(44) 991557195 - PR

WhatsApp 24 horas

(35) 99869-4147 - MG

WhatsApp 24 horas

(11) 96262-2008 - SP

Atendimento 24 horas

Comparar listagens

Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos

Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos

A maior parte das pessoas não faz a mínima ideia de como se dá o funcionamento de uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

Essa falta de conhecimento a respeito do assunto é preocupante, ainda levando-se em consideração que muitas famílias possuem dependentes em casa e deixam de leva-los a uma ótima forma de tratamento para o vício.

Por conta disso, o objetivo desse artigo é, justamente, focar em mostrar como funcionam esses centros, de modo a disseminar o maior número de informações a respeito do tema.

Se você deseja conhecer mais sobre esses locais, então não deixe de acompanhar esse texto até o final, pois iremos falar de tudo o que há de mais importante sobre ele.

Sendo assim, tenha uma boa leitura!

 

Clínica de recuperação para dependentes químicos: Saiba como funcionam!

Formas de tratamento da dependência química

Primeiramente, é preciso fazer um panorama geral sobre as formas de tratamento da dependência química.

Como cada vez mais novas substâncias químicas vão surgindo, necessita-se fazer a atualização dos tratamentos para elas, e apenas os centros de recuperação são capazes de acompanhar essa inovação.

Apenas nesses locais, o dependente químico poderá receber o tratamento adequado para conseguir superar o vício e voltar a ter uma vida normal.

Nem sempre é fácil tomar a atitude de começar a tratar-se, então muitas vezes é preciso apoio familiar e até mesmo a intervenção dela por meio da internação involuntária.

Em Clínica de recuperação de dependentes químicos, como você verá mais adiante, os pacientes recebem os mais diversos tratamentos combinados, ou seja, isso significa que é um tratamento multimodal.

Isso porque o acompanhamento médico e, muitas vezes, o uso de medicamentos, até para amenizar os efeitos da abstinência, são necessários, assim como terapia personalizada e grupos de apoio.

 

Tipos de internação em Clínica de recuperação para dependentes químicos

A internação em um centro de recuperação para dependentes químicos pode funcionar de três formas principais: voluntária, involuntária e compulsória.

No caso da internação voluntária, ela se dá quando a busca pelo tratamento parte do próprio dependente, o que significa que ele, consciente do problema (vício) que possui, resolveu procurar auxílio.

A internação voluntária, aliás, é a única em que há a possibilidade de que o paciente venha a sair, por vontade própria, desistindo do tratamento.

Já a internação involuntária ocorre quando o dependente não reconhece o vício que possui e é internado, sem o seu consentimento, por pedido da família, visando seu próprio bem-estar.

Para a internação compulsória, ela também é realizada contra a vontade do paciente, mas nesse caso por determinação judicial, visto que o dependente gera riscos à própria vida e a de terceiros.

 

 

Como funciona a internação dentro de uma clínica de recuperação?

A internação em uma clinica de recuperação para dependentes químicos, independentemente do tipo de entrada do paciente (voluntária, involuntária ou compulsória), dura entre 150 e 180 dias (5 a 6 meses).

Esse é o tempo considerado como ideal, pelo corpo profissional, para que o paciente consiga recuperar-se do vício para voltar a reintegrar-se em uma vida normal.

O tempo de internação do dependente no centro é dividido em duas fases principais, que podem dividir-se em outras etapas menores.

 

Primeira fase da internação em uma clínica de recuperação

A primeira fase da internação de um dependente em um centro de recuperação costuma girar em torno de 60 dias ou 2 meses, sendo dividida em etapas menores (duas de 30 dias).

No caso da primeira etapa, o dependente químico é acolhido e passa por todas as avaliações necessárias (entrevistas, conversas e exames), bem como serão decididos os tipos de terapia que serão aplicadas no mesmo.

Em um segundo momento, nos 30 dias posteriores, o paciente já entra, de vez, na rotina de recuperação na clínica ou centro para dependentes químicos.

É nesse período em que podem haver crises de abstinência e até mesmo risco de recaídas, sendo também quando começar as visitas dos familiares.

 

Segunda fase da internação em uma Clínica de recuperação

A segunda fase da internação em um centro de recuperação para dependentes químicos, pode ter de 60 até 120 dias, sendo o momento em que o paciente vai começar a aceitar o tratamento contra o vício.

Também é durante essa fase em que ocorrerá o momento em que ele irá vencer a dependência e irá superar a abstinência da substância química.

Por conta disso, essa segunda fase é de extrema importância e não pode ser negligenciada, pois fará toda a diferença sobre se o tratamento será, de fato, bem sucedido ao seu final.

 

Tratamentos no período de internação

No período de internação, o dependente químico passará por diversos tipos de tratamentos no centro de recuperação, como é o caso do apoio psicológico ou terapêutico personalizado com um profissional.

Além disso, podem ser inclusas também, e devem, as atividades físicas, importantes para a liberação, por exemplo, de serotonina e endorfina.

O acolhimento familiar, os grupos de apoio e até mesmo o uso de alguns medicamentos também devem fazer parte do tratamento que o paciente receberá na clínica.

 

 

Grupo Encontre Clínicas

Para quem busca por uma clínica de recuperação de dependentes químicos de referência, nós do Grupo Encontre Clinicas possuímos mais de 10 anos de experiência em tratamentos nessa área.

Temos clínicas nas mais diversas cidades do país e, portanto, você pode contar conosco para ter o melhor e mais eficaz tratamento no Brasil!

Conheça melhor nosso trabalho em: https://encontreclinicas.com.br/.

 

Conclusão

Como você viu, a recuperação de um dependente químico é importantíssima para que ele possa voltar a ter uma vida plena e normal, sem sofrer com as consequências sérias do vício.

Neste texto, mostramos como é o funcionamento de um centro voltado para a recuperação desses pacientes, algo que a maior parte das pessoas ainda não conhece.

A partir da disseminação dessas informações, é possível que mais pessoas passem a buscar esse essencial tipo de tratamento para seus familiares, garantindo uma maior chance de sucesso.

Gostou do artigo de hoje sobre como funcionam os centros de recuperação para dependentes químicos?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Obtenha ajuda sobre dependência agora.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento de reabilitação adequado. A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local. 

Fale com nossos especialista! Atendimento 24 horas.

 

img

Paulo Esidio Junior

Sou o Paulo Esidio diretor do Grupo Encontre Clínicas, e terapeuta especialista em dependência química a mais de 15 anos fazendo aconselhamento e encaminhamento para centros terapêuticos em todo o Brasil

    Posts relacionados

    Como funciona um centro de reabilitação?

    Uma dúvida que surge tanto para quem sofre com a dependência química, como também para quem tem...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Clínica de recuperação é confiável: como saber ?

    Uma dúvida muito comum de quem possui na família um dependente químico é sobre como é...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Como funciona o tratamento para viciado em drogas?

    Uma das maiores dúvidas de quem possui um dependente químico em casa é sobre como funciona o...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    Participe da discussão