(44) 991557195 - PR

WhatsApp 24 horas

(35) 99869-4147 - MG

WhatsApp 24 horas

(11) 96262-2008 - SP

Atendimento 24 horas

Comparar listagens

Internação Compulsória para Dependentes Químicos: Como funciona ?

Internação Compulsória para Dependentes Químicos: Como funciona ?

Entenda como proceder e como funciona a internação compulsória para dependentes químicos

A internação é uma das melhores formas de tratar pessoas que possuem dependência química e entre as opções existentes está a internação compulsória para dependentes químicos.

Mas você sabe exatamente como esse tipo de internação funciona?

Muitas pessoas sequer sabem que a internação compulsória existe, acreditando que as únicas duas formas são a internação voluntária e a internação involuntária.

Sendo assim, é importante mostrar que existe essa opção, que é essencial para aqueles dependentes químicos que não possuem familiares que possam ajudá-los a enfrentar essa difícil situação.

Portanto, se você deseja conhecer mais a respeito da internação compulsória de dependentes químicos, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Internação compulsória para dependentes químicos: Entenda como ela funciona!

O assunto internação compulsória de dependentes químicos costuma causar, para quem o conhece, muita polêmica, ocasionando discussões constantes relativas ao assunto.

Tudo isso se dá pelo mesmo motivo da internação involuntária, ou seja, o indivíduo é internado em uma clínica de recuperação sem o seu consentimento.

Para muitos, essa é uma forma desumana de internação, até porque há pouca informação sobre o tema, o que ocasiona julgamentos precipitados.

Entretanto, bem longe de ser algo prejudicial ao paciente internado para tratamento da dependência química, a internação compulsória é uma forma de auxiliar o dependente químico.

Para que a mesma seja realizada, é preciso que haja um risco maior do dependente não só para ele mesmo, como também para as pessoas ao redor, devido aos transtornos que a dependência química pode gerar.

Por tudo isso, faz-se extremamente importante que se recorra à internação compulsória de dependentes químicos quando necessário.

E como é que funciona a internação compulsória?

Antes, vamos falar um pouco sobre os outros dois tipos de internação, de modo que seja possível diferenciá-las.

 

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Fale com nossos especialista! Atendimento 24 horas.

 

Internação voluntária e internação involuntária

Nesse tópico, irei mostrar um pouco mais a você relativo as internações voluntária e involuntária, que são as mais comuns de ocorrerem.

A internação voluntária é aquela que ocorre quando o próprio dependente químico busca por ajuda em uma clínica de recuperação, ou seja, o mesmo reconhece o problema que possui e, assim, interna-se voluntariamente.

Para que a internação seja realizada, o paciente deve assinar um termo de consentimento e, além disso, ainda é preciso que um médico credenciado pelo CRM do estado autorize a mesma.

No caso da alta, ela pode ser solicitada tanto pelo próprio paciente como também por autorização médica.

Já a internação involuntária ocorre quando o pedido para internação do dependente parte de terceiros, no caso um familiar, que visa garantir a saúde e proteção do paciente, bem como daqueles próximos a ele.

Entretanto, é necessário que haja uma autorização de um médico credenciado no estádio onde a internação ocorrerá.

Além disso, o Ministério Público Estadual precisa ser comunicado tanto na entrada quanto na saída do paciente da internação involuntária.

Para que a alta seja dada ao dependente químico internado involuntariamente, é preciso que o responsável legal ou um médico credenciado solicite.

 

Internação compulsória do paciente: Como funciona?

Agora é hora de falar sobre como se dá a internação compulsória de dependentes químicos, ou seja, aquela quando não há um responsável legal que requisite que o dependente químico seja internado.

A internação compulsória é um tipo de tratamento indicado quando todos os outros falharam, quando nenhum trouxe o efeito esperado, como o uso de medicamentos ou a participação em grupos de apoio e a terapia.

Nessa situação, a única forma de tentar auxiliar esse indivíduo é por meio desse tipo de internação, ainda mais quando ele encontra-se em uma situação que não reconhece a necessidade que possui de ajuda.

Em casos normais, a internação é realizada de modo involuntário, quando há o pedido de algum familiar para que o dependente químico seja internado.

Assim, em situações em que não há nenhum responsável legal pelo indivíduo, a internação de modo compulsório é a melhor solução para preservar a saúde dele e de outras pessoas.

Esse tipo de internação é previsto em legislação, o que significa que ele está dentro da legalidade por meio da Lei 10.216/2001.

A internação compulsória para dependentes químicos é realizada através de uma medida judicial, que faz com que o indivíduo possa vir a ser aceito em uma clínica de reabilitação para ser tratado.

Para isso, entretanto, é necessário que o paciente tenha passado pelo crivo de um profissional de saúde, que deverá analisar a condição física e mental, e assim decidir se ele necessita de internação.

 

Grupo Encontre Clínicas

Precisando de auxílio para o tratamento de um familiar ou para seu tratar a si próprio contra a dependência química?

Então saiba que nós, do Grupo Encontre Clínicas, oferecemos uma das melhores oportunidades de tratamento em clínicas voltadas para a reabilitação de dependentes químicos em Jarinu sp.

Possuímos mais de 10 anos de experiência na área de recuperação humana, tendo já auxiliado milhares de pessoas a livrarem-se do vício por meio das nossas clínicas espalhadas por diversas cidades do país.

Contamos com profissionais especializados nas mais diversas áreas necessárias para tratamento, como médicos, terapeutas e psicólogos, bem como uma equipe de colaboradores preparada para atender dependentes químicos.

Nosso objetivo é oferecer, aos nossos pacientes e às pessoas que se encontram sob nossa tutela uma qualidade diferenciada no equilíbrio psicológico, emocional, moral e social.

 

Conclusão

Como você viu, entre as opções de internação, a internação compulsória de dependentes químicos é uma das alternativas finais para que um paciente com dependência química possa ser tratado e supere o vício que possui.

Neste texto, mostramos como exatamente funciona a internação compulsória, que precisa ser pedida mediante ação judicial e avaliação de um médico, para que então a clínica possa aceitar o paciente a ser internado.

Entre em contato conosco, do Grupo Encontre Clínicas, para conseguir o melhor tratamento em custo-benefício e qualidade do mercado: GUIA DE CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO

Gostou do artigo de hoje sobre como funciona a internação compulsória de dependentes químicos?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Obtenha ajuda sobre dependência química agora.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento de reabilitação adequado. A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local. 

Fale com nossos especialista! Atendimento 24 horas.

 

Veja também alguns artigos relacionados:

 

Internação Involuntária como Proceder – Clínica de Recuperação

Tratamento da dependência química: Como deve ser feito?

Quanto custa um tratamento para dependentes químicos?

Como saber se um membro da minha família é dependente químico

O Vício da Dependência química e alcoolismo afeta diretamente aos familiares

 

 

 

img

Paulo Esidio Junior

Sou o Paulo Esidio diretor do Grupo Encontre Clínicas, e terapeuta especialista em dependência química a mais de 15 anos fazendo aconselhamento e encaminhamento para centros terapêuticos em todo o Brasil

    Posts relacionados

    Internação de dependentes químicos: Como funciona ?

    Se você possui algum familiar que sofre com a dependência química, deve se perguntar: mas como...

    Continue lendo
    por Paulo Esidio Junior

    0 thoughts on “Internação Compulsória para Dependentes Químicos: Como funciona ?”

    • O que é clínica de recuperação: onde encontrar ? – Gamp News

      6 de julho de 2020 a 12:02

      […] buscar auxílio para um familiar, conversando com ele ou colocando a lei a seu favor através da internação involuntária, de modo a protege-lo de si mesmo e a outras […]

      Responda

    Participe da discussão