Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Clínicas de reabilitação mitos e verdades

Conheça as clínicas de reabilitação mitos e verdades. As clínicas são muito importantes para quem precisa se recuperar! Saiba mais.

Neste artigo, você vai conhecer as clínicas de reabilitação mitos e verdades.

Até porque, hoje, as clínicas são extremamente importantes para quem precisa se recuperar de uma dependência química, que ajuda pessoas viciadas em drogas ilícitas ou de álcool.

Contudo, vários mitos acabam afastando os dependentes de um tratamento eficaz.  Elas são informações errôneas que acabam afastando diferentes pessoas do tratamento.

Por isso, esse artigo é tão importante, para acabar com tais mitos e preconceitos relacionados a clínicas de reabilitação.

A reabilitação vai curar meu vício

Um equívoco infeliz sobre a reabilitação é que, quando você concluir o programa, estará “curado” de seu vício.

A verdade é que o vício é uma condição crônica e recorrente com muitos fatores influenciadores.

De acordo com a American Society of Addiction Medicine, metade de sua probabilidade de desenvolver um vício é baseada na genética.

No entanto, vários outros fatores também desempenham um papel significativo e incluem:

  • A falta de relacionamentos saudáveis ​​e de apoio;
  • História de traumas;
  • Conviver com outra doença mental;
  • Crescer em um ambiente onde o abuso de substâncias estava presente;
  • Alterações em seu cérebro (como aquelas envolvidas nos sentimentos de recompensa e motivação) causadas pelo uso de drogas.

Como o vício pode ser afetado por tantos outros aspectos de sua vida, a reabilitação por si só não pode fazer com que desapareça.

Dessa forma, o vício tem que ser administrado todos os dias para você ficar sóbrio.

O que a reabilitação faz é fornecer a você a oportunidade de adquirir as habilidades necessárias para lidar proativamente com desejos e gatilhos.

Ou seja, de toda forma, a sua boa vontade de se curar do vício e o seu desejo por se tornar melhor, precisa necessariamente ser algo presente.

Assim, o tratamento pode envolver alguns ou todos os seguintes componentes para ajudar a estabelecer as bases para você permanecer sóbrio a longo prazo:

Desintoxicação

Esse processo permite que seu corpo se estabilize com segurança enquanto se livra da influência de todas as drogas de abuso.

Dessa forma, dependendo do tipo de programa de desintoxicação que você escolher e da(s) substância(s) específica(s) envolvida(s), você pode receber medicamentos prescritos para ajudar a facilitar o processo.

Aconselhamento

Isso o ajudará a aprender a repensar seu uso de drogas (por exemplo, isso realmente o ajuda a se sentir melhor ou realmente piora sua situação?) e a aprender habilidades de enfrentamento saudáveis.

Medicamento

Certos medicamentos (como metadona para dependência de opióides ou Campral para dependência de álcool) podem ser prescritos para uso junto com a terapia para aliviar os desejos e ajudá-lo a manter sua sobriedade.

Nesse sentido, você também pode receber medicamentos apropriados para tratar quaisquer condições de saúde física ou doenças mentais não diagnosticadas anteriormente que possam estar complicando sua recuperação.

Um plano de cuidados posteriores/prevenção de recaídas. Isso pode incluir terapia ambulatorial, colocação em alojamentos de recuperação ou conexão com grupos de recuperação em sua área.

Por fim, não se deixe enganar por clínicas de reabilitação mitos e verdades.

Não faz sentido ir para a reabilitação uma segunda (ou terceira, quarta, quinta…) vez

Você pode ter tentado reabilitação antes e pensar que ir de novo não fará diferença. Mas, na realidade, isso significa que você tem uma vantagem inicial na recuperação.

Dessa forma, você está familiarizado com o funcionamento e pode ter aprendido um pouco do que precisa para se manter sóbrio.

Portanto, pode olhar para outra viagem para a reabilitação como fazer um teste com suas anotações na mão: é provável que você seja apresentado a novos desafios, mas terá o benefício da experiência e dos aprendizados anteriores que podem lhe dar uma vantagem e fazer abstinência a longo prazo mais provável desta vez.

Além disso, você também deve saber que experimentar uma recaída não significa que você falhou na recuperação.

Lembre-se, o vício é uma condição crônica e recorrente. É normal e é comum que as pessoas que lutam para se recuperar de um transtorno por uso de substâncias tenham uma ou mais recaídas ao longo do caminho.

Se você comparar as taxas de recaída de dependência de drogas com as taxas de recaída de outras doenças crônicas, verá semelhanças.

Vale citar que entre as pessoas com diabetes tipo 1, 30-50% recaem, enquanto as taxas de recaída entre as pessoas com asma são tão altas quanto 50-70%. As taxas de recaída do vício giram em torno de 40-50%.

Se você recaiu, tente mudar sua perspectiva de culpar a si mesmo ou assumir que o tratamento nunca funcionará para se concentrar no que você pode aprender com ele.

Às vezes, isso envolve dar uma olhada objetiva em sua abordagem de tratamento anterior e fazer alterações.

Talvez seja necessário um curso mais longo de tratamento, sendo necessário a volta a clínicas de reabilitação.

Infelizmente, esse também é um dos fatores presentes nas clínicas de reabilitação mitos e verdades.

Eu tenho que ser religioso para ir para a reabilitação.

Quando você pensa em reabilitação, provavelmente pensa em programas de 12 passos que envolvem a submissão a um poder superior.

Mas, nos últimos anos, os programas de tratamento de dependência não baseados na fé ganharam popularidade.

Um desses programas, por exemplo, é a psicoterapia em grupo e individual e TCC terapia cognitiva comportamental.

Hoje essa vem sendo um dos tipos de terapia de maior destaque, e que pode ajudar bastante na sua reabilitação.

Dessa forma, você não precisa ser religioso para ir para a reabilitação, só precisa estar pronto para pedir ajuda e esquecer esse mito sobre clínicas de reabilitação.

Independente da sua crença, o que vale é a boa vontade de ter de volta uma boa qualidade de vida.

Preciso chegar ao fundo do poço antes de ir para a reabilitação

Você já sabe que há um problema com a maneira como você está vivendo sua vida. Por que esperar até que as coisas piorem?

Dessa forma, se você está lidando com qualquer tipo de dependência de drogas ou álcool, a hora de buscar ajuda é agora.

Então, você não precisa esperar até que esteja no fim da corda para alcançar.

Na verdade, quanto mais cedo você iniciar o tratamento, mais cedo poderá começar a progredir em direção à recuperação.

Assim, aproveite a assistência que está prontamente disponível na reabilitação para que você possa recuperar sua vida agora.

A reabilitação não funciona

Inúmeras histórias de sucesso mostram que, com a ajuda de um centro de tratamento de abuso de substâncias, a recuperação é possível.

Claro, a reabilitação não é uma bala mágica para o vício. Quando você vai para a reabilitação, você tem que fazer o trabalho necessário para uma recuperação bem-sucedida.

Mas, os centros de tratamento fornecem as ferramentas necessárias para tornar a recuperação uma realidade. Com o cuidado de terapeutas treinados, você pode abraçar uma vida livre de vícios.

Afinal, o caminho para a recuperação é muito mais suave quando você tem ajuda ao longo do caminho.

Quando se trata de sua saúde e bem-estar, é essencial separar os fatos da ficção. Armado com os fatos, você pode tomar uma decisão informada sobre a reabilitação e começar sua jornada para a recuperação.

Onde encontrar uma boa clínica de reabilitação para tratar o vício?

Para que você possa fugir das clínicas de reabilitação mitos e verdades um dos primeiros passos é encontrar uma boa opção, e que traga todo o suporte e tratamento essencial.

Dessa forma, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, podemos te ajudar a encontrar a melhor clínica mais próxima de você, para garantir um tratamento rápido e eficaz.

Ou seja, você vai conseguir fugir, e ver na prática como funciona uma clínica de recuperação de qualidade, deixando de lado muito mitos comuns da atualidade.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Compare listings

Comparar