Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Porque o aumento no consumo de drogas no Brasil: Porque isso ocorre?

A cada dia, pode-se notar o aumento no consumo de drogas no Brasil. Contudo, quais são as razões disso estar acontecendo? Descubra agora!

A cada dia que passa, infelizmente pode-se notar o aumento no consumo de drogas no Brasil.

Mas, quais são as razões disso estar acontecendo? E, mais importante, quais são seus desdobramentos no nosso dia a dia?

Portanto, para você entender melhor, e ficar por dentro das possibilidades desse aumento no consumo de drogas, veja tudo a seguir.

O que é o vício em drogas?

O vício é definido como um transtorno crônico de recaída caracterizado pela busca e uso de drogas compulsivas, apesar das consequências adversas.

Dessa forma, por uma boa parte da medicina esse vício é considerado um distúrbio cerebral, porque envolve alterações funcionais nos circuitos cerebrais envolvidos em recompensa, estresse e autocontrole.

E, essas mudanças podem durar muito tempo depois que uma pessoa parou de tomar drogas.

O vício em drogas é muito parecido com outras doenças, como doenças cardíacas, uma vez que ambos interrompem o funcionamento normal e saudável de um órgão no corpo, e têm sérios efeitos nocivos

Por fim, assim como outras doenças, essa dependência se não curada, pode facilmente levar a morte.

Por que as pessoas usam drogas?

Em geral, as pessoas tomam drogas por algumas razões:

Para me sentir bem

Drogas podem produzir sentimentos intensos de prazer.

Além disso, essa euforia inicial é seguida por outros efeitos, que diferem com o tipo de droga utilizada.

Por exemplo, com estimulantes como a cocaína, a alta é seguida por sentimentos de poder, autoconfiança e aumento de energia.

Além disso, em contraste, a euforia causada por opioides como a heroína é seguida por sentimentos de relaxamento e satisfação.

Para me sentir melhor

Algumas pessoas que sofrem de ansiedade social, estresse e depressão começam a usar drogas para tentar se sentir menos ansiosas.

O estresse pode desempenhar um papel importante no início e continuação do uso de drogas, bem como na recaída (retorno ao uso de drogas) em pacientes em recuperação do vício.

Para fazer melhor

Algumas pessoas sentem pressão para melhorar seu foco na escola ou no trabalho ou suas habilidades nos esportes.

Isso pode desempenhar um papel na tentativa ou continuação do uso de drogas, como estimulantes prescritos ou cocaína.

Curiosidade e pressão social

Infelizmente, os adolescentes estão particularmente em risco porque a pressão dos pares pode ser muito forte.

Até porque, a adolescência é um período de desenvolvimento durante o qual a presença de fatores de risco, como pares que usam drogas, podendo levar ao uso de substâncias.

Se usar drogas faz as pessoas se sentirem bem ou melhor, qual é o problema?

Quando usam uma droga pela primeira vez, as pessoas podem perceber o que parecem ser efeitos positivos.

Além disso, eles também podem acreditar que podem controlar seu uso.

Mas, as drogas podem rapidamente tomar conta da vida de uma pessoa.

Dessa forma, com o tempo, se o uso de drogas continuar, outras atividades prazerosas se tornam menos prazerosas, e a pessoa tem que tomar a droga apenas para se sentir “normal”.

Eles têm dificuldade em controlar sua necessidade de tomar drogas, embora isso cause muitos problemas para si mesmos e seus entes queridos.

Algumas pessoas podem começar a sentir a necessidade de tomar mais de uma droga ou tomá-la com mais frequência, mesmo nos estágios iniciais de seu uso de drogas. Estes são os sinais de um vício.

Mesmo o uso de drogas relativamente moderado representa perigos. Compare com uma pessoa que bebe socialmente.

Mesmo não bebendo tanto, ela pode ficar embriagada, e, eventualmente, dirigir um carro, e, rapidamente, transformar uma atividade prazerosa em uma tragédia que afeta muitas vidas.

Por fim, saiba que o uso ocasional de drogas, como os opioide para ficar chapado, pode ter efeitos igualmente desastrosos, incluindo condução prejudicada e overdose.

Por que o aumento de consumo de drogas no Brasil?

O aumento do consumo de drogas no Brasil está relacionado aos mais diversos fatores.  Os que mais ouvimos na televisão são a ineficiência do governo em impedir que as drogas cheguem ao país, o combate insuficiente ao tráfico de drogas, questões como a desigualdade social, etc.

Contudo, o aumento do consumo de drogas no Brasil também está intimamente ligado ao sistema de educação precário brasileiro, do mesmo modo que passa pela falta de cuidado, habilidade, e carinho de pais para com os filhos.

Além disso, podemos citar a falta de cuidado do brasileiro em cuidar da sua saúde mental, tendo de recorrer às drogas para se sentir bem e dar conta do dia a dia.

Todos esses fatores, assim como outros não citados, contribuem para que o aumento de consumo de drogas do Brasil continue acontecendo.

Como combater o consumo de drogas no Brasil?

Com o aumento no consumo de drogas no Brasil, uma das principais soluções e que pode trazer resultados realmente eficazes contra o uso dessas substâncias são as clinicas de recuperação.

Até porque, hoje esses são os locais onde uma pessoa que venha a se tornar dependente, consegue se livrar do vício e assim ter condições novamente de viver em convívio social.

E nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, podemos juntos ajudar você a encontrar a melhor clínica de recuperação mais próxima e adequado ao seu vício.

Assim, tudo focado principalmente em combater o consumo de drogas, oferecendo a você uma possibilidade de tratamento justa, eficaz e rápida.

Diante disso, se essa é a sua vontade, e você conhece ou até mesmo propriamente deseja se livrar da dependência química, nós vamos te ajudar.

Entre em contato conosco hoje mesmo, e faça a sua avaliação. Estamos ansiosos para lhe ajudar nesse processo!

Compare listings

Comparar