Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Internação de dependentes químicos: Como funciona?

internacao de dependentes quimicos

A internação de dependentes químicos é algo muito sério que pode gerar diversas dúvidas nas pessoas que não estão envolvidas diretamente no processo.

Por fim, a seguir, vamos esclarecer alguns detalhes sobre ela que podem trazer luz às suas dúvidas!

O que é dependência química?

A dependência química, ou transtorno por uso de substâncias, é uma doença progressiva que faz com que as pessoas percam o controle do uso de alguma substância, mesmo com o agravamento das consequências do uso, que pode até mesmo ser fatal.

Dessa forma, os vícios causados pelas substâncias não se tratam de problemas de força de vontade ou moralidade, sendo uma doença poderosa e complexa.

Assim, as pessoas que possuem um vício em drogas não podem simplesmente parar, mesmo que queiram, obtendo, inclusive, inúmeros problemas ao tentarem deixar de utilizar a substância por conta própria, como é o caso da abstinência.

As drogas alteram o cérebro de uma maneira que torna o abandono físico e mental difícil.

Por fim, o tratamento do vício geralmente requer cuidados e terapia ao longo da vida, como a internação de dependentes químicos.

Por que dependentes químicos precisam de mais e mais drogas?

As pessoas se sentem intoxicadas depois de usar drogas, o que altera o cérebro, o tornando menos sensível à droga, de maneira que mais da droga deve ser usada para produzir o efeito anterior.

Ou seja, de uma forma bem informal, podemos dizer que o dependente cria uma espécie de “imunidade” a aquela substância.

Dessa forma, quando a pessoa consome mais, as drogas começam a tomar conta da vida da pessoa, parando de desfrutar de outros aspectos da vida, deixando obrigações sociais, familiares e de trabalho de lado. Isso acontece porque o prazer gerado pela droga é maior que qualquer outro.

Além disso, qualquer pessoa pode se tornar um dependente químico. Então, nada pode prever se uma pessoa pode desenvolver um vício.

Contudo, você pode estar mais propenso ao uso de drogas devido a sua:

Biologia: O gênero, composição genética da pessoa, etnia e problemas de saúde mental podem elevar seu risco de desenvolver um vício.

A maioria dos dependentes químicos, dois terços, são homens, com etnias particulares estando em um maior risco também.

Ambiente: O ambiente pode afetar a probabilidade de desenvolver transtorno por uso de substâncias.

Por exemplo, estresse, pressão dos colegas, abuso físico ou sexual e exposição precoce a drogas podem aumentar o risco.

Idade: Os adolescentes que começam a usar drogas estão especialmente em risco. As

partes do cérebro que controlam o julgamento, as decisões e o autocontrole não estão totalmente desenvolvidos.

Por fim, os adolescentes são mais propensos a se envolver em comportamentos de risco. Em um cérebro em desenvolvimento, as drogas podem causar mudanças que tornam o vício mais provável.

Reabilitação e tratamento para pacientes internados

As clínicas de recuperação exigem que os pacientes estejam em um ambiente controlado para superar seus vícios. Os pacientes ficam em uma clínica com suporte médico e emocional 24 horas.

Em vista disso, é importante se preparar adequadamente para a reabilitação. Não há uma quantidade definida de tempo necessário para se preparar para o tratamento.

Dessa forma, é importante definir uma data de entrada para a reabilitação e ter os assuntos resolvidos antes disso.

Algumas das coisas para cuidar antes de entrar na internação de dependentes incluem:

  • Conversar com seu empregador;
  • Encontrar arranjos de vida para crianças ou outros membros da família;
  • Planejar como chegar e sair do centro de reabilitação;
  • Descobrir quais itens pessoais são permitidos;
  • Apoio e contato familiar na reabilitação de pacientes internados.

Assim, clínicas de internação bem-sucedidas sabem que o envolvimento da família é crucial para a recuperação.

Os membros da família podem entrar em contato com os entes queridos em tratamento residencial para fornecer apoio emocional e encorajamento.

Quando se trata de como e com que frequência os residentes podem se comunicar com seus entes queridos, a política de cada centro de internação é diferente.

Por fim, alguns centros de reabilitação também oferecem aconselhamento para a família do indivíduo em tratamento.

Vida diária durante a reabilitação de pacientes internados

Durante a estada em uma clínica de reabilitação, os residentes podem se concentrar completamente em ficar bem e sóbrios sem as distrações da vida cotidiana.

Um dia típico em tratamento residencial é cuidadosamente planejado e contabilizado.

Psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e outros profissionais se reúnem com pacientes individualmente e em grupos para orientar a recuperação do paciente internado. Um programa de internação típico dura de 28 dias a 6 meses.

O primeiro passo no tratamento hospitalar é a desintoxicação medicamente assistida. Médicos e especialistas em dependência monitoram os sinais vitais dos pacientes enquanto as drogas saem do sistema.

Os desejos por drogas são comuns durante a desintoxicação e podem ser difíceis de superar, muitas vezes levando à recaída. A assistência médica constante durante o tratamento hospitalar ajuda a prevenir recaídas. Os médicos podem fornecer medicamentos e conhecimentos médicos necessários para diminuir os desejos e abstinências.

O cérebro reage de forma diferente a diferentes substâncias viciantes ao longo do tempo e um curso de uso frequente. Os sintomas de abstinência não são agradáveis ​​para nenhuma droga, mas algumas drogas nunca devem ser interrompidas sem supervisão médica, pois algumas retiradas podem ser fatais.

Retiradas letais estão ligadas a drogas como opiáceos sintéticos, benzodiazepínicos, álcool e heroína. Durante a reabilitação hospitalar, os pacientes têm acesso a atendimento médico 24 horas. Essa atenção pode significar a diferença entre recaída e recuperação.

Onde conseguir uma internação para dependentes químicos?

Com toda certeza, sabemos que a internação para dependentes químicos pode ser uma dúvida para maioria das pessoas, principalmente quando o assunto é onde conseguir esse tipo de tratamento.


No entanto, se você tem dúvida a respeito disso, saiba que esse processo nunca foi tão simples.

Até porque, hoje, conosco do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, você consegue encontrar as melhores clínicas de internação para dependentes químicos mais próxima.

Dessa forma, você vai conseguir encontrar todo o suporte e tratamento necessário ao dependente, dando todo o suporte para se livrar de vez do vício, e assim conseguir ter uma qualidade de vida novamente.

Contamos com os melhores profissionais do país, com unidades em todos os estados, suporte 24 horas e internação imediata.

Entre em contato conosco agora mesmo pelos telefones, e adquira um tratamento de qualidade e respeito:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

Compare listings

Comparar