Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Identifique corretamente a síndrome de abstinência alcoólica

Entenda como Identificar a corretamente a síndrome de abstinência alcoólica, encontre tratamento para alcoólatras em todo Brasil, Suporte 24 horas.

Por mais que o álcool esteja em convivência com a nossa sociedade há muito tempo, muitos de nós já estamos acostumados com o fato do sorrateiridade do alcoolismo aparecer nos permeios sociais, mas você sabia que nos primeiros sinais do alcoolismo é possível que se identifique corretamente a síndrome de abstinência alcoólica.

Dizem por aí que o álcool já está em convívio com o homem desde os tempos da China antiga há mais de 7000 anos. Sendo assim, tal substância, ao longo do processo evolutivo da sociedade foi se aproximando da mesma.

Sírios, fenícios e babilônicos estiveram envolvidos com o processo de produção e consumo de bebidas alcoólicas. Entretanto, foi ao longo da Idade Média que a bebida realmente começou a se popularizar, com a cerveja e com o vinho. Mas, com a sociedade do capital emergindo ao final dos anos 1850, a história das bebidas alcoólicas mudaria para sempre.

Foi a partir da era capitalista, com a indústria criando bases sólidas em nossas estruturas e conjuntamente com a sociedade de consumo surgindo que as bebidas alcoólicas foram se popularizando, justamente porque todas as classes sociais poderiam ter acesso e prestígio ao seu consumo.

Além do mais, com os meios de comunicação sendo popularizados após o final da segunda guerra mundial, o rádio e a televisão foram veículos importantes para criar as primeiras propagandas para incentivar o consumo de álcool e cigarro. Substâncias que estavam atreladas à ascensão social.

Mas porque estamos falando tudo isso sobre o álcool? Porque justamente precisamos entender a história por trás da segunda substância no mundo que mais causa mortes em decorrência do seu consumo, e que, por consequência de sua licitude, lota clínicas de recuperação em todo o Brasil.

Entender sobre a abstinência é importante justamente para saber se há um processo de vício

Quando começamos consumir rotineiramente uma substância, mesmo que intencionalmente ou sem a intenção, quando ficamos sem a mesma é comum que nosso organismo dê sinais que ele precisa daquele “estímulo” externo para que, em teoria, funcione corretamente. Entender sobre a abstinência é importante justamente para saber se há um processo de vício atrelado a uma mudança comportamental no organismo, deste modo é possível que se identifique corretamente a síndrome de abstinência alcoólica e recorra às medidas de tratamento corretas.

Abstinência é um termo associado à falta de uma substância ou algo. Mais associado a privar-se do uso de alguma coisa. Entretanto a abstinência alcoólica é o ato de não beber, ou privar-se de beber.

Mas para entender esses sinais que o corpo apresenta quando se está em estado de abstinência do álcool é necessário entender que o álcool é uma droga depressora e que deprime o SNC ao ponto de desacelerar o metabolismo, deixando-o lento, atrasando até mesmo os reflexos.

O alcoólatra, está tão acostumado a estimular o organismo com essa sensação de desaceleração que faz com que essa baixa fique constante e rotineira. 

Porém, ou abster-se dá substância, ao longo do processo da sobriedade, o organismo vai voltando ao normal e acelerando novamente. Nesse processo começam a aparecer sintomas que geram desconforto, em decorrência da crise de abstinência alcoólica, sendo eles:

  1. Insônia leve, moderada ou até mesmo grave
  2. Tremores
  3. Ansiedade
  4. Anorexia e náuseas
  5. Dores terríveis de cabeça
  6. Palpitações
  7. Transpiração excessiva

Isso gera incômodo terrível em quem sente esses sintomas, inclusive, há pessoas alcoólatras crônicas em que há um sinal de alerta ao se abster do álcool. Normalmente essas pessoas que começam a fazer tratamento para o alcoolismo necessitam tomar anticonvulsivos e antiepiléticos para que não se tenha um colapso no organismo e a pessoa não venha a óbito.

Todas as drogas são perigosas, independente da sua categoria, mas quando falamos de álcool e cigarro, apesar de lícitas e por justamente estarem dentro da nossa sociedade a muito tempo, não damos o devido e notório valor a sua periculosidade.

E falando em licitude, pior ainda. As pessoas que fazem o tratamento do alcoolismo são as que mais sofrem com a dependência do álcool. Justamente porque são indivíduos que mais tem taxas de reincidência em recaírem na substância. Por isso a necessidade das clínicas de recuperação para esse grupo de pessoas que estão associadas com esse tipo de substância. 

As clínicas são um assistencialismo 24 horas, um cuidado para quem necessita de tratamento e uma pausa na vida para quem precisa começar a pensar em si mesmo ao invés de pensar só em bebida.

Entender que sobre a abstinência é importante justamente para saber se há um processo de vício, e trabalhar essa questão nas clínicas de recuperação para alcoólatras é mais importante ainda.

Necessidade das Clinicas de Recuperação no processo de reabilitação

Agora que já é possível que se identifique corretamente a síndrome de abstinência alcoólica, especialmente quando entender sobre a abstinência é importante justamente para saber se há um processo de vício atrelado a uma mudança comportamental no organismo e a necessidade das instituições no processo de reabilitação, fica fácil realizar o tratamento.

Desta forma é importante dar entrada em uma clínica de recuperação que seja incisiva na atuação da recuperação da doença e que a controle de forma efetiva. Além do mais que realize o tratamento de forma adequada e eficaz. E, é justamente nesta parte que o Encontre Clínicas atual. Seja na recuperação de pacientes que são dependentes químicos e alcoólicos, estamos um passo à frente da dependência.

Além do mais, a necessidade das instituições no processo de reabilitação é importante justamente quando se trata de criar uma metodologia ao longo da vida para poder lidar com a doença. Já que, como a mesma não tem cura, criar métodos de mantê-la guardada é mais que importante para manter o tratamento.

Por fim, nós convidamos você, agora que já se entendeu sobre a abstinência é importante justamente para saber se há um processo de vício atrelado a uma mudança comportamental no organismo, e que há uma necessidade das instituições no processo de reabilitação a conhecer mais sobre nossos procedimentos de tratamento.

Entre em contato conosco, venha aprimorar sua experiência de recuperação, ou caso esteja sóbrio, fazer a manutenção da sua recuperação em nossas clinicas de recuperação. Afinal, a vida é tão boa e bela que merece ser vivida da melhor maneira possível.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Obtenha ajuda sobre síndrome de abstinência alcoólica.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento em uma clinica de recuperação . A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.

Compare listings

Comparar