Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Qual o melhor tratamento para usuários de drogas?

Veja qual é o melhor tratamento para usuários de drogas. Tire as suas dúvidas de uma vez sobre esse importante assunto! Atendimento 24 horas.

Só quem tem um parente próximo, amigo ou ente querido que sofre devido ao vicio no uso de entorpecentes, já deve ter pesquisado a respeito de qual o melhor tratamento para usuários de drogas.

Até porque, querendo ou não, o vício no uso de drogas se trata de algo que atinge muitas pessoas não só no Brasil, mas sim em todo o mundo.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apenas no Brasil foram registrados cerca de 3,5 milhões de usuários de drogas ilícitas.

Desses entrevistados, cerca de 208 mil confirmaram o uso de crack no ultimo mês, sendo uma das drogas mais “pesadas” e que pode trazer mais prejuízos para o usuário.

Ou seja, infelizmente é algo muito presente no nosso país e mundo, e hoje, a principal forma de reverter a situação do usuário, é trazendo-o novamente a qualidade de vida, através de um tratamento próprio e especializado.

Portanto, por esse motivo, neste artigo vamos falar sobre o melhor tratamento para usuários de drogas. Boa leitura!

Faixas etárias e dependência de drogas

A idade de uma pessoa pode afetar significativamente sua vulnerabilidade ao vício e riscos à saúde resultantes.

Nesse sentido, você precisa saber que o uso de drogas quando criança ou adolescente, por exemplo, pode vim a prejudicar o desenvolvimento do cérebro.

Os jovens adultos que entram na faculdade pela primeira vez, por exemplo, se encontram em um ambiente onde as drogas são facilmente acessíveis.

Ou, mesmo os idosos podem desenvolver dependência ou vício em analgésicos opióides após cirurgia ou tratamento para dores relacionadas ao câncer.

Ou seja, é sempre muito importante buscar o melhor tratamento para usuários de drogas para que situações ainda mais trágicas não ocorram.

Atualmente, mesmo que seja mais comum os casos de uso de drogas em pessoas mais jovens, ainda assim, não se têm uma faixa etária que não possa ser atingida.

O vício em drogas na adolescência é o mais comum

Por causa de seus cérebros ainda em desenvolvimento, crianças e adolescentes são mais suscetíveis ao vício em drogas do que muitos outros grupos de idade.

Isso acontece, pois, parte do crescimento é rebelião, e alguns filhos acham que usar drogas é uma forma de se rebelar contra os desejos dos pais.

De acordo com instituições que tratam do assunto, adolescentes que são abusados sexualmente ou fisicamente também têm maior probabilidade de serem diagnosticados com transtornos por uso de substâncias.

Outros fatores incluem: vulnerabilidades genéticas, exposição pré-natal a álcool ou drogas, falta de supervisão e associação com namorados (as) usuários.

Jovens adultos em idade universitária

Como a faculdade geralmente é a primeira vez que os jovens vivem longe dos pais, também será um momento de experimentação, inclusive com drogas.

Nesse sentido, a falta de supervisão e associação com colegas usuários de drogas é um fator importante para que os estudantes universitários se tornem viciados.

Felizmente, muitas faculdades oferecem educação sobre drogas, moradia sóbria e outros programas que visam colocar os estudantes universitários viciados de volta nos trilhos.

Apesar disso, nem todas as pessoas sabem qual é o melhor tratamento para usuários de drogas.

Dependência na terceira idade

Quando os filhos crescem e saem de casa, não costumam pensar que seus pais podem ser propensos ao uso de drogas e ao vício.

Desse modo, você deve saber que muitos fatores podem contribuir para os problemas com drogas entre os idosos, incluindo a morte de um cônjuge ou parceiro, o tédio da aposentadoria, a saúde debilitada e o declínio de amizades.

O tratamento da dor física com opioides pode ser particularmente perigoso. À medida que a pessoa envelhece, as cirurgias e os ferimentos podem criar uma dor que só é amenizada com medicamentos.

Um médico pode prescrever, por exemplo, a medicação chamada oxicodona para dores crônicas nas costas.

Mas, se você não sabe, essa medicação, em uso a longo prazo, pode levar à dependência e ao vício.

Para você entender mais a fundo, os sintomas de dependência em idosos são diferentes dos de outras faixas etárias e incluem:

  • Solidão;
  • Perda de interesse em hobbies;
  • Uso imediato e frequente de tranquilizantes e analgésicos;
  • Fala arrastada;
  • Queixas de saúde crônicas e sem suporte;
  • Hostilidade ou depressão;
  • Perda de memória ou confusão.

Às vezes, os filhos de pais idosos viciados podem confundir esses sintomas com demência ou uma parte normal do processo de envelhecimento.

 No entanto, os efeitos do consumo de álcool e drogas são muito mais prejudiciais para os idosos.

O abuso de drogas e álcool em idosos é uma epidemia invisível que é difícil de localizar, mas essencial de abordar.

Por fim, quanto antes for descoberto o vício, mais fácil é descobrir o melhor tratamento para usuários de drogas.

Tratamento e reabilitação para abuso de drogas

Os vícios são progressivos, então é melhor tratá-los antes que se tornem uma ameaça à vida.

No entanto, a boa notícia é que agora existe uma compreensão melhor do vício do que nunca, o que significa um tratamento melhor para todos.

Abaixo serão listadas várias dicas para um melhor tratamento para usuários de drogas.

Cuidados contínuos

O tratamento para o vício deve incluir cuidados contínuos.

Essa abordagem permite que especialistas orientem os clientes em vários níveis de atendimento, dependendo de suas necessidades.

O tratamento pode começar com o tratamento hospitalar intensivo e desintoxicação, antes da transição dos clientes para tratamento ambulatorial e suporte pós-tratamento.

Geralmente, um centro de reabilitação examina os clientes para determinar onde eles devem começar sua jornada de recuperação. Uma vez feita essa determinação, um cliente pode ser admitido.

É essencial que você escolha um centro de reabilitação que ofereça cuidados contínuos e use tratamento baseado em evidências. Isso significa que o curso de tratamento usado no centro é baseado em pesquisas e estudos científicos.

Tratamento assistido por medicação

Uma das principais maneiras pelas quais os clientes são tratados para o vício é com medicamentos.

Quando usados conforme prescrito sob a supervisão de médicos, enfermeiras e clínicos, os medicamentos podem:

  • Mitigar os efeitos da retirada total da droga;
  • Impedir o uso de substâncias viciantes;
  • Tratar distúrbios de saúde mental concomitantes.

Essa abordagem treina o cérebro e o corpo para rejeitar a substância que antes era parte integrante da vida de uma pessoa.

Fazer terapia

As terapias da conversa, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), geralmente são o que as pessoas pensam quando consideram o que a reabilitação pode acarretar.

As sessões individuais e em grupo são importantes no ambiente de reabilitação e podem ajudar os clientes em suas jornadas de recuperação.

O principal objetivo da psicoterapia é ajudar as pessoas a reunir as ferramentas necessárias para enfrentar os gatilhos e desejos do mundo exterior, mas sem ceder às drogas ou ao álcool.

A terapia individual dá aos clientes a oportunidade de conversar com seus conselheiros e médicos sobre questões importantes que podem ter levado ao vício e criar estratégias para neutralizar essas situações no futuro.

As sessões de grupo são especialmente úteis porque estabelecem vínculos entre os participantes.

Então, as pessoas veem que outros estão enfrentando lutas semelhantes (ou lutas que empalidecem em comparação) e aprendem diferentes perspectivas sobre o processo de recuperação.

Desse modo, muitas amizades feitas na terapia de grupo continuam fora da reabilitação e são essenciais para a responsabilização durante a recuperação. Fortalecendo o tratamento para usuários de drogas.

Encontre o melhor tratamento para usuários de drogas

Lembre-se de que nenhum tratamento funciona para todos. As necessidades de cada pessoa são diferentes.

Quer você tenha um problema com drogas ilegais ou prescritas, o tratamento contra a dependência deve ser personalizado de acordo com a sua situação específica.

Portanto, você precisa saber que é muito importante que se encontre um programa adequado.

Compromisso e acompanhamento são fundamentais

O tratamento da toxicodependência não é um processo rápido e fácil.

Em geral, quanto mais longo e intenso for o uso da droga, mais longo e intenso será o tratamento que você precisará.

E em todos os casos, o acompanhamento de longo prazo é crucial para a recuperação. Sendo o melhor meio para buscar o melhor tratamento para usuários de drogas.

Procure tratamento para quaisquer problemas de saúde mental simultaneamente

Ao procurar ajuda para o vício em drogas, também é importante obter tratamento para quaisquer outros problemas médicos ou psicológicos que esteja enfrentando.

Sua melhor chance de recuperação é obter tratamento combinado de saúde mental e dependência do mesmo provedor ou equipe de tratamento.

Não se desespere

Entenda que não é difícil encontrar o melhor tratamento para usuários de drogas.

Para que isso aconteça, você deve buscar profissionais altamente capacitados e que tenham empatia com a situação.

Enfim, esse é o melhor tratamento para usuários de drogas.

Veja qual é o melhor tratamento para usuários de drogas. Tire as suas dúvidas de uma vez sobre esse importante assunto! Atendimento 24 horas.
Veja qual é o melhor tratamento para usuários de drogas. Tire as suas dúvidas de uma vez sobre esse importante assunto! Atendimento 24 horas.

Considerações finais

Na procura do melhor tratamento para usuários de drogas, escolha aquele que seja confortável, e que realmente consiga trazer uma diferença na vida do usuário.

Você não deve nunca deixar de procurar ajuda. Uma vida pode estar sendo salva com um simples gesto.

Nos vemos em breve.

Compare listings

Comparar