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Como se livrar do alcoolismo: Dicas e formas

Dicas e formas de como se livrar do alcoolismo, confira aqui neste artigo maneiras eficazes de se livrar do alcoolismo, confira fale conosco!

Pensando em como se livrar do alcoolismo? Como fazer um plano que funcione para você.

Beber é amplamente aceito como uma atividade social, uma forma de lidar com o estresse e até mesmo um remédio potencial para a insônia ou a ansiedade . Descubra como se livrar do alcoolismo.

No entanto, o álcool geralmente não ajuda muito a aliviar essas preocupações a longo prazo. Ele também vem com algumas desvantagens significativas.

Até mesmo beber moderadamente pode deixá-lo tonto, nebuloso ou de ressaca . Quanto mais você bebe, maior a probabilidade de notar outros efeitos na saúde também, como:

  • sono interrompido
  • problemas digestivos
  • problemas de memória
  • aumento da ansiedade , depressão e irritabilidade
  • desentendimentos e outros conflitos com entes queridos

Conforme esses efeitos começam a se acumular, você pode se perguntar se é hora de fazer uma pausa. E você não está sozinho. Neste artigo vamos te oferecer dicas e formas de como se livrar do alcoolismo.

Se você está pensando em reduzir o tempo ou fazer uma pausa por tempo indeterminado, essas dicas para se livrar do alcoolismo podem ajudá-lo a criar um plano que funcione para você.

Veja Também: Principais Doenças causadas pelo alcoolismo

Primeira dica de como se livrar do alcoolismo: reserve um tempo para explorar sua relação com o álcool

Um primeiro passo fundamental para desistir de qualquer coisa é identificar por que você está fazendo isso.

Descubra quanto você realmente bebe álcool

Talvez você ache que não depende exatamente do álcool, mas ainda se pergunta se não está bebendo muito .

Diga que você não sente nenhum desejo quando fica sem beber. Mesmo assim, “uma bebida rápida” frequentemente se transforma em três ou quatro drinques. Quando você está se divertindo, tem dificuldade em parar, principalmente na companhia de amigos com a mesma quantidade.

Pense por que você consome bebidas alcoólicas

Talvez suas preocupações se concentrem nas razões para beber, e não na quantidade. Muitas pessoas usam álcool para amortecer a dor emocional ou enfrentar situações estressantes com mais facilidade. É comum beber para aliviar a tensão no primeiro encontro ou antes de uma conversa difícil.

Mas quando é difícil enfrentar os desafios sem álcool, vale a pena considerar se beber o impede de desenvolver formas e  maneiras mais úteis de se livrar do alcoolismo.

Conhecer as razões por trás de seu uso de álcool – estresse no relacionamento, problemas no trabalho, insônia ou qualquer outra coisa – pode ajudá-lo a explorar maneiras alternativas de lidar com essas questões de forma mais produtiva.

Considere sua abordagem

Você deve saber que deseja abandonar completamente o álcool. Mas talvez você não tenha certeza de desistir completamente e não queira se limitar a esse objetivo.

Tudo bem. O mais importante é dar uma olhada em seus hábitos de beber e encontrar uma maneira de reduzir o que funciona para você.

A sobriedade completa não é uma meta ruim, é claro, mas não precisa ser a única.

Ainda não sabe seu objetivo final? Isso também está bom. Apenas saiba que você tem opções. E encontre dentro de suas expectativas uma forma de se livrar do alcoolismo.

Fale sobre isso

Deixar que outras pessoas saibam sobre sua escolha de se livrar do alcoolismo pode ajudar a motivá-lo a manter sua decisão.

Envolva seus entes queridos sobre o consumo do álcool para se livrar do alcoolismo.

Uma dica importante de como se livrar do alcoolismo:

A família e os amigos podem encorajá-lo e apoiá-lo quando você decidir se livrar do alcoolismo.

Ao falar sobre seu relacionamento com o álcool, você também pode encorajar outras pessoas a explorar seus próprios hábitos de bebida.

Talvez seu parceiro, irmão ou colega de quarto também esteja pensando em fazer uma mudança. Mudar os hábitos de beber em conjunto permite que apoiem uns aos outros, ao mesmo tempo que aumenta a sua motivação e responsabilidade.

É importante levar consigo uma pessoa de apoio de confiança ao participar de eventos que envolvam álcool. Geralmente é mais fácil recusar uma bebida quando você não precisa fazer isso sozinho.

Encontre uma comunidade

Construir novos relacionamentos com pessoas que também optam por evitar o álcool pode trazer muitos benefícios.

“Quanto mais suporte você tiver, melhor”

Aqui estão algumas ideias de como se livrar do alcoolismo:

  • Em vez de testar sua determinação juntando-se aos seus colegas de trabalho para o happy hour usual, por que não convidar um colega diferente para dar um passeio no parque após o expediente?
  • Considere cultivar amizade e romance com pessoas que não priorizam a bebida como uma parte importante de suas vidas.
  • Sentiu falta da atmosfera do bar? Dependendo de onde você mora, você pode visitar um teatro ou clube e socializar sem álcool.

Sabe o que dizer

Quando você recusa uma bebida, as pessoas podem perguntar por quê.

Você não é obrigado a fornecer detalhes, mas pode ajudar ter uma resposta pronta:

  • “Estou economizando minha saúde”.
  • “Não gosto da forma como a bebida me faz sentir.”

Dito isso, você não precisa dizer nada mais do que “Não, obrigado”. Praticar sua recusa com antecedência pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e confiante quando se encontrar em uma situação que envolva álcool.

Tente não se preocupar com os outros julgando você, já que a maioria das pessoas provavelmente não notará ou se lembrará do que você faz.

Se você deseja oferecer aos seus entes queridos uma explicação mais detalhada, mas não tem certeza do que dizer, ajuda a manter sua explicação simples:

  • “Tenho bebido muito sem um motivo claro e quero passar algum tempo repensando esse hábito.”
  • “Eu me pego bebendo quando não quero enfrentar minhas emoções e quero melhorar para lidar com elas sem álcool.”
  • “Eu realmente não gosto de beber, e estou cansado de fazer isso só porque todo mundo gosta.”

Mude o seu ambiente

Outra forma importante de se livrar do alcoolismo é perceber que quando o álcool faz parte de sua rotina normal, beber pode se tornar uma espécie de resposta automática, especialmente quando você se sente estressado ou oprimido .

No entanto talvez você não precise reinventar completamente sua vida para parar de beber, mas algumas mudanças em seu ambiente podem fazer uma grande diferença.

Livre-se do seu álcool

O álcool em sua casa pode tentá-lo quando você está tentando parar. Se quiser beber, saber que terá de sair e fazer uma compra pode detê-lo por tempo suficiente para encontrar uma boa distração.

Mantenha bebidas não alcoólicas à mão para você e outras pessoas. Você não precisa oferecer álcool para ser um bom anfitrião. Deixe que os convidados tragam seu próprio álcool – e leve-o com eles quando forem embora.

Se você mora com colegas de quarto, considere pedir-lhes que mantenham o álcool fora da vista, em vez de em espaços abertos compartilhados.

Encontre uma nova bebida favorita

Escolher a bebida de reposição certa pode ajudá-lo a permanecer firme em seu desejo de parar de beber. Água pura pode oferecer muitos benefícios à saúde, mas não é a escolha mais interessante.

Com um pouco de criatividade, você encontrará algo gostoso que não fará com que você perca sua bebida favorita.

Experimentar:

  • infundir água pura ou com gás com frutas ou ervas picadas
  • adicionar paus de canela ou especiarias ao chá, cidra de maçã ou chocolate quente
  • misturar suco ou limonada com água com gás

Varie sua rotina

Quando você tende a beber em determinada hora do dia, fazer outra coisa é uma das melhores maneiras de quebrar esse padrão. Atividades que o tiram de casa e se mudam geralmente ajudam mais.

Considere estas dicas de como se livrar do alcoolismo:

  • Se você costuma encontrar amigos para uma bebida depois do trabalho, considere fazer uma caminhada ou encontrá-los para um ponto de encontro no parque ou em outro local sem álcool.
  • Em vez de ir ao seu restaurante habitual para jantar e beber, por que não experimentar um novo lugar que não serve bebidas alcoólicas? Você experimentará algo fora do comum sem se sentir tentado a beber.
  • Adquira o hábito de cozinhar em casa para se distrair e economizar algum dinheiro.

Quando o desejo de beber se alinha mais com o seu humor do que a qualquer hora do dia, ter alguns métodos alternativos de enfrentamento prontos pode ajudar:

  • Em vez de beber para acalmar a ansiedade, tente fazer afirmações , respirar fundo ou meditar .
  • Conforte-se quando se sentir sozinho ao estender a mão para uma pessoa amada ou assistir a um filme favorito.

Arranje tempo para cuidar de si mesmo e livre-se do alcoolismo.

Parar de beber pode ser muito estressante. Se você recorrer ao álcool para controlar o sofrimento emocional, a opressão adicional pode aumentar a vontade de beber, fazendo com que o sucesso pareça ainda mais fora de alcance.

É normal ter dificuldades ao fazer grandes mudanças, mas boas práticas de autocuidado podem ajudá-lo a controlar sentimentos opressores e a cuidar de sua mente e corpo.

Priorize o bem-estar

Sentir-se no seu melhor fisicamente pode aumentar a resiliência e a força emocional, equipando-o para enfrentar os desafios que provocam o desejo de beber.

Ao evitar o álcool, você está dando um grande passo para melhorar a saúde física. Conforme você começa a notar os benefícios para a saúde , provavelmente se sentirá mais fortalecido e inspirado para manter seu progresso.

Outras dicas a serem consideradas:

  • Fique hidratado .
  • Faça refeições regulares e balanceadas. Tente incluir alimentos que aumentam a energia e melhoram o humor .
  • Faça atividade física regular , se puder. Experimente fazer caminhadas, andar de bicicleta, dançar ou andar de patins para obter formas divertidas de se manter ativo.
  • Faça um sono melhor uma prioridade. Uma boa meta para a maioria dos adultos é de 7 a 9 horas .

Redescubra hobbies

Muitas pessoas usam álcool para lidar com o tédio . Passatempos satisfatórios podem distraí-lo da vontade de beber, mas também o ajudam a relaxar – algo que todo mundo precisa fazer.

Se você recentemente começou a desejar voltar a um antigo hobby, agora é a hora de fazê-lo.

Se as precauções de segurança do COVID-19 limitaram suas opções, por que não tentar algo novo? A tecnologia torna mais fácil do que nunca aprender novas habilidades e encontrar maneiras criativas de se conectar , mesmo quando você não pode participar fisicamente de atividades com outras pessoas.

Você pode tentar:

  • Projetos de casa faça você mesmo
  • construir ou pintar modelos
  • tabuleiro ou videogame
  • voluntariado
  • sentar com um bom livro

Mantenha um diário

Talvez você nunca tenha tido interesse em registrar seus pensamentos mais íntimos, mas o registro pode ser uma ótima dica e forma de como se livrar do alcoolismo, uma ferramenta para rastrear seus sentimentos enquanto você tenta parar de beber.

Explorar, por escrito, o que você acha difícil e quando mais deseja beber pode ajudá-lo a perceber padrões que oferecem mais informações sobre o uso de álcool.

Comparar as emoções que surgem quando você bebe com os sentimentos que experimenta ao se abster também o ajuda a reconhecer que beber não resolve os problemas que está tentando controlar.

Um diário também oferece um espaço útil para listar os motivos pelos quais você deseja parar e fazer um brainstorm de atividades para substituir o álcool.

Explore novas ferramentas para enfrentar

Depois de identificar alguns dos principais motivos pelos quais você bebe, você pode começar a encontrar novos métodos para lidar com esses gatilhos.

O mecanismo de enfrentamento mais útil geralmente depende das circunstâncias:

  • Quando você se sentir triste, mas precisa de um tempo sozinho , considere um álbum favorito ou um livro reconfortante.
  • Quando quiser beber para evitar conflito ou estresse no relacionamento, você pode desabafar com um ente querido ou praticar melhores habilidades de comunicação para se reconectar com seu parceiro.
  • Se a solidão despertar o desejo de beber, você pode procurar maneiras de se conectar com amigos distantes ou explorar maneiras de construir novas amizades .

No final do dia, uma das ferramentas mais importantes que você tem à sua disposição é a autocompaixão .

Em vez de se criticar por ter dificuldade ou escorregar e tomar um drink, lembre-se de que ninguém é perfeito. O que mais importa é sua capacidade de manter uma perspectiva aberta e curiosa enquanto aprende o que funciona e o que não funciona para você.

Procure suporte

Parar de beber sozinho é mais difícil para alguns do que para outros, mas não há necessidade de fazer isso sozinho.

Se você está tendo dificuldade em cumprir sua meta ou apenas quer uma orientação extra, considere a possibilidade de pedir suporte profissional.

Se você se sentir confortável para fazer isso, leve seus desafios ao seu provedor de serviços de saúde primários. Encontrar um terapeuta também pode ser um ótimo ponto de partida se você não se sentir confortável em falar com seu médico.

Também pode valer a pena conferir um programa de 12 passos de (AA) em sua área, como Alcoólicos Anônimos, para ver se parece algo que pode ser útil para você.

O resultado final para se livrar do alcoolismo.

Parar de beber pode levar tempo, então trate-se com gentileza se não obter sucesso no início. Quer o seu objetivo final envolva sobriedade completa, você ainda está fazendo um grande favor ao seu cérebro e corpo.

Tratamento para alcoolismo  pode ajudar com suporte de longo prazo para dependência.

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