Resgate 24 horas em todo território nacional.

Clínica de Recuperação Masculina

Procurando Clínica de Recuperação Masculina especializada no tratamento para dependentes químicos e alcoólatras, Veja nosso guia completo em todo Brasil.

Especialistas em vícios concordam que é importante a separação de pessoas na reabilitação por gênero. O tratamento específico de gênero para o vício não é apenas eficaz a curto prazo, mas também a longo prazo, pois é menos provável que resulte em recaída posteriormente. Existem muitos motivos pelos quais é importante escolher uma clínica de recuperação masculina.

Um dos principais motivos é que a reabilitação masculina incentiva mais – e é mais eficaz – o apoio dos colegas. Como homens, somos ensinados desde a infância a não mostrar vulnerabilidade e a esconder nossas emoções.

E em situações de recuperação, como as encontradas em clínica de recuperação masculina, homens que se sentem à vontade para falar abertamente com outros homens geralmente obtém mais chances de recuperação. Isso ocorre em parte porque é incentivado a construção de um ambiente em um centro de reabilitação masculino no qual eles podem admitir sua impotência e vulnerabilidade no que diz respeito ao vício. Esse tipo de discussão simplesmente não acontece quando há mulheres por perto.

Por que escolher um Centro de Reabilitação Masculina?

Os homens sabem que suas necessidades são diferentes das mulheres. E isso se deve, pelo menos em parte, à maneira como a sociedade vê os homens. Os homens são ensinados a evitar serem considerados fracos. E isso é especialmente verdadeiro na presença de mulheres.  Por isso, escolher uma clínica de recuperação masculina é tão importante.

Um centro de reabilitação para homens com gênero específico visa dar aos homens um espaço para se abrirem exatamente dessa maneira. E mesmo em cidades desenvolvidas, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, é importante manter um ambiente acolhedor durante a recuperação de uso de drogas.

Outro resultado da maneira como os homens são criados em nossa sociedade é que às vezes demoram mais para se abrirem e se tornam vulneráveis. Infelizmente, os homens geralmente não são encorajados a expressar seus desejos, necessidades e emoções como as mulheres. Na reabilitação masculina, é importante atender diretamente essas necessidades.

Os benefícios de uma clínica de recuperação masculina.

Em um programa de reabilitação para homens, é importante que todos reconheçam que se trata de um processo complexo. E quando a reabilitação é mal administrada ou tentada sem a ajuda de profissionais médicos, os resultados podem ser desastrosos.

Se você está lutando com problemas de dependência química, deve procurar ajuda. É improvável que a auto reabilitação leve a uma recuperação duradoura e pode até ser perigosa. Um centro de reabilitação masculino de qualidade também possui outros benefícios. Entre eles estão:

  • Menos tensão sexual. A tensão sexual costuma ser uma distração na reabilitação. Sem mulheres por perto, os homens podem se concentrar em sua recuperação.
  • Terapia de grupo somente para homens. Grupos de terapia exclusivamente masculinos incentivam uma comunicação e um apoio mais abertos.
  • Tratamento especializado. Muitos aspectos físicos e emocionais do vício são específicos dos homens. Podemos nos concentrar com mais eficácia nisso em um centro de reabilitação para homens.
  • Maior conforto. Sem mulheres presentes, os homens muitas vezes sentem que podem falar mais livremente e demonstrar sua vulnerabilidade.
  • Uma rede de suporte mais ampla e mais eficaz. Na reabilitação masculina, os pacientes têm acesso a uma rede de apoio mais profunda. Este é um componente crucial para uma recuperação bem-sucedida e ajuda a evitar recaídas.

Por que os homens são propensos ao vício

Embora as mulheres estejam experimentando vícios em níveis cada vez maiores, os homens costumam ser os mais propensos ao abuso de substâncias. Existem inúmeras razões para esta situação.

Em primeiro lugar, os homens têm maior probabilidade de correr riscos desnecessários do que as mulheres, como experimentar drogas. Frequentemente, alguns acham que precisam provar sua “resistência” usando substâncias perigosas com outras pessoas.

Desta forma, o abuso de drogas costuma ser uma situação mais social para muitos homens. E o vício costuma ser muito físico para muitos homens, embora problemas emocionais também influenciem. Portanto, é fundamental obter atendimento de alta qualidade em um centro de reabilitação para homens. Isso pode ajudá-lo a avaliar esta situação com precisão e afastar-se das substâncias para sempre. Você deve tentar.

Se você está procurando ajuda para o vício em drogas ou álcool, a reabilitação exclusivamente masculina pode ajudar.

Não é nenhum segredo que homens e mulheres têm conexões diferentes. Eles tendem a aprender de forma diferente e têm necessidades distintas. No caso da reabilitação de drogas, os homens podem se beneficiar muito com um tratamento voltado especificamente para eles.

Apenas alguns dos benefícios desse tipo de reabilitação são maior conforto, diminuição das distrações e maiores chances de sucesso.

O que é um programa de reabilitação para homens?

Os programas de reabilitação de vícios para homens são muito semelhantes aos programas de reabilitação mista, com muitos oferecendo tratamentos, terapias e atividades iguais ou semelhantes. No entanto, os programas de reabilitação para homens são separados dos programas de reabilitação para mulheres, tornando-os tratamentos específicos de gênero que podem ser muito benéficos para a recuperação.

A toxicodependência nos homens é diferente da das mulheres, e um tratamento eficaz também deve ser. Homens e mulheres podem ter dificuldade em atingir seu potencial máximo de recuperação se receberem exatamente o mesmo tipo de tratamento. É por isso que os programas de reabilitação de drogas para homens podem ajudar a alcançar a sobriedade duradoura.

Homens e mulheres precisam de um programa de reabilitação projetado especificamente para que tenham a melhor chance de sobriedade duradoura. Em parte, isso ajuda a evitar possíveis distrações enquanto os clientes se concentram especificamente em seu próprio conjunto de problemas. Quanto mais energia uma pessoa for capaz de colocar para se engajar no tratamento, maiores serão suas chances de se recuperar totalmente do vício.

Os homens não precisam lutar contra seus vícios sozinhos. Trabalhar com profissionais especializados pode ajudar a chegar à origem do problema de abuso de substâncias, ao mesmo tempo que ajuda a fazer as mudanças necessárias para levar uma vida saudável e sem drogas.

Como o vício difere entre homens e mulheres?

Embora homens e mulheres tenham muitas semelhanças no que diz respeito ao tratamento eficaz do abuso de substâncias, existem algumas diferenças importantes que podem tornar os programas separados por gênero mais eficazes. Isso se deve, em parte, às diferenças que começam no próprio uso da droga.

A dependência de drogas geralmente começa em homens em uma idade mais jovem do que nas mulheres, por isso os tratamentos em clínica de recuperação masculina possuem uma média de idade menor em comparação com clinica de Recuperação feminina.

Os homens também têm maior probabilidade do que as mulheres de se inscreverem em um programa de tratamento para dependência de drogas. Ao participar de um programa de tratamento de drogas voltado explicitamente para suas necessidades, os rapazes terão uma chance melhor de recuperação em um ambiente confortável e livre de distrações.

Os homens têm muito mais probabilidade do que as mulheres de usar drogas ilegais. Essa taxa mais alta de uso de drogas também resulta em um número maior de mortes por overdose e em mais visitas ao hospital por doenças relacionadas a drogas. Homens e mulheres também usam drogas de forma diferente devido a variações biológicas e sociais. Por isso, é importante respeitar essas características ao escolher uma clínica de recuperação masculina.

Os homens têm uma taxa maior de uso de drogas quando comparados às mulheres e, infelizmente, são mais propensos a desenvolver dependência de drogas. Eles também são mais propensos a sucumbir à pressão dos colegas e, portanto, são mais propensos a participar do uso de drogas para serem aceitos por um grupo de seus colegas.

Os homens são menos propensos a overdose do que as mulheres. No entanto, os sintomas de abstinência do álcool são normalmente mais intensos para os homens do que para as mulheres. Por isso, ao escolher uma clínica de recuperação masculina, é importante avaliar sua estrutura física também.

Quando se trata de ter uma recaída após um período de sobriedade, é menos provável que os homens voltem a usar. As mulheres, entretanto, têm um risco maior de recaída e podem experimentar uma dependência ou desejo maior pela substância de que estão abusando.

Homens e mulheres respondem às drogas de maneiras diferentes e têm circunstâncias e obstáculos únicos que talvez precisem superar. Por essas razões, os programas de tratamento específicos de gênero costumam ser a escolha certa, como é o caso de uma clínica de recuperação masculina.

Como os tratamentos de abuso de substâncias para homens e mulheres diferem?

Existem tipos de tratamento medicamentoso que são benéficos para indivíduos de ambos os sexos, e existem técnicas que beneficiam mais um ou outro. Por exemplo, as mulheres podem se beneficiar de sessões de terapia de grupo nas quais têm o apoio de colegas do mesmo sexo e membros da equipe.

As terapias holísticas também demonstraram ser mais eficazes em mulheres do que em homens. Além disso, um programa de reabilitação que também pode fornecer cuidados infantis é benéfico para mulheres com filhos, pois permite que elas se concentrem em melhorar sem ter que se preocupar em cuidar de seus filhos.

Existem também algumas diferenças na forma como as pessoas de cada sexo iniciam o tratamento. Quando os homens começam um programa de tratamento de drogas, geralmente isso tem a ver com a intervenção de seu empregador ou do sistema legal. Em outras palavras, os homens são mais frequentemente forçados a procurar tratamento, querendo ou não.

Frequentemente, são motivados pelo desejo de manter o emprego ou de evitar cumprir pena de prisão.

As mulheres tendem a procurar ajuda por conta própria quando se trata de tratamento de reabilitação de drogas. Eles podem entrar em contato com um assistente social ou outro profissional que possa colocá-los no programa de tratamento correto. Por isso, é importante considerar todo o contexto do paciente ao escolher uma clínica de recuperação masculina.

Programas de reabilitação separados permitem que cada grupo se concentre nas questões que os afetam, tornando o tratamento mais direcionado e relevante para suas necessidades específicas.

Quais são os benefícios de ter clínicas de reabilitação separadas por gênero?

A reabilitação voltada para um gênero específico pode ser benéfica para qualquer pessoa. Mesmo quando os mesmos tratamentos são usados para todos, eles podem ser mais eficazes para muitas pessoas quando estão separadas do sexo oposto.

Existem várias razões pelas quais os homens desenvolvem dependência de substâncias que diferem das mulheres. Em casa, no trabalho e nos ambientes escolar, homens e mulheres vivenciam diferentes fatores de estresse e problemas.

Algumas das razões pelas quais os homens recorrem ao vício em substâncias incluem:

  • Estresse relacionado ao trabalho ou à escola
  • Relações familiares ou românticas problemáticas
  • Controle de raiva
  • Pressão dos pares
  • Ansiedade social

Um dos principais benefícios dos programas de reabilitação separados por gênero é o atendimento especializado que homens e mulheres recebem individualmente. Quando o sexo oposto não faz parte do programa de reabilitação, as pessoas tendem a ficar mais relaxadas e sentem que podem concentrar toda a sua energia em obter tratamento para o vício.

Embora muitas pessoas não estejam interessadas em relacionamentos românticos durante a reabilitação, os homens não precisam se preocupar em se distrair com as mulheres nesses programas específicos de gênero, permitindo que eles se concentrem em seu próprio vício. Isso é benéfico porque os profissionais aconselham que iniciar um novo relacionamento deve ser evitado até que a pessoa esteja no processo de recuperação.

Outra razão para escolher um programa de reabilitação para homens são as diferenças de aprendizado entre homens e mulheres. Em uma clínica de recuperação mista, homens e mulheres recebem o mesmo tratamento e aprendem habilidades da mesma maneira. Muitas vezes, as habilidades que aprendem neste ambiente não duram e acabam tendo uma recaída.

Durante um programa de recuperação de dependência de homens em xxx, as habilidades e estratégias atenderão às maneiras únicas que os homens aprendem para que recebam um tratamento que permaneça com eles por toda a vida.

Outra maneira pela qual a reabilitação de gênero específico pode ser benéfica para os homens é permitir que eles compartilhem suas experiências com outros homens, independentemente de suas origens.

Tendo grupos de homens trabalhando juntos e compartilhando suas histórias, não haverá distrações em relação às questões de gênero. Os homens podem se relacionar com suas experiências não apenas como vítimas do abuso de substâncias, mas também como pais, maridos e filhos. Obter ajuda para superar o abuso de substâncias é um assunto muito pessoal. Cabe ao indivíduo que busca tratamento e à equipe de atendimento determinar qual caminho para a recuperação será mais eficaz.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. 

Atendimento 24 horas via whatsapp

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento em uma clínica de recuperação  adequada. Uma avaliação por telefone exige apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajuda você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local. 

Compare listings

Comparar