Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Como se preparar para um carnaval sóbrio: Dicas e estratégias.

O Carnaval é muito popular no Brasil. Contudo, é melhor festejar sem ficar bêbado. Veja a seguir como se preparar para um Carnaval Sóbrio.

Saber como se preparar para um Carnaval Sóbrio é um dos principais pontos para quem quer curtir o evento, e não se levar por tentações.

Até porque, o Carnaval é uma data muito popular no Brasil, em que pessoas do mundo todo vem festejar e comemorar o feriado

No entanto, assim como boa parte das festas, o consumo de drogas e também de álcool é algo muito presente, prejudicando a vida de muitas pessoas.

Dessa forma, mesmo se não tiver problemas previamente com drogas, pode ter problemas ocasionais com a bebida, ao se deixar levar pelo fluxo da festa.

Mas, saiba existe a possibilidade de contornar isso.

Por fim, para você ficar por dentro, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação citaremos a seguir algumas dicas e estratégias funcionais de como se preparar para um Carnaval Sóbrio.

Qual é o impacto da bebedeira?

Caso você beba com frequência ou ocasionalmente, beber de maneira compulsiva é perigoso, pois o uso excessivo de álcool e drogas causa muitos acidentes no Brasil.

Entre janeiro de 2019 e julho de 2021, 12.470 acidentes e 892 óbitos de motoristas com suspeita de embriaguez ao volante.

Além disso, os riscos associados à compulsão por álcool incluem também violência, infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não intencional, aborto e natimorto, síndrome alcoólica fetal e dentre outros.

A longo prazo, a bebedeira pode levar a doenças crônicas, como doenças hepáticas, doenças cardíacas e pressão alta.

Dessa forma, sem mencionar que beber consistentemente em excesso coloca você em risco para desenvolver um transtorno de uso de álcool.

Então, há os impactos menos mensuráveis da bebedeira. Você pode fazer algo embaraçoso que te deixa encolhendo mais tarde, ou dizer algo doloroso para um ente querido. Você pode passar a noite vomitando no banheiro, e sua manhã se sentindo de ressaca e arrependida.

É comum lamentar o excesso de bebida na manhã seguinte.

Mas como você pode manter o controle em um momento como o carnaval?

Por fim, a seguir falaremos um pouco como contornar essa situação!

Como se preparar para um Carnaval Sóbrio: 5 dicas e estratégias funcionais

1# Estabeleça um limite

Uma vez que você toma uma bebida e fica preso na atmosfera de uma noite fora, é fácil esquecer tudo sobre a bebida responsável.

Dessa forma, você pode rapidamente encontrar-se dizendo, “Mais um não vai doer”, e perdendo a conta de quantas bebidas você já tomou.

Assim, é por isso que é útil estabelecer um limite antes de você colocar os pés na festa.

Desse modo, antes de sair de casa, escolha um número máximo de bebidas. Para escolher sabiamente, você precisará saber seus próprios limites.

Depois de quantas bebidas você começa a fazer escolhas ruins ou perder o controle? Quanto você pode beber com segurança?

Por fim, se você não tem certeza, duas bebidas são um ponto razoável para começar a saber como se preparar para um Carnaval Sóbrio.

2# Coma e se hidrate

Certifique-se de comer algo antes de sair, especialmente se você não tem certeza se a comida será servida.

Até porque, comer antes de começar a beber ajuda a absorver álcool, diminuindo os efeitos.

É sempre melhor não beber de estômago vazio.

Como o álcool desidrata você, beber água é outra maneira de neutralizar seus efeitos. Beba um copo de água depois de cada bebida alcoólica. Isso torna menos provável que você tenha uma ressaca.

Além disso, segurar uma bebida desencoraja os outros de instar você a beber mais, confirmando sobre como se preparar para um Carnaval Sóbrio.

3# Evite as coisas difíceis

Se coquetéis fortes são geralmente a sua queda, tente mudar para cerveja ou vinho. Isso não significa que você deve beber quantidades ilimitadas dessas bebidas.

Mas, essas bebidas não vão “se aproximar de você” como as coisas mais difíceis, tornando mais fácil se apressar.

Da mesma forma, certifique-se de saber o que está em qualquer bebida que você aceitar. Por exemplo, alguém pode te dar uma bebida mista frutada.

Por fim, você pode beber como suco, só para aprender que era um coquetel muito potente!

4# Tenha um plano para recusar bebidas

Se você se sentir desconfortável em recusar bebidas ou se preocupar com a pressão dos colegas, planeje algumas frases que você possa dizer, como:

  • “Não, obrigado, eu estou dirigindo.”
  • “Eu ainda estou trabalhando.”
  • “Vou com calma hoje à noite, tenho que acordar cedo amanhã.”

Ter um copo à mão, seja com água ou refrigerante, diminui as chances de as pessoas oferecerem bebidas a você.

Por fim, saiba que essa é uma ótima dica sobre como se preparar para um Carnaval Sóbrio.

5# Leve um amigo responsável

Traga um amigo de confiança com você, idealmente alguém que também quer beber com responsabilidade.

Dessa forma, no início da noite, diga ao amigo que você está aderindo a X quantidade de bebidas, e você gostaria de ser responsável. Ofereça-se para fazer o mesmo por eles.

Não é trabalho do seu amigo cuidar de você, mas é útil ter alguém dizendo: “Lembre-se que você só ia beber três?” em vez de comprar umas doses.

Se livrando da dependência de drogas e álcool

Se mesmo com um plano traçado, seguindo dicas e estratégias funcionais, você ainda não conseguir se livrar do álcool e drogas, saiba que esse pode ser um excelente momento para buscar um tratamento mais direcionado.

Até porque, mesmo que você não percebe, ali infelizmente pode estar se criando um vício ou dependência das substancias.

Ou seja, seu corpo não consegue ficar sem, gerando uma forte abstinência principalmente em eventos como o carnaval.

Dessa forma, saiba que a clínica de recuperação para dependência pode ser essencial para trabalhar diretamente o vício, antes inclusive, dela se tornar mais forte.

Nós do Grupo Encontre Clínicas estamos prontos para atender e ajudar a se livrar do vício de drogas e álcool.

Entre em contato pelos contatos a seguir:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

5/5 - (9 votes)

Compare listings

Comparar
Pesquisa