Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Como saber se um membro da minha família é dependente químico

como saber se um membro da minha familia e dependente quimico

Como saber se um membro da minha família é dependente? Se um amigo, um ente querido ou colega adoecesse, você não hesitaria em oferecer sua ajuda e apoio.

Mas, e se essa mesma pessoa mostrasse sinais de problema com bebida ou abuso de drogas? Você entraria o mais rápido para oferecer ajuda? Você sabe o que fazer ou dizer?

Por fim, veja tudo sobre essa dependência, principalmente sobre como saber se um membro da minha família é dependente químico, e como tratar essa situação.

A dependência química

Dependência química é uma condição medicamente diagnosticável, clinicamente conhecida como “transtorno por uso de substâncias”.

Dessa forma, assim como outras doenças crônicas, como diabetes, hipertensão ou asma, a dependência química pode ser fatal se não tratada.

O alcoolismo ou outro vício em drogas impacta a saúde física, a saúde mental e a saúde comportamental, e muitas vezes são os aspectos comportamentais da doença que podem ser mais aparentes e preocupantes para amigos e familiares.

Até porque, as pessoas que são ativamente viciadas podem se comportar de maneiras que machucam seus entes queridos, colocam em risco seus empregos, ou causam ferimentos ou danos a si mesmos.

É difícil ser amigo de alguém que parece escolher álcool ou outras drogas acima de tudo, mas se você tem um familiar nesta situação, ela ou ele provavelmente precisa de sua ajuda mais do que nunca.

Como saber se um membro da minha família é dependente?

Dependência química é uma doença confusa.

Dessa forma, ao contrário do mito popular, seu familiar não precisa beber álcool ou usar drogas todos os dias para ser viciado.

Assim, pessoas em vício ativo podem ter bons empregos, casas e contas bancárias, e podem ser bons cônjuges, pais ou amigos.

Além de quaisquer consequências negativas que você está notando com seu familiar, aqui estão vários sinais que vão ajudá-lo a como saber se um membro da minha família é dependente:

  • Um aumento notável no consumo de bebidas ou outras drogas (mais do que o normal);
  • Interesse apenas em ir a festas ou lugares onde o álcool ou outras drogas estão disponíveis;
  • Uma mudança de personalidade quando sob a influência de álcool ou outras drogas;
  • Dirigir quando sob a influência (ou reage com raiva quando você pede as chaves do carro);
  • Farejar constantemente, ter resfriados frequentes ou dar muitas idas ao banheiro;
  • Liga tarde da noite, mas não se lembra da conversa no dia seguinte;
  • Problemas no trabalho ou faltas frequentes no trabalho;
  • Dificuldades em casa;
  • Passar mais tempo com colegas que usam drogas;
  • Deixar de ver certos amigos;
  • Ter problemas financeiros, pedir dinheiro emprestado constantemente ou acumular dívidas de crédito;
  • Ter problemas legais.

Como começar a conversa com quem sofre com dependência química?

Não se preocupe em dizer as coisas perfeitamente. Expressar sua preocupação com seu ente querido de forma carinhosa e honesta é a mensagem mais importante que você pode transmitir.

Você pode querer levar alguém com você que entenda sua preocupação com o problema do seu familiar, talvez alguém com uma conexão com a recuperação. Ou você poderia dizer a alguém o que você está fazendo e tê-lo ou ela disponível por telefone para apoio.

Também é uma boa ideia encontrar-se com seu familiar em território neutro, mas não em um restaurante ou bar ou onde o álcool está disponível. Isso é muito importante para saber como saber se um membro da minha família é dependente.

Postos-chave para ter em mente no momento de conversar com um dependente químico

Apoio

Não importa o quão “ruim” o comportamento do seu familiar tenha sido ultimamente, ele ou ela não é uma pessoa ruim.

Dessa forma, saiba que a dependência química é uma doença, então não culpe ou critique.

Você está falando porque se importa com a vida e a saúde do seu familiar, não para fazê-los “se recomporem”.

Seja específico

Traga à tona incidentes particulares como, “Quando você cancelou nossos planos no outro dia” em vez de varrer declarações como, “Você nunca mantém sua palavra.”

Além disso, também é útil enquadrar a conversa usando frases de “eu”, como “notei” ou “estou preocupado” porque seu amigo não pode contestar suas percepções e sentimentos.

Seja encorajador

Fale sobre o efeito que a bebida do seu familiar ou o uso de drogas tem no que ele ou ela mais se importa: carreira, filhos, esportes, etc.

Sendo assim, seu familiar pode não estar preocupado com sua própria situação, mas pode cuidar profundamente de seus filhos, por exemplo, e o impacto sobre eles.

Prepare-se

Você pode querer escrever o que você quer dizer, e isso pode variar dependendo do nível de sua amizade.

Por fim, o principal é ouvir, se ater aos fatos, mostrar uma atitude carinhosa e oferecer sua ajuda e apoio.

Como buscar ajuda pra um dependente químico?

Com a resposta sobre como saber se um membro da minha família é dependente químico, um dos grandes pontos é buscar ajuda profissional.

Até porque, sim, você pode conversar e oferecer uma ajuda humana ao dependente, mas apenas ela pode não ser suficiente para sanar o vício.

Isso porque, a dependência química seja de álcool ou drogas, pode afetar diretamente diversas funções do cérebro, prejudicando diretamente, sua saúde física e mental.

E, para corrigir isso, apenas uma clínica de recuperação, com profissionais adequados e um tratamento direcionado e apropriado, poderia regular essa situação.

No entanto, sabemos o quanto esse processo pode ser complicado, principalmente para quem nunca teve acesso a esse tratamento.

Diante disso, para lhe ajudar nesse processo, nós do Grupo Encontre Clínicas fomos criados, onde poderemos diretamente te ajudar a encontrar a melhor opção mais próxima a você.

Assim, você consegue ter acesso a um tratamento de qualidade, rápido e eficaz!

Entre em contato pelos números abaixo e fale com um de nossos profissionais agora mesmo:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

Compare listings

Comparar