Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Clínica de reabilitação para alcoólatras: como é o tratamento?

clinica de reabilitacao para alcoolatras

A internação em clínica de reabilitação para alcoólatras pode parecer uma medida drástica. No entanto, neste texto vamos te mostrar porque essa é uma das melhores alternativas para quem sofre com dependência química. 

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, quase 3% da população brasileira com mais de 15 anos de idade é considerada alcoólatra.

Nesse sentido, conforme você consegue enxergar, esses dados mostram o quão sério é esse problema e o quanto é importante entender mais sobre o assunto. 

E, apesar dessa grande porcentagem, a maioria das pessoas que sofrem com o alcoolismo não reconhecem o vício. Então, assumir que precisam de ajuda ou de internação em uma clínica de reabilitação para alcoólatras se torna mais complicado. 

Clínica de reabilitação de alcoólatras? Se você está passando por esse problema ou conhece alguém dependente do álcool, conheça como agir.

Até porque, você precisa saber que com as estratégias certas será muito mais fácil conseguir vencer o vício e fugir da dependência que pode ser causada.

Como funciona uma clínica de recuperação para alcoólatras?

Como falamos, a maioria das pessoas acham que a internação em clínica de recuperação para alcoólatras é uma medida extrema. 

No entanto, essas pessoas não conhecem bem o funcionamento de uma clínica de reabilitação para alcoólatras em DF ou qualquer outro estado brasileiro. 

Na verdade, essas clínicas oferecem suporte muito mais eficiente e rápido para quem deseja abandonar o álcool. 

O tratamento contra o alcoolismo é realizado em 3 etapas e com acompanhamento de diversos profissionais.

Ou seja, sim, diferente do pré-conceito que muitas pessoas possuem a respeito das clínicas, saiba que elas são indicadas para todas as etapas do vício, sendo inclusive, mais fácil e rápido se livrar das drogas quando tratado a dependência ainda cedo.

Até porque, assim como as drogas ilícitas, o álcool vai tomando conta do corpo e mente muito rapidamente, aumentando a cada dia a necessidade e o vício nela.

E, quanto mais se demora a tratar, mais difícil ele se torna, e mais demorado poderá ser.

 Confira a seguir os 3 passos realizados no tratamento contra alcoólatra:

1.     Desintoxicação

A primeira fase é a mais complicada, dura cerca de 60 dias e é o momento em que o dependente deixa de consumir o álcool.

Nessa fase as crises de abstinência alcoólica são comuns e podem causar sintomas complicados, e esses serão tratados durante esse período.

Aqui o dependente será acompanhado 24 horas por dia por um time de profissionais, que vai tratar todos os sintomas da dependência da forma correta.

Por fim, ao terminar esse processo, podemos dizer que o corpo do indivíduo está “limpo”, devido já conseguir começar a conviver sem o consumo do álcool.

2.     Ressocialização

Depois dos 60 dias de desintoxicação o paciente já não sente a abstinência alcoólica e tem mais controle sobre seus impulsos.

Assim, você poderá notar que o convívio social vai voltar a acontecer de forma saudável.

3.     Manutenção

Já na manutenção o paciente está livre do desejo de consumir álcool.

No entanto, é necessário sempre manter os cuidados psicológicos pois o vício sempre pode retornar.

Assim, a manutenção são os hábitos dia após dia do ex-dependente, na busca de fugir e se livrar para sempre do antigo vício. Querendo ou não é uma fase que requer muita força de vontade, mas não deixando de citar que o tratamento prévio já vai ajudar muito a acabar com o desejo de beber.

Como inicia o vício em álcool?

O vício em álcool normalmente começa de maneira simples e sem grande alarde. Isso porque essa é uma droga liberada e consumida pela maioria dos brasileiros regularmente. 

Esse hábito retarda o reconhecimento do vício em álcool ao mesmo tempo que atinge cada dia mais jovens. É bem comum que as famílias ofereçam álcool para adolescentes de 15 ou 16 anos. 

Em um primeiro momento esse hábito pode parecer inofensivo, porém traz muitas consequências. A começar pelos danos cerebrais em um organismo que ainda está se desenvolvendo. 

A predisposição genética não conhecida também causa a dependência do álcool e internação em clínicas de reabilitação para alcoólatras. Pessoas com pais ou avós alcoolistas têm muito mais chances de desenvolver o problema. 

Situações de trauma ou frustração podem aumentar o consumo de bebidas alcoólicas como mecanismo de fuga. 

Por fim, em todos esses casos é necessário buscar uma clínica tratamento alcoólatra para abandonar o vício.

Quais as vantagens de uma clínica de tratamento para alcoólatras?

Tratamento mais efetivo

A clínica de internação para alcoólatras DF e todas as outras opções espalhadas pelo Brasil, oferecem técnicas de desintoxicação e controle do vício muito mais efetivas.

Assim o paciente tem um retorno muito mais rápido e significativo, sem sofrimento ou tratamentos agressivos.

Maior controle das crises de abstinência

Durante as crises de abstinência os sintomas são intensos e causam sofrimento ao paciente. Na clínica para alcoolismo os efeitos dessas crises são menores e tratados da maneira correta.

Até porque, essa crise precisa ser acompanhada por especialistas para evitar que o dependente venha a ter recaídas, o que no convívio comum, poderia facilmente levá-lo a beber novamente.

Acompanhamento especializado

Toda a internação é acompanhada por uma equipe de profissionais especializados para atender dependentes. 

Na clínica para alcoólatras SP o paciente recebe o que há de melhor no combate ao vício. 

Clínicas de internação para alcoólatras: principais sintomas do alcoolismo?

Alguns sintomas devem ser observados por quem desconfia que sofre com o alcoolismo, se você reconhece esses sintomas, procure uma clínica para alcoólatras. A começar pelo hábito de beber sozinho e em dias comuns e se afastar dos amigos pelo consumo de álcool. 

Também são considerados sintomas importantes a dificuldade em controlar a quantidade de bebida ingerida, acordar com desejo de beber e ainda se tornar agressivo ao ser questionado sobre essa questão.

Em todos esses casos, você deve procurar por uma clínica de reabilitação para alcoólatras especializada. Assim, os tratamentos serão mais efetivos e os danos a sua saúde e vida social serão menores.

Como tratar o vício em álcool?

O tratamento contra o vício do álcool é feito com a desintoxicação total do químico. 

Dessa forma, realizar esse processo em uma clínica de reabilitação alcoólatra em Belo Horizonte ou em qualquer outra cidade é o mais indicado. 

Até porque, a maioria dos casos que se tenta fazer isso por conta próprio acaba sendo mal sucedido, devido justamente a abstinência e recaídas. 

Ou seja, é essencial ter um acompanhamento especializado, com profissionais apropriados e direcionados a solucionar o vício da forma mais eficaz possível. 

Lembrando que nós do Grupo Encontre Clínicas hoje somos referência no ramo de clínicas de recuperação, com unidades especializadas por todo o país. 

Assim, facilmente você vai conseguir encontrar uma clínica apropriada mais próxima e assim conseguir um tratamento realmente funcional. 

Diante disso, entre em contato agora conosco e adquira um tratamento especializado contra a dependência: 

Compare listings

Comparar