Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Como conseguir internação gratuita em uma clínica de recuperação?

A internação gratuita em uma Clínica de Recuperação é um recurso para pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com os custos. Consulte.

A internação gratuita é um recurso para pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com os custos de uma internação particular. Ela pode ocorrer em casas de recuperação relacionadas a instituições religiosas, como igrejas católicas ou evangélicas, ou em clínicas de recuperação que não sejam vinculadas a nenhuma religião. Todas elas oferecem o tratamento e o apoio básico para que alcoolistas e dependentes químicos possam recuperar suas saúdes e suas vidas.

Abaixo, você saberá como proceder para conseguir a internação gratuita para si mesmo ou para algum familiar que precise de ajuda para abandonar o vício em drogas ou álcool.

Como conseguir internação gratuita para quem quer se internar

Se você deseja conseguir uma internação gratuita para si mesmo, para realizar o tratamento contra dependência química ou alcoolismo, o primeiro passo que você deve realizar é marcar uma consulta médica com o clínico geral da Unidade Básica de Saúde da sua região.

Na consulta, explique o problema que você está passando e diga a ele que deseja conseguir a internação gratuita para iniciar o tratamento contra alcoolismo ou dependência química.

O médico fará o encaminhamento para o psiquiatra. Você deverá agendar uma consulta e reexplicar a sua situação, pedindo que o psiquiatra realize o seu encaminhamento para uma internação gratuita voluntária.

Os próximos passos deverão ser explicados pelo próprio psiquiatra, mas caso ele não saiba como proceder, certamente deixará com você o encaminhamento para a internação, além de orientações para que você possa dar início a um tratamento, antes mesmo da internação.

Com esse encaminhamento em mãos, vá pessoalmente ao CAPS, CREAS, ou CRAS mais próximo da sua residência e peça para ser encaminhado a uma clínica através da internação gratuita voluntária.

Todas as outras orientações serão passadas a você pela equipe de assistência social e funcionários desses órgãos públicos.

Como conseguir uma clínica de recuperação gratuita para um familiar

Se o seu familiar deseja ser internado e você está apenas procurando uma forma de facilitar o processo, siga o passo a passo acima, para internação gratuita voluntária.

Caso a situação seja outra e o seu familiar esteja sendo vítima do alcoolismo ou da dependência química, mas não aceite ajuda, é possível fazer a solicitação da internação gratuita involuntária através do Ministério Público da sua cidade.

Para fazer a solicitação, será necessário que você leve todos os seus documentos, com cópias e os documentos do seu familiar até a sede do Ministério Público da sua cidade (não se esqueça de levar comprovantes de residência e carteira de trabalho) e explicar toda a situação.

Caso tenham ocorrido situações como acidentes de trânsito, violência doméstica, brigas com vizinhos ou quaisquer delitos ou infrações que possam estar relacionadas com a dependência química ou com o alcoolismo, leve os boletins de ocorrência(s) para apresentar juntamente com o pedido. Isso facilitará para que os responsáveis pelo pedido de internação compreendam a necessidade do encaminhamento.

Se houverem laudos de saúde que possam comprovar que o familiar está passando por problemas de saúde relacionados à adicção (vício), também deverão ser apresentados.

Outras orientações serão passadas no próprio Ministério Público.

Importa dizer que apenas familiares consanguíneos podem fazer a solicitação (pais, filhos, avós e irmãos).

Quando é possível conseguir internação gratuita?

Quando o alcoólatra ou dependente químico deseja ser internado para tratamento, torna-se mais fácil conseguir a internação gratuita, tanto através do SUS, CAPS, CREAS, CRAS quanto através do Ministério Público, porém, quando a internação é involuntária, é necessário que a necessidade da internação seja reconhecida pelo MP, ou seja, a internação gratuita só será concedida se ficar compreendido que o adicto (viciado) está colocando em risco a vida de outras pessoas e a de si mesmo.

Não basta a família pedir a internação e alegar que um parente está bebendo muito ou fumando maconha para que o encaminhamento aconteça.

A internação gratuita involuntária ocorre quando o viciado está realizando furtos ou roubos, violência doméstica, vivendo nas ruas, tentando suicídio ou cometendo graves ameaças a outras pessoas.

Vagas em clínicas de reabilitação gratuitas

Após explicar o que fazer para conseguir a internação gratuita voluntária e involuntária, é importante deixarmos claro que o número de vagas para internação gratuita não é ilimitado e, por isso, mesmo que todo o processo burocrático seja cumprido corretamente e que seja reconhecida a necessidade da internação, é preciso verificar se existem clínicas de reabilitação gratuita que atendem gratuitamente na sua região.

Primeiramente, será verificado se há vagas na cidade e, não havendo, são verificadas vagas nas cidades próximas.

Infelizmente, em alguns casos, a internação gratuita não está disponível em uma localidade próxima e os custos para que a família possa realizar as visitas e o acompanhamento inviabilizam a internação ou, ainda, fazem com que seja mais barato realizar uma internação particular.

Mesmo levando em conta as internações em locais distantes, nem sempre é possível encontrar uma vaga para internação gratuita e o processo de busca pode demorar meses.

Felizmente, além das clínicas gratuitas conveniadas ao Estado, existem outras possibilidades!

Algumas instituições religiosas possuem clínicas de reabilitação para tratamento de dependentes químicos e alcoolistas.

Se você conhece alguma dessas clínicas de recuperação, pode se dirigir pessoalmente ao local para conhecer a instituição internamente e saber quais são as regras para a internação, porém, vale um alerta: verifique se a clínica possui licença para atuar, se existe um corpo técnico capacitado com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem e outros profissionais técnicos capacitados.

A clínica de recuperação não pode funcionar como um centro religioso, ainda que seja mantida por um. É necessário que profissionais da medicina estejam disponíveis para acompanhar e tratar os pacientes, oferecendo condições para que realizem um tratamento terapêutico comprovadamente eficaz para o controle de dependência química e alcoolismo.

Além dessas alternativas, há também o tratamento terapêutico e psiquiátrico sem internação, feito gratuitamente através do SUS e clínicas de baixo custo, que não chegam a ser gratuitas, mas que podem ser pagas mesmo por quem tem baixo poder aquisitivo.

Se você precisar de ajuda para encontrar clinicas de recuperação de baixo custo, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudar. Nosso whatsapp é 11 96262-2008 e nosso telefone é (44) 31382122. Somos conveniados a mais de 170 clínicas no Brasil e podemos ajudar você a encontrar uma clínica de reabilitação que caiba no seu orçamento, em um local próximo da sua casa.

Clínicas de Recuperação para internação Gratuita
Clínicas de Recuperação para internação Gratuita

Dessa forma, não será preciso esperar meses para conseguir a sua internação ou a internação de um familiar que está precisando de ajuda.

Evita-se o risco de acidentes, violência e, principalmente, o risco de morte por overdose ou em consequência de alguma atitude tomada por falta de controle da situação.

Temos clinicas para internação voluntária e involuntária e contamos com o apoio de equipes de remoção especializadas, que podem buscar seu familiar onde ele estiver e garantir sua segurança durante o trajeto para a clínica.

Nossos profissionais realizam todo o trabalho burocrático e oferecem toda a orientação necessária para que você não precise se preocupar com nada além da sua recuperação ou da recuperação do seu familiar.

Para finalizar nossas orientações sobre internação gratuita e internação de baixo custo, vamos falar de outra possibilidade:

Internação pelo Plano de Saúde

Muitas pessoas não sabem, mas quem tem alguns tipos de plano de saúde tem direito à internação através do plano, sem custos adicionais.

Para isso, é necessário que o titular do plano de saúde seja a pessoa que precisa da internação.

Também é preciso que o plano de saúde tenha cobertura hospitalar e que seja feito um encaminhamento do médico para a internação.

Caso você queira auxílio para verificar se o seu plano de saúde (ou de outra pessoa que esteja precisando de internação) ofereça essa cobertura, entre em contato conosco pelos telefones citados acima e nós ajudaremos você a identificar se é possível ou não realizar a internação gratuita através do plano de saúde.

Na internação gratuita pelo plano de saúde, o paciente é internado em uma clínica particular conveniada à instituição do plano, e caso não haja nenhuma em região acessível para o paciente ou sua família, a clínica poderá ser escolhida pelo titular do plano ou por quem puder se responsabilizar por ele.

Nós, da Encontre Clínicas, podemos ajudar você a encontrar a clínica ideal para a internação gratuita através do plano de saúde para que nem você, nem ninguém da sua família precise arcar com os custos da internação para tratamento para reabilitação.

Entre em contato conosco e deixe-nos ajudar. Uma vida melhor, mais saudável e mais feliz está à sua espera e à espera das pessoas que você ama.

Compare listings

Comparar