Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

O que é uma clínica de recuperação? Tudo que você precisa saber!

Entenda o que é uma Clínica de Recuperação para dependentes químicos e alcoólatras, e onde encontrar melhor tratamento, veja nosso guia de clínicas, Confira

Você sabe o que é uma clínica de recuperação? Como ela funciona? Para quem é destinada?

Primeiramente, saiba que hoje existem dois tipos de clínicas de reabilitação: uma para recuperação física para pessoas com uma lesão, por exemplo, ou uma que necessita de saúde física.

A outra é uma clínica de dependência para pessoas com problemas com bebida e drogas. Trata o vício físico, a mente e a saúde mental.

Algumas clínicas de reabilitação de vícios têm uma missão mais ampla e tratam problemas relacionados à ansiedade e estresse, bem como outras condições no espectro do vício, como TOC, distúrbios alimentares, co-dependência e jogos de azar.

E, diferente do que muitas pessoas acham, elas não são manicômios. Esse infelizmente é um conceito antigo, que muitas pessoas ainda tem em mente nos dias atuais.

Dessa forma, uma clínica de recuperação está muito mais para uma casa de repouso, com tratamento e acompanhamento adequado, na busca da cura de determinado vício.

Por fim, para você entender melhor, veja as principais informações sobre o que é uma clínica de recuperação, para entender os principais detalhes desse tratamento.

Quais são os objetivos da recuperação do dependente químico?

O objetivo geral da reabilitação é ajudá-lo a recuperar suas habilidades e independência.

Mas, os objetivos específicos são diferentes para cada pessoa. Eles dependem do que causou o problema, se a causa é contínua ou temporária, quais habilidades você perdeu e quão grave é o problema.

Por exemplo:

  • Uma pessoa que teve um derrame pode precisar de reabilitação para poder se vestir ou tomar banho sem ajuda;
  • Uma pessoa ativa que teve um ataque cardíaco pode passar por reabilitação cardíaca para tentar voltar a se exercitar;
  • Alguém com doença pulmonar pode fazer reabilitação pulmonar para poder respirar melhor e melhorar sua qualidade de vida.

Por fim, saiba que muitos podem ser os motivos que levam uma pessoa a uma clínica de recuperação, e nem todos estão totalmente relacionados ao vício.

O que é uma clínica de recuperação?

Uma clínica de recuperação é nada mais que um ambiente que pode ajudá-lo a recuperar, manter ou melhorar as habilidades necessárias para a vida diária. Essas habilidades podem ser físicas, mentais e/ou cognitivas (pensamento e aprendizado).

Você pode tê-los habilidades perdido por causa de uma doença ou lesão, como efeito colateral de um tratamento médico ou dependência de drogas.

A reabilitação pode melhorar sua vida diária e funcionamento. Hoje, as clínicas são um dos tratamentos mais eficazes, ajudando a acompanhar do início até a estabilização do dependente.

O que acontece em um programa de reabilitação?

Quando você recebe reabilitação, geralmente tem uma equipe de diferentes profissionais de saúde ajudando você.

Dessa forma, saiba que eles trabalharão com você para descobrir suas necessidades, objetivos e plano de tratamento.

Assim, além de saber o que é uma clínica de recuperação, é extremamente importante entender o que acontece nesses locais.

Os tipos de tratamentos que podem estar em um plano de tratamento podem incluir:

  • Dispositivos assistivos, que são ferramentas, equipamentos e produtos que ajudam as pessoas com deficiência a se mover e funcionar;
  • Terapia de reabilitação cognitiva para ajudá-lo a reaprender ou melhorar habilidades como pensamento, aprendizado, memória, planejamento e tomada de decisões;
  • Aconselhamento de saúde mental;
  • Música ou arteterapia para ajudá-lo a expressar seus sentimentos, melhorar seu pensamento e desenvolver conexões sociais;
  • Aconselhamento nutricional;
  • Terapia ocupacional para ajudá-lo com suas atividades diárias;
  • Fisioterapia para ajudar sua força, mobilidade e condicionamento físico;
  • Terapia recreativa para melhorar seu bem-estar emocional por meio de artes e ofícios, jogos, treinamento de relaxamento e terapia assistida por animais;
  • Terapia fonoaudiológica para ajudar na fala, compreensão, leitura, escrita e deglutição
  • Tratamento para dor;
  • Reabilitação vocacional para ajudá-lo a desenvolver habilidades para ir à escola ou trabalhar em um emprego.

Dependendo de suas necessidades, você pode ter reabilitação nos consultórios dos provedores, em um hospital ou em um centro de recuperação para pacientes internados. Em alguns casos, um provedor pode vir até sua casa.

Se você receber atendimento em sua casa, precisará ter familiares ou amigos que possam vir e ajudar na sua reabilitação.

Desintoxicação

As clínicas de reabilitação geralmente têm vários aspectos em seu serviço. Eles vão oferecer desintoxicação para quem precisa – geralmente para quem tem vícios em álcool e opiáceos.

Além disso, eles também oferecerão medicamentos para outras condições, pelo menos inicialmente, como ansiedade, estresse e insônia.

A desintoxicação, principalmente na busca de reverter os efeitos nocivos e fortes das drogas e álcool, está dentre os principais tratamentos buscados por quem procura o que é uma clínica de recuperação, e deseja trazer bem-estar para aquela pessoa que está passando pelo vício.

Terapia

Clínicas de reabilitação também oferecerão terapia de fala. Isso será na forma de terapia de grupo (Terapia Cognitivo-Comportamental e Gestalt-terapia, por exemplo), aconselhamento de dependência e individual. Haverá também workshops que ajudarão as pessoas a aprender sobre vários aspectos do vício.

Desse modo, estes incluem prevenção de recaídas, controle da raiva, relacionamentos familiares, mudanças e perdas, etc.

Se o centro de tratamento for de 12 Passos, eles ensinarão e provavelmente fornecerão tarefas escritas para serem feitas nele, para que os participantes do programa possam entender completamente isto.

Por fim, essa terapia pode ser dada de diversas formas.

Clínica de recuperação não é um spa!

Esse com toda certeza é um dos grandes erros de quem não sabe o que é uma clínica de recuperação, e está buscando entender tudo isso.

Se você frequentar uma clínica de recuperação, descobrirá que não são spas.

Ou seja, desde então, saiba que se trata de um ambiente sério, com foco em resolver determinado problema.

O ponto principal deles é que eles estão reabilitando pessoas que, em alguns casos, podem estar ensinando-as a viver uma vida normal.

Por exemplo: em algumas clínicas de reabilitação, os clientes precisam limpar e cozinhar suas próprias refeições.

Tudo isso vai depender de cada caso. Mas, muitos desejam retornar e saber como é ter uma vida normal, saindo de lá, verdadeiros cidadãos.

Dito isto, clínicas de reabilitação não são spas. Alguns terão algum tipo de instalações de lazer. Isso pode incluir uma academia no local, possivelmente uma piscina, ou talvez uma associação de um clube de saúde.

Essas instalações não são um meio de ficar bem, mas são uma boa maneira de relaxar do trabalho árduo que deveria estar acontecendo nas sessões de terapia, por exemplo.

Restrições de telefone

Algumas clínicas de reabilitação não permitem o acesso a telefones celulares na primeira semana enquanto o cliente se instala, e o acesso a itens como eletrônicos também pode ser restrito.

Assim, ao final da experiência de reabilitação, o cliente que chegou sem esperança, deprimido, doente e caótico deve se sentir cheio de esperança, fisicamente bem e otimista para o futuro.

Eles devem estar totalmente equipados com as ferramentas para manter uma vida de sobriedade.

Onde encontrar uma boa clinica de reabilitação?

Não adianta apenas saber o que é uma clínica de recuperação, para conseguir realmente grandes resultados, é essencial optar pelas melhores opções.

Até porque, quanto melhor for a clínica, melhor será o acesso do paciente a um tratamento adequado para o seu vício, de forma rápida, segura e eficaz.

E, durante esse processo, a melhor opção é contar conosco do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação.

Isso porque, essa é nossa função. Nos ajudaremos você a encontrar a Clínica de recuperação adequada mais próxima, com o melhor tratamento para aquele tipo de dependência.

Lembre-se que a dependência depende de uma série de fatores para que ela venha a ser bem sucedida, e uma das delas é um bom lugar.

Portanto, não deixe de investir em uma opção de qualidade, optando sempre pelo melhor tratamento.

Por fim, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos 24 horas por dia, prontos para te atender e fornecer todo o suporte necessário.

Compare listings

Comparar