Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Alcoólatra com transtorno de ansiedade. Como ajudar?

Quando se vê um Alcoólatra com transtorno de ansiedade, a atenção precisa ser redobrada! Sabe por quê? Saiba onde encontrar ajuda imediata !

Beber álcool pode contribuir para ansiedade e ataques de pânico e se transformar em um círculo vicioso. Portanto, é muito prejudicial ser um alcoólatra com transtorno de ansiedade.

Nesse sentido, para evitar que o problema venha a se agravar, ou ter maiores consequências além do vício, é essencial seguir e conhecer alguns pontos sobre esse problema.

Até porque, sim, isso pode ser algo bastante presente na vida das pessoas que sofrem de alcoolismo, mas que infelizmente, poucas as pessoas que sabem lutar bem com isso.

Muitos ficam sempre no seguinte dilema: como ajudar? O que eu posso fazer?

Por fim, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, separamos as principais informações sobre isso, para que você entenda tudo a respeito de um Alcoólatra com transtorno de ansiedade, e como esse tipo de problema funciona.

O que é ansiedade?

O primeiro ponto para entender o que é um alcoólatra com transtorno de ansiedade, é compreender o que é esse problema.

A ansiedade é um sentimento de preocupação ou medo sobre o que vai acontecer.

Ela pode ter sintomas físicos, como sudorese, aumento da frequência cardíaca e tremores, e também psicológicos na vida de um indivíduo que a possui.

Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade atinge pelo menos 260 milhões de pessoas por todo o mundo.

Lembrando que essa ansiedade pode ser momentânea, o que é consideravelmente normal até por especialistas, ou presente bem mais frequente.

A ansiedade ocasional pode ser útil, pode nos manter alertas ou nos ajudar a ter um bom desempenho (em uma entrevista de emprego, por exemplo). Mas, se a ansiedade for muito intensa ou durar muito tempo, pode começar a dificultar a vida.

Tipos de ansiedade

Existem diferentes tipos de ansiedade. Um tipo de ansiedade é a conhecida “fobia social”. Isso é mais do que apenas “timidez”, sendo um medo intenso de estar perto de outras pessoas.

Esse medo pode ser particularmente intenso caso não conheça muito bem as pessoas, fazendo com que se preocupe mais com o que pensam de você.

Se você sofre de fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social, a perspectiva de uma situação social como uma festa pode ser muito assustadora, pois você tem medo de não conseguir falar com as pessoas.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é mais uma condição de longo prazo em que alguém se sente ansioso sobre uma ampla gama de situações e pode substituir um motivo para se sentir preocupado por outro.

Atualmente, infelizmente muitas pessoas acabam usando o álcool para “quebrar” essa fobia e medo, se tornando mais “sociáveis”, mas, na realidade, só pode acabar intensificando esse problema.

Por fim, não é à toa que o alcoólatra com transtorno de ansiedade acaba sendo algo tão presente, devido principalmente a isso.

Ansiedade e depressão: qual a diferença?

Ansiedade é diferente de depressão. A depressão como um mau humor que dura muito tempo.

Dessa forma, pode variar de desânimo a sentimento de suicídio de um alcoólatra com transtorno de ansiedade.

Mas, a depressão e a ansiedade geralmente andam juntas. Sentir-se ansioso e preocupado constantemente pode fazer você se sentir deprimido, e cerca de metade das pessoas que sofrem de depressão também têm ataques de ansiedade.

Por fim, mesmo sendo doenças que afetam a parte física e psicológica, elas são bem diferentes, e não devem ser confundidas.

Lembrando que o álcool e a dependência química estão dentre os principais causadores de ansiedade e depressão.

Como o consumo de álcool afeta a ansiedade?

O álcool age como um sedativo, por isso pode ajudá-lo a se sentir mais à vontade. Isso pode fazer você se sentir mais socialmente confiante em uma festa ou ajudá-lo a esquecer suas preocupações.

No entanto, esses benefícios são de curto prazo. Quando bebemos álcool, interrompe o equilíbrio de produtos químicos e processos no cérebro.

Dessa forma, a sensação de relaxamento que você experimenta quando toma sua primeira bebida é devido às mudanças químicas que o álcool causa em seu cérebro. O álcool começa a deprimir a parte do cérebro que associamos à inibição, prejudicando ainda mais o alcoólatra com transtorno de ansiedade.

Mas, esses efeitos desaparecem rapidamente e as sensações agradáveis ​​desaparecem. Se você depende do álcool para mascarar seus problemas de ansiedade, pode descobrir que depende dele para relaxar, o que pode levar ao vício em álcool.

Um provável efeito colateral disso é que quanto mais você beber, maior será sua tolerância ao álcool.

Ou seja, com o tempo, você pode precisar beber mais álcool para ter a mesma sensação. A longo prazo, esse padrão de uso de álcool pode afetar sua saúde mental.

Por fim, muitas pessoas acreditam que tomar uma bebida alcoólica as ajudará a se sentirem mais relaxadas. No entanto, se você estiver com ansiedade, beber álcool pode piorar as coisas.

Ressaca de ansiedade do álcool

A maneira como seu corpo processa o álcool também pode ter um efeito direto no seu humor.

À medida que seu corpo processa o álcool que você bebeu, os efeitos sedativos desaparecem. Você pode começar a sentir sintomas de abstinência de álcool semelhantes aos sentimentos que as pessoas dependentes de álcool podem ter.

Esses sintomas podem ser psicológicos, como sentir-se deprimido ou ansioso. Muitas pessoas se sentem assim na manhã seguinte ao consumo de álcool. Isso ocorre porque eles estão se retirando dos efeitos do álcool.

Esse sentimento geralmente anda de mãos dadas com sintomas físicos de ressaca, como dor de cabeça ou dor de estômago.

Para algumas pessoas, esses sentimentos de ansiedade ou agitação podem ser quase imperceptíveis. Mas se a ansiedade já é um problema para você, a abstinência do álcool pode piorar seus sintomas.

Se você é propenso à fobia social, pode se preocupar com o que disse ou fez na noite anterior. Se você sofre de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), pode acordar no meio da noite (à medida que o álcool passa) e ficar acordado, preocupado e estressado.

Álcool e ansiedade – o círculo vicioso

Se você sofre com isso, ou conhece algum Alcoólatra com transtorno de ansiedade, saiba que tudo funciona como um círculo vicioso.

Na verdade, o álcool pode fazer uma pessoa ansiosa se sentir pior. Aqui está um exemplo de um ciclo típico:

  1. Você bebe álcool;
  2. Logo após, você inicialmente se sente calmo, pois o álcool afeta o cérebro;
  3. Depois, você sente ansiedade como um sintoma de abstinência de álcool enquanto seu corpo processa o álcool;
  4. Você pode querer beber novamente para tentar aliviar sua ansiedade.

Mas, isso só inicia o processo desde o início. À medida que a sensação de calma inicial desaparece, você pode sentir ansiedade depois de parar de beber álcool, aumentando novamente à medida que os efeitos desaparecem.

Lembre-se de que quanto mais álcool você beber, maior será sua tolerância.

Por fim, com o tempo, você pode precisar beber mais álcool para sentir os mesmos efeitos. Com o tempo, isso pode afetar negativamente sua saúde mental, resultando em níveis elevados de ansiedade e depressão depois de beber.

Como ajudar um alcoólatra com ansiedade?

O tratamento do vício em álcool e ansiedade deverão ser tratados concomitantemente com a ajuda de terapia e uma rede de apoio multidisciplinar, que envolve a família, clínica de recuperação para dependentes químicos , psicólogos, psiquiatras entre outros.

Dessa forma, hoje essa é a principal forma de como ajudar um alcoólatra com transtorno de ansiedade, a saber como controlar e lidar come esse problema.

Até porque, esse tipo de problema se não cuidado com brevidade, pode levar a outros maiores, o que pode prejudicar bastante o indivíduo que sofre do vício.

Hoje nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, podemos te ajudar juntos a encontrar a melhor clínica de reabilitação mais próxima de você.

Ou seja, você vai conseguir de uma forma simplificada, encontrar aquela opção que melhor se encaixe com a sua necessidade, garantindo um tratamento rápido, profissional e claro, com muita qualidade.

Estamos sempre a total disposição para te atender.

Entre em contato agora mesmo!

Compare listings

Comparar