Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Depressão na adolescência: O que é? Tem cura?

depressao na adolescencia 1

A depressão na adolescência é uma doença que está cada dia mais comum e, diferente do que muitos imaginam, os motivos são muitos e, felizmente, podem ser tratados.

 Dessa forma, se você está passando por essa situação ou conhece alguém que sofre com a depressão na adolescência, siga no texto que vamos te contar tudo sobre o tema. 

Querendo ou não, a geração Z por mais que trouxe muitas vantagens como a era da tecnologia, informação e outros, os adolescentes e até mesmo estão mais tristes. 

Algumas pesquisas do IEPS (Instituto de Educação e Saúde Pública) mostram que os casos de depressão na adolescência subiram drasticamente. Isso pode ser notado com os dados que mostram um percentual de 5,6 % em 2013 e em 2019 apontam um percentual de 11,1%. 

Ou seja, um aumento maior que 100% quando comparado a anos anteriores, o que para muitas pessoas pode gerar preocupação. 

Por isso é muito importante buscar conhecimento sobre o tema a fim de ajudar esses jovens que sofrem com o problema. 

Por fim, para te mostrar todos os detalhes da depressão na adolescência, mostrando inclusive qual a melhor alternativa para curar essa doença e conseguir viver bem.

Crise de depressão

A crise de depressão na adolescência pode ser observada quando a pessoa perde a capacidade de realizar tarefas simples. Como por exemplo, passar dias sem tomar banho ou escovar os dentes, tem dificuldade até mesmo para levantar da cama. 

Ainda podem acontecer crises de choro e pensamentos auto destrutivos que são desencadeados por gatilhos. Se esses sintomas de depressão na adolescência forem observados, procure logo ajuda médica para que o quadro possa ser controlado. 

Normalmente a pessoa que sofre com depressão sempre tem problemas de ansiedade, dificuldade para dormir, cansaço extremo e outros sintomas. Mas ainda assim conseguir ir a baladas com os amigos, por exemplo.

Quais os sintomas da depressão na adolescência?

A depressão na adolescência tem sintomas muito parecidos com os de um adulto. Porém a diferença está no efeito que esses sintomas causam na sua rotina. 

O jovem que enfrenta a depressão se isola socialmente, mesmo que seja um adolescente mais tímido, o convívio se torna ainda menor. O rendimento escolar também é afetado, assim como o interesse e capacidade de pensar no seu futuro próximo. 

Outro sintoma bem comum nessa fase da vida são os transtornos alimentares. Ou seja, o adolescente pode reduzir drasticamente sua alimentação ou comer muito mais que o normal.

A negatividade também é uma marca, mas cuidado! Sabemos que adolescentes são mais fechados e até mesmo nervosos, tudo causado pelas alterações hormonais. 

Portanto, é preciso aprender a reconhecer quando há um exagero nessa atitude mais rude.

Início de depressão na adolescência sintomas

A fase da adolescência é muito propensa ao desenvolvimento de depressão pois combina diversos fatores. Durante essa fase muitas mudanças acontecem fisicamente e também socialmente com o adolescente. 

Assim as mudanças hormonais, cobranças pelo futuro, predisposição e ainda diversos outros fatores podem causar depressão na adolescência. Saber reconhecer os primeiros sintomas é muito importante para que a ajuda seja rápida. 

Apesar de ilegal, muitos adolescentes consomem álcool com autorização família. Esse tipo de conduta não é recomendado até pelo momento de desenvolvimento. Porém para aqueles que têm tendência à depressão o efeito é ainda pior. 

Quando a depressão não é tratada corretamente o uso de drogas e o vício poderá ser os próximos passos. Então observe se o adolescente tem o hábito de consumir algum produto ilegal e ainda suas atitudes.

Depressão na adolescência: como ajudar?

A primeira ação para ajudar um adolescente com depressão é reconhecer que se trata de uma doença. Assim é necessário tratar o assunto com seriedade e demonstrar interesse em ajudar. 

Nunca aja como se seu filho estivesse sendo preguiçoso, desleixado ou inventando desculpas. Isso apenas piora o sentimento de culpa e de negatividade que ele tem dentro de si. 

Além disso, agir reprovando as atitudes dos adolescentes vai o afastar ainda mais do convívio. Dessa maneira será mais difícil conseguir entender o que está acontecendo e procurar ajuda.

Estimule o contato com amizades positivas que possam ajudar nesse momento difícil. Assim você terá ajuda para entender os sentimentos do adolescente e também aprender como solucionar o problema. 

O acompanhamento com um psicólogo e uma equipe multidisciplinar é essencial para tratar a depressão na adolescência. Não deixe de procurar ajuda profissional para que seu filho possa se recuperar o quanto antes.  

Em muitos casos os vícios se tornam uma realidade e o tratamento desse problema pode ser ainda mais complexo. E, uma solução é procurar uma clínica de reabilitação onde ele passará por um tratamento completo e conseguirá fugir desse problema. 

Diante disso, não deixe de contar conosco do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, hoje referência no tratamento contra depressão e vícios por todo o país.

Possuímos unidades com os profissionais mais capacitados do mercado e prontos para te atender e realizar a internação imediata.

 Temos um sistema de atendimento e resgate 24 horas pronto para oferecer todo o suporte necessário.

Entre em contato agora e garanta o melhor tratamento através dos números:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

encontre clinicas 2

A Encontre Clinicas Brasil é uma empresa de referência nacional com grande experiência no direcionamento e auxílio no tratamento e encaminhamento para internação de dependentes químicos, residencial para idosos, além de oferecer todo suporte necessário aos familiares.

Compare listings

Comparar