Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Como largar o vício de cocaína: preciso ir a uma clínica de recuperação?

Está querendo saber como largar o vício da cocaína? Veja opções de tratamento, Clínica de recuperação para dependentes químicos. Saiba mais.

Se a cocaína estiver prejudicando seus relacionamentos, trabalho, situação financeira ou saúde, você pode obter ajuda para parar com esse vício.

Inclusive, largar o vicio desse tipo de droga se torna um processo essencial por toda pessoa que sofre com a dependência, a fim de evitar que danos e outros problemas mais graves venham a atingir a vida do usuário, e ser tarde demais.

Dessa forma, na busca de solucionar tal problema, veja a seguir tudo sobre como largar o vício de cocaína, conhecendo as formas principais e funcionais para isso.

O vício em cocaína

Você não precisa usar cocaína todos os dias para se viciar.

Isso porque, se você não sabe, um sinal de vício é que você tentou reduzir ou parar, mas não conseguiu.

Atualmente, existem tratamentos eficazes disponíveis para ajudá-lo a parar, como as clínicas de recuperação aqui do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação.

A cocaína dá a você temporariamente sentimentos de euforia, rapidamente seguidos por uma queda acentuada na dopamina.

Assim, isso faz com que muitas pessoas continuem fazendo o uso da droga assim que começam, pois querem continuar experimentando a euforia. Além de adiar sua eventual ‘redução’.

Com o tempo, a cocaína danifica sua capacidade natural de produzir substâncias químicas de prazer como a dopamina. Desse modo, seu cérebro começa a depender da droga para experimentar essas sensações, resultando em dependência.

Em última análise, os sinais de dependência de cocaína começarão a aparecer e a dependência afetará sua saúde mental, resultando em sentimentos de ansiedade e paranoia. 

Por fim, saiba que isso pode tornar muito difícil abandonar a cocaína, independentemente de qualquer dano que esteja causando à sua saúde e bem-estar.

Efeitos colaterais da cocaína

Entender o que a cocaína faz com você é um ponto crucial para saber como largar o vício de cocaína.

Dessa forma, alguns dos efeitos colaterais de curto prazo do consumo de cocaína que você pode ter incluem:

  • Dor de estômago;
  • Perda de apetite;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Constipação;
  • Irritabilidade;
  • Padrões de sono ruins;
  • Paranoia.

Consumir cocaína também pode causar comportamento imprudente, pois você se sente temporariamente extremamente confiante e invencível.

Além disso, saiba que também há também riscos de longo prazo associados ao uso repetido de cocaína.

Esses incluem:

  • Pensamentos suicidas;
  • Ataques de pânico;
  • Sentimentos de depressão e ansiedade;
  • Danos ao nariz, incluindo seu tecido, cartilagem, septo e olfato;
  • Problemas cardíacos, como ataques cardíacos, derrames e embolias;
  • Dificuldades digestivas, incluindo lágrimas e úlceras no estômago;
  • Função renal e hepática prejudicada;
  • Psicose;
  • Alucinações;
  • Risco de dano cerebral permanente.

Por fim, o uso contínuo de cocaína pode afetar todas as áreas de sua vida, incluindo seu desempenho no trabalho, finanças e relacionamentos com seus amigos e familiares.

Fale com alguém próximo a você

Se você está preocupado com o uso de cocaína e quer saber como largar o vício de cocaína, procure alguém de sua confiança e fale sobre como largar o vício de cocaína.

Há ajuda disponível para viciados em cocaína e quanto mais cedo você falar sobre seu vício, mais rápido pode se construir uma solução para esse problema com as drogas que está sendo sofrido.

Ao contar a alguém sobre suas preocupações, certifique-se de que a pessoa seja responsável, que queira vê-lo melhorar e que o apoiará em sua recuperação.

Pode ser que essa pessoa tenha tentado trazer à tona o assunto com você antes. Se isso aconteceu, deixe-os saber que você está pronto para se abrir. Isso será um grande alívio para eles.

Se você está se perguntando sobre como iniciar a conversa, pense nas seguintes etapas:

Tente se preparar para uma série de reações possíveis, considere as diferentes maneiras pelas quais alguém poderia responder às notícias ou como você reagiria se estivesse na situação dele.

Anote o que você quer dizer, isso o ajudará a se sentir mais confiante ao entrar na conversa.

Escolha um local de encontro neutro, mas motivador, tente encontrar seu confidente escolhido fora de ambas as casas para que ambos se sintam igualmente confortáveis.

Assim, espere até o momento certo, tentando não se sentir pressionado a ir direto ao que você tem a dizer.

Por fim, tente não exagerar se receber uma resposta de que não gosta, tudo o que a pessoa disser provavelmente virá de um lugar de amor.

Tratamento para cocaína: por onde começar

Você pode ir a um médico de família, que pode encaminhá-lo para tratamento.

Ou, se preferir, você pode se referir diretamente a uma clínica de recuperação, e por conta própria, solicitar e iniciar um tratamento contra o vício da cocaína.

Na sua primeira consulta, você responde muitas perguntas sobre sua saúde e uso de drogas. Isso é para que um plano de tratamento personalizado possa ser elaborado para você.

Além disso, você receberá um funcionário-chave que o apoiará durante todo o seu plano de tratamento.

O plano de tratamento em uma clínica de recuperação envolve a desintoxicação, apoio multiprofissional de diversos profissionais e psicoterapia e psicoeducação para que você possa identificar o que o leva a usar cocaína.

Considerações finais

Neste artigo, você pôde conhecer mais sobre como largar o vício de cocaína. Certamente esse não é um caminho fácil, possuindo muitos percalços.

No entanto, não escolher o caminho só o leva a destruição certa, prejudicando todos aqueles que estão à sua volta.

E, inclusive, você não precisa seguir essa jornada sozinho. Busque uma clínica de recuperação especializada em tratamento para viciados em cocaína.

Somente lá é possível passar com mais tranquilidade o processo de desintoxicação, oferecendo um tratamento adequado e direcionado a cada pessoa.

E, se você está precisando de suporte, não deixe de entrar em contato conosco do Grupo Encontre Clínicas, referência hoje nesse tipo de tratamento.

Possuímos uma equipe de profissionais 100% capacitada, junto com clinicas adequadas e direcionada a vícios como cocaína e diversas outras drogas, espalhadas por todo o Brasil.

Por fim, se você está precisando de tratamento, não abra mão disso, e entre em contato agora conosco!

Estamos ansiosos e prontos para te atender!

Compare listings

Comparar