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Dicas para controlar a ansiedade durante o isolamento social.

dicas para controlar a ansiedade durante o isolamento social

Estar em isolamento devido à pandemia de coronavírus pode levar as pessoas a sentirem ansiedade e isolamento social. Por isso, controlar a ansiedade durante o isolamento social pode ser algo bem complicado.

 E, isso pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente de você ter enfrentado ou não problemas de saúde mental no passado. 

Assim, cuidar da sua saúde mental e bem-estar durante esta crise é essencial para ficar bem e construir resiliência. 

Por fim, a seguir, estão 7 dicas para ajudá-lo a gerenciar melhor a ansiedade e o isolamento social neste momento e esperamos que você as ache úteis.

1. Abrace suas emoções

Todos nós estamos vivenciando fortes emoções devido à situação atual. Abraçar as emoções em vez de suprimi-las é uma abordagem eficaz para lidar com elas. 

E, desse modo, uma maneira de abraçar suas emoções é rotulá-las, se relacionar com elas. Ficar alguns minutos em silêncio e de olhos fechados para senti-las. 

Além disso, fazer psicoterapia também pode te ajudar com isso, sendo um bom tratamento secundário, acompanhado, claro, de uma ajuda profissional. 

Por fim, esse é um dos passos mais importantes para controlar a ansiedade durante o isolamento social.

2. Procure fontes confiáveis ​​de informações

No momento, você pode se sentir sobrecarregado com a quantidade de informações disponíveis. 

Dessa forma, siga fontes confiáveis ​​de informação, como os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo hoje uma autoridade nacional e local de saúde pública. 

Além disso, a OMS desenvolveu uma ampla gama de diretrizes, incluindo algumas sobre como lidar com o estresse durante o surto de coronavírus para adultos e crianças.

 Saiba que ter as informações certas vai te ajudar a controlar a ansiedade durante o isolamento social. 

3. Limite seu tempo lendo notícias ou assistindo a cobertura da mídia

Às vezes pode ser difícil estar ciente da diferença entre estar informado sobre o que está acontecendo e viver em constante medo e ansiedade. 

Dessa forma, é crucial ouvir especialistas em saúde pública capazes de fornecer insights sobre como navegar no que o futuro reserva em relação à crise atual. 

Assim, limite sua exposição à mídia, principalmente de fontes não confiáveis, especialmente se você experimentou ansiedade antes da pandemia do coronavírus. 

A Organização Mundial da Saúde sugere que você deve tentar se limitar a verificar as notícias apenas uma ou duas vezes por dia. Então, defina um limite de tempo para esses horários.

4. Tenha uma rotina

Siga uma rotina todos os dias. Tome um banho de manhã e vista-se como se fosse sair, mesmo que esteja trabalhando em casa. Tenha horários programados para várias atividades durante o dia.

Nesse sentido, ter uma rotina e cumpri-la lhe dará a sensação de assumir o controle sobre sua vida. 

Além disso, em vez de se concentrar nas coisas que você não pode controlar, escolha se concentrar nas coisas que você pode controlar, como limitar o tempo gasto nas mídias sociais e ler as notícias, encontrar coisas divertidas para fazer em casa e sua atitude positiva. 

Esse gerenciamento irá ajudá-lo a controlar a ansiedade durante o isolamento social. 

Saiba que ter uma boa saúde mental nesse momento é algo crucial e muito importante.

5. Exercite-se regularmente

Manter-se ativo é essencial para sua saúde mental e bem-estar geral. A OMS aconselha fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia para adultos e uma hora para crianças. 

No entanto, vale lembrar que os exercícios devem ser feitos diretamente em casa, para evitar transmissões, ou até mesmo, se contaminar com o vírus.

6. Mantenha uma dieta saudável e sua rotina de sono

Ter uma dieta saudável e nutritiva, limitar o consumo de álcool e bebidas açucaradas e não fumar ajudará seu sistema imunológico a funcionar adequadamente. 

Além disso, para saber mais sobre o que comer durante o distanciamento social, consulte a página da OMS com dicas de alimentação e nutrição durante a quarentena.

Manter sua rotina de sono o mais consistente possível aumentará sua capacidade controlar a ansiedade durante o isolamento social.

7. Mantenha contato com a família e amigos e esteja presente para eles

Sentir-se conectado é vital durante esse período difícil, então procure seus amigos e familiares para conversar, ouvir e estar presente. 

Estender a mão pode ajudá-lo e ajudá-los também. Sentir-se socialmente isolado pode levar à depressão; a longo prazo, está ainda associado a uma vida útil mais curta. 

Nunca foi tão fácil manter contato por meio de videochamadas, telefonemas, mensagens de texto ou e-mails. O que é muito melhor para controlar a ansiedade durante o isolamento social.

Considerações finais

Neste artigo, você pôde conhecer sobre controlar a ansiedade durante o isolamento social. Agora, você possui mais suporte para não ficar sujeito a ela. 

Dessa forma, caso você esteja passando por problemas para controlar a ansiedade durante o isolamento social, não deixe de buscar ajuda de uma clínica de recuperação. Lá há profissionais que podem auxiliá-lo! 

E, caso você esteja buscando por uma clínica de reabilitação com tratamento contra sintomas da ansiedade, nós do Grupo Encontre Clínicas, hoje somos referência no assunto, oferecendo tratamento em todo o Brasil.

Possuímos atendimento 24 horas, resgate imediato, e todo o time de profissionais especializados e prontos para te atender.

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