Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Centros de reabilitação para abuso de substâncias químicas

O tratamento em centros de reabilitação para dependentes químicos é usado para ajudar uma pessoa a se recuperar de vícios, Agende uma visita.

O que é a reabilitação para dependentes químicos ?

O tratamento em centros de reabilitação para dependentes químicos pode ser usado para ajudar uma pessoa a se recuperar de vícios, e outros transtornos associados. No entanto, programas de reabilitação de abuso de substâncias são muitas vezes o que vem à mente quando se pensa na própria palavra “reabilitação”. Pessoas viciadas em drogas ou álcool geralmente precisam de cuidados e assistência adicionais que os centros de tratamento de dependências fornecem.

Os fatos sobre a reabilitação de drogas e álcool

Tipos de internações em centros de reabilitação

Quando falamos de internamento do dependente químico, ele pode ser pelo menos de três formas:

  1. Voluntário – Acontece quando o próprio dependente procura pelo tratamento de forma voluntária.
  2. Compulsório – Quando a justiça decreta a internação visto que o paciente está trazendo problemas a sociedade.
  3. Involuntária – Quando a família ou um responsável legal busca o internamento sem o consentimento do dependente.

Reabilitação e desintoxicação

Antes de entrar em uma instalação de tratamento de dependência, os pacientes podem ter que se submeter a um tratamento de desintoxicação. Desintoxicação é o processo pelo qual um paciente livra seu corpo da substância viciante.

Instalações de tratamento de abuso de substâncias

As instalações de tratamento de drogas e álcool ajudam os pacientes a fazer mudanças positivas em suas vidas, corrigindo comportamentos inadequados. Os pacientes aprendem habilidades de enfrentamento saudáveis, controle de impulso, habilidades de regulação emocional e estratégias de recusa de drogas que podem ajudá-los a evitar recaídas no longo prazo.

Os programas de tratamento da dependência de drogas ajudam as pessoas a se recuperarem de transtornos por uso de substâncias. Existem muitos tipos diferentes de centros de tratamento de dependências. Alguns se especializam em ajudar pacientes com dependência de drogas específica ; outros oferecem uma gama mais ampla de serviços de dependência de drogas e álcool. 

Algumas instalações em centros de reabilitação para dependentes químicos são específicas para o sexo ou a idade, como um centro de tratamento masculino ou mulheres , pois isso geralmente ajuda os pacientes a se sentirem mais confortáveis no ambiente de reabilitação. Instalações de reabilitação para pacientes internados e ambulatoriais também estão disponíveis.

Algumas pessoas pensam erroneamente que os pacientes em um centro de reabilitação de abuso de substâncias são forçados a ficar. No entanto, isso não é verdade. Os pacientes em instalações de tratamento de reabilitação são livres para sair quando quiserem. 

Uma razão para isso é que os programas de tratamento de drogas e álcool só podem ser realmente eficazes quando o paciente deseja estar presente e mudar seus hábitos de dependência. 

Dito isso, em casos em que os indivíduos são obrigados a ir para a reabilitação – por exemplo, por meio de uma ordem judicial ou a pedido de terceiro familiares ( Internação Involuntária )– o processo de reabilitação  ainda pode ser eficaz, mesmo que inicialmente eles estivessem relutantes em ir.

Diferentes tipos de instalações de tratamento para dependentes químicos

Os centros de reabilitação de drogas e álcool variam de instalações básicas a centros de tratamento alto padrão . O tipo de instituição que um paciente frequenta depende de seu orçamento . Embora os centros de alto padrão ofereçam mais comodidades do que instalações básicas, nem sempre são os melhores centros de tratamento de abuso de substâncias. Os pacientes devem investigar um programa de reabilitação antes de tomar uma decisão final.

Antes de entrar em uma clínica de Recuperação, os pacientes podem ter que se submeter a um tratamento de desintoxicação. Desintoxicação é o processo pelo qual um paciente livra seu corpo da substância viciante. Do início ao fim, esse processo varia em duração, mas geralmente leva cerca de uma semana. 

Como parte de um programa de desintoxicação médica, os pacientes em recuperação serão monitorados por médicos e enfermeiras e receberão medicamentos para controlar a abstinência, quando apropriado. Depois que o paciente conclui a desintoxicação, ele está pronto para o tratamento de reabilitação.

Processo de admissão e tratamento de vícios

Antes de começar o tratamento para o abuso de drogas e álcool, você será submetido a uma avaliação de um conselheiro de dependência ou profissional de saúde mental. Esta avaliação levará em consideração históricos de abuso de substâncias, registros médicos, exames de urina, exames de sangue e muito mais. A pessoa coletará o máximo de informações possível sobre: 

  • Padrões de abuso de drogas ou álcool.
  • Histórico médico.
  • Estado mental.
  • Problemas ou condições físicas.
  • Sinais vitais, como pressão arterial.
  • Experiências anteriores de desintoxicação ou reabilitação.
  • Condições de vida, situação financeira e situação legal.
  • Risco de violência ou suicídio.
  • Deficiências cognitivas, sensoriais ou físicas.

A pessoa que está conduzindo a avaliação usará essas informações para ajudar a criar um plano de tratamento individualizado sob medida para atender às suas necessidades. Este plano de tratamento pode envolver: 

  • Terapia individual, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou gerenciamento de contingência.
  • Aconselhamento em grupo.
  • Reuniões de apoio de pares, como Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA).
  • Sessões de terapia familiar.
  • Serviços ou atividades adicionais, como ioga, exercícios e aconselhamento nutricional, meditação e atenção plena, acupuntura ou tratamento de spa.
  • Gerenciamento de medicamentos, se aplicável.
  • Educação para prevenção de recaídas .
  • Planejamento pós-tratamento .

A terapia individual o ajudará a aprender a reconhecer os gatilhos e a lidar com eles. Os terapeutas também podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades de regulação emocional para melhor evitar recaídas. 

O aconselhamento em grupo oferece a oportunidade de praticar habilidades sociais sóbrias, bem como as estratégias de enfrentamento que você aprendeu no aconselhamento individual. 

As sessões de terapia familiar podem ajudar a reparar relacionamentos rompidos, melhorar as habilidades de comunicação e desenvolver habilidades de resolução de conflitos.

Como encontrar o melhor clinica de recuperação para álcool e drogas mais perto de mim.

Se você está em busca dos melhores centros de reabilitação para dependentes químicos perto de você, deve ser minucioso enquanto procura o programa de tratamento de abuso de substâncias certo para você. Nem todas as instalações de tratamento são iguais, por isso é importante que você saiba o que está procurando. 

Nem todos se beneficiarão com o mesmo tipo de reabilitação, então algumas prioridades podem depender das preferências do indivíduo, mas algumas coisas padrão a serem observadas incluem:

  • Credenciamentos e certificações de programas de tratamento.
  • Educação apropriada, experiência e certificações para membros da equipe.
  • Planos de tratamento individualizados.
  • Reavaliações contínuas dos planos de tratamento.
  • Planejamento de prevenção de pós-tratamento / recaída.
  • Intervenções terapêuticas baseadas em evidências.
  • Experiência no tratamento de seu vício específico.
  • Experiência no tratamento de vícios e transtornos mentais concomitantes ( diagnóstico duplo ), se necessário.
  • Membros da equipe empáticos, não críticos e compassivos.
  • Equipe treinada em sensibilidade cultural.

Você também pode considerar uma instalação que compartilhe sua filosofia. Por exemplo, algumas pessoas preferem Clínica de Recuperação Evangélica  se sua religião for importante para elas. 

Outros podem optar por se inscrever em um centro de tratamento holístico que utiliza práticas alternativas e complementares, como acupuntura, meditação e ioga. Independentemente do programa de tratamento que você escolher, é importante confirmar que ele possui as qualidades acima mencionadas.

Dependendo de sua localização, você pode descobrir que não existe um programa de tratamento apropriado em sua área ou perto de você. Sinta-se à vontade para nos ligar (11) 96262-2008

Nós do Grupo Encontre Clínicas atendemos os principais estados do Brasil, venha conhecer os melhores centro de recuperação mais perto de você. Agende uma visita agora pelo whatsapp

Compare listings

Comparar