Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Clínica de recuperação para alcoólatra: Como funciona?

Veja como funciona uma clínica de recuperação para alcoólatra. Saiba qual a melhor escolha a se fazer em situações como estas. Suporte 24 horas.

Você está procurando tratamento contra o álcool para você ou para um ente querido que luta contra o alcoolismo? Você tem um cônjuge, filho, parente ou amigo que luta contra o abuso de álcool? Então, saiba que a clínica de recuperação para alcoólatra pode ajudar você a enfrentar o transtorno por uso de substâncias.

Até porque, estamos falando de algo visto como não prejudicial para muitos, mas que aos poucos vem aumentando o número de dependentes.

E, com o aumento nesse número de dependentes, cada vez mais vem sendo necessário o tratamento por um local apropriado.

Diante disso, hoje, a clínica de reabilitação para alcoólatras é muitas vezes a única maneira pela qual uma pessoa que está lutando contra o vício pode obter ajuda.

Nesse sentido, existem centros de reabilitação em todo o país que oferecem programas individualizados para tratar o alcoolismo, independentemente de há quanto tempo a doença está presente.

Além disso, muitos desses centros de reabilitação de álcool também oferecem várias opções de tratamento posterior e recomendações para ajudar os clientes a manter sua sobriedade.

Ou seja, hoje sendo opções para um tratamento completo.

No entanto, se esse é o seu primeiro contato, é importante aprender sobre centros de tratamento de álcool, opções de pagamento, diferenças entre programas de internação e ambulatório, como encontrar um centro de tratamento de álcool e quais são os primeiros passos para a sobriedade e recuperação.

Por fim, fique conosco, que mostraremos tudo a respeito da clínica de recuperação para alcoólatras, saciando todas as principais dúvidas.

Devo escolher o tratamento hospitalar ou residencial?

O tratamento hospitalar ou residencial e a reabilitação do álcool são o nível de cuidado mais intensivo, com monitoramento e gerenciamento clínico 24 horas por dia para aliviar os sintomas de abstinência do álcool e fornecer estrutura ao viciado.

Após a fase de desintoxicação, o paciente mora no estabelecimento em tempo integral enquanto recebe terapia, aconselhamento em grupo, gerenciamento de medicamentos, terapias holísticas e outros serviços.

Portanto, caso a pessoa esteja consumindo álcool de forma descontrolada e não consiga manter o controle, a melhor opção é a clínica de recuperação para alcoólatra.

Quanto tempo o paciente fica na clínica de recuperação para alcoólatra?

A duração da reabilitação de álcool pode durar de alguns dias a mais de um ano, dependendo das necessidades da pessoa e de seu progresso na recuperação.

Então, algumas das medidas mais populares de reabilitação de álcool incluem programas de reabilitação de álcool de 30, 60, 90 e mais de 120 dias.

Dessa forma, tudo vai depender do desenvolvimento do paciente, e também o nível de vicio no alcoolismo que ela se encontra.

Clínica de recuperação para alcoólatra: O que é a desintoxicação médica?

Como parte de seu programa de tratamento inicial, você passará por um programa de desintoxicação médica.

Durante esse estágio, o corpo deve se livrar do álcool e de outras toxinas por meio de um programa supervisionado por um médico que aborda os perigos e os sintomas de abstinência associados à desintoxicação.

A equipe do hospital o ajudará a se desintoxicar do álcool e de outras toxinas, para que você possa começar sua recuperação da maneira mais saudável possível.

Com a presença de profissionais médicos, a desintoxicação em uma instalação de tratamento profissional é a maneira mais segura de desintoxicar o álcool.

Tratamentos alternativos para alcoólatras

Existem várias abordagens diferentes para a recuperação.

Portanto, para encontrar a abordagem certa, considere seus valores, estado de saúde mental, personalidade e formação cultural.

Algumas dessas abordagens incluem:

Recuperação holística

Os programas de recuperação holística se concentram não apenas no tratamento do alcoolismo como uma condição física ou psicológica, mas na cura do corpo, da mente e do espírito.

Além dos componentes principais da reabilitação de álcool – terapia individual e em grupo, aconselhamento familiar, reuniões de 12 etapas e modificação comportamental – o tratamento atende às necessidades espirituais e emocionais do paciente por meio de atividades como terapia artística, terapia recreativa, meditação guiada, ioga, acupuntura e massagem.

Desse modo, o objetivo da terapia holística é promover a cura em todos os níveis para que o paciente possa construir uma vida significativa e gratificante.

Clínica de recuperação para alcoólatra: programas integrados

Os programas integrados de tratamento do álcool são projetados para pacientes que atendem aos critérios de transtorno por uso de substâncias e problemas de saúde mental.

Na Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, 9,2 milhões de pessoas tinham doença mental e transtorno por uso de substâncias; 31,3% das pessoas com doença mental também consumiram álcool em excesso no último mês.

Desse modo, esses pacientes costumam enfrentar obstáculos únicos na recuperação, como baixa motivação, ansiedade em relação a novas situações, falta de concentração e pensamento delirante.

O tratamento integrado, que visa tanto a condição de saúde mental do paciente quanto o transtorno por uso de substâncias dentro do mesmo programa, é, enfim, uma forma eficaz de obter uma recuperação completa.

Os serviços para ambas as questões são fornecidos em um único estabelecimento e prestados por membros da equipe com experiência em tratamento de abuso de substâncias e saúde mental.

Então, siga as instruções da clínica de recuperação para alcoólatra.

Medicamentos para tratamento de álcool usados na clínica de reabilitação para alcoólatra

Ao pesquisar as diferentes opções de tratamento para o alcoolismo, você descobrirá que existem vários níveis de tratamento disponíveis.

Um médico, terapeuta de abuso de substâncias ou conselheiro deve ajudar você e seu ente querido a escolher o tipo de tratamento certo para você.

No entanto, é preciso deixar claro que alguns dos medicamentos usados em programas de tratamento de reabilitação de álcool incluem medicamentos prescritos que ajudam a reduzir o desejo pelo álcool, sintomas de abstinência ou criam efeitos negativos quando o álcool é consumido.

Esses medicamentos incluem:

  • Acamprosato – pode reduzir o desejo pelo álcool e os sintomas de abstinência;
  • Naltrexona – pode reduzir o desejo por álcool;
  • Dissulfiram – pode produzir efeitos indesejáveis, como dores de cabeça, náuseas ou vômitos quando consumido álcool.

Fatores a serem observados na hora da escolha de uma clinica de recuperação para alcoólatra

Na hora de escolher a melhor clínica de recuperação para alcoólatra, alguns fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo:

Tipos de vício

O programa deve se concentrar em seu abuso de álcool, bem como em quaisquer substâncias secundárias que você possa estar usando.

Condições concomitantes, como depressão, transtorno de personalidade, transtorno de ansiedade ou transtorno alimentar, também devem ser direcionadas ao tratamento.

Idade

Crianças e adolescentes têm necessidades e problemas diferentes dos adultos. O cérebro adolescente está em um estágio único de desenvolvimento.

As pessoas mais jovens respondem melhor às diferentes formas de tratamento do que os adultos.

Gênero e sexualidade

Os programas específicos de gênero permitem que você se concentre em seu programa de recuperação sem pressões sociais ou distrações.

Esses programas também permitem que os participantes se concentrem nas questões singulares apresentadas por gênero ou orientação sexual, como pressão social, preconceito ou violência.

Profissão e posição social

A exposição a outros grupos demográficos em tratamento pode ser uma experiência equalizadora, demonstrando a realidade do alcoolismo como doença universal.

Você pode se sentir mais confortável e capaz de se expressar de maneira mais eficaz em ambientes onde possa se associar com seus colegas.

Os profissionais de carreira também têm estressores e necessidades únicas que podem ser tratadas de maneira mais eficaz em programas especializados.

Clínica de recuperação para alcoólatra: religião, cultura e valores

Um programa com princípios que contradizem suas crenças religiosas ou valores pessoais provavelmente não será eficaz.

Por exemplo, se você se opõe à recuperação com base espiritual, provavelmente não se sentirá confortável em uma instituição que dá grande ênfase à programação de 12 passos.

Ao escolher uma unidade de tratamento, procure um programa que se harmonize com sua natureza espiritual e herança cultural.

Desse modo, você vai entender como funciona uma clínica de recuperação para alcoólatra. Isso porque ela irá funcionar para você.

Como escolher uma clínica de recuperação ideal
Encontre uma clínica de recuperação ideal para alcoólatras

Considerações finais

Viu como uma clínica de recuperação para alcoólatras pode fazer uma grande diferença na vida de um dependente?

Nesse sentido, como foi visto, ela pode ser a salvação, e a melhora na qualidade de vida, daquela pessoa que não consegue se livrar do vício.

E, nós do Grupo Encontre Clínicas de Recuperação trabalhamos a mais de 15 anos no auxilio, direcionamento e encaminhamento de dependentes para as clinicas ideais.

Conhecemos as melhores clinicas do país, e que com toda certeza vão te ajudar a encontrar o melhor tratamento.

Contate-nos:

Atendimento para viciado em drogas e álcool

Assuntos relacionados

Compare listings

Comparar