Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Abuso de drogas: fatores de risco para mulheres

Entenda sobre o abuso de drogas fatores de risco para mulheres. Não deixe de conhecer sobre o assunto para ajudar mulheres nesta situação.

Hoje, milhões de mulheres neste país usam drogas. Mulheres de todas as idades, raças e culturas… Mulheres como sua melhor amiga, sua irmã, sua colega de trabalho ou sua filha…ou até como você. Portanto, conheça mais sobre o abuso de drogas fatores de risco para mulheres.

Infelizmente, o abuso de drogas é uma doença séria e contínua. Não há curas fáceis.

Além disso, hoje o abuso de drogas está cada vez mais frequentes dentre os grupos das mulheres, onde os números de casos só crescem a cada ano.

As mulheres que tentam parar às vezes falham no início. Mas a ajuda está disponível para superar a doença do abuso de drogas.

Por fim, para você entender melhor, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação criamos esse artigo, onde falamos tudo sobre o abuso de drogas fatores de risco para mulheres.

Até porque, acaba sendo um assunto delicado, mas de extrema importância, principalmente nos dias atuais, onde o crescimento de usuárias só cresce.

As mulheres que usam drogas não precisam enfrentar o problema sozinhas

Muitos casos de AIDS entre as mulheres estão relacionados a drogas.

E, para você ter ideia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade de todas as mulheres de 15 a 44 anos usaram drogas pelo menos uma vez na vida.

Dessas mulheres, quase 2 milhões usaram cocaína e mais de 6 milhões usaram maconha no ano passado. Então, a maioria das mulheres usuárias, usam mais de uma droga.

Além disso, as mulheres podem se tornar viciadas rapidamente em certas drogas, como o crack. portanto, no momento em que procuram ajuda, seu vício pode ser difícil de tratar.

No entanto, as mulheres que usam drogas geralmente sofrem de outros problemas graves de saúde, doenças sexualmente transmissíveis e problemas de saúde mental, como depressão.

Muitas mulheres que usam drogas tiveram vidas conturbadas. Estudos descobriram que pelo menos 70% das mulheres com abuso de drogas fatores de risco para mulheres foram abusadas sexualmente aos 16 anos.

Desse modo, a maioria dessas mulheres tinha pelo menos um dos pais que abusava de álcool ou drogas.

Muitas vezes, as mulheres que usam drogas têm baixa autoestima, pouca autoconfiança e se sentem impotente, além de sentirem-se solitárias e isoladas das redes de apoio.

As mulheres que usam drogas correm o risco de se infectar com o HIV, o vírus que causa a AIDS. Dessa maneira, o vírus pode ser transmitido através de agulhas usadas para injetar drogas. Portanto, as mulheres que injetam drogas e compartilham agulhas estão especialmente em risco.

O vírus da AIDS também é transmitido através do contato sexual. Mulheres que fazem sexo com homens que usam drogas injetáveis ​​correm grande risco. Entre 1990 e 1991, os casos de AIDS entre as mulheres aumentaram 17%.

Atualmente, quase 70% dos casos de AIDS em mulheres estão relacionados com drogas injetáveis ​​ou sexo com um homem que usa drogas injetáveis.

Por fim, a AIDS é agora a quarta principal causa de morte entre as mulheres, principalmente entre aquelas que utilizam o abuso de drogas fatores de risco para mulheres.

Mãe que usa drogas arrisca sua vida e a de seu bebê

Quando uma mulher grávida usa drogas, ela e seu feto enfrentam sérios problemas de saúde.

Até porque, durante a gravidez, os medicamentos usados ​​pela mãe podem entrar na corrente sanguínea do bebê com facilidade.

Dessa forma, os efeitos mais graves no bebê podem ser infecção pelo HIV, AIDS, prematuridade, baixo peso ao nascer, Síndrome da Morte Súbita Infantil, tamanho pequeno da cabeça, crescimento atrofiado, habilidades motoras deficientes e problemas de comportamento.

Assim, o uso contínuo de drogas por uma mãe coloca seus filhos em risco de negligência, abuso físico e desnutrição.

Riscos para a Saúde Associados ao abuso de drogas fatores de risco para mulheres e bebês

  • Nutrição pobre;
  • Pressão alta;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Baixo ganho de peso;
  • Baixa autoestima;
  • Trabalho de parto prematuro;
  • Doença sexualmente transmissível;
  • Entrega antecipada;
  • HIV/AIDS;
  • Depressão;
  • Abuso físico;
  • Prematuridade;
  • Baixo peso de nascimento;
  • Infecções;
  • Tamanho pequeno da cabeça;
  • Síndrome de morte súbita infantil;
  • Defeitos de nascença;
  • Crescimento atrofiado;
  • Habilidades Motoras Pobres;
  • HIV/AIDS;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Problemas neurológicos.

Muitas mulheres têm medo de procurar tratamento

Estudos descobriram que mais de 4 milhões de mulheres precisam de tratamento para abuso de drogas. Infelizmente, existem muitas razões importantes pelas quais as mulheres não procuram ajuda.

Desse modo, algumas mulheres podem não ser capazes de encontrar cuidados infantis. Ou temem que as autoridades possam levar seus filhos. Algumas mulheres temem ser punidas se admitirem seu vício em drogas.

Assim, várias mulheres temem a violência de seus maridos, namorados ou parceiros.

Amigos e familiares podem ajudar a aliviar esses medos da mulher que usa drogas.

Então, eles podem apoiá-la ajudando-a a encontrar um bom tratamento para o abuso de drogas e fornecer cuidados infantis e transporte.

Um bom tratamento atende às necessidades especiais das mulheres

As mulheres usuárias de drogas tendem a melhorar quando o tratamento atende a todas as suas necessidades básicas. Portanto, ele é muito necessário para o abuso de drogas fatores de risco para mulheres.

E, podemos dizer que todo esse tratamento pode e deve começar dentro de uma clínica de recuperação especializada, focada até mesmo para esse público.

Até porque, cada tipo de dependência possui a sua particularidade, onde o tratamento, por exemplo, de um homem para uma mulher dependente, pode ter tempo diferente, forma e dentre outros.

É diante disso que nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação estamos aqui, prontos para te ajudar a encontrar a clínica ideal para você.

Dessa forma, você como uma dependente, poderá ter acesso a clínica ideal ao vício ou dependência, e sempre buscando a melhor opção mais próximo de onde estiver.

Assim, você consegue garantir um tratamento rápido, humano, e o melhor de tudo, bastante eficaz, trazendo uma vida digna e bem-estar novamente.

Por fim, entre em contato hoje mesmo com o nosso grupo. Estamos prontos para te atender, disponíveis 24 horas por dia!

Compare listings

Comparar