Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

A dependência química sob o olhar de profissionais da Psicologia.

Entenda a dependência química sob o olhar de profissionais da Psicologia, é recurso terapêutico importante que surte efeito no longo prazo, Confira !!!

Veja, neste artigo, como um profissional de psicologia da Gestalt-terapia melhora os resultados do tratamento de dependências. 

Então, leia a seguir sobre a dependência química sob o olhar de profissionais da Psicologia.

Gestalt-terapia para o tratamento de dependências

O tratamento eficaz para a dependência química vai muito além da remoção da dependência química de uma pessoa. 

Dessa forma, um bom tratamento também inclui educação sobre a doença do vício, preparação para a vida em recuperação e investigação das causas emocionais subjacentes do vício.

Esse último objetivo é muitas vezes alcançado através da psicoterapia, também conhecida simplesmente como terapia. 

Em geral, a terapia é um processo que ajuda as pessoas a lidar com pensamentos, emoções e experiências difíceis do passado. 

Por fim, por meio da terapia, uma pessoa pode se curar de feridas emocionais e criar uma base psicológica, mudando seu estilo de vida.

Introdução à Gestalt-terapia

Para entender como funciona a dependência química sob o olhar de profissionais da Psicologia, é importante entender o que é a Gestalt-terapia.

Ao contrário das formas de terapia que enfatizam fortemente a mudança de comportamento, o objetivo principal da terapia Gestalt é  a conscientização. Bowman gosta de explicar esse princípio central da Gestalt-terapia com uma metáfora:

A Gestalt-terapia ajuda o cliente a ver fora da sua rotina de pensamentos e comportamentos cristalizados em que vive e a descobrir maneiras alternativas de viver sua vida. Uma vez que isso é feito, o trabalho do terapeuta Gestalt está feito, e o cliente pode começar a contemplar as mudanças que gostaria de fazer em sua vida.

Uma maneira de o terapeuta e o cliente trabalharem em direção à consciência é concentrando-se no presente, com interesse ​​apenas no momento presente e no ‘aqui e agora'”. 

Isso não significa que se desconsidera o passado. 

Mas, significa que se um problema do passado surge, é porque há algo no presente que está causando o renascimento daquele trauma ou daquela memória. 

Vamos trabalhar com o trauma ou com a memória, mas o objetivo será melhorar o funcionamento atual.

Por último, mas não menos importante, a relação terapeuta-cliente na Gestalt-terapia depende de uma forte dose de respeito e compreensão mútuos. 

Nenhuma das pessoas presume ter todas as respostas, e ambas se esforçam para ver as situações da perspectiva do outro. Trabalhada, desse modo, a dependência química sob o olhar de profissionais da Psicologia.

Como a Gestalt-terapia Funciona com o Tratamento de Dependências

A Gestalt-terapia é excelente para nutrir a autoconsciência entre os clientes, mas algumas coisas devem ser levadas em consideração ao usá-la no contexto do tratamento de dependências.

Para começar, a autorreflexão honesta pode ser difícil para algumas pessoas que têm problemas com o uso de substâncias. 

Em alguns casos, eles podem ter começado a usar drogas ou álcool como meio de encobrir pensamentos e emoções difíceis que prefeririam não enfrentar. Ganhar consciência de sua situação pode ser difícil para eles, especialmente no início do processo de terapia. 

Outra questão é que o tratamento abrangente da dependência deve levar os clientes além da consciência da situação e em direção à mudança de comportamento.

Quando usada como parte de um programa de tratamento de dependência, a Gestalt-terapia pode ajudar uma pessoa a obter uma verdadeira consciência do que sua vida se tornou sob o vício, não o que ela falsamente percebe que é.

Uma vez que a consciência é alcançada, a pessoa pode decidir como deseja que sua vida seja e desenvolver um plano para trabalhar em direção a essa vida. 

Isso não apenas os ajuda a se sentirem autênticos, mas também os capacita a assumir a responsabilidade por sua sobriedade.

Sendo, desse modo, vista a dependência química sob o olhar de profissionais da Psicologia.

Como lidar com a dependência química?

Agora que você entende como a dependência química sob o olhar de profissionais da Psicologia, uma dúvida que pode surgir: como lidar com esse problema?

Até porque, infelizmente se trata de algo muito presente aqui no país, e que afeta diretamente o bem-estar e qualidade de vida de uma pessoa e de todos que estão próximos a ele.

Desse modo, a principal solução para tratar a dependência química, e que realmente é eficaz é buscar uma clínica de reabilitação.

E, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, podemos te ajudar nesse processo, ajudando a você encontrar a clínica mais próxima de você.

Além disso, vamos te ajudar a encontrar aquela clínica que consiga trazer um tratamento adequado e direcionado para o tipo de dependência do paciente, para ele poder ter uma recuperação rápida e eficaz.

Portanto, se você deseja oferecer o melhor para quem você ama ou tem carinho, entre em contato conosco hoje mesmo. 

Estamos prontos e ansiosos para te atender. 

Compare listings

Comparar