Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Como Saber se Sou Alcoólatra? A hora certa de procurar ajuda!

Como saber se sou alcoólatra? A hora certa de procurar ajuda! Pretendemos ajudar a responder dúvidas sobre o alcoolismo e ajudar pessoa buscar tratamento.

Quando a dúvida começa a bater, é comum que as pessoas vão ao Google procurar respostas. “Como saber se sou alcoólatra? A hora certa de procurar ajuda!” é um conteúdo que pretende ajudar a responder dúvidas comuns sobre o alcoolismo e ajudar você e mais pessoas a entenderem se esse é o momento para procurar tratamento.

O alcoolismo é uma doença séria, classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como doença psiquiátrica que afeta o indivíduo física e mentalmente, causando os dois tipos de dependência e podendo desencadear outras doenças, também, nas duas esferas, ou seja, no corpo físico e na mente das pessoas.

Apesar dos perigos que o álcool oferece para os indivíduos, famílias e para a sociedade como um todo, as bebidas alcoólicas ainda são consideradas drogas lícitas, com consumo e venda permitidos para maiores de 18 anos, independentemente da quantidade.

Frequentemente enaltecida em filmes e músicas e compreendida como um componente social, capaz de unir pessoas em torno de diversão e momentos de lazer, a bebida alcoólica pode representar o fim de relacionamentos, empregos, saúde e da vida de muitas pessoas e por isso, não deve e não pode ser consumida de forma irresponsável ou tratada como algo irrelevante.

Presente na vida de grande parte dos adultos, o consumo de álcool pode estar relacionado a eventos sociais, rodas de amigos, música e diversão e se tornar algo mensal, semanal ou diário, dependendo do estilo de vida de cada pessoa, mas como saber identificar se o consumo de álcool já ultrapassou a barreira do que pode ser considerado saudável.

Como saber se uma pessoa se tornou alcoólatra? E principalmente, como saber se você se tornou dependente de álcool se não existe um alarme que toca quando esse evento acontece?

Consumo de Álcool no Brasil

Uma pesquisa realizada pela OMS em 2016 apontou que os brasileiros bebem mais do que as pessoas de outros países.

Em análise feita com 143 países, a média de consumo de álcool era de 6,4 litros por pessoa, anualmente. No Brasil, a média apontada foi de 8,9 litros.

Os motivos podem ser diversos e um deles pode ser o fato de que o Brasil é o país que possui o maior número de pessoas ansiosas do mundo.

A ansiedade é uma doença que causa sensações de agitação e muitas pessoas utilizam o álcool como recurso para “relaxar”.

Geralmente, o consumo começa aos finais de semana, para tirar o peso da rotina de trabalho semanal, dar risada e se sentir mais leve, em uma sexta ou sábado.

O problema é que muitas pessoas passam a sentir necessidade de esticar essa diversão por um pouco mais de tempo e começam a aumentar a frequência.

“Por que beber só na sexta se posso beber sexta e sábado?”

“Por que não tomar uma cerveja no almoço de domingo?”

Dessa forma, o fim de semana começa a ser preenchido pela companhia do álcool e as pessoas começam a se perguntar “será que sou alcoólatra?”.

Infelizmente, quando essa pergunta é feita entre amigos, o clima de descontração faz com que o questionamento não seja levado a sério e a dúvida logo é descartada, podendo conduzir o indivíduo para outras etapas do consumo.

Quem Bebe Casualmente Pode ser Tornar Alcoólatra?

Algumas pessoas não gostam de bebidas alcoólicas e não tem o hábito de realizar o consumo em casa, por exemplo, porém, quando estão na companhia de amigos ou em grandes festas como o Carnaval, Réveillon e outras celebrações, exageram no consumo.

Não é incomum que os momentos de desastre social se tornem piada e brincadeira entre amigos. “Dar PT”, vomitar, desmaiar, esquecer como chegou em casa, ou dormir no meio de uma conversa, são ações que deveriam gerar preocupação e bons conselhos, mas acabam se tornando brincadeira e incentivando novos episódios que podem se tornar um verdadeiro problema.

Geralmente, quem experimenta a sensação de uma ressaca ou de um constrangimento sério ocasionado pelo consumo exagerado de álcool consegue ter a consciência de que não deve mais passar dos limites, porém, muitas vezes incentivado pelo núcleo em que convive, acaba se deixando vivenciar, novamente, essas experiências, até que elas se tornem rotineiras.

Quem já passou por uma situação constrangedora ou danosa para sua reputação, certamente já se questionou: “Estou me tornando um alcoólatra?” e mais uma vez, se essa pergunta for feita para as pessoas erradas, as respostas também estarão incorretas.

O ideal é compreender que quando a dúvida sobre estar se tornando uma pessoa viciada em álcool começa a surgir, é exatamente o momento em que o comportamento em relação ao consumo de bebidas alcoólicas deve ser modificado.

Quando a pessoa começa a se perguntar se virou um alcoólatra deve entender que esse é um sinal da sua consciência sobre o seu comportamento e começar, imediatamente, a buscar o afastamento de situações que envolvam o consumo de álcool.

Quanto Tempo Demora Para Virar Alcoólatra?

O alcoolismo funciona de formas diferentes para as pessoas.

Algumas pessoas bebem socialmente, apenas quando estão acompanhadas.

Outras gostam de beber um vinho na hora de jantar, sozinhas.

Há pessoas que bebem apenas em ocasiões felizes e outras pessoas que bebem quando estão deprimidas ou vivendo momentos difíceis.

Há pessoas que bebem em poucas ocasiões como festas e eventos e outras que bebem periodicamente, mesmo que não haja uma situação específica.

A forma de utilizar a bebida tem muita relação com o tempo que pode demorar para uma pessoa se tornar alcoólatra, mas definir as ocasiões relacionadas ao uso do álcool não é o bastante para saber se uma pessoa vai ou não se tornar alcoólatra.

Há pessoas que são mais propensas ao alcoolismo que outras.

Quem possui pai ou mãe alcoólatra tem mais chances de se tornar alcoólatra, por questões genéticas.

Há pessoas que possuem gerações de alcoólatras na família, pais, avós e bisavós que eram viciados em álcool e muitas vezes nem sabiam, devido o fato de que a informação não era tão acessível há dezenas de anos atrás, como é hoje.

Quem possui pessoas alcoólatras na família deve ter muito mais cuidado com o consumo de álcool e se possível, evita-lo, pois, de fato, os riscos de desenvolver a doença do alcoolismo são maiores nesses casos.

Como Saber se Estou Virando Alcoólatra?

Se você chegou nesse conteúdo se perguntando se está se tornando um alcoólatra é porque tem dúvidas se está no controle de uma situação.

Essa dúvida já é um indício de que você deve procurar a ajuda de um psicólogo capaz de oferecer uma orientação melhor e inclusive, te ajudar a descobrir se está passando por alguma outra doença como depressão ou ansiedade.

Além disso, se os motivos que levam você a procurar a bebida estão relacionados a um casamento, namoro, relações familiares ou de trabalho, um psicólogo ou terapeuta pode te ajudar a encontrar um caminho para não precisar do álcool para se sentir melhor ou socializar.

Em todo caso, aqui há algumas perguntas simples que podem ajudar quem precisa saber se está se tornando um alcoólatra:

  • Você bebe quando está sozinho?
  • Algum amigo ou parente já pediu para que você parasse de beber por estar se comportando de maneira diferente?
  • Você já brigou com alguém quando estava alcoolizado?
  • Quando alguém comenta que você está alcoolizado, você sente que a pessoa está exagerando?
  • Quando você nota que está embriagado, continua bebendo álcool?
  • Você já bebeu escondido ou em horários e locais onde não deveria (como antes de ir para o trabalho, para a faculdade ou antes de outras pessoas chegarem em casa)?
  • Apresenta perda de memória, tremores, insônia ou falta de apetite?

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for sim, é aconselhável que você comece a ser mais cauteloso em relação ao uso de álcool.

Se a resposta de mais de uma dessas perguntas for sim, você pode sim, estar se tornando um alcoólatra.

Se a resposta de mais de duas perguntas for sim, é altamente recomendável que você procure ajuda para compreender melhor o processo que está vivenciando. Quanto mais cedo você interromper este processo, mais chances você tem de não se tornar um alcoólatra ou, controlar o vício, caso seja diagnosticado como um.

Momento Certo de Procurar Internação para Tratamento de Alcoolismo

Se ao responder as perguntas acima você se deu conta que o grande número de respostas foi sim, esse é o momento certo para procurar tratamento.

Se você já se perguntou várias vezes: “Sou Alcoólatra?”, a resposta, provavelmente, é sim.

Converse com a sua família e amigos e procure ajuda imediata.

Aqui na Encontre Clínicas você pode encontrar clinica de tratamento para alcoólatras em diversas cidades do Brasil, credenciadas e aprovadas em todos os setores necessários para oferecer o melhor suporte, com dignidade e respeito aos pacientes e familiares.

Entre em contato com nossa equipe através do telefone (44) 99155-7195 ou pelo WhatsApp (11) 96262-2008 e solicite mais informações.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é atendimento_24_horas.svg

Você não precisa tomar nenhuma decisão às pressas, mas pode começar a se informar sobre possibilidades que te ajudem a recuperar o controle sobre sua vida e nunca mais passar constrangimentos ou vivenciar problemas em virtude do uso excessivo de álcool.

Compare listings

Comparar