A importância da prevenção ao uso de drogas na adolescência. O uso de drogas na adolescência é problemático por várias razões. Os adolescentes ainda estão desenvolvendo importantes habilidades para a vida, sua identidade, gostos e desgostos. Se os adolescentes começarem a experimentar drogas para se encaixar ou obter amigos, podem, sem saber, se preparar para um hábito potencialmente fatal, tornando a prevenção crítica.
Fornecer uma base firme e idéias claras sobre o vício em danos pode causar é fundamental para os esforços de prevenção ao uso de drogas na adolescência. O objetivo da prevenção é tentar impedir que alguém participe de uma ação prejudicial que tenha consequências substanciais antes que essas consequências ocorram. No caso de abuso de substâncias entre adolescentes, isso pode variar de impedi-los de tomar bebidas alcoólicas a drogas mais perigosas, como cocaína
Conteúdo
ToggleConsequências nocivas uso de drogas na adolescência
Os adolescentes que abusam de substâncias nocivas podem decidir fazê-lo para lidar com condições mentais e emocionais angustiantes. Embora algumas dessas condições possam ser temporárias, seus efeitos podem durar a vida toda. Tais exemplos incluem, mas não estão limitados a:
Clínica de recuperação evangélica: Como funciona?- Depressão e ansiedade
- Relacionamentos desfeitos (família, amigos e relacionamentos românticos)
- Saúde precária ou em declínio
- Dificuldade em manter a auto-estima
- Luto, perda ou trauma
- Problemas para fazer amigos e se sentir isolado
Além dessas experiências, os adolescentes também podem usar substâncias ilícitas devido à pressão dos colegas ou a pertencer. Infelizmente, esses atos de abuso de substâncias podem ter efeitos devastadores sobre os indivíduos e seus entes queridos. As consequências do abuso de drogas entre adolescentes podem incluir problemas legais, como tempo de prisão, uso prolongado de substâncias, uso de drogas múltiplas e gravidez indesejada.
Quais adolescentes correm maior risco a dependência de drogas ?
Embora adolescentes de todas as origens abusem de produtos químicos agressivos e viciantes, alguns adolescentes correm mais risco de dependência do que outros. Adolescentes que lutam com depressão ou ansiedade são mais propensos a usar produtos químicos para uma sensação de alívio. Adolescentes que estão se movendo ou em transição entre diferentes escolas podem se sentir estressados e isolados. Por sua vez, ele ou ela pode recorrer a uma substância para se distrair de suas emoções.
Nos casos de abuso de drogas entre adolescentes ou adolescentes, quanto mais cedo eles começam, maior a probabilidade deles desenvolverem e manterem um distúrbio de uso de substâncias mais tarde na vida. Por exemplo, um adolescente que experimenta opioides prescritos aos 16 anos pode facilmente desenvolver uma tolerância. Uma tolerância geralmente leva a uma dependência em apenas algumas semanas ou meses. Uma vez que o adolescente tenha desenvolvido uma dependência, ele ou ela pode desenvolver um transtorno por abuso de substâncias até os 20 anos de idade.
Se ele ou ela achar que o opioides prescrito perdeu seu brilho, ele poderá mudar para uma substância mais forte, mas mais fatal, como a heroína. Adolescentes com dor crônica também podem estar em risco. Com dor crônica, os adolescentes podem ter que tomar opioides prescritos para alívio e podem se tornar viciados. Outros fatores de risco incluem adolescentes com histórico de abuso de substâncias ou adolescentes com histórico familiar de abuso de drogas.
Como faço para internar um dependente químico?Medidas preventivas para uso de drogas na adolescência
Influência da Família
A prevenção do abuso de drogas e álcool pode começar em casa. Os pais podem conversar com seus filhos e explicar as consequências do abuso de drogas e álcool. Conversar especificamente com crianças enquanto jovens pode criar uma base sólida para a conscientização sobre o uso de drogas. Isso ajuda os pais a influenciar positivamente seus filhos, enquanto ensinam seus filhos sobre limites.
Ao ensinar limites, os pais ajudam os filhos a entender quando negar algo que pode prejudicá-los, enquanto controlam a dinâmica de uma solicitação não saudável. As conversas sobre prevenção também criam laços e orientações mais profundas entre filhos e pais. Os pais podem estabelecer consistência na comunicação, bem como orientações que podem ser seguidas por anos. Conversas preventivas podem levar o adolescente a fortalecer a confiança com seus pais e tomar decisões sábias com hábitos, amigos, interesses e influências.
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.
Saiba o que podemos fazer pelo paciente e por você, ao escolher o tratamento pertinente para quem precisa de ajuda.
Clínica de Recuperação para Dependentes QuímicosNós do Grupo Encontre Clinicas, trabalhamos com muito amor, dedicação e interesse real em ajudar nossos pacientes a serem tratados, para que após o tratamento, eles possam ser uma pessoa restaurada e cheia de vontade de realizar seus sonhos e viver novamente.