Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Curiosidades sobre Drogas e Psicoses

Veja, neste artigo, as principais curiosidades sobre drogas e psicoses que provavelmente você não sabia! Portanto, não deixe de ler.

Você sabia que existem uma série de curiosidades sobre drogas e psicoses, que são pouquíssimas as pessoas que realmente sabem quem são.

E, mesmo que pouco falado, conhecer essas curiosidades é importante para entender a gravidade e os problemas que podem ser obtidos com uso das drogas.

Ou seja, para você que ainda pode ter dúvida a respeito de como essas drogas podem afetar negativamente o ser humano, e prejudicar diretamente o seu bem-estar e sua saúde, essas informações são bem importantes.

Além disso, com isso você consegue enxergar também o porquê da importância da clínica de reabilitação, que pode tratar ou até mesmo evitar esses problemas.

Por fim, nos do Grupo Encontre Clinicas de Reabilitação mostraremos tudo sobre as principais curiosidades sobre drogas e psicoses, que provavelmente você não sabia.

Drogas e psicoses podem gerar efeitos na saúde mental

Todas as substâncias psicoativas influenciarão a saúde mental, impactando no humor, pensamentos, sentimentos e comportamentos de alguma forma como parte dos efeitos de curto prazo.

Dessa forma, como você reage a uma substância em um determinado momento pode depender do tipo de droga e seu conteúdo/potência, seu ponto de partida em relação a como você está se sentindo e a condição de sua saúde mental, bem como o ambiente (sozinho, ao ar livre, em uma boate, com quem você está) você está.

Além disso, tomar drogas em altas doses, com frequência ou em misturas de drogas, também aumenta o risco para sua saúde mental.

Uma overdose ou emergência de drogas podem ser sinais de saúde física ou mental sobre curiosidades sobre drogas e psicose.

Embora algumas pessoas possam relatar que automedicam certos sintomas com álcool ou drogas, esses não são tratamentos eficazes.

Ou seja, você pode ficar completamente fora de si, e acabar sendo levado diretamente pelo vício causado pela substância.

Efeitos geralmente ocorrem a curto prazo

As pessoas geralmente consomem álcool e outras drogas por seus efeitos de curto prazo, experimentando um efeito de intoxicação ou sensação de alta ou ‘pedra’. Esses efeitos podem ser agradáveis ​​por minutos ou horas.

Além disso, vale citar que os efeitos a curto prazo variam de pessoa para pessoa, mas também podem variar de uma ocasião de uso para outra, sendo uma das grandes curiosidades sobre drogas e psicose.

As pessoas também podem ter efeitos colaterais indesejados induzidos por drogas de curto prazo que não esperavam.

Esses são classificados como efeitos de ‘curto prazo’ porque passam quando a droga deixa o sistema da pessoa.

Por fim, saiba que os efeitos e o período de tempo que uma pessoa sente que os efeitos de curto prazo variam dependendo de seus fatores pessoais únicos e do tipo de droga.

Uma droga que vai deixar o usuário quase sempre para baixo

Algumas pessoas podem se sentir muito deprimidas, ansiosas ou deprimidas depois de usar algumas drogas, principalmente drogas como MDMA ou cocaína, por causa das substâncias químicas que alteram em seu corpo, como serotonina e dopamina.

Por exemplo, a ressaca é o processo pelo qual seu corpo passa ao se recuperar dos efeitos das drogas, assim como uma ressaca é para o álcool.

No entanto, no caso das drogas, você já viu que os efeitos delas são no curto prazo, mas outro detalhe importante é que elas estão ligadas também ao longo prazo.

Ou seja, o usuário de drogas acaba ficando constantemente em uma “ressaca sem fim” prejudicando diretamente a sua qualidade de vida.

Não é a toa que, inclusive uma das curiosidades sobre drogas e psicoses, elas estão relacionadas diretamente com depressão e suicídio.

Curiosidades sobre drogas e psicoses: efeitos a longo prazo

O uso frequente pode ter impactos mais duradouros em sua saúde mental, como ansiedade ou depressão.

As drogas psicoativas podem causar problemas de saúde mental em algumas pessoas.

Não está claro por que isso acontece com algumas pessoas e outras não, mas os riscos podem ser aumentados se você estiver usando altas doses com frequência.

Também pode ser que o uso tenha desencadeado preocupações que você não sabia que tinha, ou a droga altera a maneira como um determinado produto químico afeta suas funções cerebrais.

As pessoas podem experimentar ansiedade, paranoia, depressão ou outras condições.

Além disso, algumas pessoas podem usar para lidar com emoções ou experiências difíceis. Com o tempo, eles podem encontrar mudanças no relacionamento e não interagir com a droga da mesma maneira.

Por fim, algumas pessoas ainda podem achar que estão lutando para lidar com o efeito do uso de drogas a longo prazo e precisarão obter apoio.

Uma ‘psicose’ induzida por drogas

As drogas podem desencadear uma ‘psicose’ ou ‘episódio psicótico’ em algumas pessoas. Isso significa que uma pessoa experimenta alucinações (ver, ouvir e sentir coisas que não existem), delírios (uma crença inabalável em algo falso), tem pensamentos confusos e perturbados e falta de percepção de si mesmos.

A psicose é a forma mais grave de transtorno mental e a maioria dos casos não tem nada a ver com o uso de drogas.

Uma psicose pode ser uma causa direta de uma determinada substância, devido à falta de sono, desencadeada por uma condição existente ou ser experimentada como parte da abstinência de uma substância.

Uma psicose induzida por drogas pode ser uma experiência difícil para você e para aqueles ao seu redor. É mais uma das curiosidades sobre drogas e psicose.

Curiosidades sobre drogas e psicoses: elas podem levar facilmente ao suicídio

O álcool e outras drogas podem ter efeitos muito imprevisíveis no humor e também tornar as pessoas mais impulsivas. Isso pode fazer com que algumas pessoas se sintam suicidas a curto ou longo prazo.

Os efeitos de algumas drogas podem piorar ainda mais os sentimentos ou condições existentes.

Algumas pessoas podem achar os dias após o uso de drogas difíceis por estar para baixo, ou para algumas, fatores externos, como dívida de drogas.

Como evitar os efeitos das drogas e psicoses?

Como você viu anteriormente, muitas são as curiosidades sobre drogas e psicoses as vezes até não faladas, mas de extrema importância.

No entanto, o que você precisa saber, é que esses efeitos negativos podem ser evitados ou até mesmo podem não ser tão sentidos pelo usuário, se for procurado um tratamento com brevidade.

Isso porque, ao iniciar o tratamento, será feito um trabalho em cima daquele vício e dependência, com profissionais adequados, medicamentos e todo o necessário.

Ou seja, você pode evitar uma série desses problemas citados, com alternativas simples e funcionais.

Por esse motivo, não deixe de contar conosco do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, uma vez que contamos com as melhores clinicas do país.

Dessa forma, juntos podemos escolher e selecionar a clínica adequada para aquele determinado vício e necessidade, na busca de uma reabilitação rápida e eficaz.

Faça uma avaliação agora mesmo.

Estamos 24 horas por dia, prontos para te atender!

Compare listings

Comparar