abstinência fazem seu ente querido desejar drogas ainda mais. Se e quando eles cederem a esses desejos, eles precisarão usar ainda mais drogas para se sentirem “normais” novamente.

Isso impulsiona ainda mais o ciclo do vício. Com o tempo, os indivíduos podem não conseguir parar de usar até receber ajuda profissional e clínica.

Se você sabe que seu ente querido quer parar de usar drogas, mas não pode, entre em contato conosco hoje.

O que fazer ao identificar os sinais de que o dependente químico precisa de internação?

Identificou os sinais que citamos acima? Eles estão se tornando cada vez mais presentes? Saiba que esse é o momento de buscar ajuda.

E, querendo ou não, hoje a principal fonte de tratamento, que realmente se torna eficaz, é através da internação em uma clínica de recuperação.

Assim, se você deseja reverter esses sintomas, e assim proporcionar uma qualidade de vida para quem ama, não deixe de buscar agora um tratamento.

Além disso, nós podemos te ajudar totalmente nesse processo difícil, onde juntos encontraremos a melhor clínica mais próxima de você.

Nós do Grupo Encontre Clínicas de reabilitação hoje somos referência quando o assunto é combater os sinais da dependência, e reverter essa situação.

Possuímos unidades de reabilitação em todo o Brasil, com resgate 24 horas a disposição para te atender.

Entre em contato agora pelos telefones:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

5/5 - (8 votes)

Compare listings

Comparar