Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Clínica de recuperação clandestina em Itapetininga, SP é fechada

Clínica de recuperação clandestina em Itapetininga, SP é fechada. Fechamento de clínicas de recuperação clandestinas tem aumentado nos últimos anos

Do mesmo jeito que não há pessoas 100% idôneas no mundo, e como todos estamos sujeitos a erros, no mundo dos negócios da saúde também não é diferente infelizmente,  caso que comprova tal fato é o caso da Clínica clandestina para recuperação de dependentes químicos é fechada em Itapetininga – São Paulo, e que gerou notícia de repercussão no estado todo.

Vivemos em um mundo com em média 6,7 bilhão de habitantes e nem todas as pessoas tem boas intenções ou um caráter ético e moral refinados, entretanto, com esse tanto de gente, atuando em diversos serviços é comum que uma hora ou outra, saem notícias de escândalos à respeito de “proezas” não muito adequadas. 

Posto isso, trazendo para nosso país, terra de gente feliz e amigável onde somos considerados um dos países com a população mais contente do mundo, teoricamente não somos o berço de desigualdade social, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros. Mas sim de prosperidade, investimento maciço em educação e saúde, bem estar social e emprego praticamente pleno.

Entretanto a ordem das coisas no parágrafo anterior está um tanto quanto desordenada, infelizmente caráter e boas ações são demonstradas em jornais como algo que é visto em destaque, quando na verdade deveriam acontecer com naturalidade e ser praticada por ambos. 

Sendo assim, existem pessoas que dirigem instituições e que acabam por fazer procedimentos por debaixo dos panos, mesmo com pendência de regulamentação, o que não deixa de ser um trabalho incoerente, já que para uma prestação de serviço, toda a documentação de um estabelecimento deve estar correta.

Fechamento de clínicas de recuperação clandestinas tem aumentado nos últimos anos

A triste notícia do dia 26/6/2020 e que chocou todos os espectadores da TV TEM, afiliada a rede Globo no interior de São Paulo, quando uma clínica clandestina para recuperação de dependentes químicos é fechada em Itapetininga – São Paulo. Contudo esse fechamento de clínicas de recuperação clandestinas tem aumentado nos últimos anos em todo o Brasil.

A instituição funcionava como local de recuperação de dependentes químicos e alcoólicos, que buscavam ajuda para se reabilitar e realizar tratamento. Sendo assim, muitos que se institucionalizaram na chácara em Itapetininga, disseram aos repórteres que o local já estava em funcionamento há pouco mais de um mês, mas ainda não tinha o alvará da prefeitura e nem dos órgãos regulamentadores para funcionar como clínica de recuperação.

O pastor de uma igreja evangélica da cidade de Piedade, um dos administradores do local, tinha ciência da condição da instituição e mesmo assim, deu continuidade ao procedimento de acolhimento e recebimento destes pacientes para tratamento da dependência química e alcoolismo.

Apesar de todos os internos que estão na casa, realizarem o procedimento de internação de maneira voluntária, o administrador local ressaltou que o seu trabalho em conjunto no procedimento de reabilitação é feito de maneira solidária há muito tempo e que existem outras instituições do mesmo grupo na cidade de Piedade, mas que estão com a documentação regularizada.

Ao vivo, o repórter afirma que confirmou com a equipe de posturas e com a polícia militar que estava no local, à respeito das documentações, e infelizmente não haviam os documentos necessários que eram pertinentes a regulamentação da chácara como instituição de tratamento de usuários de drogas.

Um adendo é que o fechamento de clínicas de recuperação clandestinas tem aumentado nos últimos anos, e isto é um alerta para à saúde e para os órgãos regulamentadores deste tipo de instituição, já que muitas pessoas estão vendo lucro neste tipo de negócio e não buscam regulamentar o tratamento de saúde com a seriedade que se deve.

Abra o olho quando for realizar a internação para evitar ser vítima de clandestinidade

Se o consumo de drogas explodiu na pandemia do novo coronavírus, consequentemente o aumento no número de pessoas que são dependentes químicas e alcoólicas também aumentou consideravelmente, posteriormente ver o tratamento desse “nicho” de mercado como forma de lucro, não é nada mal para quem tem capital para investir. Todavia, existe a necessidade de regulamentação, então abra o olho quando for realizar a internação para evitar ser vítima de clandestinidade.

Se o caso da Clínica clandestina para recuperação de dependentes químicos é fechada em Itapetininga – São Paulo não é isolado, ou seja, fechamento de clínicas de recuperação clandestinas tem aumentado nos últimos anos em todo o Brasil, é imprescindível que você anote as dicas que o Grupo Encontre Clínicas irá fornecer para você antes de realizar o procedimento da internação: 

  1. Pesquise sobre a instituição nas unidades CAPS local da sua cidade, e se você for de outro município, ligue no CAPS da cidade da instituição.
  2. Busque referências
  3. Veja se a instituição tem uma página online
  4. É Lar ou Clínica?*
  5. Postos de Saúde também são bons locais de referência
  6. Ligue na instituição e anote, ou peça um email do pessoal do administrativo sobre o procedimento de internação
  7. Visite antes de Internar
  8. Veja a higiene local e avalie as dependências em geral
  9. Quais são os profissionais que prestam o atendimento com regularidade na instituição?
  10. Valor VS Custo Benefício

Só um adendo que deve ser feito com relação, é no item 4. Muitas clínicas fazem a propaganda como clínica de recuperação, mas atuam como lares de acolhimento. Utilizam o nome “clínicas” por serem mais chamativos, e atrair mais visitantes e reverterem essas visitas em taxas de conversão de negócios, entretanto, atuam como lares.

Mas se você quiser fazer o negócio certo, e não se preocupar com nada disso, evitando ser vítima como no caso da Clínica clandestina para recuperação de dependentes químicos é fechada em Itapetininga – São Paulo, é só você entrar com o Encontre Clínicas, que está tudo certo.

Somos a maior plataforma de encaminhamento e direcionamento de pessoas que são dependentes químicas e alcoólicas do Brasil. Atuamos em diversos estados e temos somente no estado de São Paulo, em torno de 82 instituições, fora todos os outros estados. Sendo assim, entre em contato conosco e fale com um de nossos representantes que você não terá dor de cabeça quanto a credibilidade de nossas instituições

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a melhor melhor maneira para deixar o vício, conheça tratamento em uma clinica de recuperação . A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.

Compare listings

Comparar