Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Maconha K9: o que é e quais os efeitos dessa nova droga!

maconha k9

Maconha K9, também conhecida como K2, K4, High Legal, Black Mamba, Cannabis Blends e Spice, é uma droga sintética que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior.  

Atualmente, ela é feita a partir de plantas pulverizadas com produtos químicos que atuam nos receptores de canabinóides no cérebro de quem faz o seu uso, trazendo efeitos imprevisíveis e muitas vezes graves para os que experimentam essa substância.

A K9 é uma droga considerada nova no mercado brasileiro, mas que em um curto espaço de tempo, já se mostrou fortemente perigosa e que pode causar danos irreversíveis à saúde. 

Entenda a seguir tudo sobre essa nova “maconha sintética”, e descubra todos os efeitos que essa nova droga pode causar.

K9 maconha: a droga de “efeito zumbi”

Por ser composta por uma mistura de produtos químicos industriais, a K9 é uma droga muito potente, sendo cerca de 100 vezes mais forte que a maconha natural

De acordo com um estudo publicado pelo NIDA – Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos EUA, a droga pode trazer alguns efeitos que tornam os usuários verdadeiros “zumbis”. 

Nesse caso, o usuário passa por uma perda de consciência, rigidez muscular e movimentos descoordenados. Os usuários podem ficar parados por horas, sem responder a estímulos externos. 

Alguns casos mais graves podem levar ao coma, que é uma perda de consciência que pode se tornar fatal. 

Inclusive, foi por esse motivo que, segundo informações publicadas pelo Jornal Band, a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), liberou a venda dessa nova droga sintética nos pontos, porém, proíbe o consumo no local devido aos fortes efeitos que a substância pode causar.

Veja também: Como evitar que o vício em drogas destrua a família?

Efeitos da maconha k9  

Ainda utilizando os estudos publicados pelo NIDA, alguns dos principais efeitos que podem ser experimentados pelos usuários do sintético K9, são:

  • Ansiedade
  • Agitação
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Hipertensão arterial
  • Convulsões
  • Alucinações
  • Pânico
  • Incapacidade de comunicação
  • Paranoia
  • Violência e muito mais. 

A secretaria de Saúde de SP também informa que o sintético tem a capacidade de tornar vulnerável o usuário por completo, trazendo uma evolução de sintomas durante o uso da droga ou até mesmo a sua abstinência. 

Veja a seguir uma tabela que mostra a evolução de sintomas ao uso da droga K9:

9oOZrEEdGq JsVYlf0 Z67sBw74snWoR2Vbn5KiY sVQlt8m4kjgGLtFZ61ZNhZgbnGMxOKgme E9MRcJ36EbtSMRBq1ObiV8zIY7wQZgE4S2FBYLqZHXYA4rpxsgFGErEHTm8BtxW WkN2EmC9RT5o

Fonte: Secretaria de Saúde de SP

Veja também: Quais os sintomas da dependência química?

Como o sintético é usado?

Aqui no Brasil, a maconha K9 pode ser encontrada em forma de ervas, líquidos ou até mesmo, conforme recentes descobertas, em formatos de comprimidos. 

Atualmente, a forma ainda mais comum de uso aqui no país é a erva, consumida por inalação, podendo ser fumada ou vaporizada. Essa forma de consumo é mais rápida e intensa, pois a droga é absorvida pela corrente sanguínea mais rapidamente. 

No caso do uso feito por via oral, a droga K9 é misturada a alimentos ou bebidas, possuindo os efeitos um pouco mais lentos, porém, ainda oferecendo um grande risco igualmente às outras formas de consumo.

Além disso, vale citar que o nome “maconha K9” se dá quando o sintético é utilizado em conjunto com outras drogas, como cocaína ou maconha (formando a conhecida “supermaconha”.

Em outros casos, ela pode ser chamada de “K2” quando borrifada em papel ou K4 quando combinada com tabaco para fumar. 

Quanto tempo dura o efeito do sintético K9?

O efeito do sintético K9 pode durar de 30 minutos a várias horas, dependendo da dose, da forma de consumo e da composição da droga. Em geral, os efeitos começam a aparecer em cerca de 15 minutos e atingem o pico em 30 a 60 minutos. 

Vale citar que quando a droga é inalada ou fumada, os efeitos são mais rápidos e intensos, pois a droga é absorvida pelos pulmões e entra na corrente sanguínea mais rapidamente.

Além disso, nos casos em que o consumo é realizado associado a outras drogas, como é o caso do uso “K9” propriamente dito, ou seja, associado a cocaína e outros, os efeitos podem ser ainda mais rápidos e as consequências ainda mais intensas.

Veja também: Clínica de recuperação para K9

K9 maconha: a nova moda entre os jovens

Um dos grandes públicos afetados hoje pela maconha sintética são os jovens, que sentem a curiosidade pelos sintomas e a sensação que a substância pode vir a oferecer. 

Até porque, essa droga se popularizou primeiramente lá nos Estados Unidos no ano de 2022, onde alguns vídeos na internet começaram a circular, especialmente dos usuários em estado de “zumbi”. 

Não demorou muito para que esses vídeos começassem a serem compartilhados aqui no Brasil, e com a chegada da droga aqui no Brasil entre os anos de 2022 e 2023, muitos jovens começaram a buscar pela substância.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de São Paulo divulgados pelo Jornal Folha de São Paulo, em apenas 5 meses de “popularidade” da maconha sintética, o seu alcance e os casos fez o número de usuários dobrar, saindo de 98 em 2022 e chegando a 216 em 2023.

Ainda segundo o jornal, a situação até mesmo para as autoridades ainda é considerada bastante complicada, principalmente pela desinformação de muitos usuários que acabam experimentando sintomas graves.

O que fazer quando alguém estiver viciado na droga K9?

O vício na droga K9 é um problema sério que pode ter consequências devastadoras para a saúde e o bem-estar do usuário. 

Se você ou alguém que você conhece está lutando contra os efeitos dessa droga, o passo mais importante é buscar ajuda profissional o mais rápido possível.

Conte conosco do Grupo Encontre Clínicas para achar a melhor e mais especializada clínica de recuperação mais próxima a você, garantindo um tratamento rápido e eficiente.

Possuímos uma série de clínicas especializadas e direcionadas para o tratamento dos sintomas causados pela nova droga, trazendo todo o apoio e suporte que você precisar.

Entre em contato conosco agora mesmo e permita que possamos oferecer um tratamento profissional e especializado.

Compare listings

Comparar