Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Como iniciar o processo de Recuperação da Dependência Química.

como iniciar o processo de recuperacao da dependencia quimica

Está com dúvida sobre como iniciar o processo de recuperação da dependência química, nós podemos te ajudar nessa situação.

Até porque, sabemos que a recuperação de um transtorno do uso de álcool requer esforço e força de vontade, e tudo isso não é fácil.

Quando você decide entrar em uma clínica de reabilitação, se começa uma jornada através de quatro estágios distintos de recuperação, avançados à medida que se aprende a desenvolver um estilo de vida saudável e sóbrio.

Contudo, o primeiro passo é iniciar o processo de recuperação da dependência química.

Por fim, veja tudo sobre esse processo a seguir.

Como iniciar o processo de recuperação da dependência química?

Quando você pede ajuda de uma clínica de reabilitação, ali já se construiu a primeira etapa do processo, que é a vontade de se tratar.

Se você procurar ajuda voluntariamente ou for forçado por circunstâncias a entrar na reabilitação, seu processo de recuperação começará com um programa de tratamento profissional.

Nas primeiras horas e dias de sua reabilitação, você provavelmente terá alguns sentimentos ambivalentes sobre desistir de sua droga de escolha permanentemente, ou até pensar que seu problema de abuso de substâncias não é tão ruim quanto os outros.

No entanto, tenha cuidado com essa atitude. Ambivalência e negação podem ser seus piores inimigos nos primeiros dias de sua recuperação.

Neste ponto do tratamento, o objetivo é ajudar o indivíduo a decidir participar ativamente do tratamento e aceitar que a abstinência é o objetivo.

Dessa forma, para isso, um conselheiro de abuso de substâncias pode ajudar o indivíduo a fazer o seguinte:

  • Veja os efeitos nocivos do vício;
  • Explore sentimentos de negação em relação ao problema;
  • Ajude a pessoa a se recuperar.

Ao iniciar o processo de recuperação da dependência química, será tomado o histórico de uso de álcool e drogas de um indivíduo, onde o programa de tratamento será introduzido e o conselheiro trabalhará com o indivíduo para desenvolver um plano de tratamento individualizado.

A abstinência precoce

Uma vez que você tenha se comprometido a continuar o tratamento para o seu problema de abuso de substâncias, você entrará na segunda fase da reabilitação, conhecida como abstinência precoce.

A abstinência precoce do álcool está significativamente associada a desfechos positivos do tratamento.

Sendo assim, essa pode ser a fase mais difícil de lidar por causa de muitos fatores, como sintomas de abstinência continuados, dependência psicológica e gatilhos que querem retardar o que já foi feito durante o primeiro passo para uma reabilitação bem sucedida.

Os desafios nesta fase do tratamento incluem desejos, pressão social para beber e situações de alto risco que podem desencadear o consumo de álcool.

Dessa forma, é durante esta fase inicial de abstinência que seu conselheiro de vício treinado começará a ensinar-lhe as habilidades de enfrentamento que você precisa para levar um estilo de vida sóbrio.

As ferramentas que você aprende a usar agora ajudarão durante toda a sua recuperação.

Questões precoces de abstinência que são trabalhadas neste momento no tratamento, incluindo aprender sobre os aspectos físicos e psicológicos da abstinência, aprender a identificar gatilhos de uso de álcool e aprender a lidar com desejos de álcool sem beber.

Algumas estratégias que podem ser úteis incluem depois de iniciar o processo de recuperação da dependência química são:

  • Incentivar a participação em atividades saudáveis;
  • Encontrar comportamentos alternativos para se envolver em vez de se voltar para o álcool;
  • Participando de grupos de autoajuda que oferecem suporte e informações;
  • Reconhecer gatilhos ambientais que levam a desejos, incluindo pessoas, lugares e coisas.

Por fim, acredite, tudo pode ajudar nessa fase tão difícil para quem sofre com algum vicio.

O fim da caminhada e início de uma nova vida

Após aproximadamente 90 dias de abstinência contínua, você passará para o terceiro estágio, mantendo a abstinência.

Dessa forma, se você começou em um programa de tratamento residencial, agora passará para a fase de aconselhamento contínuo ou de acompanhamento do seu programa de reabilitação em uma base ambulatorial.

Um foco desta fase de reabilitação é, obviamente, manter a abstinência evitando uma recaída. Você aprenderá os sinais de alerta e os passos que podem levar a uma recaída.

Também durante esta fase de sua reabilitação, você aprenderá a colocar as ferramentas que aprendeu em abstinência precoce para usar em outras áreas da sua vida, para que possa continuar a viver um estilo de vida verdadeiramente sóbrio.

Você vai descobrir que sua qualidade de vida futura depende mais do que simplesmente não usar.

O tratamento e recuperação do álcool é um processo ao longo da vida que requer comprometimento e mudanças em muitos aspectos da vida de uma pessoa.

Por fim, depois de iniciar o processo de recuperação da dependência química, se torna muito mais fácil encontrar a motivação para mudar seu comportamento e aprender novas habilidades que as ajudarão a ter sucesso a longo prazo.

Encontre uma clínica para iniciar o tratamento

Apenas saber como iniciar o processo de recuperação da dependência química pode não ser o suficiente.

Ou seja, é essencial que você coloque tudo em prática, e passe por esse processo, para finalmente ter qualidade de vida e bons resultados.

No entanto, nesse processo, não deixe de contar conosco do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, pois podemos te ajudar de forma completa.

Possuímos clinicas em todo o Brasil, com resgate imediato e todo o suporte que o dependente precisar durante todo o seu tratamento.

Ou seja, se você quer mudar sua vida, ou a de alguém próximo, não deixe para depois.

Entre em contato agora com um de nossos profissionais e agende uma consulta:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

encontre clinicas 2

A Encontre Clinicas Brasil é uma empresa de referência nacional com grande experiência no direcionamento e auxílio no tratamento e encaminhamento para internação de dependentes químicos, residencial para idosos, além de oferecer todo suporte necessário aos familiares.

Compare listings

Comparar