(44) 99157-0117 - PR

WhatsApp 24 horas

(35) 99869-4147 - MG

WhatsApp 24 horas

(11) 96262-2008 - SP

Atendimento 24 horas

Comparar listagens

Clínica de Recuperação Gratuita em São Paulo

Clínica de Recuperação Gratuita em São Paulo

A clínica de recuperação gratuita para dependentes químicos, não atinge somente pessoas de alta classe social, atinge também pessoas mais carentes

Existem milhões de pessoas no Brasil que lutam contra a dependência do vício de álcool e drogas. Que poderiam se beneficiar de uma clínica de recuperação gratuita. De acordo com um relatório recente da Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental, mais de 21 milhões de indivíduos precisaram de tratamento para dependência química e alcoólica em 2020.  Infelizmente, apenas 1 em cada 9 pessoas que precisam de tratamento para dependência química e alcoólica recebeu tratamento em uma clínica de recuperação gratuita.

Uma das barreiras mais comuns à reabilitação é o custo. Quase 1 em cada 3 pessoas que necessitaram, mas não receberam tratamento de dependência, relataram falta de cobertura médica ou não conseguiram arcar com o custo da reabilitação.

Para aqueles que não possuem plano de saúde e não conseguem pagar os custos do tratamento, existe a opção de procurar serviços por meio de um programa gratuito de tratamento de dependência. Programas gratuitos de reabilitação de álcool e drogas são fornecidos gratuitamente e geralmente são oferecidos em vários hospitais e centros de reabilitação financiados pelo governo, instalações de reabilitação sem fins lucrativos e centros de reabilitação administrados por organizações religiosas.

 

O que são Clínica de Recuperação Gratuita?

As clínicas de recuperação gratuitas de drogas e álcool destinam-se a ajudar pessoas com problemas de abuso de substâncias que não têm meios para pagar pelo tratamento de dependência. Essas clínicas de recuperação oferecem uma variedade de tratamentos e serviços, desde a desintoxicação até os cuidados ambulatoriais de longo prazo.

As fontes de financiamento para as clínicas de recuperação gratuitas variam e podem incluir doações para caridade, doações privadas e subsídios do governo. Também existem certas organizações que concedem bolsas de estudo a pessoas que não podem arcar com o custo da reabilitação, permitindo que elas recebam tratamento em centros de reabilitação de propriedade privada.

 

Clínica de Recuperação Gratuita em São Paulo
Clínica de Recuperação Gratuita em São Paulo

 

Reabilitação baseada em organizações religiosas

Várias organizações religiosas oferecem reabilitação gratuita de drogas e álcool centrada na fé, e muitos programas não exigem que os participantes se inscrevam em nenhuma crença religiosa específica. Nesse tipo de programa de reabilitação, os indivíduos que lutam contra o vício buscam orientação de um poder superior para se manterem fortes durante sua jornada para a recuperação.

Alguns dos programas de tratamento de abuso de substâncias mais conhecidos que visam adictos com uma forte mentalidade religiosa são Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA). Esses programas gratuitos de grupo de suporte são baseados em uma abordagem de 12 etapas que inclui: 2

  • Admitindo que você é impotente
  • Aceitando que apenas um Poder Superior pode ajudá-lo
  • Entregando sua vontade e sua vida a Deus
  • Fazendo um inventário moral
  • Admitindo seus erros
  • Estar pronto para deixar Deus remover suas falhas
  • Reparando aqueles que você prejudicou
  • Melhorar seu contato consciente com Deus através da oração e meditação
  • Divulgando a palavra

Algumas igrejas administra programas de tratamento para dependências. Atualmente, algumas organização religiosa oferece programas em clinicas de reabilitação para álcool e drogas com base na espiritualidade localizados em todo o país.  Esses programas gratuitos oferecem aconselhamento sobre alojamento e alimentação, aconselhamento individual e em grupo, direção espiritual, emprego e desenvolvimento de habilidades para a vida.

 

Programas de reabilitação financiados pelo governo

Existem muitos programas de reabilitação financiados pelo governo que estão disponíveis gratuitamente para indivíduos. Isso inclui programas oferecidos em clinica de recuperação gratuita financiados pelo estado e em instalações financiadas pelo governo federal, como hospitais e centros de tratamento administrados pelas prefeituras municipais, também fornece subsídios para instalações de reabilitação públicas e privadas sem fins lucrativos para cobrir diretamente os custos de reabilitação para aqueles que não podem pagar tratamento com álcool e drogas.

 

Quem se qualifica para Clínica de Recuperação Gratuita?

Os centros de tratamento administrados por organizações sem fins lucrativos geralmente fornecem assistência para quem precisa de serviços. Várias organizações sem fins lucrativos oferecem tratamento gratuito em seus próprios centros de reabilitação ou em instalações privadas por meio de bolsas de estudo. Muitas organizações religiosas também oferecem assistência de pagamento a indivíduos qualificados, e várias organizações religiosas oferecem reabilitação de drogas e álcool baseada na fé gratuitamente como parte de seus serviços ministeriais.

A maioria dos programas de reabilitação financiados pelo governo tem requisitos estritos de elegibilidade.

 

Prós e contras dos centros de reabilitação gratuitos

Vantagens do tratamento gratuito

A principal vantagem dos centros de reabilitação gratuitos é o preço do tratamento. Como essas instalações oferecem reabilitação de drogas e álcool gratuitamente, as pessoas que de outra forma não poderiam pagar pela reabilitação podem receber o tratamento e o apoio de que precisam para lidar com o vício. Os centros de reabilitação gratuitos também administram serviços em um ambiente controlado que isola os participantes do programa do mundo exterior, um recurso importante que garante segurança e promove a recuperação.

A capacidade de participar de programas administrados por profissionais competentes, compassivos e adequadamente treinados é outra vantagem dos centros de reabilitação gratuitos. Na maioria das vezes, você pode esperar que a equipe experiente dos centros de reabilitação gratuita forneça atendimento de qualidade utilizando técnicas comprovadas e terapias comportamentais baseadas em evidências.

Desvantagens da reabilitação gratuita

Embora a reabilitação gratuita seja um recurso inestimável para muitas pessoas que lutam contra o vício, existem algumas desvantagens nesses programas, especialmente quando comparadas ao tratamento e serviços disponíveis nos centros de reabilitação pagos.

Devido aos orçamentos limitados e à falta de recursos, muitos centros de reabilitação gratuitos são obrigados a usar equipamentos e instalações desatualizados. Os centros de reabilitação gratuitos podem não utilizar a tecnologia mais recente na ciência do vício, mas, em vez disso, usar métodos mais antigos e comprovados que podem não ser tão eficazes quanto as terapias mais recentes disponíveis em instalações privadas mais atualizadas.

Muitos centros de reabilitação gratuitos estão sobrecarregados com a demanda por seus programas. Como resultado, a maioria dos centros de reabilitação gratuitos quase sempre opera com capacidade total. As listas de espera são uma grande desvantagem dos programas de reabilitação gratuitos. Muitos programas têm longas listas de espera,

Estudos mostraram que as pessoas que entram no tratamento de dependência depois de estarem em uma lista de espera têm resultados mais baixos em comparação com as pessoas que recebem tratamento imediatamente.  O início tardio do tratamento também pode resultar em dependência mais grave e risco aumentado de problemas médicos, como uma overdose.

Outra desvantagem da reabilitação gratuita é a falta de opções de tratamento e amenidades disponíveis. Embora a vantagem de custo seja incomparável, esses programas geralmente fornecem tratamento básico com apenas os serviços mais básicos. Isso é especialmente evidente quando você considera os planos de tratamentos personalizáveis, instalações modernas e uma vasta gama de comodidades de hotéis de luxo que são fornecidas em muitos centros de reabilitação privados.

 

Como entrar em uma clínica de recuperação gratuita de drogas?

O primeiro passo é encontrar uma clínica de recuperação gratuita.  Infelizmente, existem poucos recursos disponíveis que podem orientar sua pesquisa e ajudá-lo a encontrar um centro de reabilitação gratuito. Esses incluem:

CRATOD – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas

. O programa Recomeço é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para resgatar os dependentes de drogas, principalmente o crack, oferecendo proteção e acompanhamento multiprofissional ao dependente químico e seus familiares.

A iniciativa propõe uma nova maneira de acolher este público, incentivando a procura espontânea por ajuda e, principalmente, apresentando aos mais resistentes a oportunidade de um recomeço, de uma vida nova.

O trabalho integrado entre o Poder Judiciário e o Executivo, por meio de ações coordenadas entra as Secretarias Estaduais da Saúde, da Justiça e Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento Social, vão facilitar o acesso ao tratamento médico e, quando necessário, a internação destas pessoas em centros de referência.

Na luta contra o crack e outras drogas, é papel do Governo do Estado garantir a promoção dos direitos humanos com a oferta de atendimento especializado ao dependente químico. Desta maneira é possível recuperar sua integridade, fortalecer seus laços familiares e trazê-lo de volta ao convívio e às atividades sociais.
Secretária da Saúde. Secretaria de Desenvolvimento Social . Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

 

Opções alternativas para alguém que não pode pagar pelo tratamento?

 


Existem outros recursos disponíveis para pessoas que desejam se limpar, mas não podem arcar com o custo do tratamento. Por exemplo

CAPS : Os Centros de Atenção Psicossocial e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são portas de entrada para o atendimento na área de Saúde Mental dentro da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. A rede de saúde mental do município conta com 93 CAPS, sendo 30 deles Álcool e Drogas (AD), 31 Infantojuvenis e 32 Adultos. Ao todo, 37 funcionam como CAPS III (com acolhimento integral – funcionamento 24 horas).

Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, com a função de acolhimento e tratamento dos pacientes. O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Individual específico para as suas necessidades e demandas.

Uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. A internação só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no CAPS, que também atua nos momentos de crise, nos estados agudos da dependência e de intenso sofrimento psíquico.

Nos CAPS III, especificamente, existem vagas de acolhimento integral, em que os usuários podem permanecer para tratamento nestes estados mais agudos da doença por até quinze dias. Outra hipótese é o CAPS entrar em contato com a Central de Regulação de vagas do município e encaminhar o pedido médico com a descrição do estado psíquico e físico do paciente no caso de indicação de internação em regime hospitalar.

Existem também as Unidades de Acolhimento (UA) que são moradias provisórias destinadas aos usuários que estejam em tratamento nos CAPS AD e não têm família, residência, ou que se encontre em situação de risco ou vulnerabilidade em seus locais de moradia e necessitam de cuidados em saúde mental especificamente para o uso abusivo ou dependência de substâncias psicoativas.

Mesmo diante de todo esse trabalho de sensibilização ao tratamento, não há como garantir que o usuário passe pelo tratamento, caso não seja de sua vontade. Além de atendimentos individuais e em grupo com esse intuito, há ainda as visitas domiciliares feitas pelos CAPS UBS e os Consultórios na Rua que fazem a busca ativa a pacientes que estejam em situação de rua.

 

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento de reabilitação adequado. A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local. 

Fale com nossos especialista! Atendimento 24 horas.

Saiba o que podemos fazer pelo paciente e por você, na clínica de recuperação gratuita, ao escolher o tratamento de reabilitação pertinente para quem precisa de ajuda. 

Entre em contato para marcar uma pequena triagem de aproximadamente 5 a 10 minutos com a nossa equipe. Nós do Grupo Encontre Clinicas, trabalhamos com muito amor, dedicação e interesse real em ajudar nossos pacientes a serem tratados, para que após o tratamento,  eles possam ser uma pessoa restaurada e cheia de vontade de realizar seus sonhos e viver novamente.

 

img

Paulo Esidio Junior

Sou o Paulo Esidio diretor do Grupo Encontre Clínicas, e terapeuta especialista em dependência química a mais de 15 anos fazendo aconselhamento e encaminhamento para centros terapêuticos em todo o Brasil

    Posts relacionados

    Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico?

    Uma das maiores dúvidas ao se buscar um tratamento para dependência é sobre quanto tempo leva...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Como faço para internar um dependente químico?

    Muitas famílias possuem dúvidas a respeito de como internar um dependente químico, afinal,...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Clínica de recuperação evangélica: Como funciona?

    Clínica de Recuperação evangélica para dependência química e tratamento para...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Participe da discussão