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O que fazer quando você está deprimido?

Não é todos os dias que estamos para cima, esbanjando alegria por todos os cantos, entretanto o que fazer quando você está deprimido?

Não é todos os dias que estamos para cima, esbanjando alegria por todos os cantos, entretanto o que fazer quando você está deprimido? Você já parou para pensar nessa pergunta? Ela é simples mas ao mesmo tempo é importante quando se trata de matar o ócio e afastar os pensamentos negativos que nos fazem tão mal.

Quem nunca acordou num belo dia achando que tudo ia dar bem e quando viu, ao final, só “deu ruim”? É complicado, mas é real. Você acorda com as energias a mil, com todo o gás e parece que milhares de coisas vão sugando sua vitalidade ao ponto de, quando menos se percebe, já está sem gás novamente.

Até que quando isso ocorre, o famoso ficar sem “gás” ou cansado, tudo bem. O problema é quando além de ficar cansado você começa a sentir uma leve tristeza, sabe aquela que bate lá no fundo sem motivo algum?

Então quando isso acontece deve-se acender um sinal de alerta e começar a refletir do porque isso está acontecendo e o porque o seu cérebro está levando você a pensar em coisas que te geram sensações desconfortáveis.

Mas falar é fácil, fazer que é difícil. Se fosse fácil, ninguém iria ao terapeuta ou ao psiquiatra com tanta frequência tentar entender as peripécias que a mente humana prega na gente rotineiramente. Nós do Encontre Clínicas sempre trazemos artigos falando sobre contextos interessantes, sobre drogadição, comportamento adictivo, compulsão e obsessão e outros.

Imagine, existe uma solução fácil para quem é viciado em drogas viver a vida normalmente, é só parar de usar! Simples não é? Então, porque existem tantas clínicas de recuperação se é só parar de usar drogas? A resposta é a mesma da pergunta “O que fazer quando você está deprimido?”.

O mundo não precisaria nem de hospitais psiquiátricos e nem saberia que existe uma doença que se chama depressão como resposta a essa pergunta. Seria tudo colorido, cheio de flores e nada nos abalaria. Teríamos gás o dia inteiro e nada sugaria nossas energias.

Mas como nada são flores, e como vivemos em um mundo não utópico bem diferente do que estamos apresentando em nossa introdução. Sabemos que desigualdade social, escravidão do século XXI, pobreza, fome, consciencia de classem, disparidade de classe, necessidade da tecnologia, dependencia do capital, drogas, alcoolismo, tráfico de pessoas / orgãos / drogas / , mercado negro, prostitução, pedofilia, depp web, Ebola, Coronavirus, ações, e isso e àquilo…

Tudo que nos gera preocupação, ansiedade, medo, angústia, desprezo, e outros sentimentos de repulsa em contrapartida aos sentimentos positivos da vida.

Entretanto, na atualidade, apesar de estarmos evoluindo como sociedade, estamos adoecendo mentalmente em alguns aspectos, justamente porque não estamos sabendo dosar a ansiedade que estamos criando ao receber a informação do mundo à nossa volta.

Faça o oposto do que você faria se estivesse triste!

“Como resposta do que fazer quando você está deprimido, faça exatamente o oposto do que você faria se estivesse triste.” É comum que pessoas quando ficam tristes, tenham por senso comum as atitudes de se isolarem, lerem um livro ou assistir a um filme, colocarem o sentimento pra fora. Algumas preferem se isolar, outras preferem compartilhar com alguém.

Depois de feito isso, elas deitam, dormem e bola pra frente, outro dia, outra manhã. Entretanto, em pessoas ligeiramente depressivas ou com tendências à depressão, pode ser que esse resquício de sentimento de tristeza fique por lá e seja vivenciado mais uma vez, e faça com que sejam feitas mudanças significativas na rotina da pessoa. Outro dia, outra manhã, mesmo sentimento. E aí vai.

A pessoa acorda cansada, com a mente a mil. Com os mesmos pensamentos negativos, pensando em negatividade, desestimulada, estressada, achando que vai dar tudo errado e não vendo saída em nada.

Normalmente, esse tipo de pensamento acaba sendo estimulado várias e várias vezes e faz com que a pessoa ao longo do processo depressivo reincida em algum tipo de substância psicoativa por algumas vezes, seja tabaco, álcool ou drogas.

Mas não será isso que nós iremos tratar especificamente neste artigo, entretanto, fica difícil sair desse “looping de negatividade”. Quando esses pensamentos negativos começarem a bater na cabeça, tem como fazer alguma coisa que altere eles de maneira a não pensar? Bom, não tem como falar uma fórmula mágica, mas tem como tirar o foco do seu cérebro para coisas boas, e nós do Encontre Clínicas vamos te ajudar nisso.

  1. Tire o Foco, se você está pensando em coisas negativas, escreva-as para pensar nelas depois
  2. Tome água e coma bem
  3. Pratique uma atividade física
  4. Tenha um lazer correto
  5. Não deixe de ter seus compromissos e responsabilidades, mas se estiver neles e estiver com problemas dê uma pausa de 10 minutos
  6. Não faça nada que te deixe mais ansioso do tipo, vou fumar um cigarro e já volto
  7. Evite atitudes compulsivas como comer em demasia ou comprar para fugir da situação
  8. Compartilhe com a pessoa CERTA – aquela que vai te ajudar e não te julgar
  9. Se tiver um animal, aproveite para se distrair com ele, afinal você sabia que animais são excelentes “terapeutas para humanos”
  10. Tome um chá relaxante

Siga essas dicas e você não vai se arrepender. Todas elas são pensadas estrategicamente para que você não faça muito esforço mental mas que ao mesmo tempo consiga relaxar e resolver o seu problema. Se não se sabe o que fazer quando você está deprimido, fique tranquilo que você não precisará gastar muitos esforços para seguir nossos dez passos.

Volte no problema que você anotou!

Você percebeu que o primeiro passo que nós salientamos era para que fosse anotado o problema? Então, pessoas maduras anotam seus problemas e tiram o foco. Depois voltam a pensar e ver como poderiam resolvê-los da melhor maneira possível com a melhor eficácia.

E é exatamente isso que você deve realizar também. Quando algum pensamento negativo ficar batendo na sua cabeça repetidas vezes, respire. Anote-o em um papel. Tire o foco, faça outra coisa. Divirta-se, ou se estiver no trabalho foque-se ainda mais e tenha o dia mais produtivo da sua vida.

Depois, ao finalizar o dia, volte pra sua casa, tenha seu lazer, tome um banho relaxante, pegue o papel que você anotou o problema e foque nele antes de dormir. Resolva-o. Solucione-o. Você fazendo isso, irá dormir SEM O PROBLEMA.

Amanhã será outro dia, com outros problemas e aquele pensamento ou aquele problema que estava “matutando” na sua cabeça várias e várias vezes, simplesmente sumiu. E, aliás, não o deprimiu.

Parece Fácil mas não é, tudo depende de Treino

Se fosse fácil como dissemos no início não existiria nem psicólogo e nem psiquiatra nesse mundo. Parece fácil mas não é, tudo depende do treino, e muito por sinal. O que fazer quando se está deprimido depende de um treinamento de administrar os pensamentos e a atitudes para cessar os pensamentos que manipulam nossas atitudes. Entretanto, não é em todos os casos que conseguimos dominar esses pensamentos.

Existem pessoas que por consequência da vida, ao longo do processo da doença depressão, se acostumaram com certos tipos de padrões comportamentais que já instantaneamente obedecem esses pensamentos deprimentes. Entretanto, quando se está neste estágio, é interessante procurar ajuda clínica ou médica. E nós do Encontre Clínicas também realizamos este tipo de trabalho.

Nós não apenas damos apoio às pessoas que são dependentes químicas de drogas, mas também as pessoas que sofrem de transtornos mentais como a depressão. E ajudamos veementemente no tratamento dessa tristeza persistente.

Quando for assim, se você perceber que está tendo pensamentos repetitivos hostis para consigo mesmo e não consegue mudá-los. Não consegue sair da cama ou ao mesmo tempo não consegue mudar a maneira de pensar, não ative o sinal amarelo de alerta, mas sim o vermelho. Entre em contato com o Encontre Clínicas que nós o ajudaremos.

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