Melhores Clinicas de Recuperação em São Paulo e em todo Brasil

Clínicas de reabilitação mitos e verdades

Mitos e verdades sobre as clínicas de reabilitação para dependentes químicos. 

Mitos e verdades sobre as clínicas de reabilitação para dependentes químicos.  

As clínicas de reabilitação são extremamente importantes para quem precisa recuperar-se de uma dependência química, seja ela de drogas ilícitas ou de álcool.

Entretanto, há diversos mitos que foram criados, ao longo dos anos, a respeito dessas instituições, o que acaba por afastar muitos dependentes de um tratamento correto e eficaz.

Pensando em reverter essa situação, o objetivo desse artigo é justamente desmistificar alguns fatos que já foram divulgados a respeito dessas clínicas e que entraram no imaginário popular.

Muitas dessas informações errôneas, inclusive, surgiram por conta dos antigos centros médicos que tratavam os dependentes e que eram totalmente diferentes das clínicas atuais.

Sendo assim, se você deseja deixar de crer em mitos a respeito das clínicas de reabilitação, esse artigo irá lhe auxiliar bastante a entender tudo sobre o assunto.

Portanto, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Obtenha ajuda  agora !!! (11) 96262-2008

Fale com nossos especialista! Atendimento 24 horas.

 

 

Clínicas de reabilitação: Conheça os principais mitos

Uma clínica de reabilitação que recupera até 90% dos dependentes químicos

Esse é um mito que é muito disseminado por aí por parte de diversas clínicas que tentam destacar-se no mercado, colocando-se à frente da concorrência, e que com isso acabam mentindo aos dependentes e aos familiares.

Infelizmente não existem clínicas que tenham resultados tão altos na recuperação de dependentes, fato esse comprovado por especialistas que atuam há mais de uma década no ramo.

Obviamente que as clínicas conseguem sim reabilitar muitas pessoas com vício em substâncias químicas, afastando-as delas e proporcionando uma reabilitação a uma vida normal.

Entretanto, esse índice não costuma ser tão alto e ter quase 100% de efetividade como algumas clínicas querem passar por aí.

Isso leva em conta até o fato de que a maior parte das clínicas recebe muitos pacientes ao longo de um ano e sequer possuem esses números nas mãos com tanta exatidão.

Sendo assim, sempre desconfie de locais que divulgam números muito altos para tentar mostrar efetividade no serviço que oferecem, pois é muito provável que os mesmos estejam sendo mascarados.

 

 

Apenas aqueles pacientes com longo tempo de internação recuperam-se

Um outro mito sobre as clínicas de reabilitação que é bastante comum diz respeito a ideia de que apenas pacientes que passam por um longo tempo de internação possuem mais chances de se recuperar.

Logicamente que o tempo estimado para um tratamento de sucesso é entre 90 e 180 dias, mas isso não significa que alguém que passa 90 dias tem menos chances de reabilitar-do que alguém que é internado por 210 dias.

A questão do tempo diz mais respeito a como está sendo a evolução do paciente no tratamento do que com um padrão de eficácia para reabilitação.

Há pessoas que estão em um estágio menos grave e são capazes de recuperar-se para voltar a ressocialização após 90 dias de internação e tratamento.

Já outras que estão em um estado mais avançado necessitam passar um longo tempo, até porque muitas vezes possuem dificuldades em conseguir seguir o tratamento da forma certa.

É por isso que não se deve levar em consideração a questão de tempo como algo que ande conjuntamente com a eficácia dos resultados, pois nem sempre eles possuem alguma relação.

 

 

Após a internação o paciente sai curado

A grande verdade a respeito da dependência química é que é preciso um cuidado com uma manutenção diária e constante por parte do dependente químico e da sua família.

Muitas clínicas prometem a cura total do paciente após a internação, o que não costuma ocorrer, até porque esse é um processo que nunca acaba.

Entretanto, ao fazer com que o dependente e os familiares acreditem nisso, eles acabam por relaxar após a saída da clínica de reabilitação.

A falta dessa manutenção no tratamento faz com que o indivíduo acabe descuidando-se e tendo recaídas, necessitando voltar novamente para uma internação e tornando mais difícil um segundo período de recuperação.

Então você jamais deve acreditar em uma clínica que oferece esse tipo de promessa, pois é irreal e acaba prejudicando os envolvidos.

 

 

As clínicas de reabilitação são desumanas

Com toda a certeza, um dos maiores mitos a respeito das clínicas de reabilitação é aquele que indica que a mesma é desumana, algo que vem sendo repetido há muitos anos.

O principal motivo desse mito é porque antigamente os dependentes químicos eram tratados em hospitais psiquiátricos, realmente tendo um tratamento não condizem com as práticas atuais.

Até mesmo choques elétricos eram realizados no intuito de “curar” o dependente do vício que possuía, o que caracterizava, de verdade, um tratamento bastante desumano.

Nos dias atuais, entretanto, esse tipo de hospital já não é mais aceito pelas leis e pelas associações de direitos humanos, bem como as clínicas de reabilitação são totalmente diferentes.

As clínicas visam proporcionar um ambiente seguro, tranquilo e confortável aos pacientes para que eles possam ter um maior êxito nos tratamentos, que são indicados de acordo com a necessidade de cada um.

 

 

Grupo Encontre Clínicas 

Precisando de auxílio para o tratamento de um familiar ou para seu tratar a si próprio contra a dependência química?

Então saiba que nós, do Grupo Encontre Clínicas, oferecemos uma das melhores oportunidades de tratamento em clínicas voltadas para a reabilitação de dependentes químicos e alcoólatras.

Possuímos mais de 10 anos de experiência na área de recuperação humana, tendo já auxiliado milhares de pessoas a livrarem-se do vício por meio das nossas clínicas espalhadas por diversas cidades do país.

Contamos com profissionais especializados nas mais diversas áreas necessárias para tratamento, como médicos, terapeutas e psicólogos, bem como uma equipe de colaboradores preparada para atender dependentes químicos.

Nosso objetivo é oferecer, aos nossos pacientes e às pessoas que se encontram sob nossa tutela uma qualidade diferenciada no equilíbrio psicológico, emocional, moral e social.

 

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Obtenha ajuda  agora !!! (11) 96262-2008

Fale com nossos especialista! Atendimento 24 horas.

 

Conclusão

Como você viu, ainda existem muitos mitos a respeito das clínicas de reabilitação, que acabam por afastar muitos pacientes.

Neste texto, o nosso objetivo foi desmitificar alguns dos que são mais comuns e assim mostrar a você a verdade sobre esses locais.

Gostou do artigo de hoje sobre mitos a respeito das clínicas de reabilitação?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compare listings

Comparar