Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Clínica de recuperação para adolescentes em São Paulo

Procurar uma clínica de recuperação para adolescentes em São Paulo pode ser o que você precisa para cuidar do seu adolescente. Saiba mais!

A internação para adolescentes pode ser uma ótima opção para preservar sua integridade de problemas de saúde mental graves.

Essa é uma medida bastante indicada quando o indivíduo está dominado pelo vício em drogas, perdendo a capacidade de conviver com sua família e na sociedade em geral.

No entanto, querendo ou não, ainda é algo pouco divulgado, onde poucas pessoas sabem como funciona esse tipo de tratamento, para esse público em específico.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como funciona a clínica de recuperação para adolescentes em São Paulo.

A internação de adolescentes é a melhor solução?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um a cada seis adolescentes entre 10 e 19 anos possui algum tipo de transtorno mental.

Entretanto, além de problemas psiquiátricos que podem afetar os adolescentes, há o problema do consumo de drogas. Ao usar drogas, principalmente na juventude, pode desestabilizar a juventude e gerar grandes desavenças.

Em vista disso, nem sempre a família está apta para ajudar o adolescente nesta situação.

Por estar nesse complexo problema de drogas, é muito difícil que os indivíduos se libertem sozinhos das drogas.

O crescimento do mercado de substâncias, que popularizou novos entorpecentes, só agrava essa situação.

Com a internação de adolescentes, é possível fazer um tratamento mais adequado, dando mais resultados positivos, pois é um lugar longe da disseminação e oferta de substâncias ilícitas.

Devemos lembrar, no entanto, que a internação envolve toda a família do adolescente, pois a partir do tratamento, a família já pode ver resultados. Ao internar o filho, a família também pode relaxar mentalmente e fisicamente do desgaste dos períodos anteriores a essa decisão.

Por fim, essa alternativa dá a chance da família e do internado seguir em frente com suas vidas e abrindo novas oportunidades.

Quando a internação do adolescente é necessária?

Além da complicada dependência química, há também outras situações que podem ser necessárias para internar o adolescente.

Abuso do álcool

Os pais devem buscar um profissional imediatamente caso vejam que o adolescente perdeu o controle do uso da bebida, começando a se embriagar com frequência ou chegar em casa alcoolizado.

A ingestão excessiva de bebida alcoólica compromete vários órgãos, como coração, fígado e cérebro. Para os adolescentes, isso se torna ainda mais prejudicial, pois seu corpo está em fase de desenvolvimento.

Automutilação

O hábito de autopunição acontece muito em casos em que os jovens são dominados pela frustração e angústia. Em tais circunstâncias, especialmente em casos mais graves, a internação pode ser necessária.

Em vista disso, pais ou responsáveis devem priorizar ações de prevenção para assegurar a estabilidade mental de seus filhos.

Por fim, o estilo de vida moderno, com vidas bastante corridas, focada em coisas como trabalho, podem trazer sérios problemas para o relacionamento familiar.

Casos de depressão

O Brasil é um dos países com maior índice de depressão da América latina, com 5,8% da população sofrendo com a doença.

Assim, de acordo com a OMS, a depressão é a maior causa de morte de jovens entre jovens de 15 a 29 anos. Ainda que a depressão afete todas as pessoas, classes e gêneros, o consumo de drogas é um dos fatores que mais influenciam a depressão em jovens.

Ideação suicida

Quando uma pessoa está disposta a se suicidar, a família e amigos devem ficar em constante vigilância para garantir a segurança dessa pessoa. Por isso, a internação em uma clínica de reabilitação pode vir a ser necessária caso a família não consiga cuidar da pessoa.

Desse modo, o uso de drogas e álcool só piora a situação. Portanto, não hesite em procurar uma clínica de recuperação para adolescentes em São Paulo.

Quais os benefícios da internação para superar a dependência química?

O jovem pode ter uma fase conturbada na vida emocional e social do sujeito. As mudanças físicas e emocionais surgem com novas responsabilidades, como o primeiro emprego e ida para faculdade.

Assim, uma de suas principais preocupações é a relação dos pais com os filhos, que se envolvem com drogas ilícitas nesse período tão delicado da vida.

Por fim, por várias razões, os jovens se rendem ao vício. Se o quadro piorar, pode ser necessária uma internação.

Reduzir os riscos de evolução para quadros mais graves

Prevenir doenças psiquiátricas podem surgir em decorrência do abuso de entorpecentes. Se o estado mental se tornar crítico, uma pessoa pode desenvolver surtos psicóticos, alucinações, esquizofrenia e comportamento suicida.

Dessa forma, fazer a internação do adolescente pode ser um mecanismo de proteção à saúde integral, proporcionando mais oportunidades de reverter a gravidade de tais quadros.

Diversos usuários de drogas perdem sua capacidade crítica, prejudicando a função cognitiva e comprometendo o julgamento de valores.

Assim, há necessidade de abordagem profissional integrada e multidisciplinar, oferecendo instituições especializadas nessa área.

Por fim, algo reforça a necessidade de procurar uma clínica de recuperação para adolescentes em São Paulo.

Evitar o contato com usuários ou locais de uso de droga

Para o jovem seguir firme em seu propósito de abandonar as drogas, recuperando a saúde e se mantendo limpo, é necessário para evitar problemas e recuperar sua saúde e potencial.

Dessa forma, se utilizar da internação do indivíduo pode ser necessário, pois isso o afasta do consumo de drogas ilícitas.

Onde encontrar a melhor clínica de recuperação para adolescentes em São Paulo

Agora que você consegue entender a necessidade e também a importância de uma clínica de recuperação para adolescentes em São Paulo, o próximo passo é escolher a melhor opção.

Até porque, você só vai conseguir garantir um tratamento de qualidade, se a clínica de recuperação tiver todo apoio e suporte para isso.

E, nesse processo, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação podemos te ajudar, onde possuímos as melhores opções de reabilitação no estado de São Paulo.

Aqui, nós vamos conseguir garantir para você e o paciente, todo apoio necessário, com um grupo de profissionais próprios, prontos para te ajudar a ter bons e rápidos resultados.

Entre em contato conosco hoje mesmo e garanta o seu tratamento adequado.

 

5/5 - (1 vote)

Compare listings

Comparar