Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Clínica de tratamento contra as drogas: Como funciona?

Você sabe como funciona uma clínica de tratamento para drogas? Saiba onde encontrar tratamento para dependência química e alcoólica.

Você sabe como funciona uma clínica de tratamento contra as drogas?

Neste artigo, veja como elas funcionam e tirem suas dúvidas, a fim de que principalmente, você possa cuidar de amigos e parentes que possam estar com problemas relacionados à dependência química.

Até porque, hoje elas são as melhores e mais eficazes alternativas para quem procura um tratamento, podendo trazer grandes resultados.

O que é a dependência química?

A dependência química é uma condição crônica que envolve o uso compulsivo de drogas e/ou álcool.

As pessoas viciadas muitas vezes, continuam a beber ou usar drogas, apesar dos problemas sérios que o uso da substância pode causar em suas vidas.

No entanto, o vício nisso pode afetar negativamente todas as partes da vida do indivíduo, incluindo saúde física e mental, família e relacionamentos.

Assim, uma vez viciado, pode ser muito desafiador parar de usar uma substância por causa da maneira como as drogas afetam o cérebro.

Além disso, em alguns casos, também pode ser perigoso interromper ou diminuir repentinamente o uso de certas substâncias sem supervisão médica.

E, o tratamento da dependência nem sempre é fácil, mas ao abordar essas e outras questões, tem ajudado muitas pessoas a se recuperarem de transtornos por uso de substâncias.

Embora o vício seja uma condição crônica e complexa, é tratável. Estudos mostraram que o tratamento é mais eficaz quando é individualizado, o que significa que é adaptado para abordar aspectos emocionais, médicos, psicossociais, relacionados ao emprego, familiares e outros aspectos específicos de uma pessoa.

Se você ou um ente querido estiver considerando o tratamento para dependência de álcool ou drogas, é essencial entender como funciona a clínica de tratamento contra as drogas.

O que é tratamento de dependência de drogas e álcool?

O tratamento da dependência é uma série de intervenções projetadas para ajudar as pessoas a parar de usar drogas e melhorar o funcionamento em sua família, trabalho e vida na comunidade.

Os tipos de tratamento de dependência podem variar dependendo do tipo específico de substância(s) usada(s), necessidades individuais de saúde médica e mental, bem como outras questões sociais.

Atualmente, algumas pessoas procuram tratamento de dependência por conta própria quando sentem que não podem parar de usar substâncias, enquanto outras podem ser obrigadas a entrar em tratamento como resultado de questões legais;

No entanto, em qualquer dos casos, podem se obter resultados positivos no tratamento.

A compulsão de continuar usando drogas também pode estar ligada a gatilhos ambientais e psicológicos, onde uma pessoa viciada às vezes nem tem consciência.

Dessa forma, a boa notícia é que o tratamento da dependência usa métodos baseados em evidências para direcionar e mudar alguns desses gatilhos e padrões comportamentais profundamente enraizados.

Uma abordagem abrangente para o tratamento da dependência geralmente envolve uma combinação de vários componentes terapêuticos, incluindo:

  • Desintoxicação;
  • Medicamentos de tratamento;
  • Terapias;
  • Aconselhamento em grupo e individual.

Programas de tratamento de dependência

Os programas de tratamento de dependência geralmente combinam abordagens dependendo das necessidades específicas da pessoa.

É comum que o tratamento comece com desintoxicação supervisionada por médicos, para ajudar a pessoa a superar com segurança e conforto os sintomas de abstinência de certas substâncias.

Além disso, o tratamento pode incluir uma combinação de outros serviços, como terapias individuais e/ou em grupo, terapia familiar (Amor Exigente), avaliação de distúrbios de saúde mental concomitantes e acompanhamento de longo prazo.

As intervenções que funcionam para uma pessoa podem não funcionar para outra.

Por isso, o conceito de clínica de tratamento contra as drogas é tão importante, pois ajuda os dependentes químicos a gerenciar a sua dependência a longo prazo.

Reabilitações de pacientes internados

A reabilitação de pacientes internados, uma categoria que inclui configurações de tratamento residencial, é um tipo de tratamento de dependência em que uma pessoa permanece na instalação 24 horas por dia, 7 dias por semana, para receber serviços, geralmente com supervisão médica no local.

Reabilitações de pacientes internados podem variar dependendo das necessidades de uma pessoa ao iniciar o tratamento. Clínicos experientes avaliarão as necessidades de uma pessoa para ajudar a orientá-la em direção ao nível apropriado de atendimento.

Uma pessoa que toma substâncias com potencial para sintomas de abstinência mais graves, ou que luta com problemas emocionais, comportamentais ou cognitivos contínuos, pode ser recomendada para uma clínica de tratamento contra as drogas.

A escolha do nível adequado de cuidados deve ser feita com a orientação de um profissional médico que possa avaliar adequadamente as necessidades, riscos, pontos fortes e recursos de uma pessoa.

Eles podem considerar o tratamento em uma clínica de tratamento contra as drogas se:

  • O uso indevido de substâncias tem sido um problema de longa data;
  • Uma pessoa vive com pessoas que estão usando ativamente substâncias;
  • Pessoa tem condições médicas subjacentes;
  • Uma pessoa tem distúrbios de saúde mental concomitantes.

A duração da internação para reabilitação varia de acordo com a pessoa e o programa de tratamento.

É importante observar que tratamento mais longos estão associados a melhores resultados de tratamento e que muitas pessoas precisam de cuidados prolongados ou repetidos para parar completamente de usar substâncias.

A clínica de tratamento contra as drogas é especialmente importante no período de desintoxicação de drogas e álcool, pois permite que a equipe de tratamento estabilize uma pessoa em recuperação precoce, mantendo-a a mais confortável e segura possível enquanto seu corpo se livra de substâncias.

Como encontrar a melhor clínica de tratamento contra as drogas?

Sim, uma clínica de tratamentos para dependentes químicos é hoje uma das opções mais eficazes e indicadas para o tratamento de uma dependência.

No entanto, para que você consiga ter acesso aos verdadeiros resultados que esse tratamento oferece, um dos pontos cruciais é encontrar a melhor clínica.

E nessa parte, nós do Grupo Encontre Clínicas somos especialistas e podemos te ajudar, favorecendo a grandes resultados.

Juntos, encontraremos a clínica de recuperação mais apropriada para o tipo de dependência sofrida, como também, aquela mais próxima de você, na busca de que também seja possível acompanhar de perto todo o desenvolvimento do paciente.

Sabemos o quanto é importante tratar e ajudar quem amamos, e juntos vamos trazer de volta o bem-estar e qualidade de vida do paciente dependente.

Entre em contato conosco agora mesmo. Nossos contatos estão 24 horas por dia prontos para te atender e te ajudar nesse tratamento.

Compare listings

Comparar