É extremamente comum hoje em dia que observemos menores de idades que estão envolvidos dentro de um mundo de dependência química, por até crianças ainda estão dentro desse caminho, e nessa hora uma clínica de reabilitação para menores de idade pode ser a solução.
Tudo pode ser por conta de um envolvimento errôneo e um momento difícil, uma cabeça mais enfraquecida ou uma vontade de extravasar algo que esteja dentro e preciso ser colocado para fora.
Não são todos os jovens que se perdem nesse meio, porém alguns passam uma adolescência perturbada e cheia de conflitos pessoais e profissionais.
Assim se você conhece alguém que esteja passando por isso, ou tem um filho, sobrinho ou irmão nessa situação, esse texto é para você.
Os adolescentes que são atendidos dentro dessas unidades educacionais de internação irão passar por um tratamento de dependência química durante um certo tempo, que geralmente é de medidas sócio educativas para ajudar em sua recuperação.
A execução desse tipo de medida sócio educativa está dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente – o ECA.
Todas as crianças ou adolescentes envolvidos com diferentes tipos de drogas precisam chegar o quanto antes em uma clínica de reabilitação para menores de idade, para que seja possível ajudar o usuário.
Essa instituição irá tirar o menor do meio e distanciar o usuário do contato direto com as drogas nas ruas, acolhendo-o e trabalhando todo o seu lado emocional em conjunto com a sua família.
A única expectativa para a recuperação de um menor de idade viciado está mesmo dentro de uma clínica de reabilitação para menores de idade, já que a instituição visa a harmonia em conjunto com a família do paciente.
Objetivo máximo desse tipo de instituição é cuidar e proteger a criança ou o adolescente, em meio a uma série de métodos e técnicas que podem e vão fazer a diferença em sua trajetória.
A vivência dentro dessa clínica de reabilitação é precisa especialmente para essa faixa etária, criando-se um espaço sem a presença de drogas e livre para discussão.
Dentro da clínica o paciente irá aprender a lidar consigo mesmo, amadurecendo pouco a pouco e aprendendo a lidar com as dificuldades sem o uso de alguma substância, percebendo que estavam dentro de um caminho sem droga e podendo se realizar sem o item.
Lembrando também que o usuário aqui irá corrigir seus comportamentos e posturas anteriores, sendo esses os principais responsáveis pelo uso de drogas em seu dia a dia.
A internação desse usuário pode ser feita de duas maneiras: voluntária ou involuntária.
Essa com certeza é a mais fácil das maneiras, pois o próprio menor de idade tem ciência do seu problema de vício e deseja se curar e assumir novamente o controle da sua vida.
Já aqui o processo é mais complicado e difícil, porque o usuário não aceita que é um dependente químico e luta contra o desejo de seus familiares de buscarem ajuda.
Nesse casso todo o procedimento pode ser mais doloroso e demorado, tanto para o paciente quanto para a família.
A dependência química é o ato de contínuo e abusivo de qualquer tipo de substâncias ilegais, sendo que ela possa ser curada por meio de tratamentos e técnicas.
Esse tratamento é feito pela clínica de reabilitação para menores de idade ao lado de profissionais especializados e capacitados para lidar com os pacientes de forma integral.