Resgate 24 horas em todo território nacional.

Clínica de recuperação com convênio médico: Como Funciona ?

Clínica de recuperação com convênio médico. Entenda como funciona ? e onde encontrar tratamento adequado para dependentes químicos, Saiba mais.

Escolher um programa de reabilitação é uma decisão de mudança de vida. Felizmente, existem milhares de clínicas de recuperação qualificadas em todo Brasil que podem ajudar a acabar com sua luta contra o vício.

E mesmo em cidades como São Paulo,  a oferta de tratamento trazido por uma clínica de recuperação com convênio médico é essencial para recuperação do vício.

Como faço para escolher uma clínica de recuperação adequada?

Depois de tomar a decisão de buscar tratamento para um vício em drogas ou álcool, você precisará escolher um programa de reabilitação que atenda às suas necessidades e circunstâncias específicas. E além disso, caso seja necessário no seu caso, garantir que a clínica de recuperação esteja também coberta por um convênio médico que assegura o paciente.

Com diversas opções de clínica de recuperação com convênio médico, você pode ter certeza de que existe um provedor que pode ajudar o paciente durante a jornada para uma recuperação bem-sucedida e ajudar com quaisquer problemas que se possa ter.

No entanto, o grande número de opções disponíveis pode tornar difícil a decisão de escolher a reabilitação certa para você. É importante considerar uma variedade de fatores e conduzir algumas pesquisas antes de fazer sua escolha, pois a seleção do centro de tratamento certo aumentará suas chances de concluir o programa com sucesso e manter sua sobriedade no futuro.

Atentar-se sobre o que procurar em um programa terapêutico pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo, principalmente em casos que somente clínicas cobertas pelo convênio médico são opções viáveis. É importante reconhecer que a escolha de uma clínica de recuperação com convênio médico é essencial para um tratamento eficaz.

Quando você sabe exatamente o que precisa em uma clínica de reabilitação ou consegue identificar as diferentes qualidades que deseja em um programa, pode escolher com mais precisão uma reabilitação que se adapte às suas necessidades individuais.

Aqui estão alguns passos simples que podem tornar a escolha da clínica de reabilitação adequada um pouco mais fácil.

Decida quais são suas necessidades e objetivos de reabilitação

O vício é uma doença que afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa. Uma clínica de recuperação com convênio médico adequada, deve oferecer uma variedade de planos de tratamento voltados para as necessidades específicas e quaisquer comportamentos que você gostaria de abordar. Se os custos não forem cobertos pelo convênio médico, pode ser necessário uma adaptação para se encaixar dentro dos programas oferecidos disponíveis.

Para descobrir quais são exatamente as suas necessidades, reserve um tempo para pensar sobre os tipos de coisas que gostaria que fossem diferentes em sua vida e sobre os comportamentos que gostaria de mudar. Felizmente, em São Paulo é possível escolher entre ótimas opções de clínicas de recuperação com convênio médico.

Depois de identificar os aspectos que deseja alterar ou melhorar, a próxima etapa é determinar o cronograma para atingir esses objetivos durante sua jornada de recuperação. O que você gostaria de realizar nas primeiras semanas ou meses (metas de curto prazo), nos próximos seis a nove meses (metas de médio prazo) e nos próximos anos (metas de longo prazo)?

Muitos candidatos a tratamento em potencial lutam para identificar claramente seus objetivos, e isso é totalmente normal. Por esse motivo, é altamente recomendável entrar em contato com uma clínica de recuperação com convênio médico e concluir uma avaliação de abuso de substâncias. Um psicólogo será capaz de ajudar a identificar objetivos e aprender como realizá-los.

Um exemplo de necessidade que deve ser identificada é a dor crônica. Alguém com dor crônica deve procurar um programa de tratamento especializado em controle da dor e que ofereça terapias holísticas alternativas, como meditação, acupuntura, massagem terapêutica e serviços de quiropraxia. Muitas clínicas de recuperação com convênio médico já oferecem esse tipo de tratamento.

Outro exemplo são os transtornos mentais coexistente. Alguém com um diagnóstico duplo deve procurar um programa de tratamento que ofereça tratamento para abuso de substâncias e saúde mental.

Além de definir suas próprias metas, entenda que o centro de reabilitação que você escolher também definirá metas e medirá seu sucesso em atingir esses objetivos, que geralmente são passados aos convênios médicos. Todos os programas diferentes medem o sucesso de maneiras diferentes e seguem caminhos próprios para chegarem lá.

Alguns consideram o sucesso uma pessoa que completa seu programa de trinta dias. Outros medem o sucesso pelo número de pessoas que permanecem sóbrias depois que voltam para casa.

Outros incluem muitos fatores de recuperação quando se considera o sucesso, como um emprego remunerado, melhores relações familiares e sobriedade sustentada. Importante citar que cabe apenas em parte o acompanhamento do paciente por parte do convênio médico.

Você deve decidir se os objetivos elaborados pela clínica de recuperação com convênio médico escolhidos são aceitáveis e se alinham com os seus antes de tomar uma decisão. Ao considerar suas próprias necessidades e objetivos em relação aos do centro de reabilitação, você poderá ver quais instalações de tratamento podem ajudá-lo da melhor forma a alcançar o resultado desejado.

Pesquise várias opções de reabilitação

Quer você tenha encontrado suas opções de reabilitação em potencial fazendo sua própria pesquisa ou as obteve de um profissional de tratamento dependência química, é importante que você faça uma investigação completa sobre cada uma delas. Selecionar uma clínica de recuperação com convênio médico pode ser um pouco restritivo, mas é um passo essencial na escolha do melhor tratamento possível.

Os programas variam de acordo com o nível de atendimento prestado, a duração do tratamento e o grau de intensidade e estrutura do programa. A maior parte dessas informações estará disponível em sites e outros materiais, mas você pode ter que ligar e pedir diretamente à instalação para obter informações adicionais ao seu convênio médico.

Você pode decidir qual clínica de recuperação com convênio médico atenderá melhor às suas necessidades com base no aprendizado de alguns dos seguintes fatores.

Paciente Interno vs. Ambulatorial

A escolha entre frequentar um programa de reabilitação para pacientes internados ou ambulatoriais geralmente depende da gravidade do vício, e também as condições impostas pelo plano de saúde. O primeiro tipo é recomendado nos casos em que é mais grave, mas há vantagens e desvantagens em ambos, portanto a escolha certa depende muito das necessidades do indivíduo, que devem ser respeitados e atendidos pelos convênios médicos.

Em um programa de internação, os pacientes permanecerão no estabelecimento durante o tratamento e receberão cuidados médicos 24 horas por dia. Devido ao ambiente intensivo, os programas de internação são geralmente melhores para pessoas que lidam com outros problemas médicos ou psicológicos, além do abuso de substâncias.

Infelizmente, em alguns casos, uma clínica de recuperação com convênio médico pode não oferecer esse tratamento a todos que precisam, considerando os altos custos.

Se o vício não é grave e o indivíduo deseja ir para a reabilitação sem parar de trabalhar ou estudar, um programa ambulatorial é mais adequado do que um hospitalar. No entanto, uma forte vontade de recuperação é necessária para ter sucesso com a reabilitação ambulatorial, pois há menos supervisão e controle. Alguns convênios médicos podem requisitar exames para comprovar o correto seguimento por parte do paciente. Esse é o modelo de tratamento mais presente em uma clínica de recuperação com convênio médico.

Em um programa ambulatorial, os pacientes ainda participam de terapia em grupo ou individual e outras atividades organizadas pelo centro, mas irão para casa no final do dia, o que pode resultar em uma série de gatilhos e tentações que estariam ausentes em um ambiente de internação.

Muitos programas ambulatoriais oferecem a opção de viver em uma casa controlada, o que minimiza essas preocupações e oferece os benefícios de responsabilidade, estrutura e testes aleatórios de drogas e álcool. Muitos programas oferecem opções de tratamento diurno e noturno.

Tratamentos e terapias

Existem milhares de diferentes modelos de tratamento e opções de terapia disponíveis para o tratamento da dependência de drogas e álcool. Isso permite que todos encontrem o tratamento que funciona melhor para eles, mas também significa que alguns indivíduos podem acabar optando por uma reabilitação onde as terapias disponíveis não são as mais adequadas. É importante sempre manter contato com o convênio médico para ver quais opções são aceitas e custeadas.

É muito útil pesquisar diferentes tipos de terapias para determinar os diferentes tipos e estilos de tratamento que você acha que podem funcionar.

Os programas de reabilitação que oferecem apenas um ou dois tipos de terapia podem não ser capazes de personalizar o atendimento às suas necessidades específicas. Infelizmente, os convênios de saúde, quando cobrem, possuem um número grande dessas clínicas

Um programa ideal oferecerá uma variedade de terapias baseadas em evidências para ajudar a transição do paciente para a sobriedade e ser capaz de atender às necessidades futuras enquanto continua em sua jornada de recuperação. É importante observar que os próprios terapeutas frequentemente ajudam os pacientes a determinar quais métodos terapêuticos são mais benéficos para eles ao escolher uma clínica de recuperação com convênio médico.    

Facilidades

Um dos maiores fatores de diferenciação entre o custo e a qualidade dos centros de reabilitação são as acomodações que são oferecidas. Existem alguns centros de reabilitação de alto padrão que oferecem um padrão de vida que rivaliza ou excede o de hotéis cinco estrelas, e existem outros centros de reabilitação que têm instalações extremamente básicas, mas totalmente funcionais.

O segundo tipo é o mais comum entre as clínicas de recuperação com convênio médico. Muitas clínicas de recuperação incluirão atividades como aulas de ginástica e treinamento físico, estúdios criativos, terapias expressivas e belas paisagens para atrair os pacientes e fornecer experiências adicionais que ajudarão os indivíduos a se curar. Contudo, esse nem sempre é o caso se tratando de clínicas cobertas por convênios médicos.

A gama de comodidades disponíveis é enorme, o que significa que você poderá encontrar instalações que oferecem tudo o que você procura. Com isso dito, no entanto, o número de atividades oferecidas normalmente aumenta o custo da reabilitação e algumas pessoas simplesmente não podem pagar essas vantagens ou as consideram desnecessárias. É importante a indicação de quais clinicas de recuperação são financiadas pelo seu convênio médico antes mesmo das primeiras pesquisas.

Exemplos de atividades extras incluem:

  • Ioga
  • Acupuntura
  • Serviços de quiropraxia
  • Massoterapia
  • Piscinas
  • Ginásios
  • Terapia equina
  • Arte terapia
  • Terapia musical
  • Reuniões de sentimentos e auto ajuda
  • Aulas sobre dependência química ou alcoolismo
  • Aulas de PPR (Programa de Prevenção a Recaída)

A escolha de um programa de reabilitação oferecido em uma clínica de recuperação com convênio médico é uma decisão delicada e capaz de mudar uma vida. Quando você está preparado com as informações básicas corretas e o conhecimento de suas próprias necessidades e objetivos, pode encontrar mais facilmente o programa que melhor se adapta a você.

Atendimento 24 horas via whatsapp
Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. (11) 96262-2008 Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento em uma clínica de recuperação adequada.

Se precisar de ajuda para selecionar um centro de reabilitação de drogas ou álcool, entre em contato com um de nossos consultores de tratamento e comece hoje mesmo sua jornada para a recuperação.

Compare listings

Comparar