Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Casas de recuperação como funcionam? Como é o tratamento?

casas de recuperacao como funcionam

O objetivo do tratamento das casas de recuperação, além de parar o abuso de drogas, é devolver às pessoas o funcionamento produtivo na família, no local de trabalho e na comunidade. Enfim, saiba mais sobre casas de recuperação como funcionam.

As pessoas que entram e permanecem em tratamento, param de usar drogas, diminuem sua atividade criminosa e melhoram seu funcionamento ocupacional, social e psicológico.

Por fim, para você entender melhor tudo isso sobre casas de recuperação e como funcionam, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, criamos esse artigo onde falaremos todas as informações e principais dúvidas a respeito desses locais.

Esqueça tudo que você já ouviu falar ou pelo achou que fazia parte da clínica.

O que são centros de reabilitação gratuitos?

Casa de reabilitação? Os centros gratuitos de reabilitação de drogas e álcool destinam-se a ajudar pessoas com problemas de abuso de substâncias que não têm meios para pagar o tratamento da dependência.

Dessa forma, esses centros de reabilitação oferecem uma variedade de tratamentos e serviços, desde desintoxicação até cuidados residenciais de longo prazo.

As fontes de financiamento para centros de reabilitação gratuitos variam e podem incluir doações de caridade, doações privadas e subsídios do governo.

Atualmente, existem também algumas organizações que concedem bolsas de estudo a pessoas que não podem pagar o custo da reabilitação, permitindo que recebam tratamento em centros de reabilitação de propriedade privada.

Qual o tempo mínimo de internação?

O tempo mínimo é de 90 dias.

No entanto, esse tempo pode variar conforme o progresso de cada paciente e modelo adotado para cada clínica de tratamento, levando em média 180 dias.

A Desintoxicação

A recuperação do abuso de drogas ou álcool tem sido descrita como uma jornada, uma jornada em que aqueles com problemas de abuso de substâncias podem alcançar a sobriedade enquanto aprendem habilidades que os guiarão para uma recuperação duradoura.

Para muitos, essa jornada começa com a desintoxicação, um programa projetado para eliminar todas as substâncias tóxicas do corpo durante o período nas casas de recuperação como funcionam.

Assim, pense em “desintoxicação” como lidar com os aspectos físicos ou fisiológicos da doença do vício, enquanto “aconselhamento” ajuda a superar os aspectos psicológicos.

Os serviços residenciais e de desintoxicação proporcionam período inicial durante a recuperação, onde os indivíduos se concentram em superar sua dependência física das drogas.

É uma parte crucial do tratamento e da recuperação.

Na verdade, a desintoxicação médica serve como uma cartilha inicial para o restante do tratamento do indivíduo.

Os sintomas de abstinência de drogas e álcool podem ser letais.

Aqueles que sofrem de sintomas de abstinência sem desintoxicação médica quase invariavelmente retornam à droga de sua escolha para aliviar temporariamente o desconforto e a espiral viciosa do vício continuo.

Se uma pessoa é viciada em medicamentos prescritos, heroína, metanfetamina, álcool ou qualquer outra droga, temos a medicação, a terapia e as atividades que a prepararão para a jornada de recuperação à frente.

Como são os primeiros dias em uma clínica para dependentes químicos?

Nas primeiras horas e dias de sua reabilitação, você provavelmente terá alguns sentimentos ambivalentes sobre desistir de sua droga de escolha permanentemente, e você pode pensar que seu problema de abuso de substâncias não é tão ruim quanto os outros.

Cuidado com essa atitude. A ambivalência e a negação podem ser seus piores inimigos nos primeiros dias de sua recuperação.

Assim, neste ponto do tratamento, o objetivo é ajudar o indivíduo a decidir participar ativamente do tratamento e aceitar que a abstinência é o objetivo.

Dessa forma, para conseguir isso, um conselheiro de abuso de substâncias pode ajudar o indivíduo a fazer o seguinte:

  • Ver os efeitos nocivos do vício;
  • Explorar sentimentos de negação em relação ao problema;
  • Ajudar a pessoa a se motivar para se recuperar.

Durante esta fase do tratamento, o histórico de uso de álcool e drogas de um indivíduo será obtido, o programa de tratamento será apresentado e o conselheiro trabalhará com o indivíduo para desenvolver um plano de tratamento individualizado.

Pós-internação

A pós-internação se inicia depois dos acompanhamentos psicológicos, atividades físicas e laborterapia (atividades simples que estimulam responsabilidades e realização de tarefas).

Na pós-internação, o adicto retorna à sua casa, voltando a ter convívio com os familiares.

No entanto, curar um vício é algo bastante complexo, sendo necessários apoio e confiança, com o objetivo de que a pessoa se torne dependente novamente.

A família pode visitar quem está internado em casas de recuperação?

Segundo a lei de número 10.216, no artigo terceiro, a participação da família deve ser ativa em meio ao processo de tratamento dos dependentes químicos.

Então, é essencial que a clínica de reabilitação aceite a visita de familiares.

Além disso, a lei assegura a posse dos meios de comunicação, como cartas e mensagens via internet.

No entanto, a visitação é tratada de maneira diferente em cada tratamento clínico.

A clínica de recuperação obriga a pessoa a trabalhar?

A laborterapia é a única forma de trabalho que há nas casas de recuperação, o qual consiste na adequação de trabalhos manuais e simples de acordo com a preferência dos pacientes.

Dessa maneira, se o adicto possui gosto pela arte, poderá pintar quadros e fazer apresentações teatrais com outros pacientes da clínica, isso pode e deve ser considerado uma forma de laborterapia.

Desse modo, caso o adicto tenha gosto pela arte, pintar quadros e fazer apresentações teatrais com vários pacientes dentro da clínica.

Inclusive, isso é possível e recomendado, por ser considerado uma forma de laborterapia.

Auxiliar com a preparação de refeições, limpeza de ambiente, fazer trabalhos do campo, entre outros, também são um meio de laborterapia.

Se o viciado for violento, ele pode apanhar dentro de uma casa de recuperação?

De forma alguma! Os colaboradores de casas de recuperação devem trabalhar com os pacientes da maneira mais cuidadosa possível.

Portanto, a equipe médica não pode agredir o paciente, a menos em legítima defesa.

O que fazer quando a pessoa pede pra sair da clínica de reabilitação?

A primeira coisa é verificar os tratamentos disponibilizados pela clínica de reabilitação e seu ambiente para que ele possa ser oferecido nas clínicas de reabilitação.

Se a clínica de reabilitação utilizar métodos sub-humanos, deverá tirar seu familiar imediatamente, algo comum nas casas de recuperação como funcionam.

Se as condições forem boas, não irá adiantar mudar de clínica, pois provavelmente o dependente químico e alcoólatra não quer seguir as regras do local ou fica desconfortável com a ausência de drogas e álcool.

Onde encontrar casas de reabilitação?

Agora que você sabe as principais informações a respeito de como funcionam as casas de recuperação, e conseguiu enxergar a necessidade do tratamento, o próximo passo é investir em uma boa clínica.

E, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação lhe ajudaremos a encontrar a melhor casa de recuperação mais próxima de você, que consiga oferecer um tratamento justo e de qualidade.

Até porque, de nada adianta conhecer como funciona as casas de recuperação, entender suas funções, se no momento da internação, não buscar uma opção de qualidade.

Dessa forma, nós juntos vamos conseguir encontrar a melhor clínica mais próxima de você, para garantir um tratamento humano, adequado ao vício e rápido.

Tudo focado principalmente que o dependente possa ter de volta o seu bem-estar, e um estilo de vida adequado.

Entre em contato conosco hoje mesmo e garanta um tratamento eficaz, em um local que consiga atender todas as necessidades.

Estamos prontos para te atender!

paulo esidio

Sou diretor de marketing do Grupo Encontre Clínicas e terapeuta a mais de 15 anos com especialidade em dependência química e alcoólica e outros transtornos, trabalho com direcionamento e encaminhamento para tratamento em clínicas de recuperação em todo Brasil. Precisando de Ajuda estou a disposição (11) 94159-5453.

Compare listings

Comparar