Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Como vencer a abstinência das drogas?

Conheça algumas dicas médicas de como vencer a abstinência das drogas causada pelo uso continuo de substâncias psicoativas. Saiba mais.

Uma pergunta bem comum, feita tanto por usuários como por pessoas próximas aos mesmos é: como vencer a abstinência das drogas?

No entanto, antes de tudo é necessário entender como funciona todo o processo de dependência nas drogas, para depois ver o que é preciso para se livrar desse vício.

Primeiramente, sabemos que o uso de drogas pode trazer diversos prejuízos, como o vício, para quem consome e também para aqueles que são próximos.

A partir daí, a pessoa que utiliza droga, seja ela qual for, começa a criar uma dependência pela mesma, a qual é causada pelas substâncias presentes que dão ao cérebro uma sensação de prazer toda vez que as drogas são ingeridas.

Dessa forma, o indivíduo que consome esse tipo substância prejudicial acaba sofrendo com alguns efeitos colaterais, como: mudanças no humor, dificuldade na fala, alucinações, podendo levar até a um câncer.

Felizmente, caso você tenha muita força de vontade, é possível reverter esse quadro de dependência.

Entretanto, nesse processo para não usar mais drogas, você pode sofrer com uma crise de abstinência, podendo ser forte ou leve, dependendo do tempo de uso da droga e do quanto você está dependente dela.

Contudo, para conhecer um pouco mais sobre todo o processo por trás de como vencer a abstinência das drogas.

O que é abstinência?

Como já foi dito, logo quando você decide ou é obrigado a não utilizar mais esse tipo de substância, é iniciado um longo período para desacostumar seu organismo das drogas, chamado de abstinência.

No entanto, como alguns usuários possuem uma grande dependência, isso acaba gerando uma crise de abstinência.

Ou seja, sintomas tanto mentais como físicos que acontecem após a interrupção das drogas e afetam o seu dia a dia.

Como, por exemplo, você pode desenvolver irritação, depressão, tremores, angústia, alterações na frequência cardíaca, entre muitos outros sinais.

Além disso, quanto maior o tempo de consumo das drogas você tiver, maior e mais difíceis serão as suas crises.

Lembrando que, o problema de dependência pode surgir com o uso constante das drogas ilícitas, principalmente, mas também das drogas lícitas. São elas:

  • Cigarro
  • Heroína
  • Álcool
  • Cocaína
  • Crack
  • Maconha e outras.  

Por esse motivo que procurar uma Encontre clinicas – clínica de reabilitação para dependentes químicos tem a sua forte importância, uma vez que ela evita que essa abstinência seja tão agressiva.

Até porque, estará sendo feito todo um acompanhamento médico especializado, próprio para aquele tipo de dependência.

Quanto tempo dura uma crise?

Para entender como vencer a abstinência das drogas, é preciso entender que tudo depende do seu organismo.

Isso porque, as crises dependem muito de pessoa pra pessoa, ou seja, a sua crise pode ser um pouco mais forte e durar mais tempo do que a de alguém, ou vice-versa.

Mas, no geral, foi desenvolvida uma média de duração das crises entre 4 a 15 dias, podendo ser mais longa dependendo de qual for a sua condição com as drogas.

Vale ressaltar que, a síndrome de abstinência costuma dar início assim que você começa um tratamento para a dependência das drogas.

Inclusive, em grande parte dos casos, é sempre um processo bem difícil e que requer tempo, ajuda da clínica de reabilitação e da família.

O que causa a crise de abstinência?

Quando você usa a droga, a mesma afeta o funcionamento do nosso organismo de maneira geral, independente do quanto você ingeriu.

Isso porque, esse tipo de substância atua diretamente no cérebro, atingindo principalmente o sistema de recompensa, presente no sistema nervoso central.

Vale ressaltar que, esse sistema tem a função de processar tudo relacionado a prazer e satisfação.

Contudo, se assim que a droga é ingerida, a mesma causa efeitos nesse sistema, relacionando essa substância ao prazer.

Ou seja, consequente o seu cérebro vai querer mais e mais.

Assim, com o tempo, o cérebro ficará mais insensível, mas o organismo vai se acostumar com a presença constante dessa substância, e isso será o novo normal para o seu corpo.

Em muitos casos, o usuário acaba buscando a droga não pelo prazer que ela disponibiliza, mas para ter o equilíbrio que o seu organismo já se habituou.

Portanto, quando acontece a diminuição ou redução de tal substância, o seu sistema nervoso central se torna estimulado e sensível novamente, o que causa a abstinência, junto com os diversos sintomas.

Quais os fatores de risco para chegar na dependência?

Apesar de que qualquer pessoa possa virar um dependente químico, algumas possuem fatores de riscos para dependência do alcoolismo e drogas também.

A genética é um dos principais fatores de risco, já que, se há alguém na sua família que tenha problemas com drogas, provavelmente você estará mais propenso a ter também, não necessariamente com a mesma droga.

Fatores que envolvem o meio externo também estão relacionados, como, por exemplo, crianças que são abandonadas ou que já sofreram abusos possuem uma probabilidade maior de se tornar dependentes.

Além disso, a pressão de amigos ou até mesmo familiares para experimentar alguma substância pode ser crucial para que você experiente e se vicie.

Como vencer a abstinência das drogas: O que fazer com uma pessoa que está em crise?

É importante saber que quando uma pessoa está em síndrome de abstinência, significa que ela parou repentinamente de ingerir substância prejudiciais e o seu corpo está reagindo a isso.

Por isso, é importante ficar atentos aos sintomas de quem está passando por esse momento.

Além dos que já foram falados aqui no artigo, atente-se aos demais sinais:

  • Irritação
  • Aumento do apetite
  • Confusão metal
  • Sono alterado
  • Comportamento imprevisível

Portanto, devido a esses sintomas e as reações inesperadas que os usuários podem ter, que muitas vezes colocam em risco os mesmos e as pessoas em volta, é importante que as pessoas em tratamento sejam acompanhadas por profissionais e devidamente medicadas.

Sendo assim, se você ou alguém próximo estiver passando por esse processo, é indicado que procure uma ajuda especializada.

Dicas de como vencer a abstinência das drogas

Está à procura de como vencer a abstinência das drogas? Aqui vão algumas dicas essenciais de como sair desse ciclo vicioso.

Independente de qual substância seja, os métodos para desviar o foco do vício são os mesmos.

Veja alguns:

Faça exercícios

Fazer atividade física em geral pode trazer uma série de vantagens para você, assim como o melhoramento do seu metabolismo e disposição, além de tirar o seu foco das drogas.

De certa forma, caminhadas ou corridas por lugares abertos são as mais indicadas, isso porque, permite que você veja lugares novos, converse com pessoas, e lhe faz pensar em coisas que não sejam o vício.

Evite lugares e pessoas que contribuíram pro vício

Caso você tenha sido influenciado por amigos ou pessoas próximas, o melhor a se fazer é cortar o contato com essas pessoas, já que elas facilitaram para que você chegasse nessa situação.

Seguindo na mesma linha, procure não ir mais a lugares em que você sabe que a droga está constantemente presente.

Por fim, você precisa saber que esse é um dos primeiros passos de recuperação, principalmente para aqueles que procuram como vencer a abstinência das drogas.

 Construa uma lista de tarefas

Você precisa fazer sua cabeça ter outros focos. Assim, uma das opções é criar uma lista de tarefas, com as atividades do seu dia.

Até porque, como você está tentando superar um vício, é normal que fique ansioso e nervoso, e lhe atarefar novas atividades vai ajudar nessas sensações.

Organizar uma estante de livros, separar roupas para a doação ou até cuidar do seu jardim são ótimas opções para fazer no dia a dia.

Além disso, a sensação de “dever cumprido” é a responsável por distribuir pelo corpo uma descarga de energia positiva, o que faz muito bem.

Se está procurando como vencer a abstinência das drogas: procure uma clínica de reabilitação

De longe um dos fatores mais importantes para que você consiga uma boa recuperação da abstinência das drogas.

Até porque, como vencer a abstinência das drogas pode não ser um processo tão simples, sendo essencial um acompanhamento de uma clinica de reabilitação especializada.

Sendo assim, nas primeiras semanas de abstinência, as quais são as mais difíceis, é crucial que você procure ajuda de uma clínica especializada em dependentes.

No entanto, você concorda que para isso se torna essencial ter acesso a melhor opção em clínicas de recuperação?

Diante disso, nós do Grupo Encontre Clinicas de Reabilitação oferecemos as melhores opções em clínicas para dependentes químicos, com as alternativas que realmente vão ajudar no vício das drogas através de um tratamento adequado.

Contamos com os melhores profissionais do ramo, prontos para lhe atender, e ajudar aquelas pessoas que mais amamos a voltar ter uma vida saudável.

Faça o seu orçamento gratuito e sem compromisso agora! Estamos prontos para te atender.

Compare listings

Comparar