Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Filme Beautiful Boy mostra o impacto das drogas.

Veja o filme Beautiful Boy mostra o impacto das drogas na vida de Nic e sua família, A codependência tem um impacto negativo na família. Saiba mais

O que muitos sequer imaginam, é o quanto as drogas impactam não só nas vidas de pessoas que se tornam usuários, mas principalmente de pessoas que estão próximas aos dependentes químicos, como exemplo o filme Beautiful Boy mostra o impacto das drogas na vida de Nic e sua família, em especial seu pai David Sheff.

Quando pensamos em drogas, dependência química ou até mesmo a drogadicção, automaticamente pensamos no dependente, no viciado, na pessoa que está na rua em busca da próxima dose. Pensamos no sofrimento dessa pessoa e o quanto a doença a escraviza lentamente e posteriormente vai tomando conta de sua vida.

Em contrapartida, não menos pior que o sofrimento do dependente está a dor dos familiares que estão ao redor. Pessoas que necessariamente estão vendo entes queridos e que teoricamente tinham tudo para dar certo na vida, se esvaecer e empobrecer devido a substância psicoativa e sua dependência. 

Por isso, vale ressaltar que a família sofre demasiadamente com a convivência de usuários de drogas. Não é fácil lidar com as incertezas, os sumiços, as mentiras e manipulações, os surtos psicóticos, a raiva exacerbada e outros sentimentos e atitudes que podem surgir em decorrência de certas situações.

Entretanto, como existe um sentimento de amor na jogada, muitos se deixam levar pela situação e acabam tentando assumir as rédeas da vida do dependente, quando na verdade quem tem que fazê-lo é o próprio usuário, mesmo sendo totalmente incapaz. 

Familiares que tomam a frente, fazem mundos e fundos para tentar ajudar e mesmo assim acabam sendo ricocheteados e descartados num piscar de olhos por atitudes incoerentes de filhos dependentes químicos e acabam por se culpar com a famosa frase “aonde foi que eu errei”. Quando na verdade o erro foi de quem escolheu usar, e não de quem quis ajudar.

As drogas causam impacto na vida de Nic, mas os danos a David como codependente são infinitamente maiores

Um menino doce e inteligente, passou em todas as faculdades que queria, porém viciado em metanfetamina. O dilema da vida de Nic começa desse jeito, com idas e vindas de instituições de recuperação justamente por não conseguir se controlar diante da abstinência da meth. As drogas causam um impacto na vida de Nic, mas os danos a David como codependente são infinitamente maiores, já que seu pai praticamente é a pessoa que mais sofre diante de toda a situação.

David é extremamente amoroso, consciente da situação, sabe da luta do seu filho e não o abandona por nada, mesmo nas situações mais inusitadas quando há mentira e manipulação. Ele tenta ajudá-lo sempre. Mas tem um porém, se permite ser controlado pela doença do seu filho em todas as situações. O filme Beautiful Boy mostra o impacto das drogas na vida de Nic e sua família de maneira sutil, como acontece em muitas famílias ao redor do mundo.

Ao contrário de outros filmes com temática sobre drogas como Trainspotting e Requiem for a Dream, onde há um enfoque no usuário e sua exposição justamente porque a produção foi feita em 1996 e 2000 respectivamente, em Beautiful Boy, não é mostrado a obscuridade da dependência mas sim o resultado da mesma dentro do ambiente familiar, mesmo Nic tendo um quadro de recaídas gradual e de dependência evolutivo ao ponto de chegar ao nível de se drogar nas ruas.

Mas David, como pai que ama incondicionalmente o seu filho, vai pesquisar mais sobre o assunto. E em certa ocasião busca orientação médica sobre a droga de escolha do seu filho. Em consulta médica o psiquiatra diz que a metanfetamina é uma droga extremamente poderosa, dando ao usuário uma sensação eufórica intensa e instantânea. Quando o efeito passa o dependente tende a recorrer com doses maiores e isso faz com que os prejuízos sejam maiores, aumentando a compulsão. “É um ciclo horrível” – Cita o psiquiatra ao final da consulta. 

Para poder tentar entender o problema de seu filho, David compra uma dose e inala, para poder sentir a sensação do que é ter a vibe da meth. Em outra oportunidade ele encontra com uma menina perto de uma lanchonete e pergunta pra ela se ela está com fome, justamente para tentar compreender a questão da dependência. Ela por sua vez cita que é mil vezes melhor que a cocaína, e que não conseguia ficar na reabilitação, algo que o psiquiatra havia dito para David sobre as baixas taxas de recuperação de pacientes com essa droga de escolha.

O impacto na vida de Nic foi rompido por conta de suas atitudes

Internação vai e vem, e Nic nunca efetivamente tinha estado bem, até que conseguiu ficar mais de 400 dias limpo e conquistou a confiança de sua família novamente. Ele havia visitado seu pai e tido um final de semana incrível quando a vontade de usar bateu. Mesmo ligando para um padrinho ele cedeu a tentação, procurou uma garota de faculdade e foi usar drogas. Dessa vez a escolha foi a heroína, algo muito mais poderoso e letal, uma das drogas que mais mata jovens nos EUA. 

Ele fica sumido, sua mãe liga para seu pai e começa o desespero mais uma vez de David em tentar encontrar seu filho. Todo o processo da doença e do impacto da mesma na vida de David começa novamente depois de mais de 400 dias limpo. O impacto na vida de Nic foi rompido por conta de suas atitudes quando ele entra na casa de seu pai arrombando a porta para furtar alguns objetos.

Quando o David chega, sem saber que o filho estava lá, um dos seus irmãos pequenos nota o menino saindo correndo com uma garota e isso é o estopim para que o pai rompa com as relações de dependência emocional para com o filho. O que justifica a questão que as drogas causam um impacto na vida de Nic, mas os danos a David como codependente são infinitamente maiores.

A codependência tem um impacto negativo na família um tanto quanto as drogas

Filme Beautiful Boy mostra o impacto das drogas na vida de Nic e sua família de maneira evolutiva, assim como a dependência química faz com o querido menino. Ao longo da fotografia a doença vai tomando conta da vida, e Nic padecendo. Quando ele sai da casa de seu pai com os objetos furtados, os vende e sua amiga tem uma overdose, ele está sozinho, querendo voltar para casa.

Como é de seu interesse voltar, ele liga para o pai, neste momento há um rompimento, já que ele não é mais bem vindo. A codependência tem um impacto negativo na família um tanto quanto às drogas, porque ela deixa com que a pressão psicológica, uma prática dos dependentes químicos, assumir o controle ao invés de uma atitude racional. E quando David corta o cordão umbilical com Nic, ele literalmente começa a viver a vida, e se Nic quer se matar por conta das drogas, vai ser uma escolha dele. Já que o pai não tem mais forças para com isso.

Por fim, o impacto na vida de Nic foi rompido por conta de suas atitudes, foi ele quem escolheu usar as substâncias. Infelizmente o uso evoluiu ao ponto de se tornar uma doença, e isso requer tratamento. Entretanto ceder a doença também foi uma escolha dele, o que inviabilizou o tratamento várias vezes.

David como um bom pai, e que representa muitos outros por aí, fez o seu papel de tratar o filho diversas vezes. Entretanto chegou um ponto onde não há como ajudar quem não quer ser ajudado. Se você começar a perder saúde física e mental em prol de pessoas que estão cometendo os mesmos erros, é sinal que você não pode mais fazer nada, é um desgaste à toa, e se você está insistindo, quem está emocionalmente abalado é você.

O Filme Beautiful Boy mostra o impacto das drogas na vida de Nic e sua família, e se você se identifica com alguma questão ou se precisa de ajuda com relação ao tratamento, entre em contato com o Grupo Encontre Clínicas, nós podemos ajudar.


Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a melhor melhor maneira para deixar o vício, conheça tratamento em uma clinica de reabilitação  . A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é atendimento_24_horas.svg

Compare listings

Comparar