Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Como tirar a vontade de usar drogas e conseguir ajuda?

Fique por dentro de como tirar a vontade de usar drogas, e como conseguir tratamento contra a dependência química e alcoólica mais perto de você.

Na vida de um dependente químico, a vontade de usar drogas é tão grande quanto a vontade de comer, beber água ou dormir, na vida de qualquer outra pessoa.

Assim como a fome pode ser dolorosa e a sede fazer uma pessoa ter alucinações, a falta da droga pode causar efeitos extremamente agressivos no corpo e na mente de uma pessoa viciada.

Levar isso em conta pode ser a chave para não tentar persuadir um usuário de drogas a abrir mão do uso das substâncias através de chantagem emocional, discussões, ofensas ou ameaças.

Imagine que você está sentindo uma fome muito intensa. Quanto tempo alguém conseguiria impedir você de buscar alimento?

Embora drogas e alimentação não sejam, nem de longe, comparáveis em seus efeitos ao organismo, para o dependente químico, a necessidade do uso da droga pode ser superior à sua percepção de necessidade de se alimentar, por isso que muitos deixam de comer, mas não deixam de usar as substâncias causadoras da sua dependência.

Diante desse desejo capaz de destruir vidas, tanto dependentes químicos como seus familiares, frequentemente pesquisam sobre como tirar vontade de usar drogas, seja na intenção de tentar largar o vício ou de ajudar alguém a se livrar da dependência.

Orações, simpatias, trabalhos espirituais, promessas e todo tipo de esforço voluntário às vezes não são o bastante para fazer com que uma pessoa supere o vício em drogas.

A razão disso é o fato de que a dependência química é uma doença que afeta o corpo, a mente e as emoções das pessoas e, portanto, precisa ser tratada em todas essas esferas, para que possam ser colhidos resultados satisfatórios na recuperação.

Algumas medidas, no entanto, podem ajudar a família e o adicto a descobrir como tirar vontade de usar drogas, pelo menos parcialmente, veja abaixo:

Religião e Fé

Quem não tem nenhuma conexão com o plano espiritual, pode se sentir desamparado e incompreendido pelas pessoas ao seu redor.

Frequentar uma igreja ou algum templo em que seja possível ouvir palavras de esperança e apoio pode ser uma forma de criar uma conexão com algo superior e encontrar suporte e amparo na comunidade religiosa.

Muitas pessoas descobrem como tirar vontade de usar drogas a partir do momento que passam a enxergar um propósito maior em suas vidas.

A cura física e mental pode não acontecer através do apego a uma religião, mas as feridas emocionais são bastante amenizadas quando existe uma conexão com algo além da compreensão humana.

Isso não significa que a religião deva ser vista como uma saída para as drogas, pois todas as igrejas e templos são orientadas e frequentadas por pessoas, que cedo ou tarde podem decepcionar ou frustrar quem utilizou a fé como esteio e a igreja como único suporte.

Tendo isso em mente, importa dizer que as igrejas são um ótimo amparo para quem quer saber como tirar vontade de usar drogas, mas como todas as doenças requerem um tratamento e acompanhamento médico, a dependência química também requer, sendo que, por maior que seja o suporte oferecido pela religião, ele não deve substituir os cuidados terapêuticos; muito pelo contrário, a igreja deve fortalecer o adicto para que ele crie forças e coragem para iniciar um tratamento antidrogas junto a psicólogos, psiquiatras, e se necessário, para a internação em uma clínica de recuperação.

O dependente químico que está mais equilibrado espiritualmente e deseja sua recuperação, tem muito mais possibilidades de aceitar a internação e colaborar com o seu processo de tratamento, o que pode lhe gerar resultados mais rápidos e mais satisfatórios.

Vaja Também: Clínica de recuperação evangélica: Como funciona.

Prática de Esportes e Exercícios Físicos

Quem quer saber como tirar a vontade de usar drogas precisa ter em mente que a dependência química se desenvolve por que certas substâncias ativam mecanismos de prazer e satisfação no corpo do usuário.

Muitas vezes, quem começa a fazer uso de drogas, está passando por traumas e problemas emocionais que fazem com que não haja felicidade na realidade. As drogas oferecem prazer rápido e felicidade ilusória, mesmo que não haja motivo real para essa sensação.

Quando o efeito passa, o dependente químico busca novamente pela sensação de prazer e conforto que a droga lhe dá e volta a fazer o uso, de forma cíclica.

Felizmente, existem outras formas de criar essa sensação de prazer e a prática de exercícios físicos é uma delas.

Se você quer saber como tirar a vontade de usar drogas, saiba que começar a caminhar diariamente, correr, fazer alongamentos, frequentar uma academia, praticar natação, surf, pedalar, jogar bola ou praticar algum esporte de contato com as artes marciais pode ajudar muito na redução da vontade de usar drogas.

Praticar esportes faz bem para o corpo e para a mente, liberando hormônios de satisfação e prazer no cérebro e ajudando no alívio de crises de ansiedade, depressão e abstinência.

Realizar exercícios físicos é uma excelente maneira de reforçar sua tentativa de abandono das drogas. Se for possível vincular a prática de exercícios com a frequência a um templo religioso ou igreja, duas frentes já estarão sendo melhoradas, trabalhando o emocional e o físico, ao mesmo tempo.

Importa lembrar, mais uma vez, que dependência química é doença que exige tratamento médico e praticar uma religião e esportes são complementos para os cuidados terapêuticos que são necessários.

Como exemplo, podemos citar uma pessoa que tem depressão.

A depressão é uma doença crônica que exige acompanhamento psiquiátrico e psicológico, porém, ao passar nas consultas com ambos os médicos, eles aconselharão fortemente que o paciente passe a praticar exercícios físicos regularmente para melhorar sua condição emocional e psíquica.

Na terapia, não será indicada a busca de nenhuma religião, mas caso o paciente tenha alguma crença, será estimulado a continuar se relacionando com a espiritualidade da forma que acredita, pois há comprovação científica que a espiritualização e práticas como oração e meditação melhoram resultados de tratamentos psiquiátricos.

Distanciamento de Amizades Adictas

Por mais que algumas amizades toquem o mais profundo dos sentimentos das pessoas, infelizmente, é comum que pessoas viciadas comecem a se relacionar, cada vez mais, com outras pessoas que compartilham dos mesmos hábitos.

Ter companhia para ir buscar drogas torna a ida a uma “biqueira” ou “boca” muito menos desagradável do que ter que ir sozinho e, por isso, o ideal é não ter companhias que topem ir a esse tipo de local.

Pense nas pessoas que costumam ir a esse tipo de local com você e comece a se afastar.

Talvez você pense que não sofre influência dos seus amigos, porém, só o fato de ter uma companhia para buscar ou consumir drogas já é um fator que amplia o prazer desses momentos, fazendo com que eles se tornem mais recorrentes.

Tenha em mente que o seu afastamento será bom para você e, possivelmente, para a pessoa que está acostumada a ter sua companhia para a compra e uso de drogas também, pois ela terá um motivo (ou incentivo) a menos para viver momentos relacionados à dependência.

Internação para dependente químico

A internação para tratamento contra dependência química é a melhor e mais eficiente resposta para quem quer saber como tirar vontade de usar drogas. Isso porque a internação oferece a combinação de todos os fatores existentes para apoiar o processo de reabilitação do usuário de drogas.

Dentro das clinicas de recuperação, o dependente químico tem acesso à prática da sua religião (se desejar), tem o acompanhamento de profissionais de educação física que irão incentivá-lo e ajudá-lo a reabilitar seu corpo com a prática de exercícios físicos e esportes individuais e coletivos, conta com alimentação balanceada, elaborada por nutricionistas, para ajudar a restabelecer seu físico e seu organismo e conta com o principal: suporte clínico com atendimento psiquiátrico e psicológico, para tratar os efeitos causados pela droga na sua mente, nas suas emoções e nos seus padrões de comportamento.

Quer ajuda para saber como tirar a vontade de usar drogas?

Se você sente que não está pronto para largar as drogas sozinho(a) ou tem um familiar que está lutando contra a dependência química, saiba que a equipe do Grupo Encontre Clinicas pode te ajudar a superar todo esse processo.

Trabalhamos com clinicas de recuperação há mais de 15 anos e contamos com mais de 170 clinicas conveniadas, especializadas nos mais variados tipos de tratamento, sejam eles com ou sem internação, voluntários ou involuntários, em clinicas de alto padrão ou baixo custo, para atender todos os perfis, sexos e idades, de forma personalizada, focando nas necessidades individuais de cada paciente.

Se você quiser saber mais sobre os tipos de tratamento disponíveis, entre em contato conosco através do whatsapp (11) 96262-2008 ou do telefone (44) 3138-2122.

Clínicas de Recuperação para internação Gratuita
Encontre as melhores clínicas de recuperação do Brasil

Estamos disponíveis 24 horas para ajudar você na tomada de decisão e na descoberta de como tirar a vontade de usar drogas da sua vida.

Conte conosco!

Compare listings

Comparar