Clinica de Recuperação

Remoção 24 horas

(11) 94159-5453

Atendimento 24 horas

(11) 96262-2008 - SP

Atendimento 24 horas

Comparar listagens

Clínica de tratamento para drogados: como funciona?

Clínica de tratamento para drogados: como funciona?

O tema clínica de tratamento para drogados não é fácil para quem possui familiares que sofrem com a dependência química.

Infelizmente ainda existe muito preconceito a respeito desses locais de tratamento de dependentes químicos, o que faz com que muitos deixem de ter o correto acompanhamento com profissionais qualificados.

Um dos principais problemas é que as pessoas não conhecem sequer como funciona uma clínica de tratamento para drogados, ainda tendo uma visão de que tratam-se de locais onde as pessoas são desumanizadas.

Entretanto, hoje em dia as clínicas de tratamento contam com todo um protocolo que proporciona uma recuperação eficaz, levando em consideração as necessidades de cada paciente.

Dito tudo isto e vendo-se a importância desse tipo de clínica, esse artigo tem o objetivo de falar do que há de mais importante a respeito desse tema.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar o texto até o final!

 

 

Saiba como funciona a clínica de tratamento para drogados

O que é uma clínica de tratamento para drogados?

Uma clínica de tratamento para drogados trata-se de uma instituição que tem como foco principal a reabilitação de dependentes químicos, seja qual for a substância na qual ele possui a dependência.

Através do tratamento se objetiva alcançar a recuperação total do paciente, de modo que ele possa voltar a ter uma vida pessoal e profissional de qualidade, por meio da ressocialização.

Uma pessoa que utiliza algum tipo de droga é alguém que possui uma doença crônica que necessita de todos os cuidados, não só quanto à sua saúde física quanto mental, por isso o tratamento recebido deve ser bem acompanhado.

De um modo geral, uma clínica de tratamento para drogados pode ser voltada para um público específico, o que é o mais comum, como aquelas para homens e as para mulheres, bem como idosos e adolescentes.

Contando com um público mais específico, a ressocialização torna-se mais fácil de ocorrer, ainda mais quando a clínica conta com uma equipe de profissionais que seja multidisciplinar, ou seja, com profissionais das mais diferentes áreas.

 

Como é o tratamento em uma clínica para drogados?

As clínicas de tratamento para drogados podem ter as mais diferentes abordagens, como é o caso da internação em tempo integral ou não.

No caso da internação integral, o paciente passa a ser interno do local, possuindo o acompanhamento da equipe da clínica durante todo o período em que estiver internado.

Esse é o tipo de internação mais indicado, pois permite que o dependente químico seja acompanhado de perto por uma equipe qualificada e que irá lhe auxiliar da melhor forma.

De um modo geral, para que um tratamento seja realmente eficaz em uma clínica de tratamento para drogados ele deve durar, pelo menos, de 90 dias até 180 dias.

Obviamente que o tempo dependerá do grau de dependência do paciente, bem como da evolução do seu quadro, que pode ser mais ou menos eficaz.

Entre as formas de tratamento dentro da clínica podem ser citadas o acompanhamento com psicólogo ou terapeuta em sessões individualizadas, tratamento em grupo, atividades recreativas, como exercícios, etc.

Além disso, ainda há o acompanhamento com um médico psiquiatra, que poderá indicar medicamentos que irão auxiliar a superar o vício e o período de abstinência, tornando mais fácil a desintoxicação.

Há a possibilidade também de o paciente passar apenas um período na clínica para tratamento, na parte da tarde, e depois voltar para a casa no período da noite.

Entretanto, esse é um tipo de tratamento permitido apenas quando o paciente já é capaz de estar sem contato nenhum com a substância química na qual possuía dependência.

A indicação, nesses casos, e que ele venha a ter o acompanhamento de grupos como os Alcoólicos Anônimos e os Narcóticos Anônimos, para que possa continuar o tratamento fora da clínica.

Sendo assim, cada caso dependerá da situação atual em que se encontra o dependente químico naquele momento.

 

Quais são as vantagens de uma clínica de tratamento para drogados?

Agora que você viu o que é uma clínica de tratamento para drogados e como ela funciona, é hora de entender as principais vantagens de um local como esse.

Entre essas vantagens, podem ser citadas:

 

  • Apoio de uma equipe preparada em tempo integral para auxiliar no tratamento
  • Técnicas adequadas de tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente
  • Utilização de medicamentos em caso de necessidade, como para auxiliar na desintoxicação ou abstinência
  • Auxílio de uma equipe de profissionais especializada

 

Viu como é importante contar com o auxílio de uma clínica de tratamento para drogados para que você possa ajudar aquele familiar que é dependente químico de forma eficaz.

 

Grupo Encontre Clínicas

Precisando de auxílio para o tratamento de um familiar ou para seu tratar a si próprio contra a dependência química?

Então saiba que nós, do Grupo Encontre Clínicas, oferecemos uma das melhores oportunidades de tratamento em clínicas voltadas para a reabilitação de dependentes químicos e alcoólatras.

Possuímos mais de 10 anos de experiência na área de recuperação humana, tendo já auxiliado milhares de pessoas a livrarem-se do vício por meio das nossas clínicas espalhadas por diversas cidades do país.

Veja nosso guia de Clinicas de Recuperação para alcoólatras mais perto de você.

Contamos com profissionais especializados nas mais diversas áreas necessárias para tratamento, como médicos, terapeutas e psicólogos, bem como uma equipe de colaboradores preparada para atender dependentes químicos.

Nosso objetivo é oferecer, aos nossos pacientes e às pessoas que se encontram sob nossa tutela uma qualidade diferenciada no equilíbrio psicológico, emocional, moral e social.

Conclusão

Como você viu, todas as pessoas que possuem dependência química necessitam de auxílio para livrar-se do vício, algumas com um auxílio mais especializado, em tempo integral, de uma clínica de recuperação.

Neste texto, mostramos a você como é que funciona uma clínica de tratamento para drogados, de modo a compreender tudo o que é proporcionado ao paciente dentro desse local.

Você ainda pôde ver também as principais vantagens de optar por um tratamento em uma boa clínica para essa finalidade.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Obtenha ajuda sobre dependência química ou alcoolismo aceitamos Plano de Saúde UNIMED.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento de reabilitação adequado. A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local. 

Fale com nossos especialista! Atendimento 24 horas.

Saiba o que podemos fazer pelo paciente e por você, ao escolher o tratamento pertinente para quem precisa de ajuda. 

Entre em contato para marcar uma pequena triagem de aproximadamente 5 a 10 minutos com a nossa equipe. Nós do Grupo Encontre Clinicas, trabalhamos com muito amor, dedicação e interesse real em ajudar nossos pacientes a serem tratados, para que após o tratamento,  eles possam ser uma pessoa restaurada e cheia de vontade de realizar seus sonhos e viver novamente.

img

Paulo Esidio Junior

Sou o Paulo Esidio diretor do Grupo Encontre Clínicas, e terapeuta especialista em dependência química a mais de 15 anos fazendo aconselhamento e encaminhamento para centros terapêuticos em todo o Brasil

    Posts relacionados

    Clínica de Recuperação no Rio de Janeiro

    Procurando clínica de recuperação para dependentes químicos no Rio de Janeiro As clínicas ou...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    O que é uma Clínica de Recuperação ?

    Você sabe o que é uma clínica de recuperação para dependentes químicos? Muitas pessoas...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Auxílio doença para dependentes químicos: Como Funciona?

    Benefício de auxílio doença para dependentes químicos em clínicas de recuperação? A...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Participe da discussão