Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Como funciona o processo de reinserção social?

como funciona o processo de reinsercao social

Ao passar por um processo de reabilitação, onde um indivíduo consegue finalmente se livrar do vício em drogas e assim volta ao convívio em sociedade, há um processo chamado de reinserção social.

Dessa forma, durante esse processo o ex-dependente é recolocado novamente na sociedade, fazendo a sua inserção novamente no convívio social com as outras pessoas.

Ou seja, ele voltará a interagir com o ambiente e as pessoas de forma plena e sem estar debilitado devido ao vício nas drogas.

No entanto, você sabe como funciona o processo de reinserção social? Será que realmente é eficaz?

Por fim, veja a seguir as principais informações a respeito do processo de reinserção social, entendendo como ele funciona e como é importante para a recuperação de um dependente químico.

Como funciona a reintegração social?

Atualmente, podemos separar o processo de recuperação do vício das drogas em algumas etapas, que vão desde o início, que nesse caso é desintoxicação do dependente, até o final do processo que é a reintegração social.

Todo esse processo é extremamente importante, pois só ele pode realmente limpar um dependente químico, tirando ele da dependência.

E, por mais que poucas pessoas não saibam, o processo de reintegração social é extremamente importante, sendo hoje o último processo realizado.

Isso porque, nessa etapa do tratamento, o dependente já passou pela desintoxicação e todos os outros processos que tem como foco “limpar” o seu corpo.

Na reinserção social, o dependente vai aprender a lidar com o vício no seu meio social, reaprendendo a viver em sociedade de forma saudável.

Até porque, se pressupõe que o indivíduo vinha de uma vida conturbada, onde  a sua convivência era bastante afetada devido aos sintomas da sua dependência.

Dessa forma, esse processo visa ajudar o indivíduo a superar todos os traumas e dificuldades, e assim conviver como um cidadão comum e tranquilo, aprendendo inclusive a fazer sua parte social novamente.

Lembrando também que a reintegração social é direcionada para que o paciente consiga saber como lidar com os desejos e as vontades que podem surgir no seu convívio social, e que podem querer levar a uma recaída.

Abordagem familiar em dependência química

Outro ponto muito importante, considerado bastante importante no processo de reinserção social, é a abordagem familiar em dependência química.

Isso porque, de toda forma, a família precisa estar preparada para receber o paciente, e aprender formas de um convívio social bem.

Desse modo, durante o processo de reintegração é comum que os psicólogos das clínicas de reabilitação procurem os familiares para ajudar no bom convívio.

Por exemplo, se o paciente era um dependente químico forte do álcool, pode ser indicado que os familiares evitem o consumo próximo a ele, evitando oferecer e dentre outras coisas.

Além disso, a família também faz um forte papel na recuperação, ajudando o ex-dependente a realizar as tarefas básicas e conseguir viver em harmonia em sociedade.

Diferente do que você pode imaginar, o processo de reabilitação da dependência química continua por muito mais tempo após ele sair da clínica, sendo um conjunto de ações aplicadas dia após dia.

Características de co-dependência entre familiares de dependentes químicos

Um ponto muito importante durante o processo de recuperação da abordagem familiar em dependência química é a co-dependência de alguns familiares.

Até porque, facilmente pode acontecer de algum familiar também está passando pela dependência, e querendo ou não, isso pode afetar a recuperação do paciente.

Nesse sentido, é preciso fazer uma análise completa das características de co-dependência entre familiares de dependentes químicos durante o processo de reinserção social.

As intervenções familiares no tratamento da dependência química podem afetar diretamente os bons resultados de um tratamento.

Querendo ou não, um dependente precisa do apoio familiar forte durante esse período, e ter alguém começando um processo de dependência pode facilitar ao usuário vir a ter problemas novamente com a substância química.

Como ajudar pessoa viciada em drogas?

Após conhecer um pouco sobre o processo de reinserção social, e um desejo despertado, principalmente em tirar do vício algum familiar ou pessoa próxima, saiba que isso é algo totalmente possível.

Conforme explicamos acima, não há condições de um dependente se recuperar simplesmente por conta própria e sem acompanhamento profissional.

Logo, as chances de ter uma recaída ou sofrer com os fortes sintomas de abstinência pode ser algo muito comum, sendo necessário um cuidado profissional.

E, a melhor opção para que sejam respeitadas todas as fases do processo de recuperação, é realizar tudo direto em uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

Até porque, nesse local a família e o paciente vai ter acesso completo a um time de profissionais adequados, que fará o uso do tratamento mais apropriado e adequado para aquele vício.

Cada dependência é única e precisa ser tratada minuciosamente corretamente para obter a reabilitação de forma adequada.

Como ajudar um familiar dependente químico?

Como você viu, a orientação familiar para dependentes químicos, perfil, expectativas e estratégias é muito importante no tratamento contra a dependência.

No entanto, nada adianta inserir um dependente químico em um ambiente familiar onde existem outros parentes que sofrem com o vício.

Ver esses familiares usando ou ter isso próximo pode facilmente gerar uma recaída, e com isso, todo o tratamento ser em vão.

Dessa forma, você precisa construir um ambiente saudável e apto a passar por um processo de reinserção social.

Caso você esteja passando por isso, entre em contato agora conosco do Grupo Encontre Clínicas, e encontre a melhor clínica de reabilitação mais próxima a você.

Nós ajudaremos a encontrar a melhor clínica de reabilitação para dependentes químicos mais próxima de você, para assim obter muito sucesso no tratamento.

Estamos 24 horas por dia prontos para te atender. Entre em contato agora pelos telefones:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

encontre clinicas 2

A Encontre Clinicas Brasil é uma empresa de referência nacional com grande experiência no direcionamento e auxílio no tratamento e encaminhamento para internação de dependentes químicos, residencial para idosos, além de oferecer todo suporte necessário aos familiares.

Compare listings

Comparar