O que é desintoxicação? Quanto tempo pode demorar?

A desintoxicação de dependentes químicos é a primeira etapa do processo de tratamento em clínicas de recuperação. Saiba por que ele é tão importante e como funciona

A desintoxicação de dependentes químicos e alcoólatras é a primeira etapa do processo de tratamento em clínicas de recuperação. Saiba por que ele é tão importante e como funciona.

A desintoxicação é o processo de eliminação de substâncias químicas do corpo do dependente químico ou alcoólatra e as pessoas a buscam por motivos diversos.

Há pessoas que acreditam que, se estiverem desintoxicadas, estarão curadas da dependência.

Outras procuram a desintoxicação quando estão com o corpo extremamente debilitado e sofrendo fortes consequências do uso excessivo de álcool e drogas.

Em alguns casos, pessoas procuram se desintoxicar para poder realizar algum exame médico solicitado pela empresa em que trabalham, para atualizar a carteira de motorista ou conseguir a nomeação em um concurso público.

Os motivos, no entanto, não são o que há de mais relevante nesse assunto.

O ponto é que, se uma pessoa está procurando uma clínica de reabilitação ou tratamento para desintoxicação, é porque sabe que está fazendo uso excessivo de álcool, drogas ou ambos.

Nesse caso, a desintoxicação fará muito bem ao organismo da pessoa, mas não é o suficiente para resolver o seu problema e se não for realizado um tratamento completo, é muito provável que, em pouco tempo, ela esteja intoxicada novamente.

Quanto tempo demora a desintoxicação de álcool?

O álcool é uma das substâncias que mais rápido é eliminada do organismo e a desintoxicação pode ser realizada em aproximadamente 10 dias.

Isso significa que, em menos de um mês, o álcool consumido pelo paciente não estará mais presente no seu organismo, porém, os efeitos que já foram causados pelo uso excessivo não se resolvem apenas com a desintoxicação.

Vale lembrar que, após a desintoxicação, ainda é comum que o paciente sofra com crises de abstinência e que se não houver suporte clínico para essas pessoas, é muito provável que retornem ao vício como forma de eliminar os sintomas das crises abstêmias.

Pacientes alcoólatras geralmente chegam às clinicas de reabilitação extremamente fracos, anêmicos, com problemas de estômago e fígado, além de problemas emocionais e diagnósticos de depressão ou ansiedade.

A desintoxicação elimina o álcool do organismo, mas não resolve os outros problemas e por isso é tão importante que o alcoólatra permaneça em uma clinica de tratamento onde receberá alimentação balanceada, com cardápio elaborado por nutricionistas, que respeite as fragilidades do seu organismo e a necessidade da reposição de nutrientes para que sua saúde seja restabelecida.

Além disso, dentro de uma clínica de tratamento, o alcoólatra não recebe apenas o tratamento de desintoxicação, mas também conta com a ajuda de psicólogos e psiquiatras que podem ajuda-lo a lidar com problemas e questões emocionais e prescrever e acompanhar o tratamento com medicações para controle de doenças como pânico, ansiedade, depressão e outras.

Quanto tempo demora a desintoxicação por drogas?

Quando o assunto é a desintoxicação de drogas, há de ser considerado que existem inúmeros tipos de substâncias e que muitas pessoas utilizam diversas delas ao mesmo tempo.

Drogas como cocaína, heroína e LSD são eliminadas do organismo em poucos dias, não demorando mais do que uma semana.

Já a maconha, pode ficar no organismo por até um mês, especialmente se o usuário faz uso constante da droga.

O pequeno período necessário para a desintoxicação pode fazer com que muitas pessoas optem por fazer isso em casa, sem a ajuda de profissionais e sem recorrer a uma clínica de tratamento.

O problema, no entanto, é que as crises de abstinência ocasionadas pela ausência das substâncias no corpo de um dependente podem ser extremamente violentas e conduzir a pessoa até mesmo ao suicídio.

Náuseas, tremores, paranoias, sudorese, desmaios e surtos são apenas alguns dos efeitos que a falta da substância pode causar e muitas vezes, o dependente cede ao uso da droga por não suportar os efeitos da abstinência.

Os efeitos de abstinência podem durar até um mês e serem, realmente, muito difíceis de suportar.

Estar em uma clínica de reabilitação nesse momento garante que o dependente químico passará por esse processo com o auxílio de profissionais, enfermeiros, médicos, psicólogos e psiquiatras que irão proteger sua vida e dar suporte para o enfrentamento de qualquer crise.

Outro ponto importante a ser citado é que, assim como citado em relação ao álcool, o tempo de desintoxicação é curto e em poucos dias o dependente está sem a substância no sangue, porém, os efeitos causados pelo uso exagerado de drogas demoram muito mais do que alguns dias para serem eliminados.

O organismo de um dependente químico é danificado de diversas formas, de acordo com o tipo de droga consumido.

Pulmão, estômago, fígado e rins são alguns dos órgãos que são afetados pelo uso de drogas, mas não são apenas eles.

O cérebro também sofre danos sérios por conta da dependência química: perda de memória, dificuldade de raciocínio, perda da empatia, redução da capacidade de socialização e outros danos são causados conforme o usuário cede ao uso de drogas.

A recuperação física e mental de um dependente químico exige cuidados com alimentação, exercícios físicos, terapia, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, socialização saudável e a criação de novos hábitos.

Estar em uma clínica de reabilitação e tratamento proporciona cuidados que dificilmente podem ser oferecidos em casa, onde o dependente está em contato com a mesma rotina, mesmas pessoas e hábitos que estava antes da desintoxicação.

Permanecer na clinica de tratamento durante um período é importante para que a desintoxicação não seja apenas uma forma de devolver o dependente químico um pouco mais fortalecido para a sua rotina e logo tê-lo novamente no mesmo processo de uso desequilibrado de drogas.

Clinicas para Desintoxicação de Dependentes Químicos e Alcoólatras

Aqui no Grupo Encontre Clinicas você pode encontrar mais de 170 clínicas para tratamento de dependentes químicos e alcoólatras e em todas elas, o primeiro processo do tratamento será a desintoxicação.

Em algumas dessas clínicas, a família ou o dependente podem determinar que apenas esse tratamento será feito, e que, em seguida, o paciente retornará para casa.

Porém, é importante salientar que desintoxicação não é cura para dependência química ou para nenhum outro tipo de vício.

A desintoxicação elimina os componentes químicos presentes no corpo do dependente e, se for realizada por um período de aproximadamente um mês, pode eliminar a dependência física, que é o que causa os sintomas de abstinência como dores de cabeça, enjoo, diarreia, tremores, palpitações e diversos outros, porém, a desintoxicação não é capaz de eliminar a dependência psicológica que é muito mais severa do que a dependência física.

A dependência psicológica não tem cura, mas pode e deve ser tratada.

Esse tratamento varia de acordo com o tipo de substância consumida, o tempo que o paciente faz o uso de drogas e/ou álcool, sua idade, seu núcleo social e, principalmente, leva em conta se ele possui ou não doenças mentais que podem estar relacionadas ao vício.

Ansiedade, síndrome do pânico, depressão, bipolaridade, esquizofrenia e outras doenças podem estar escondidas atrás do vício e a desintoxicação não será o suficiente para manter um alcoólatra ou dependente químico “limpo” se ele estiver condicionado a sofrer com crises dessas doenças, por isso é tão importante que o paciente permaneça na clínica de tratamento após a desintoxicação.

É após esse período que os profissionais poderão compreender se há alguma doença mental presente na vida do dependente químico e iniciar um tratamento capaz de fortalecê-lo, de forma que ele crie condições de resistir ao vício e desenvolver controle sobre os sintomas de qualquer doença mental que possa estar relacionada a ele.

Consiga Ajuda para se Desintoxicar

Você ou alguém que você ama está precisando de ajuda para se desintoxicar?

Não espere mais!

A vida é muito curta para ser perdida em meio a confusões e problemas.

Aqui na Encontre Clínicas você pode encontrar mais de 170 clinicas de reabilitação de dependentes químicos e alcoólatras, em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rondônia e muitos outros Estados do Brasil.

Se você tiver dúvidas sobre quanto custa um tratamento de desintoxicação, como funcionam as clínicas de reabilitação, quais planos de saúde arcam com os custos de internação ou quaisquer outras, entre em contato pelo telefone (44) 99155-7195 ou pelo WhatsApp (11) 96262-2008 e receba todas as informações necessárias para dar esse grande passo na sua vida e na vida da sua família.

Liberdade é viver com direito de escolha, sem estar sob o controle de nenhuma substância química, sem passar por julgamentos e constrangimentos constantes.

Recupere sua autoestima, sua dignidade e sua saúde e leve felicidade e tranquilidade para as pessoas que se preocupam com você.