Hoje, milhões de mulheres neste país usam drogas. Mulheres de todas as idades, raças e culturas… Mulheres como sua melhor amiga, sua irmã, sua colega de trabalho ou sua filha…ou até como você. Portanto, conheça mais sobre o abuso de drogas fatores de risco para mulheres.
Infelizmente, o abuso de drogas é uma doença séria e contínua. Não há curas fáceis.
Além disso, hoje o abuso de drogas está cada vez mais frequentes dentre os grupos das mulheres, onde os números de casos só crescem a cada ano.
As mulheres que tentam parar às vezes falham no início. Mas a ajuda está disponível para superar a doença do abuso de drogas.
Um dependente químico não tem sentimento?Por fim, para você entender melhor, nós do Encontre Clínicas de Reabilitação criamos esse artigo, onde falamos tudo sobre o abuso de drogas fatores de risco para mulheres.
Até porque, acaba sendo um assunto delicado, mas de extrema importância, principalmente nos dias atuais, onde o crescimento de usuárias só cresce.
Conteúdo
ToggleAs mulheres que usam drogas não precisam enfrentar o problema sozinhas
Muitos casos de AIDS entre as mulheres estão relacionados a drogas.
Como usar a conscientização para afastar pessoas das drogasE, para você ter ideia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade de todas as mulheres de 15 a 44 anos usaram drogas pelo menos uma vez na vida.
Dessas mulheres, quase 2 milhões usaram cocaína e mais de 6 milhões usaram maconha no ano passado. Então, a maioria das mulheres usuárias, usam mais de uma droga.
Além disso, as mulheres podem se tornar viciadas rapidamente em certas drogas, como o crack. portanto, no momento em que procuram ajuda, seu vício pode ser difícil de tratar.
No entanto, as mulheres que usam drogas geralmente sofrem de outros problemas graves de saúde, doenças sexualmente transmissíveis e problemas de saúde mental, como depressão.
Muitas mulheres que usam drogas tiveram vidas conturbadas. Estudos descobriram que pelo menos 70% das mulheres com abuso de drogas fatores de risco para mulheres foram abusadas sexualmente aos 16 anos.
Desse modo, a maioria dessas mulheres tinha pelo menos um dos pais que abusava de álcool ou drogas.
Muitas vezes, as mulheres que usam drogas têm baixa autoestima, pouca autoconfiança e se sentem impotente, além de sentirem-se solitárias e isoladas das redes de apoio.
As mulheres que usam drogas correm o risco de se infectar com o HIV, o vírus que causa a AIDS. Dessa maneira, o vírus pode ser transmitido através de agulhas usadas para injetar drogas. Portanto, as mulheres que injetam drogas e compartilham agulhas estão especialmente em risco.
O vírus da AIDS também é transmitido através do contato sexual. Mulheres que fazem sexo com homens que usam drogas injetáveis correm grande risco. Entre 1990 e 1991, os casos de AIDS entre as mulheres aumentaram 17%.
Atualmente, quase 70% dos casos de AIDS em mulheres estão relacionados com drogas injetáveis ou sexo com um homem que usa drogas injetáveis.
Por fim, a AIDS é agora a quarta principal causa de morte entre as mulheres, principalmente entre aquelas que utilizam o abuso de drogas fatores de risco para mulheres.
Mãe que usa drogas arrisca sua vida e a de seu bebê
Quando uma mulher grávida consome drogas, tanto ela quanto o feto enfrentam graves problemas de saúde. Isso ocorre porque, durante a gravidez, as substâncias ingeridas pela mãe podem facilmente atravessar a corrente sanguínea e afetar o bebê.
Os impactos mais severos no bebê podem incluir infecção por HIV, AIDS, parto prematuro, baixo peso ao nascer, Síndrome da Morte Súbita Infantil, cabeça de tamanho reduzido, crescimento retardado, habilidades motoras comprometidas e problemas comportamentais.
Além disso, o uso contínuo de drogas por uma gestante pode expor seus filhos a riscos de negligência, abuso físico e desnutrição.
Riscos para a Saúde Associados ao abuso de drogas fatores de risco para mulheres e bebês
- Nutrição pobre;
- Pressão alta;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Baixo ganho de peso;
- Baixa autoestima;
- Trabalho de parto prematuro;
- Doença sexualmente transmissível;
- Entrega antecipada;
- HIV/AIDS;
- Depressão;
- Abuso físico;
- Prematuridade;
- Baixo peso de nascimento;
- Infecções;
- Tamanho pequeno da cabeça;
- Síndrome de morte súbita infantil;
- Defeitos de nascença;
- Crescimento atrofiado;
- Habilidades Motoras Pobres;
- HIV/AIDS;
- Dificuldades de aprendizagem;
- Problemas neurológicos.
Muitas mulheres têm medo de procurar tratamento
Estudos revelaram que mais de 4 milhões de mulheres precisam de tratamento para abuso de drogas. Infelizmente, várias razões impedem muitas delas de buscar ajuda.
Algumas mulheres podem enfrentar dificuldades em encontrar cuidados adequados para seus filhos, ou temer que as autoridades possam tomar seus filhos. Outras temem represálias ou punições se admitirem seu vício. Além disso, muitas mulheres têm medo da violência por parte de seus maridos, namorados ou parceiros.
Amigos e familiares podem desempenhar um papel crucial em aliviar esses temores. Eles podem apoiar a mulher ajudando-a a encontrar um tratamento adequado para o abuso de drogas, além de oferecer suporte com cuidados infantis e transporte.
Um bom tratamento atende às necessidades especiais das mulheres
As mulheres usuárias de drogas tendem a melhorar quando o tratamento atende a todas as suas necessidades básicas. Portanto, ele é muito necessário para o abuso de drogas fatores de risco para mulheres.
E, podemos dizer que todo esse tratamento pode e deve começar dentro de uma clínica de recuperação especializada, focada até mesmo para esse público.
Até porque, cada tipo de dependência possui a sua particularidade, onde o tratamento, por exemplo, de um homem para uma mulher dependente, pode ter tempo diferente, forma e dentre outros.
É diante disso que nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação estamos aqui, prontos para te ajudar a encontrar as Melhores Clínicas de Recuperação do Brasil.
Dessa forma, você como uma dependente, poderá ter acesso a clínica ideal ao vício ou dependência, e sempre buscando a melhor opção mais próximo de onde estiver.
Assim, você consegue garantir um tratamento rápido, humano, e o melhor de tudo, bastante eficaz, trazendo uma vida digna e bem-estar novamente.
Por fim, entre em contato hoje mesmo com o nosso grupo. Estamos prontos para te atender, disponíveis 24 horas por dia!