Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Centros de reabilitação para abuso de substâncias químicas

centros de reabilitacao para abuso de substancia quimica

Os centros de reabilitação para abuso de substâncias químicas são programas estruturados de tratamento que visam ajudar aqueles que lutam contra vícios, os quais são problemas complexos.

A seguir, veremos como esses centros de reabilitação funcionam.

Como funcionam os centros de reabilitação?

Os centros de reabilitação para abuso de substâncias químicas podem ajudar aqueles com vícios a trabalhar em direção a um estilo de vida saudável, feliz e sóbrio.

Dessa forma, podemos citar eles como programas de reabilitação que ajudam as pessoas a manter a sobriedade a longo prazo.

Em muitos casos, as reabilitações de dependência são um pouco flexíveis em suas ofertas de tratamento, que podem ser adaptadas às necessidades de cada indivíduo.

A reabilitação muitas vezes envolve alguma combinação de desintoxicação (desintoxicação), terapia de uso de substâncias em grupo e individuais, educação de prevenção de recaídas e planejamento pós-cuidado antes da conclusão do programa, a fim de ajudar as pessoas a manter a sobriedade a longo prazo.

Duração do tratamento

Nem sempre há uma duração de tratamento definida que se aplica a todos quando se trata de centros de reabilitação para abuso de substâncias químicas.

Atualmente, muitas instalações de reabilitação oferecem programas que variam de 30 a 60 dia, a depender de cada caso.

No entanto, alguns indivíduos se beneficiam de programas de tratamento mais longos, como tratamento em clínicas de reabilitação de 90 dias, 180 ou até mesmo de longo prazo para desenvolver e manter um caminho de recuperação estável.

Ao determinar o tempo adequado do tratamento, os profissionais de tratamento levarão em consideração a história e a gravidade do vício; substâncias específicas utilizadas; quaisquer condições de saúde médica, mental ou comportamental coocorridas; quaisquer experiências de tratamento anteriores; e as necessidades físicas, mentais, emocionais, sociais, culturais e espirituais do indivíduo.

Ou seja, sim, será feita toda uma avaliação, onde esse tempo vai variar de paciente a paciente.

Pesquisas mostram que a maioria das pessoas que lidam com o uso de substâncias precisa estar em tratamento por pelo menos 3 meses para reduzir ou parar consideravelmente o uso de drogas e que o maior envolvimento no tratamento muitas vezes traz os melhores resultados.

Para alguns, programas mais longos lhes proporcionam a oportunidade de se concentrar nas causas e comportamentos fundamentais por trás do vício e mais tempo para praticar comportamentos de vida sóbrios.

Custos da reabilitação

Vários fatores podem afetar o custo da reabilitação, incluindo:

Comodidades fornecidas

Estes podem incluir muitos fatores que ajudam no processo de recuperação, como alimentos gourmet, quartos privados, terapia assistida por animais, acupuntura, massagem e yoga.

Dessa forma, o custo pode se tornar mais elevado, a medida com que essas comodidades são oferecidas.

Por fim, saiba que a maioria das clínicas oferecem planos, onde você pode escolher quais serão os custos adicionais na sua mensalidade.

Duração do programa

O custo associado a um programa de tratamento é determinado principalmente pelo tempo de permanência.

Sendo assim, durante a sessão de admissão, um conselheiro discutirá a quantidade de tempo recomendada no tratamento para sua melhor chance de recuperação a longo prazo.

Por fim, será dito também nesse momento, o valor do investimento necessário com base nos dias.

Localização

Instalações em ambientes luxuosos podem custar mais do que centros de tratamento tradicionais.

Assim, a viagem para a instalação também pode ser contabilizada no custo, especialmente se estiver longe de casa.

Tipo de programa

Os programas de internação muitas vezes custam mais do que programas ambulatoriais, uma vez que os pacientes residem na unidade que, em muitos casos, é equipada com profissionais médicos e de tratamento em todos os momentos.

Por fim, todos esses custos podem parecer assustadores, mas deve-se considerar os custos cumulativos que um vício contínuo potencialmente incorrerá.

Vida diária em um centro de reabilitação

Um dia típico em uma clínica de reabilitação

Se você está em tratamento residencial, seus dias normalmente seguem uma rotina estruturada. A ideia é que a consistência (e não ter que tomar tantas decisões ao longo do dia) ajudará a apoiá-lo à medida que você se recupera.

Abaixo estão exemplos do que acontece durante um dia típico na reabilitação.

Claro, como seu dia se parece vai variar de acordo com o centro de reabilitação, a gravidade do seu vício, e suas circunstâncias pessoais.

Manhãs

Você geralmente acorda em uma hora definida todas as manhãs. As enfermeiras dão quaisquer medicamentos para aqueles que os prescreveram.

Por exemplo, um médico em um centro de reabilitação pode fornecer-lhe um medicamento para gerenciar sintomas de abstinência ou tratar condições de saúde mental.

Você será servido café da manhã e depois, participará de sua primeira sessão do dia, como terapia em grupo.

Por fim, você pode ter uma pausa durante a sessão para refletir, revistar ou praticar quaisquer habilidades que você aprendeu durante a sessão.

Tardes

Depois do almoço, você participa de outra sessão, como terapia individual. Você pode ter tempo livre para escolher uma atividade, como participar de uma sessão de fitness se o seu centro de reabilitação tiver uma academia.

Além disso, O exercício físico pode ajudar a gerenciar as mudanças de humor durante a retirada.

Ou, você pode participar de um curso educacional. Muitos centros de reabilitação educam os participantes sobre saúde mental, vício e/ou nutrição.

Por fim, a nutrição equilibrada pode ajudá-lo a gerenciar o estresse da recuperação e até mesmo conter os desejos de retirada.

Noites

Você vai jantar, e talvez terminar o dia com outra sessão em grupo para refletir sobre o seu progresso até agora e como você se sente sobre tudo o que você experimentou ao longo do dia.

Além disso, você terá tempo para se arrumar para dormir, realizando principalmente a sua higiene pessoal.

Muitos centros de reabilitação normalmente têm um tempo definido para “luzes apagadas”, quando o tempo livre é feito para o dia e você é encorajado a dormir.

Apoio familiar e terapia familiar

O apoio familiar pode ser um elemento crucial do tratamento, e é por isso que a maioria dos centros de tratamento de medicamentos o incluem em seus programas.

Dessa forma, o vício afeta toda a família, muitas vezes culminando em codependência destrutiva, permitindo comportamentos ou intensa raiva e ressentimento.

Além disso, durante as sessões de terapia familiar, muitas questões são resolvidas e os sentimentos são abordados. Intrínseco ao sucesso a longo prazo de qualquer programa de tratamento de abuso de substâncias, os fatores de participação familiar fortemente no apoio futuro à pessoa viciada após a alta.

Além da terapia, os centros de reabilitação para abuso de substâncias químicas também podem hospedar palestrantes que compartilham suas próprias histórias, oferecendo aos moradores um senso de esperança sobre seu próprio futuro.

Às vezes, os palestrantes mergulham em questões práticas como reconstruir carreiras pós-tratamento, ou simplesmente oferecer discursos inspiradores para ajudar a levantar os espíritos.

Alguns centros de tratamento de drogas e álcool têm várias terapias suplementares disponíveis, oferecendo mais de uma variedade de opções.

Centros de reabilitação para abuso de substâncias químicas: como ficar bem amparado

Sim, mesmo que seja algo essencial para acabar de vez com o vício de drogas e álcool, poucas são as pessoas que realmente procuram esses centros.

Até porque, muitos tem medo de centros de reabilitação para abuso de substâncias químicas, com medo de ser mal tratado, e passar por um certo “sofrimento”.

No entanto, saiba que isso não ocorre sempre, onde se pode evitar esse tipo de problema, principalmente se você estiver bem amparado.

E, nada melhor do que isso, do que procurar um centro de reabilitação ideal para o tipo de dependência sofrida.

Buscar aquela mais próxima a sua localidade, e que traga qualidade de tratamento, é uma das principais formas de ficar bem amparado.

Porém, você ainda tem dúvida aonde encontrar essa clínica ideal? Nós do Grupo Encontre Clínicas podemos te ajudar nesse processo.

Entre em contato agora pelos telefones abaixo, e garanta um tratamento digno, rápido e funcional para quem sofre com o vício.

Dr Jose Riva Junior

Dr. José Riva Junior é Medico, CRM 206513 e Autor do Grupo Encontre Clínicas de Recuperação e Reabilitação, tem dedicado sua carreira a criar conteúdo bem pesquisado para que aqueles que estão em busca de tratamento possam encontrar a ajuda de que precisam.

Compare listings

Comparar