Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Como vencer a abstinência das drogas ?

Conheça algumas dicas médicas de como vencer a abstinência das drogas causada pelo uso continuo de substâncias psicoativas. Saiba mais.

Muitas pessoas que têm casos de usuários de drogas na família, perguntam como vencer a abstinência das drogas e constituir uma vida saudável para amigos ou familiares que estão passando por esse processo.

Nesse sentido, devemos pontuar que a abstinência em si é algo normal e que muitas pessoas fazem para se desvincularem de costumes e maus hábitos que venham praticando ao longo do tempo.

No entanto, a abstinência às drogas tende a ser mais nocivo para o organismo do ser humano por conta dos sintomas e dos problemas que essas drogas causam no corpo e na mente.

Portanto, é correto afirmar que esse tipo de abstinência é muito mais difícil de ser vencido. Isso em comparação a uma pessoa que quer parar de tomar refrigerante, por exemplo. Que não causa doenças e complicações.

Sendo assim, queremos falar sobre algumas formas e hábitos que podemos adotar que podem nos ajudar a vencer a abstinência causada pelas drogas na nossa vida.

Como vencer a abstinência das drogas:  o que é abstinência?

A abstinência é simplesmente o ato de deixar de usar, comer, beber ou fazer algo que geralmente você gosta e costuma fazer durante a sua vida, seja lá qual for essa coisa.

Um exemplo disso é uma pessoa que é viciada em fumar cigarros. Quando ela decide parar de fumar para sempre ou por um certo período de tempo, ela está passando por um processo de abstinência.

Esse processo faz com que o corpo sinta alguns sintomas relacionados à vontade do nosso organismo de continuar com a rotina normal. Nesse sentido, continuar usando as substâncias que costumamos ingerir, como doces, álcool, drogas e muitos outros.

No entanto, esses tipos de abstinências estão mais relacionados a alimentação e coisas mais comuns no dia a dia.

Mas, existe uma abstinência mais perigosa que ocorre com o nosso corpo. E, ela é que o faz muitas pessoas procurarem como vencer a abstinência das drogas.

E é quando o indivíduo é um usuário de drogas e começa a se privar de usar essas substâncias. Então o corpo dessas pessoas pode reagir de uma forma ruim à falta dessas drogas por conta de o organismo ter se acostumado a usar.

Muitos acabam desenvolvendo problemas físicos, doenças e traumas diversos após tentar parar de usar subitamente essas substâncias que vamos falar mais para frente.

Nesse sentido, é sobre esse tipo de abstinência que vamos abordar nesse post.

Como vencer a abstinência das drogas? É possível?

A abstinência às drogas é algo realmente muito grave por conta das consequências que elas causam ao nosso organismo depois de muito tempo usando uma certa substância.

Por conta disso, muitas pessoas que tem alguém na família que é usuário de drogas, se perguntam como vencer a abstinência das drogas e se realmente é possível.

Sendo assim, vamos dar algumas dicas de como vencer a abstinência das drogas:

Beba bastante água

Beba bastante água durante o dia, tentando beber mais de 2 litros, que é a quantidade diária essencial para o bom funcionamento do organismo. Assim, aos poucos, quando pensar em usar drogas, beba água ao invés disso.

Assim você vai criando um novo e saudável vício no seu dia a dia que é beber vários copos de água.

Combata a ansiedade com alimentos

Uma dica usada por médicos é que o indivíduo carrega consigo sempre uma pequena porção de alimentos com pouca quantidade de calorias para realizar pequenas refeições.

Isso ajuda a diminuir a ansiedade causada pela abstinência e dá mais autocontrole para a pessoa.

Pratique atividades físicas

Não precisamos nem dizer que um dos melhores remédios para uma infinidade de doenças e problemas ao longo da vida é o exercício físico.

Então procure praticar qualquer tipo de exercício físico regularmente por pelo menos uma hora por dia para manter o corpo e a mente saudáveis e distrair um pouco a cabeça.

Acredite, por mais simples que pareça, essa está dentre uma das melhores dicas de como vencer a abstinência das drogas.

Não conviva com outros usuários

Uma maneira eficaz de evitar usar qualquer substância novamente, é se privar de frequentar lugares no qual você sabe que vai ter a presença de pessoas que fazem uso de drogas.

Nesse sentido, você consegue evitar que a sua mente instigue você a novamente fazer o uso dessas drogas e permanecer saudável.

Visualize os pontos positivos

Com o passar do tempo, você vai perceber uma melhora na sua qualidade de vida e no seu convívio com as outras pessoas, então você deve sempre lembrar para você mesmo as melhoras que atingiu.

Sendo assim, isso pode ajudar você a se motivar para continuar com uma rotina saudável longe das drogas e substâncias nocivas ao organismo.

Veja que você tem como vencer a abstinência das drogas, e vai conseguir deixar esse vício de lado, conseguindo uma maior qualidade de vida.

Veja como as drogas funcionam no organismo

Antes de você conseguir usar as dicas de como vencer a abstinência das drogas, será muito importante saber como elas funcionam no organismo.

Quando um indivíduo passa a utilizar as drogas no dia a dia, causa uma sensação de dependência no organismo que acaba com o senso comum da pessoa. Ou seja, ela não consegue pensar com clareza.

Isso ocorre por conta da sensação de bem estar que a droga causa no momento em que a pessoa ingere, seja ela de qual tipo for. Essa pessoa se sente muito bem por conta da substância que utilizou.

Então ela naturalmente quer voltar a utilizar essa substância para sentir essa felicidade artificial que a droga causa no seu organismo. Nesse sentido, é daí que vem a dependência das drogas.

Ou seja, a pessoa tenta fugir desses momentos de tristeza ou problemas do dia a dia usando essas substâncias como fonte de felicidade. Então quando você parar para ver, já fica dependendo das drogas.

Por conta disso, a abstinência de uma pessoa que tenta parar de usar essas substâncias tende a ser bem mais violenta, acima do comum.

Como vencer a abstinência das drogas: principais drogas que causam o vício

Existem vários tipos de drogas que causam uma dependência que resulta em uma abstinência muito forte e difícil de ser superada pelo usuário. Então vamos falar um pouco sobre as mais comuns:

Álcool

Esse tipo de droga muitas vezes é realmente considerado uma droga pelas pessoas que a usam. No entanto, podem causar muitos problemas ao longo da vida.

O álcool causa uma dependência principalmente em pessoas que bebem a muitos anos sem parar, depois de um tempo, a pessoa não consegue mais viver sem colocar álcool no organismo.

Durante a abstinência conseguimos ver sintomas como tremedeira, aumento da pressão e falta de clareza para pensar.

Por fim, mesmo que uma droga licita, e muito presente, muitas pessoas procuram como vencer a abstinência das drogas devido o seu uso.

Cigarro

O mais comum depois do álcool é o cigarro, apesar de ser legalizado no Brasil, é uma das drogas que mais causam doenças e mortes no mundo.

Além de ter um poder viciante muito grande, a pessoa que para de usar tem sérios problemas de ansiedade, angústia e inquietação.

Maconha

Essa é uma das drogas mais leves quando falamos de sintomas de abstinências, até porque não é tão violenta quanto as outras. No entanto, é muito encontrada em periferias e em vendas ilegais.

Também contém um grande poder viciante e causa muito mau humor e falta de capacidade de concentração em pessoas que param de utilizar.

Crack

Sendo uma das drogas considerada como pior estagio da dependência, o crack é sem sombras de dúvidas a droga que mais pode causar problemas ao indivíduo.

Dessa forma, estamos falando de uma das drogas que mais acaba com o corpo, e que pode ser primordial para o aparecimento de problemas graves, como:

  • Doenças cardíacas
  • Pressão sanguínea elevada
  • Insuficiência respiratória
  • Infecções
  • Aumento da temperatura e dos batimentos cardíacos
  • Sangramento pulmonar
  • Derrame cerebral
  • Ataques epilépticos
  • E muitos outros.

Além disso, sem contar que ela está relacionada como uma das drogas que mais pode causar abstinência, sendo uma das mais complicadas pelos dependentes para vencer o vício.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, cerca de 370 mil pessoas fazem o uso regular do Crack hoje no país.

Lembrando que esse ultimo estudo foi realizado em 2013, o que se espera ainda maiores na atualidade.

Ou seja, realmente é um problema muito grave, mas muito presente.

As pessoas que procuram como vencer a abstinência das drogas, grande parte estão envolvidas com o uso do crack.

Como escolher uma clínica de recuperação ideal
Precisa de ajuda de como vencer a abstinência das drogas

Considerações finais

Todas essas drogas têm um poder grande contra o organismo e a mente humana. Além de causar sintomas graves de abstinência e outros não tão graves, mas que são difíceis de serem tratados.

Sendo assim, apesar de ser difícil vencer a abstinência, é sim possível com ajuda de um profissional da área você saberá como vencer a abstinência das drogas. Fale com um de nossos terapeutas de plantão 24 horas do Grupo Encontre Clinicas de Recuperação (11) 96262-2008

Compare listings

Comparar