Melhores Clinicas de Recuperação em São Paulo e em todo Brasil

Clínica de Reabilitação para dependentes químicos

Entenda como funciona uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.

Entenda como funciona uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.

Muitas pessoas que sofrem de vícios sentem-se envergonhadas ou sozinhas. Tragicamente, demoram a buscar ajuda porque acreditam nas influências sociais que dizem que o vício é sua culpa, que fizeram escolhas erradas e que merecem a vida que estão levando.

Existem aqueles que acreditam que as pessoas com vícios precisam piorar antes de melhorarem e que precisam atingir o “fundo do poço” antes de serem ajudadas. Mas “fundo do poço” pode significar coisas terríveis. Isso pode significar dano cerebral permanente, ruína pessoal ou financeira, a devastação da vida familiar e, em alguns casos, a morte.

Uma clínica de reabilitação para dependentes químico fornecem o tratamento correto para pacientes dispostos mudar de vida, que sofrem de toxicodependência.

A toxicodependência é caracterizada pela compulsão de consumir constantemente uma ou mais substâncias químicas que não são alimentos nem essenciais para a vida. Os sintomas típicos da doença da dependência variam de sintomas de abstinência mental e física à perda de controle e consequências negativas em todas as áreas da vida.

Por existir inúmeros sintomas durante o tratamento de dependência química, é sempre indicado aos pacientes recorrerem a ajuda profissional em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.

Em particular, a toxicodependência ocorre pelo uso de substâncias psicoativas ou drogas em doses muito altas, fora da indicação médica, sem receita médica e são adquiridas ilegalmente no mercado negro, ou no caso do álcool, legalmente em qualquer ponto de venda. A gama de efeitos das drogas é muito específica, dependendo do tipo e concentração das substâncias.

Alguns drogados preferem drogas com efeito calmante, outros preferem substâncias estimulantes e outros ainda usam drogas diferentes dependendo da situação. As drogas são consumidas de diferentes maneiras. Elas podem ser engolidas ou injetadas na forma de comprimido (uso intravenoso). Outras drogas, como a cocaína, são preferíveis para serem inaladas –  “cheiradas”. Outra forma comum de consumo é fumar drogas (por exemplo, cannabis, heroína).

As principais drogas ilegais utilizadas são cannabis, heroína, cocaína, ecstasy, anfetaminas e LSD . As drogas frequentemente tomadas no contexto da dependência química são benzodiazepínicos e barbitúricos e / ou analgésicos do tipo opioide, mas também estimulantes (por exemplo, medicamentos contendo efedrina). Os padrões de consumo estão sujeitos a mudanças constantes. Ao escolher uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, é preciso levar em consideração o histórico de tratamento dessa substância em particular.

A crescente importância da cannabis, tanto como droga de passagem quanto como principal droga no desenvolvimento de uma síndrome de dependência grave, deve ser cuidadosamente monitorada e levada em consideração nas opções de tratamento.

O vício em drogas isolado em uma única droga, como o puro vício em heroína, está se tornando mais raro. Mais frequentemente, as drogas são usadas no contexto do consumo combinado (politoxicomania), em que drogas diferentes e drogas adicionais e / ou álcool são intercambiáveis.

A reabilitação médica de toxicodependentes tem sido realizada com sucesso nas clínicas de reabilitação para dependentes químicos há muitos anos. O pré-requisito é a retirada física como parte de uma fase de desintoxicação. Os objetivos da fase de desmame são restaurar a saúde física, aprender estratégias alternativas de ação ao uso de drogas, prevenir recaídas e encontrar novas soluções para a situação social e profissional.

Como selecionar uma clínica de reabilitação para dependentes químicos
Como escolher uma clínica de reabilitação para dependentes químicos

Como selecionar uma clínica de reabilitação para dependentes químicos

Ao escolher uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, pode ser desejável analisar o seu entorno. Um entorno agradável das clínicas também pode contribuir o bem-estar à sua maneira. Como boa prática, cada clínica deve possuir sua própria área verde e / ou fazer divisa com uma área agradável. Muitas clínicas estão localizadas em belas regiões de mata nativa.

Cuidados nas clinicas de recuperação

O grupo profissional de enfermeiras também é um componente central no cuidado e na assistência aos nossos pacientes de dependência química. Com o seu empenho, os enfermeiros e outros diversos profissionais têm uma grande participação no sucesso da reabilitação nas clínicas.

O cuidado e a orientação dos pacientes visam promover a sua independência, tendo em consideração os seus recursos individuais e as circunstâncias do seu meio. As mais recentes descobertas científicas são utilizadas, entre outras coisas, nos temas de promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidados de enfermagem para pessoas de todas as idades no seu trabalho diário, durante os tratamentos de dependência química.

A fim de reconhecer o melhor atendimento possível dentro de uma clínica de recuperação para dependentes químicos, é importante realizar uma entrevista com diversos profissionais de saúde.

Como resultado, essas recomendações devem fluir para o trabalho diário após revisão por outros grupos de especialistas em todas as clínicas de dependentes químicos.

O conselho de assistência de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos deve se reunir em intervalos regulares para discutir os resultados e novas estratégias para as práticas, em estreita cooperação com outros grupos de especialistas.

Durante a permanência na clínica, a pessoa é ajudada a se fortalecer por meio da análise das dinâmicas emocionais e relacionais que marcam o funcionamento da pessoa.

Devem ser realizadas atividades terapêuticas e educacionais com o objetivo de aumentar a autoconsciência e modificar atitudes problemáticas.

A desintoxicação profissional é normalmente um programa oferecido em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos onde o paciente vive enquanto fica limpo sob supervisão licenciada e experiente.

No entanto, para pessoas com necessidades de desintoxicação relativamente menos graves e problemas de uso de substâncias, um programa de reabilitação ambulatorial estruturado pode funcionar muito bem para permitir que a pessoa fique limpa enquanto ainda vive em casa e cumpre seus horários habituais, se ligeiramente modificados.

As necessidades de tratamento de cada pessoa são únicas e dependerão de vários fatores diferentes, incluindo a presença de abuso de polissubstâncias, problemas de saúde mental e quaisquer tentativas anteriores de desintoxicação e reabilitação. Consultar um profissional de tratamento será um primeiro passo importante na seleção do tipo certo de centro de reabilitação.

 Independentemente do ambiente em que ocorre a desintoxicação, é importante garantir que a instalação que você considera emprega tratamentos baseados em evidências, bem como opções de desintoxicação médica.

A maioria das clínicas de reabilitação para dependentes químicos utilizam métodos próprios para o correto tratamento dos pacientes. De uma forma padrão, todas as etapas podem ser classificadas em três fases:

Primeira Fase – Superação da Abstinência

Por meio de atendimento 24 horas, por pessoal qualificado, e da ingestão de vitaminas e sedativos naturais (à base de cálcio e magnésio), a pessoa é capaz de superar todos os sintomas, físicos e psicológico, retirada de drogas.

Segunda Fase – Desintoxicação Física

Graças a um procedimento exato de atividade física, reintegração de vitaminas e sudorese em saunas específicas, a pessoa elimina todos os resíduos de drogas e outras substâncias tóxicas do corpo, experimentando assim uma incrível recuperação psicofísica.

Terceira Fase – Solução das Causas do Vício

Após a limpeza do organismo, a pessoa é ajudada a identificar e resolver todos os motivos de seu vício. Finalmente, por meio de cursos sobre ética e responsabilidade, ele redescobre seus valores morais e aprende as ferramentas necessárias para levar uma vida livre de drogas.

Além dos tratamentos que visam a recuperação da saúde e a eliminação da dependência química, uma clínica de reabilitação para dependentes químicos também pode oferecer aos seus pacientes:

·    Nutrição adequada: reposição do seu corpo, que pode ter sido negligenciada durante o período de dependência

·    Atividade física: recuperar a força e melhorar o funcionamento de seu coração, pulmões e outros órgãos

·    Terapia individual e em grupo: um ambiente seguro no qual você pode mergulhar em questões que são obstáculos em sua vida

·    Atividades comunitárias: uma oportunidade para desenvolver habilidades de trabalho em equipe e auto-estima, enquanto adquire habilidades para lidar com o estresse de uma forma positiva e não destrutiva

Curar as doenças subjacentes é uma das partes mais importante para se livrar da dependência química, porque as condições subjacentes são geralmente os motivos do abuso de drogas e álcool. Depois que suas condições subjacentes estiverem curadas, é muito mais fácil permanecer sóbrio. Esta é a chave para a sobriedade a longo prazo e seu bem-estar geral.

Após a reabilitação: como funciona o pós-tratamento?

A reabilitação precisa de cuidados de acompanhamento – especialmente se for uma doença crônica. Portanto, é aconselhável tomar medidas de acompanhamento após a reabilitação, pois em alguns casos a permanência na reabilitação não é suficiente para garantir uma recuperação holística.

Os cuidados de acompanhamento servem principalmente para garantir os objetivos do tratamento já alcançados e para apoiar a reintegração social e profissional, alcançados dentro de um a clínica de reabilitação para dependentes químicos.

Uma possível integração dos exercícios na vida cotidiana em casa auxilia os cuidados pós-reabilitação. É claro que nem todos os exercícios de reabilitação podem ser feitos independentemente em casa, mas geralmente algumas partes são possíveis e necessárias de serem feitas em um ambiente externo a clínica de reabilitação para dependentes químicos.

Medidas de pós-tratamento de reabilitação

Os cuidados de acompanhamento são essenciais não apenas para doenças físicas (como distúrbios ortopédicos), mas também para problemas psicossomáticos ou distúrbios de dependência. Dependendo da indicação, as medidas variam da fisioterapia ao treinamento funcional e esportes de reabilitação até aulas psicoterápicas individuais ou em grupo.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. 

Atendimento 24 horas via whatsapp

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento em uma clínica de recuperação  adequada. Uma avaliação por telefone exige apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajuda você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local. 

Participe da discussão

Compare listings

Comparar