Resgate 24 horas em todo território nacional.

Curiosidades sobre Drogas e Psicoses

Através deste artigo discutimos sobre drogas e psicoses, de maneira a mergulhar no mundo dos narcóticos compreendendo melhor os seus efeitos no organismo

Que as substâncias psicoativas alteram a percepção e a maneira como interagimos com o mundo é um fato, mas quais são as drogas que podem deixar você psicótico? Todas as drogas fazem com que a percepção da realidade fique extremamente distorcida ou fora do comum? É através deste artigo que o Grupo Encontre Clínicas discursa sobre drogas e psicoses, de maneira a mergulhar no mundo dos narcóticos compreendendo melhor os seus efeitos no organismo.

As drogas já existem há muito tempo, na verdade elas sempre estiveram presentes em nosso mundo. Conforme a sociedade foi evoluindo, a maneira como enxergamos os narcóticos também foi se diferenciando. Algumas eram utilizadas em religiões, outras auxiliaram no parto, umas em chás para dores e bebidas que instigavam as relações sexuais como os xaropes afrodisíacos. Posteriormente a sintetização de algumas drogas como a cocaína, que era colocada em pastilhas para que jovens mastigarem ao terem dores de dentes.

Do mesmo jeito que nossa sociedade se moldava, a maneira como eram consumidas e produzidas, a química das drogas também se alterava. Posto isso, nós transformamos o ambiente, e conjuntamente as substâncias, que deixaram apenas de serem plantas e hoje passam a serem medicamentos, mas também veneno. 

Do mesmo jeito que os gregos diziam – “nenhuma droga é boa ou má, mas que o perigo está no excesso” – há milênios, parte da veríssima ainda se mantém, já que em teoria até mesmo os medicamentos em consumo abusivo podem levar à óbito.

Contudo, independente de licitude, várias substâncias levam a psicoses, delírios e alteração da realidade em determinadas quantidades e doses. Independentemente se são perturbadoras, depressoras ou estimulantes; é sobre isso que viemos tratar, como é a questão da psicose e os delírios causados por algumas substâncias psicoativas agem no organismo e como isso pode ser prejudicial para algumas pessoas.

A psicose como sinal de alerta de excesso de drogas

Antes de falar sobre as alucinações que podem surgir em decorrência do uso de narcóticos, a psicose como sinal de alerta de excesso de drogas é preocupante. Sendo assim, a definição mais comum de psicose é uma desconexão da realidade em decorrência psiquiátrica por conta de doenças, drogas ou medicamentos.

Seus sintomas são alucinações, fala incoerente e agitação física ou mental. Quando uma pessoa está psicótica, normalmente é notada por terceiros, justamente por um comportamento desatinado. Às vezes pode se ter obsessão com algo irreal, ou ilógico e atitudes compulsivas e obsessivas.

Quando a psicose ocorre por conta das substâncias psicoativas, aí o problema é maior e preocupante, justamente por conta da periculosidade das mesmas. É um sinal que o organismo está dizendo – em determinados tipos de drogas – que se está saturado das mesmas. Como por exemplo cocaína, crack, maconha e álcool. 

Além do mais, já existem drogas que por si só causam psicose de efeito imediato em decorrência da sua composição, como por exemplo as drogas perturbadoras com teor alucinógeno. O LSD, um composto que foi sintetizado em laboratório, também é um poderoso alucinógeno e atua rapidamente no sistema nervoso central. É vendido sob a forma de blotters, quadradinhos de papel imersos na substância e que são ingeridos pelos usuários a serem colocados sob a língua.

São drogas com baixo teor de dependência, mas que mesmo assim causam riscos imediatos para quem as usa como por exemplo, psicose crônica durante o efeito, o que pode causar acidentes. Segundo o Senad (2001) e a UNODC (2011), 7,6% dos universitários brasileiros já experimentaram LSD ou alucinógenos e 4,5% usaram nos últimos 12 meses. Entre quais são as drogas que podem deixar você psicótico está o LSD justamente pela trip que ele pode te oferecer. Dependendo da viagem, pessoas podem ter psicoses tão fortes que sem perceber podem se ferir ou cometer suícidio.

Outro aviso de psicose como sinal de alerta de excesso de drogas é com relação à cannabis sativa, popularmente conhecida como a maconha. Apesar de ser uma droga em que sua sensação de bem estar tenha duração de até 30 minutos, alguns relatam que após o seu uso é comum terem sensação de distorção da realidade. O maior risco da maconha é fumar e dirigir, já que os reflexos ficam distorcidos e há uma perda capacitiva, assim como na ingestão de álcool.

Outras curiosidades sobre drogas e psicoses

A cocaína e o crack são drogas estimulantes do sistema nervoso central, e também atuam na parte do sistema de recompensa do cérebro, justamente por agirem nos mesmos mecanismos do órgão onde são estimulados os prazeres de comer e coito, porém outras curiosidades sobre drogas e psicoses como por exemplo: Já entre as estimulantes quais são as drogas que podem deixar você psicótico? Será a coca e o crack detentoras de psicoses? 

A resposta é um frenético sim! Você já ouviu falar de pessoas que ficam viajando na maionese? Achando que estão sendo vigiadas ou perseguidas quando na verdade não estão? Ou que na verdade estão vendo coisas que realmente não existem mas que para quem as vê, é praticamente palpável? Realidade, pois tanto a cocaína quanto o crack tem esse efeito, principalmente quando se usa em demasia.

Como autor de muitos dos artigos do Grupo Encontre Clínicas, passei por duros processos de recuperação, em diversas instituições, o que fez com que aprendesse muito sobre as drogas. Deste modo, como um dependente químico em recuperação, hoje entendo veementemente o quanto o excesso de narcóticos faz mal ao organismo, e todas as drogas dão sinal de saturação no mesmo.

Quando assiduamente dependente de coca, tinha psicoses com frequência, às vezes tinha esquizofrenia auditiva e visual durante uso extremo da droga. Em contrapartida, hoje em recuperação e com um tempo limpo, consigo compreender os benefícios de me manter sóbrio. Ler sobre e compreender outras curiosidades sobre drogas e psicoses ajuda na manutenção da reabilitação.

Contudo é fundamental entender o significado da palavra limite. Para não cair no dilema das drogas que podem deixar você psicótico, ao ler essa matéria se você não sabe se chegou ao seu extremo, não espere para ver. A doença da dependência química é ardilosa e pode estar dando sinais para o seu corpo que você já está passando do limite. No entanto, busque recuperação, o mundo sem drogas e a vida livre de narcóticos é digna de respeito. Entre em contato conosco se precisar de apoio

Compare listings

Comparar