(44) 991557195 - PR

WhatsApp 24 horas

(35) 99869-4147 - MG

WhatsApp 24 horas

(11) 96262-2008 - SP

Atendimento 24 horas

Comparar listagens

Clínica de recuperação é confiável: como saber ?

Clínica de recuperação é confiável: como saber ?

Uma dúvida muito comum de quem possui na família um dependente químico é sobre como é possível descobrir que uma clínica de recuperação é confiável.

Afinal, há tantas clínicas espalhadas pelo país e algumas experiências contadas tão traumáticas que nada melhor do que saber que seu ente querido estará sendo bem cuidado.

Assim, como ter certeza de que a clínica em que pretende interna-lo (ou quem sabe internar-se, tomando a decisão de buscar auxílio para o vício que possui) realmente é de confiança?

Esse artigo foi criado, justamente, para falar um pouco mais a respeito desse tema tão importante, portanto, se você quer saber tudo a respeito dele não pode deixar de acompanhar esse texto até o final.

Vamos lá!

 

O que é uma clínica de recuperação para dependentes químicos?

Antes de qualquer coisa, vamos começar pelo mais básico que há nesse tema: falar sobre o que é uma clínica de recuperação!

Uma clínica de recuperação é um local que tem como especialidade ajudar as pessoas que estão precisando reabilitar-se de algum tipo de problema ou vício, como é o caso da dependência química ou em álcool.

Em um local como esse, o paciente pode tratar-se por internação em tempo integral, ou seja, ele mora na própria clínica durante um tempo determinado, ou ainda por meio período, saindo durante a noite para dormir em casa.

Na clínica ele terá a atenção necessária para recuperar-se do vício que possui, contando para isso com o auxílio de uma equipe completa com diversos profissionais da saúde, como médicos gerais, enfermeiros e psiquiatras.

Por meio de um tratamento específico, o dependente poderá recuperar-se completamente, controlando e superando assim o vício que possui naquela substância específica.

O tratamento para cada paciente, aliás, deverá levar em conta fatores distintos deles, como é o caso do tipo de substância química a qual fazia uso.

Infelizmente, ainda existe uma determinada imagem negativa das clínicas de recuperação, já que as pessoas ainda pensam nelas como aqueles ambientes de antigamente, quando, muitas vezes, realmente não havia tratamento humanizado.

Nos dias atuais, entretanto, isso mudou bastante e hoje não só o tratamento é humanístico e específico para cada paciente, como as clínicas costumam já ser construídas em locais de acesso mais restrito.

Isso é pensando visando reduzir em reduzir a facilidade de acesso ao local e proporcionar uma maior tranquilidade aos pacientes, como também evitar que eles tenham contato com qualquer tipo de gatilho para o vício que possuíam.

Visto mais a respeito das clínicas, chegou a hora de compreender como é possível saber se a mesma é realmente confiável, garantindo assim um ambiente propício para o paciente e que ele irá recuperar-se plenamente.

 

Clínica de recuperação para dependentes químicos: Como saber se uma é confiável?

A partir de agora, você verá algumas dicas que irão lhe auxiliar a compreender quando uma clínica para recuperação de dependentes químicos.

Há diversos fatores que poderão ser considerados para saber se uma determinada clínica de recuperação é mesmo realmente eficaz para ajudar os dependentes a livrarem-se do vício que possuem.

Logicamente que é importante, antes de qualquer coisa, que uma clínica realmente proporcione um programa de tratamento que deverá levar em consideração o tipo de vício e o grau em que está o paciente.

Isso irá ajudar a entender o que ele precisa para que possa vir a recuperar-se plenamente do problema que possui e ter uma vida plenamente normal novamente.

Os outros fatores que precisam ser levados em consideração dizem respeito, principalmente, a questão da credibilidade e confiabilidade que as clínicas têm para com os dependentes.

Por exemplo, você não irá colocar um parente seu para tratar-se em uma clínica que não está regularizada ou que não possui profissionais que estejam cadastrados em seus órgãos regulatórios, por exemplo.

Sendo assim, acompanhe as dicas a seguir para garantir que você irá conseguir escolher uma clínica realmente confiável!

 

Confira se a clínica possui licenciamento para atuação

A primeira dica para que você possa saber se uma clínica de recuperação é confiável é conferir se a mesma possui um licenciamento para atuar dentro dessa área.

Com toda a certeza, esse é um dos quesitos de maior importância para saber se uma determinada clínica é de confiança para tratar os pacientes, como ela se compromete.

Você jamais deve confiar em uma clínica que não tenha uma licença ou um credenciamento para atuar com a reabilitação de dependentes químicos.

Afinal, a falta de licenciamento já diz muito sobre a legalidade do local e, logo, sobre como ela atua em termos éticos e profissionais.

Assim, você deve fazer essa busca, de preferência, junto ao governo estadual, já que cada estado possui suas próprias diretrizes a partir da qual licenciam e credenciam uma determinada clínica a atuar.

 

Saiba se os profissionais são capacitados

De nada adiantará a clínica ter licença ou credenciamento para funcionar se os profissionais que trabalham no local não forem capacitados para atuar nas suas respectivas áreas.

Você confiaria em um médico que atendesse como psiquiatra e que não tivesse formação na área? O mesmo vale para qualquer outro profissional, como enfermeiras, psicólogas, nutricionistas, etc.

É preciso saber se as pessoas escolhidas para realizar os tratamentos são realmente capazes de fazê-los com qualidade.

 

Vá atrás de referências sobre aquela clínica

Após conferir que a clínica realmente possui licença ou credenciamento para atuar na reabilitação de dependentes químicos, a próxima dica para saber se ela é confiável é verificar as referências a respeito do local.

Você deve sempre saber se alguém realmente recomenda aquela clínica e se ela possui, por experiência dos pacientes e familiares, uma boa credibilidade.

Não é um determinado documento que irá garantir que uma clínica de recuperação realmente atua como promete ou que ajuda na reabilitação dos pacientes.

Se você conhece alguém que já passou ou que teve amigos ou familiares que realizaram um tratamento na clínica que está pesquisando, peça a opinião deles a respeito da instituição.

Também é uma boa ideia fazer uma verificação geral a respeito das avaliações que aquela clínica possui na internet, já que isso irá ajudar você a saber a opinião geral das pessoas sobre ela.

Essa pesquisa irá permitir que você descubra, por exemplo, se a clínica trata seus pacientes de maneira humanizada, já que esse é um dos requisitos mais importantes em qualquer instituição desse tipo.

Ao fazer essa busca mais minuciosa e pesquisar a opinião quem já passou ou conhece alguém que já passou pelo local, você irá impedir seu ente querido de entrar em uma clínica em que ele não será bem tratado e não receberá o tratamento adequado.

 

Conheça bem os protocolos e métodos de tratamento da clínica

Não há como você pensar em uma clínica de recuperação que é confiável sem ter um conhecimento amplo a respeito dos protocolos e dos métodos de tratamento dela.

Cada uma dessas instituições possui seus próprios protocolos e métodos, que são definidos pelos profissionais de saúde em conjunto com a direção do local.

Isso não significa, entretanto, que todos eles são realmente eficazes e oferecem o tratamento mais eficaz a cada paciente que é internado para tratar a dependência química.

Sendo assim, ter esse conhecimento, sabendo se a clínica segue o protocolo e os métodos mais indicados, para desintoxicar uma paciente, realizar o acompanhamento terapêutico e ajudar a vencer a dependência.

Também é preciso saber como se dá a questão da alta do paciente, já que, por exemplo, há clínicas que permitem que um paciente internado de forma voluntária possa requisitar sua própria alta e sair da clínica.

Já outras clínicas não permitem que mesmo o paciente tendo requisitado a internação voluntária ele possa pedir a alta e sair por vontade própria do local.

Saiba se o tratamento de aconselhamento é apenas em grupos coletivos, se apenas com terapia individual ou se a clínica utiliza ambos, que é muito indicado.

É importante também compreender se a clínica vai muito além em termos de tratamento, ou seja, se inclui em seus protocolos a questão da alimentação individualizada por um nutricionista.

Além disso, é importante que as clínicas de recuperação incluam formas diversas de atividade física para os pacientes, bem como aquelas que trabalham a mente, como é o caso da ioga e da meditação.

Ao ter em conta tudo isso, você poderá tomar sua decisão baseado, realmente, na confiabilidade do tratamento que é oferecido por aquela clínica.

 

Conclusão

Como você viu, é importante sempre compreender o quão uma clínica de recuperação é confiável, seja para você que está buscando uma internação voluntária, Involuntária ou para internar um parente seu que sofre com a dependência.

Neste texto, mostramos tudo o que você precisa saber para ter a certeza de que a clínica escolhida realmente é de confiança e possui a credibilidade esperada para realmente obter um tratamento eficaz e com qualidade.

Gostou do artigo de hoje sobre como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

VEJA NOSSO GUIA COM AS MELHORES CLÍNICAS DE RECUPERAÇÃO DO BRASIL 

 

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. 

(11) 96262-2008

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento em uma clínica de recuperação  adequada. Uma avaliação por telefone exige apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajuda você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local. 

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

img

Paulo Esidio Junior

Sou o Paulo Esidio diretor do Grupo Encontre Clínicas, e terapeuta especialista em dependência química a mais de 15 anos fazendo aconselhamento e encaminhamento para centros terapêuticos em todo o Brasil

    Posts relacionados

    Como funciona um centro de reabilitação?

    Uma dúvida que surge tanto para quem sofre com a dependência química, como também para quem tem...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Como funciona o tratamento para viciado em drogas?

    Uma das maiores dúvidas de quem possui um dependente químico em casa é sobre como funciona o...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico?

    Uma das maiores dúvidas ao se buscar um tratamento para dependência é sobre quanto tempo leva...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Participe da discussão