Você já deve ter pelo menos ouvido falar em ecstasy ou a chamada por muitos como “balinha”.
Hoje, ela é uma das drogas mais consumidas por jovens, principalmente em festas e eventos, sendo popularmente associada justamente a esse tipo de ação.
O consumo de drogas pelos jovens vem crescendo nos últimos anos e os motivos são os mais diversos. Para começar temos o desejo de socialização, que nos adolescentes e jovens é muito forte.
Assim, nessa fase precisam se sentir aceitos e parte de um grupo, então fazem uso de produtos para “acompanhar os amigos”.
Como funciona o processo de reinserção social?Além disso, a experiência proporcionada pelas drogas em festas é única, o que aumenta a curiosidade, principalmente por ser uma droga fortemente psicótica, e que pode trazer efeitos fortes de alucinações e êxtase.
Depois do primeiro uso, é comum que em todos os eventos o ecstasy droga seja consumido para manter seu efeito, onde muitos buscam por aquela sensação.
Porém, assim como todos os outros tipos de drogas, o ecstasy também é muito prejudicial ao organismo, sendo uma droga altamente viciante e que pode trazer consequências extremamente graves ao corpo e mente, sendo uma forte responsável por muitas mortes aqui no país.
Por fim, conheça mais sobre o ecstasy e como ela age no corpo e na mente dos usuários.
Como parar de fumar maconha?Conteúdo
ToggleSubstância psicotrópica: o que é e como funcionam?
Apesar de ser um termo pouco utilizado, substâncias psicotrópicas nada mais são que drogas com a capacidade de agir diretamente no cérebro.
Desse modo, quer dizer que ela tem o poder de atuar na sua capacidade de raciocínio, reação a estímulos, pensamento crítico e ainda causa alucinações.
Efeitos do Ecstasy? A Ecstasy faz parte desse grupo de produtos com efeito forte e diretamente no cérebro, causando sensações à flor da pele por um bom tempo depois do seu uso.
Assim, junto com a batida das músicas e os elementos ali presentes no ambiente como luzes e outros, a substância pode vir a causar um efeito bastante alucinógeno.
Alucinação hipnagógica
A alucinação hipnagógica é um dos efeitos possíveis do uso de ecstasy.
Ela proporciona uma experiência sensorial que ocorre no momento em que estamos prestes a adormecer.
Ou seja, quando ainda não estamos completamente dormindo, mas também não estamos totalmente acordados. Diferente de um sonho, essa alucinação se manifesta de maneira muito realista, distorcendo a percepção da realidade.
Em geral, quem passa por essa alucinação descreve a experiência como desagradável e confusa.
Vale destacar que o uso de ecstasy não é a única razão para esse fenômeno, mas pode contribuir para sua ocorrência.
O que é o Ecstasy?
Ecstasy é um produto criado em laboratório com alguns componentes da metanfetamina. Como falamos, ele faz parte de um grupo de substâncias que têm ação direta no cérebro.
Normalmente o ecstasy é consumido em forma de pílulas coloridas e com diversas figuras impressas, podendo ser chamadas de diversos nomes no evento, conhecidas por “doce”, “balinha” e dentre outros.
Inclusive, esse formato de bombom, é justamente uma estratégia para tornar a droga aparentemente menos agressiva e também passar uma sensação menos perceptível no uso.
Até porque, geralmente a droga é usada diretamente via oral, onde o usuário coloca a pílula na língua, e a liberação das substâncias começa a ocorrer.
Assim, os usuários não têm tanto medo dos efeitos e consequências do seu uso, mas isso não reduz em nada os seus efeitos negativos.
O ecstasy ainda é comercializado na forma líquida, que é injetada e tem efeito mais potente e rápido. Ou em pó, para ser diluído e fumado. Em todos os casos os efeitos são graves e o vício na substância cresce após cada uso.
O que começa apenas como uma experiência diferente em uma balada termina como uma dependência química.
Por fim, nestes casos o paciente sofre com os diversos sintomas e consequências que o ecstasy droga causa.
Droga ecstasy: principais sintomas
Os principais sintomas de que alguém está fazendo uso de ecstasy são:
- Enjoo e vômito;
- Dificuldade de raciocínio;
- Falta de reflexo;
- Confusão mental;
- Insônia;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Paranoia;
- Irritabilidade;
- Desejo constantemente utilizar ecstasy droga.
Todos esses são os primeiros sintomas apresentados por quem começa o uso da droga, que podem começar a ficar associados e serem mais graves no decorrer do uso.
Por fim, você precisa saber que a dependência deste químico é rápida e acontece com poucos usos, independentemente do tipo de ingestão.
Ecstasy: quais são as consequências do uso?
Quando o vício já está instalado, o dependente passa a exibir comportamentos e a enfrentar efeitos ainda mais graves.
O ecstasy provoca problemas como perda de memória, muitas vezes prejudicando as lembranças durante o período de uso da droga.
Em casos mais severos, o ecstasy pode até causar apagamento de memórias mais antigas.
Nesse estágio, há uma significativa diminuição na capacidade de aprendizado e concentração, afetando toda a rotina do usuário, inclusive suas relações sociais.
É comum que surjam quadros de depressão e ansiedade intensa, especialmente nos momentos de abstinência da substância.
Indivíduos com predisposição genética podem desenvolver transtornos psiquiátricos irreversíveis, tornando episódios de paranoia e surtos mais frequentes.
Mesmo o uso ocasional de ecstasy pode levar à dependência e a diversas outras complicações. Portanto, apesar de parecer inofensiva, essa droga deve ser evitada a todo custo.
Qual o melhor tratamento para a dependência da “balinha”?
A melhor solução para o vício e dependência de um usuário de ecstasy é a reabilitação profissional.
Balinha droga? Isso porque, assim como as outras drogas, o ecstasy começa a oferecer dependência forte e existem diversos sintomas comuns ao parar de usar.
Dessa forma, a melhor opção é ser acompanhado diretamente por profissionais, que indicarão os remédios e tratamento adequado para o vício.
Nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação possuímos clínicas de reabilitação para usuários de ecstasy espalhadas por todo o país, prontas para oferecer o melhor e mais eficaz tratamento contra o vício.
Aqui você vai encontrar os profissionais mais bem qualificados do mercado, especializados na dependência química, com unidades 24 horas e todo o suporte humano e qualificado à família e ao paciente.
Por fim, entre em contato conosco agora mesmo e adquira um tratamento apropriado, direcionado e de muita qualidade, contra o vício em drogas.
Estamos prontos para te atender nos telefones:
(44) 31382122
(11) 96262-2008