Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Bebês são vítimas de dependentes químicas em Campo Grande.

Bebês são vítimas de dependentes químicas em Campo Grande, Veja o quanto é prejudicial o consumo de drogas no processo evolutivo da gestação.

O que muitas pessoas não acreditam é que a dependência química ao longo do processo evolutivo da doença, se torna um problema social, e ainda pior, bebês são vítimas de dependentes químicas em Campo Grande, é uma triste realidade mas é um fato.

Quando se fala em carga genética, poucas pessoas sabem que a dependência química também entra na jogada. Assim como a hipertensão, artrose, diabetes e até mesmo o câncer, a dependência química também é uma doença que têm o gene que pode passar adiante, de geração em geração.

Quando o espermatozóide fecunda o óvulo, toda a carga genética do pai se mistura com a carga genética da mãe, ou seja. Ao iniciar um novo ciclo de vida, todas as informações necessárias para a formação do gene estão lá, devidamente prontas para serem processadas. Entretanto, o ambiente influencia notoriamente neste ciclo.

Por isso que quando se descobre uma gravidez, é necessário um cuidado especial. Parar de beber, de fumar, de tomar certos tipos de medicações, evitar certas alimentações e até mesmo tomar cuidado com certos tipos de tintura capilar é importante quando se trata do assunto.

Todavia, imagine para pessoas que estão em uma situação delicada, nas ruas devido ao abuso de entorpecentes e álcool. Muitos indivíduos, sejam eles do gênero masculino ou feminino, e que estão diretamente e assiduamente consumindo drogas sintéticas ou depressoras, fazem alterações químicas cerebrais e corpóreas importantes e notórias.

Sendo assim como o genes e ambiente estão conectados, é importante salientar que pessoas nessa situação de dependência química e de rua, e que acabam por ter relação sexual e não terem os devidos cuidados na gravidez, expõe as crianças à risco inimagináveis.

Bebês são vítimas de dependentes químicas em Campo Grande, Veja o quanto é prejudicial o consumo de drogas no processo evolutivo da gestação.

A consequência de uma gravidez no consumo de drogas

Quando o assunto é dependência química, já é um assunto delicado, agora já parou para imaginar a consequência de uma gravidez no consumo de drogas onde ambos os pais são usuários de drogas pesadas como o crack ou cocaína por exemplo?

Pois é, quando falamos anteriormente que pessoas que são usuárias de drogas e que não tratadas tendem a se tornar um problema social, isso é a mais pura verdade. A rua e a falta de cuidados e a ansiedade pela próxima dose, mantêm o ciclo de uso ativo, e a gravidez é só um adendo nesta situação.

Se a pessoa já chegou neste ponto, estar ou não grávida é algo que sequer passa na cabeça de uma mãe que é usuária de narcóticos, não há preocupação com isso pra quem está na rua.

Empatia é algo que não faz parte da doença da dependência química, quem dirá pensar na consequência de uma gravidez no consumo de drogas. É o caso das bebês que são vítimas de dependentes químicas em Campo Grande.

“As crianças frutos de pais químicos, infelizmente têm a pele ressecada, um choro incessante e inconsolável, inquietação noturna e problemas crônicos de saúde” – cita pessoal da Maternidade Cândido Mariano .

Tais problemas são as marcas ferrenhas da dependência química nestas crianças que sequer tem culpa de estarem nesta situação. São frutos do triste acaso de uma gravidez química.

Além do mais, o que muitos não sabem é que as crianças além de terem uma predisposição genética ao consumo de substâncias psicoativas, tendem a ter a famosa síndrome de abstinência neonatal. O que faz com que recém nascidos, logo ao nascerem sintam falta das drogas presentes no corpo da mãe.

Além disso, quando o feto está em formação, dependendo de algumas drogas, são consumidas, através da placenta pode causar malformação fetal, convulsão e outras complicações e sequelas irreversíveis.

Normalmente, filhos de pais químicos, logo após o momento do parto na rede pública, são submetidos a vários exames como ultrassonografia, ecocardiograma e fundoscopia.

Para avaliar a necessidade de tratamento desses bebês, e algumas vezes quando apresentados os sintomas de abstinência neonatal a aplicação de anticonvulsivantes e até mesmo morfina é necessária.

Desta forma, é necessário salientar o quão importante é a necessidade de se combater a dependência química vista como problema social.

Problemas que reforçam a necessidade de um combate efetivo ao consumo de drogas.

O que acontece com os bebês que são vítimas de dependentes químicas em Campo Grande são problemas que reforçam a necessidade de um combate efetivo às drogas. Justamente voltando àquela questão do problema social que os narcóticos impõem na sociedade moderna atual.

Eles movimentam um ciclo de “coisas ruins”. Aumentam a criminalidade, sustentam o tráfico de drogas e de pessoas. Elevam consideravelmente o número de casos de doenças sexualmente transmissíveis e conjuntamente com isso também a população que vive dentro deste meio, já que não há pretensão de métodos de prevenção a gravidez.

Além disso, caso não seja tomada uma real medida de combate às drogas para com essas pessoas ou nestes pontos de venda, o custo desse ciclo se torna insustentável. O exemplo disso é a cracolândia, que é praticamente um cidade dentro de São Paulo, onde sequer há lei, saúde, educação, respeito, dignidade, que funcione por lá.

Em 2020 a Maternidade Cândido Mariano apesar de fazer o seu trabalho com relação ao parto das crianças e ao aconselhamento dessas famílias dependentes químicas conjuntamente com a assistente social local, o número de casos onde houve uma real adesão ao tratamento foi baixa, sendo 1 dos 11 casos. O que é raro ainda, sendo que dentro das instituições de recuperação essa média não chega a 5%, o que reforça a questão do combate ao consumo de drogas.[1] 

São problemas como estes que reforçam ainda mais a necessidade de um combate efetivo às drogas, mas você pode fazer sua parte caso você seja um dependente químico. Dê o seu primeiro pontapé na jornada da recuperação

Entre em contato conosco do Encontre Clínicas e se precisar daquele empurrãozinho inicial para começar, a gente te ajuda. São tristes, mas reais notícias como estas que mudam nossas realidades.

Se dê uma chance de se recuperar, ainda mais que você tem consciência disso, pois imagine uma criança recém nascida que sequer teve a oportunidade de escolher os pais e nasceu em um ambiente assim. Faça diferente, mude a sua história.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Obtenha ajuda sobre tratamento.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento em uma clinica de recuperação . A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.

Compare listings

Comparar