A triste e escura verdade sobre a cultura das drogas nos dias atuais é a responsável pelo aumento diário de usuários em nosso país.
A princípio, a cultura das drogas tem ganhado popularidade através de letras musicais, artistas da internet e semelhantes.
Basicamente, nos tempos atuais, usar algum tipo de droga se tornou algo “bom” e um dos meios de “socialização” para muitas pessoas.
No entanto, sabemos que na prática não é assim que as coisas funcionam, em que as consequências devidas a essa cultura pode trazer danos extremamente graves.
Como falar com os seus filhos sobre a toxicodependência sem assustar?Por fim, continue lendo e descubra a verdade sobre a cultura das drogas nos dias atuais.
Conteúdo
ToggleDrogas e a cultura moderna
Embora as drogas existissem no passado, a quantidade disponível hoje em dia não tem comparação.
Atualmente, o uso de drogas se tornou algo comum em nossa sociedade, tanto que já existem propostas políticas para a legalização da maconha, que é frequentemente vista como uma “porta de entrada” para o consumo excessivo de outras substâncias.
Conheça o Juramento da Juventude por um mundo sem drogas?Em outras palavras, a situação saiu tanto de controle que até mesmo políticos estão buscando flexibilizar o consumo de drogas no Brasil.
Esse fenômeno é resultado da cultura moderna, que tem moldado a percepção das drogas como algo “normal”.
Essa cultura moderna se espalhou amplamente, principalmente por meio das redes sociais, e seu público-alvo são os jovens de 14 a 30 anos.
Provavelmente, você já viu alguma postagem de um artista consumindo drogas, certo? Isso é parte dessa cultura moderna, mesmo que, constitucionalmente, o uso de substâncias ainda seja considerado crime.
Drogas são necessárias para “socialização”
A princípio, no passado construímos amizades com base na nossa honestidade.
No entanto, como dito anteriormente, a cultura moderna lhe impõe a condição de usar drogas para fazer parte de uma sociedade.
Normalmente, essa sociedade se acha “os descolados”, ou seja, pessoas não muito preocupadas com as consequências que podem vir no futuro, só pensando na “vibe” e em todas as sensações que a substancia pode trazer naquele momento.
Sendo assim, a verdade sobre a cultura das drogas nos dias atuais é que ela se tornou algo semelhante a um RG, onde que usa tem identidade descolada, que não usa é “besta”.
Quanto mais drogas “mais descolado”!
Assim como em um grupo de intelectuais, onde o mais inteligente é o mais respeitado, no universo das substâncias ilícitas, aquele que consome mais drogas é visto como o mais “descolado.”
Em outras palavras, há uma certa hierarquia nesse meio, em que quanto mais drogas alguém usa, mais reconhecimento recebe das pessoas ao seu redor.
Isso acaba intensificando o vício, pois o usuário sente a necessidade de consumir cada vez mais substâncias para manter esse “respeito” dentro dessa sociedade.
Embora não seja uma regra absoluta, em muitos casos, essa é uma das motivações centrais.
Drogas e poder
Além do “respeito” conquistado dentro da sociedade de usuários, o dependente também adquiriu alguns poderes.
Ou seja, do vício para o tráfico são centímetros de distâncias, a maioria dos usuários que ganham o respeito em sua turma, se tornam traficantes.
Desse modo, se torna viciado e traficante, esse comportamento lhe oferece poder de intimidar pessoas e agir como se fosse um “deus”.
Chamamos essa fase de autoritarismo químico, momento em que o dependente não tem mais controle de sua vida.
O vício, o crime a morte
Tudo se encaixa perfeitamente, a pessoa consome drogas para fazer parte de um grupo, se vicia, entra para o tráfico e por fim morre.
Uma pesquisa feita pela BBC, aponta que a maioria das pessoas que morrem no mundo das drogas, passam por exatamente essa ordem.
No entanto, existe um percentual desse grupo que consegue se livrar das drogas e reconstruir suas vidas.
Esse é o grupo que busca uma clínica de recuperação para dependentes químicos, para realizar um tratamento de libertação do vício das drogas.
Nós podemos ajudar!
Nós do Grupo Encontre Clínicas estamos a mais de 15 anos no ramo de saúde para dependentes químicos.
Embora existam outras formas de tratamento para vício em drogas, a internação é a única que realmente entrega resultados visíveis e comprovadamente eficazes.
Em muitos casos, se torna uma das únicas chances que um dependente químico tem de ficar livre da substância, e voltar a ter um bom convívio social e bem-estar em sua vida.
Sendo assim, não ignore a verdade sobre a cultura das drogas nos dias atuais, entre em contato conosco para obter ajuda agora mesmo.
Contamos com clínicas de recuperação especializadas nos principais estados e prontas para te atender, com disponibilidade 24 horas.