Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

O que fazer para parar de usar drogas ?

Parar de usar drogas não é fácil. Então, veja neste artigo dicas sobre como parar de usar essas substâncias. Você pode ajudar-se ou ajudar outras pessoas.

A vida de Maria está começando a se complicar. Suas notas caíram, ele está mal-humorada, não fala com as amigas e parou de aparecer para praticar. As amigos de Maria sabem que ele tem experimentado drogas e agora estão preocupados que ela tenha se viciada. Como parar de usar drogas nesta situação?

Dessa forma, definir um vício é complicado e saber como lidar com um é ainda mais difícil e necessário para parar de usar drogas.

Por fim, para você entender melhor, e conseguir ter um estilo de vida mais saudável, veja algumas dicas do que fazer para parar de usar drogas.

O que é abuso e vício de substâncias?

A diferença entre o abuso de substâncias e o vício é muito pequena. Abuso de substâncias significa usar uma substância ilegal ou usar uma substância legal de maneira errada.

O vício começa como abuso ou uso de uma substância como maconha ou cocaína.

Você pode abusar de uma droga (ou álcool) sem ter um vício. Por exemplo, só porque Sara fumou maconha algumas vezes não significa que ela tenha um vício, mas significa que ela está abusando de uma droga, e isso pode levar ao vício.

As pessoas podem ficar viciadas em todos os tipos de substâncias.

Até porque, quando pensamos em vício, geralmente pensamos em álcool ou drogas ilegais, mas, as pessoas se viciam em remédios, cigarros e até cola.

Algumas substâncias são mais viciantes do que outras: drogas como crack ou heroína são tão viciantes que podem ser usadas apenas uma ou duas vezes antes que o usuário perca o controle.

Com toda certeza essa são as mais complicadas para quem está procurando o que fazer para parar de usar drogas.

Por fim, mas não menos importante, vício significa que uma pessoa não tem controle sobre se usa uma droga ou se bebe.

Alguém que é viciado em cocaína cresceu tão acostumado com a droga que ele ou ela tem que ter. O vício pode ser físico, psicológico ou ambos, dificultando ainda mais para parar de usar drogas.

Vício Físico

Estar fisicamente viciado significa que o corpo de uma pessoa se torna dependente de uma determinada substância (até mesmo fumar causa dependência física).

Também significa desenvolver tolerância a essa substância, de modo que uma pessoa precise de uma dose maior do que nunca para obter os mesmos efeitos e parar de usar drogas.

Desse modo, alguém que é fisicamente viciado e para de usar uma substância como drogas, álcool ou cigarros pode apresentar sintomas de abstinência. Os sintomas comuns de abstinência são diarreia, tremores e sensação de mal estar geral.

Muitas pessoas que procuram o que fazer para parar de usar drogas, estão em um nível forte da dependência física.

Vício psicológico

O vício psicológico acontece quando o desejo por uma droga é psicológico ou emocional. Pessoas psicologicamente viciadas sentem-se dominadas pelo desejo de consumir uma droga. Eles podem mentir ou roubar para obtê-lo.

Uma pessoa cruza a linha entre o abuso e o vício quando não está mais experimentando a droga para se divertir ou ficar doidão, mas passou a depender dela e não consegue parar de usar drogas.

Assim, toda a sua vida gira em torno da necessidade da droga. Uma pessoa viciada, seja um vício, físico ou psicológico ou ambos, não sente mais que há uma escolha em tomar uma substância.

Então, você não consegue parar de usar drogas.

Sinais de que você precisa parar de usar drogas

O sinal mais óbvio de um vício ou uma forte dependência é a necessidade de consumir uma determinada droga ou substância.

No entanto, muitos outros sinais podem sugerir um possível vício, como mudanças de humor ou perda ou ganho de peso. (Esses também são sinais de outras condições, como depressão ou distúrbios alimentares.)

Os sinais de que você ou alguém que você conhece pode ser viciado em drogas ou álcool, e que certamente precisa de ajuda são:

Sinais psicológicos:

  • Uso de drogas ou álcool como forma de esquecer problemas ou relaxar;
  • Retirada ou manter segredos de familiares e amigos;
  • Perda de interesse em atividades que costumavam ser importantes;
  • Problemas com trabalhos escolares, como notas baixas ou faltas;
  • Mudanças em amizades, como sair apenas com amigos que usam drogas;
  • Gastando muito tempo tentando descobrir como conseguir drogas;
  • Roubar ou vender pertences para poder comprar drogas;
  • Tentativas fracassadas de parar de usar drogas ou beber;
  • Ansiedade, raiva ou depressão;
  • Mudanças de humor.

Sinais físicos:

  • Mudanças nos hábitos de sono;
  • Sensação de tremor ou enjoo ao tentar parar;
  • Precisando tomar mais da substância para obter o mesmo efeito;
  • Mudanças nos hábitos alimentares, incluindo perda ou ganho de peso.

Conseguindo ajuda para parar de usar drogas

Se você, ou uma pessoa próxima, seja ela amigo ou parente, reconhecer o problema é o primeiro passo para obter ajuda.

Desse modo, muitas pessoas pensam que podem resolver o problema sozinhas, mas isso raramente funciona. Encontre alguém em quem você confie para conversar.

Pode ajudar conversar com um amigo ou alguém da sua idade, mas um adulto que o apoie e compreenda é sua melhor opção para obter ajuda.

Se você não pode falar com seus pais, procure um conselheiro escolar, parente, médico, professor favorito ou líder religioso.

Infelizmente, superar o vício não é fácil. Parar de usar drogas ou beber provavelmente será uma das coisas mais difíceis que você ou seu amigo já fizeram.

Não é sinal de fraqueza se você precisar da ajuda profissional de um conselheiro ou terapeuta especializado em drogas.

Por fim, a maioria das pessoas que tenta se livrar de um problema com drogas ou álcool precisa de ajuda profissional ou de um programa de tratamento para fazê-lo.

Dicas para recuperação

Depois de iniciar um programa de tratamento, tente estas dicas para tornar o caminho para a recuperação menos acidentado:

Conte a seus amigos sobre sua decisão de parar de usar drogas.  Os verdadeiros amigos respeitarão sua decisão. Isso pode significar que você precisa encontrar um novo grupo de amigos que o apoiarão 100%.

No entanto, a menos que todos decidam largar o vício das drogas de uma vez, você provavelmente não conseguirá sair com os amigos com quem fez drogas.

Peça a seus amigos ou família para estarem disponíveis quando você precisar deles. Talvez você precise ligar para alguém no meio da noite apenas para conversar. Se você estiver passando por um momento difícil, não tente lidar com as coisas sozinho, aceite a ajuda que sua família e amigos oferecem.

Aceite convites apenas para eventos que você sabe que não envolvem drogas ou álcool. Ir ao cinema provavelmente é seguro, mas você pode querer pular uma festa de sexta à noite até se sentir mais seguro. Planeje atividades que não envolvam drogas.

Dessa forma, vá ao cinema, tente jogar boliche ou faça aulas de arte com um amigo. Faça algo que você goste.

Além disso, faça um plano sobre o que você fará se se encontrar em um lugar com drogas ou álcool. A tentação estará lá às vezes. Se você sabe como lidar com isso, ficará bem.

Estabeleça um plano com seus pais, irmãos ou outros amigos e adultos que o apoie para que, se você ligar para casa usando um código, eles saibam que sua ligação é um sinal de que você precisa de uma carona para sair de lá.

Lembre-se de que ter um vício não torna uma pessoa má ou fraca. Se você cair um pouco no retrocesso, converse com um adulto o mais rápido possível.

Ajudando um amigo com vício a parar de usar drogas

Se você está preocupado com um amigo que é viciado, pode usar estas dicas para ajudá-lo.

Por exemplo, diga a seu amigo que você está disponível para conversar ou oferecer seu apoio. Se você notar que um amigo está se desviando, fale abertamente sobre isso e pergunte o que você pode fazer para ajudá-lo a parar de usar drogas.

Se seu amigo está voltando às drogas ou à bebida e não aceita sua ajuda, não tenha medo de falar com um adulto compreensivo e não ameaçador, como seu pai ou conselheiro escolar. Pode parecer que você está delatando seu amigo, contudo, é o melhor suporte que você pode oferecer.

Acima de tudo, ofereça a um amigo que está lutando contra um vício muito incentivo e elogios. Pode parecer piegas, mas ouvir que você se importa é exatamente o tipo de motivação de que seu amigo precisa.

Ficar Limpo

A recuperação do vício em drogas ou álcool não termina com um programa de tratamento de 6 semanas.

Sendo assim, é um processo que dura a vida toda. Muitas pessoas descobrem que ingressar em um grupo de apoio pode ajudá-las a se manterem limpas.

Existem clínicas de apoio especificamente para adolescentes e jovens. Você conhecerá pessoas que passaram pelas mesmas experiências que você e poderá participar de discussões da vida real sobre drogas que não ouvirá nas aulas de saúde da sua escola.

Muitas pessoas descobrem que ajudar os outros também é a melhor maneira de ajudar a si mesmas.

Sua compreensão de como o processo de recuperação pode ser difícil o ajudará a apoiar outras pessoas, adolescentes e adultos, que estão lutando contra um vício.

Se você tiver uma recaída, reconhecer o problema o mais rápido possível é fundamental.

Obtenha ajuda imediatamente para não desfazer todo o trabalho árduo que colocou em sua recuperação inicial. E, se tiver uma recaída, nunca tenha medo de pedir ajuda!

É muito mais fácil parar de usar drogas com ajuda do que sozinho, tendo a sua qualidade de vida novamente.

Considerações finais

Este foi o artigo sobre o que fazer para parar de usar drogas. Não deixe de procurar ajuda profissional para você ou para uma pessoa que você ama.

Nós da Encontre Clínicas de Recuperação, temos as melhores opções para quem está procurando ajuda profissional, conhecendo as melhores opções espalhadas pelo país.

Ou seja, você vai conseguir achar uma opção próxima e que também consiga oferecer um tratamento especializado e profissional para seu caso.

Por fim, não deixe de entrar em contato conosco pelos números:

(44) 99155-7195 / (44) 3138-2122

(11) 96262-2008

O contato não dura 10 minutos, e você pode simplesmente mudar a vida de quem você ama!

O nosso atendimento é 24 horas.

Compare listings

Comparar