Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Como se livrar do alcoolismo: dicas e formas?

Dicas e formas de como se livrar do alcoolismo, confira aqui neste artigo maneiras eficazes de se livrar do alcoolismo, confira fale conosco!

Como se livrar do alcoolismo? Acredite, isso é uma pergunta feita constantemente em muitos fóruns e locais de ajuda, por ser um dos vícios mais presentes aqui no Brasil.

No entanto, enquanto o viciado é a única pessoa que pode parar seu próprio uso de álcool, os entes queridos ainda podem tomar certas medidas para tentar conter comportamentos viciantes.

Se você está explorando como ajudar um alcoólatra a parar de beber, os seguintes métodos podem ajudar a trazer luz para o problema de bebida ou drogas do seu ente querido.

Até porque, juntos, e claro, com um apoio profissional, sair dessa situação, e voltar a ter uma qualidade de vida é algo totalmente alcançável.

Por fim, para você ficar por dentro, aqui estão algumas dicas de como ajudar um alcoólatra a parar de beber.

1# Abra as linhas de comunicação

A pessoa com quem está preocupado, nunca vai saber que você está preocupado a menos que isso seja expressado.

Dessa forma, sabemos que essa pode ser uma conversa desconfortável para você e para a pessoa que sofre com o vício em álcool, mas é necessária.

Você poderia chamar isso de “intervenção”, ou simplesmente uma conversa, sendo um dos primeiros passos para se livrar do vício, pois abre ali uma linha de comunicação que pode ser crucial para esse momento.

2# Deixá-lo confortável para falar sobre a causa básica que contribui para a sua bebida.

Muito raramente as pessoas bebem simplesmente por gostar de beber.

Dessa forma, comprovadamente, muitas das vezes as pessoas lutam contra a depressão ou ansiedade e bebem como uma maneira de se automedicar.

Sendo assim, é importante reconhecer que você acha que pode haver um problema de saúde mental subjacente que resulta em beber.

Tente não soar acusatório, especialmente se a pessoa pode não saber que sofre de depressão ou ansiedade.

Em vez disso, pergunte a ele se há alguma causa contribuinte para o seu consumo de álcool, deixando sempre a situação confortável.

Até porque, se você quer saber como se livrar do alcoolismo, um dos primeiros passos é saber o que está causando-a.

3# Esteja pronto com exemplos concretos de por que você acha que pode haver um problema

Antes de confrontar seriamente alguém sobre o uso de drogas ou álcool, passe algum tempo pensando nas razões que você tem para se preocupar.

Dessa forma, esteja pronto para oferecê-los como exemplos ao ter uma conversa com seus entes queridos.

Por fim, se você diz que está preocupado, mas não tem um raciocínio sólido, seu ente querido não vai levá-lo a sério.

4# Não ofereça um ultimato

Na maioria das vezes, alguém com um problema com bebida escolherá o álcool em vez de qualquer outra opção que lhe seja dada, resultando em mais estresse, frustração e dor. Em vez de oferecer ultimatos, ofereça conselhos ou opções de ajuda.

Isso significa fazer sua pesquisa com antecedência e conhecer alguns bons programas para encaminhar um ente querido, ou estar familiarizado com um profissional com quem eles possam conversar para pedir ajuda.

Este é um ponto principal quando se trata de como se livrar do alcoolismo.

5# Não faça julgamento ou vergonha

Ao ajudar um alcoólatra a parar de beber, fazê-los sentir vergonha ou baixar sua autoestima não fará bem em uma situação como esta.

Lembre-se, alcoolismo é uma doença. Se você não passou por isso, faça o seu melhor para não fazer nenhum julgamento quando alguém que você ama está lutando com ele. Pensar em como se livrar do alcoolismo sempre deve passar por empatia.

Não só você não entende em primeira mão, mas também pode fazer mais mal do que bem. Humilhar um viciado só vai fazê-los recorrer ao que reveste suas emoções, o que é provável que beba.

Por fim, a abordagem do julgamento e da vergonha não faz bem a ninguém no final.

6# Utilize as pessoas em sua vida

Se você conhece alguém que parou de beber com sucesso, fale com eles. Pergunte-lhes como eles finalmente chegaram a um acordo com o seu problema e como eles foram inicialmente abordados.

Claro, o que funciona para uma pessoa não necessariamente funcionará para todos.

No entanto, se você acha que a experiência deles soa semelhante à do seu ente querido, pergunte-lhes se eles estariam dispostos a falar com essa pessoa para você.

Às vezes, informação e preocupação vindas de alguém que passou por recuperação significam mais do que quando vêm de alguém que não passou.

7# Ofereça recursos ao seu ente querido.

Sobriedade e recuperação parecerão muito menos assustadores se eles tiverem um ponto de partida. Esteja pronto para direcioná-los para um programa de tratamento que você acha que pode ser um bom ajuste ou para recursos on-line.

Há uma riqueza de informações sobre a recuperação, e pode ser esmagador decidir por onde começar nos estágios iniciais da sobriedade. Se você pode tornar essa tarefa um pouco mais gerenciável, sua pessoa amada é mais propensa a tirar proveito do trabalho que você colocou em seu bem-estar.

Além disso, busque clínicas de recuperação para o ajudar a entender como se livrar do alcoolismo.

8# Não beba perto da pessoa

Uma vez que você se aproxime de alguém sobre seu potencial problema com álcool, seria altamente imprudente e contraproducente beber álcool em sua presença. Beber ao redor da pessoa pode levá-la a querer beber, ou fazê-la acreditar que você não estava falando sério em sua preocupação.

Isso não quer dizer que você não pode beber – apenas não faça isso perto da pessoa que você confrontou, pelo menos não logo depois de expressar essa preocupação.

Como se livrar do alcoolismo: procure ajuda profissional

Você pode seguir todos esses pontos, e ajudar bastante uma pessoa no processo de se livrar do alcoolismo.

No entanto, saiba que comprovado por especialistas, uma das principais formas de como se livrar do alcoolismo é com ajuda profissional.

Até porque, recaídas, abstinências e dentre outras coisas, podem ocorrer com muita facilidade quando tentado se livrar por conta própria.

Dessa forma, você precisa saber que o corpo daquela pessoa já se tornou verdadeiramente dependente daquela substância, gerando um desejo incontrolável.

Hoje, uma das principais formas de como se livrar do vício é diretamente buscando uma clínica de reabilitação para alcoólatras.

Logo, lá estarão presentes profissionais, que proporcionarão um tratamento eficaz e direcionado ao vicio sofrido.

Por fim, e se você tem dúvida sobre aonde encontrar esse tipo de tratamento, nós do Grupo Encontre Clínicas podemos te ajudar diretamente nesse processo.

Possuímos acesso as melhores clínicas do Brasil, com atendimento 24 horas, resgate imediato, e prontas para te atender.

Tratamento para alcoolismo  pode ajudar com suporte de longo prazo para dependência.

Encontre uma clinica de recuperação da rede de clinicas do Grupo Encontre Clínicas para sua jornada de recuperação do vício do álcool. Faça um teste, obtenha uma correspondência e comece a obter suporte por telefone ou via whatsapp. (11) 96262-2008

Compare listings

Comparar