Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

O que tem numa clínica de reabilitação?

o que tem uma clinica de reabilitacao

O que tem numa clínica de reabilitação? Devido às diversas notícias falsas ou até mesmo pela falta de conhecimento, muitas são as dúvidas sobre o que realmente tem num centro de reabilitação.

Até porque, mesmo sendo um local criado com foco somente em oferecer tratamento e suporte a pessoas que sofrem com dependência química, muitos pensam nisso como um “manicômio” ou até mesmo um local de tratamento agressivo.

Porém, isso está bem longe de ser a realidade, sendo um local de tranquilidade, sossego e retomada na qualidade de vida.

Para tirar suas principais dúvidas, veja a seguir os principais elementos presentes numa clínica de reabilitação, e entenda ao certo como ela funciona.

O que tem numa clínica de reabilitação?

Uma clínica de reabilitação é uma estrutura criada com foco em fornecer suporte e tratamento à saúde humana, especialmente nos cuidados para pessoas que sofrem com problemas relacionados à dependência química ou transtornos mentais.

O ambiente e os serviços oferecidos podem variar dependendo do tipo específico de clínica de recuperação, existindo hoje, diversos tratamentos diferentes.

Inclusive, dentro de um centro de reabilitação, você hoje consegue encontrar uma série de elementos que podem ser considerados comuns, responsáveis para que os tratamentos venham a acontecer e sejam eficientes.

Os principais elementos que compõem uma clínica de reabilitação, são:

Equipe multidisciplinar de saúde

Para o tratamento e a retomada na qualidade de vida do paciente, existe uma equipe multidisciplinar da área da saúde, cada um responsável por auxiliar em uma área.

Alguns dos principais profissionais de saúde que você consegue encontrar em uma clínica de reabilitação, são:

  • Psiquiatras;
  • Psicólogos;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Fisioterapeutas ;
  • Enfermeiros e outros profissionais de saúde.

Veja também: Como evitar que o vício em drogas destrua a família?

Programas de tratamentos específicos

Dentro de uma clínica de reabilitação, cada paciente é único, existindo programas de tratamentos específicos, direcionados e adaptados conforme a necessidade individual de cada pessoa.

Assim, dentro de uma clínica de reabilitação você consegue encontrar tratamentos específicos para problemas como dependência química, transtornos mentais, reabilitação física, entre outros.

Terapia Individual e em grupo

Na clínica de reabilitação você tem acesso a sessões de terapia, essas tanto individuais, ou seja, focando somente no paciente, como também em grupo, proporcionando um contato social mais próximo, especialmente com pessoas que estejam sofrendo com o mesmo problema.

Medicação

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos para controle dos sintomas da dependência química e transtornos mentais.

Nesse caso, a clínica de recuperação oferece administração e monitoramento de medicamentos, com equipe especializada e treinada.

Veja também: Quanto tempo dura uma overdose?

Educação e Conscientização

No processo de recuperação, a educação e a conscientização desempenham um papel de grande importância,  ideal para gerenciar sua vida de forma saudável após o tratamento.

Assim, durante o tratamento, vão existir programas educacionais de educação e conscientização, para auxiliar os pacientes a terem melhores condições.

Atualmente, quando se fala sobre o que tem numa clínica de reabilitação, poucas pessoas tem noção desse ponto.

Acompanhamento pós-tratamento

Uma clínica de reabilitação que preza pela qualidade de vida dos pacientes, oferece um acompanhamento pós-tratamento completo, desenvolvendo planos para dar suporte aos pacientes.

Dentre as opções pós-tratamento, as mais comuns a serem ofertadas, são: sessões de acompanhamento ou programas de prevenção de recaídas.

Apoio à família

Diferente do que você muitas pessoas sabem, mas sim, não somente o paciente recebe apoio ao buscar por uma clínica de reabilitação, existindo também um suporte a família de convívio.

Logo, através de ajuda profissional, será oferecido suporte e educação para compreender e lidar com as questões de saúde de seus entes queridos.

Confidencialidade e privacidade

Um dos pilares de uma clínica de reabilitação é a confidencialidade e privacidade dos seus pacientes e familiares, criando um espaço seguro para o processo de recuperação.

O foco principal é que o ambiente seja receptivo e ofereça o melhor suporte para quem dele precisar.

Quais são os tratamentos numa clínica de reabilitação?

Agora entendendo o que tem numa clínica de reabilitação, conhecer os principais tipos de tratamento vai ajudar a entender como tudo isso funciona.

Internação voluntária

A internação voluntária é conhecida como o cenário ideal para aquelas pessoas que reconhecem o problema, sendo um processo que é feito pela própria vontade do paciente.

Dessa forma, nesse tipo de internação, o próprio dependente demonstra interesse pela ajuda especializada ou solicita a alguém próximo que lhe auxilie na procura do tratamento.

Infelizmente, esse tipo de internação ainda não é o principal cenário, não sendo a mais comum uma vez que a dependência química pode criar uma barreira no dependente, trazendo a sensação que sempre está “tudo sob controle”.

Veja também: Quais os sintomas da dependência química?

Internação involuntária

Como o próprio nome já indica, na internação involuntária o dependente passa pelo processo de reabilitação mesmo contra a sua vontade.

Sendo o tipo de internação mais comum de se ver, nesse caso o dependente não consegue mais ter controle sob a dependência, onde um parente próximo faz a solicitação da internação, mesmo que isso seja contra a vontade do paciente.

Lembrando que na clínica será elaborado um laudo, esse que realmente comprove o estado de dependência do indivíduo, e mostre que ele realmente precisa do tratamento.

Vale citar também ainda que a  Lei Nº 13.840/19  também prevê que essa internação pode ser interrompida a qualquer momento.

Internação compulsória

Na internação compulsória, acontece algo semelhante àquilo que vemos na involuntária, porém, nesse caso, todo o processo é conduzido por um juiz.

Assim, o juiz será o responsável por determinar a sentença, onde o dependente é internado na clínica ainda que isso seja contra sua vontade.

Esse tipo de internação geralmente é solicitada quando o dependente está em um estado onde começa a fornecer risco a si próprio e também a população em geral.

Quando se deve frequentar uma clínica de reabilitação?

Por mais que não seja o desejo de muitas pessoas, frequentar uma clínica de reabilitação é hoje uma das formas mais eficientes para se livrar do vício e dependência química, conseguindo um tratamento eficiente.

Assim, nunca é fácil tomar essa decisão, mas saber identificar o momento certo para isso pode evitar maiores problemas, possibilitando adquirir novamente uma qualidade de vida.

Nesse caso, nós do Grupo Encontre Clínicas, recomendamos que você frequente uma clínicas nas seguintes situações:

  • Começo da perda da autonomia e controle;
  • Abandono nos cuidados pessoais;
  • Transtornos mentais;
  • Recaídas frequentes;
  • Problemas comportamentais graves
  • Prejuízo nas atividades diárias;
  • Mudanças de humor repentina.

Quanto custa uma clínica de reabilitação?

tendo noção principalmente sobre o que tem numa clínica de reabilitação, você pode estar se perguntando qual o valor do investimento.

Até porque, como foi visto, existe toda uma logística para que tudo possa acontecer como deve, tudo isso trazendo muitos gastos para a clínica.

No entanto, saiba que os valores cobrados por uma clínica podem variar bastante, mudando conforme cada instituição que você buscar.

Em média, os custos mensais de uma clínica de reabilitação podem variar entre valores básicos iniciais de R$ 600,00 podendo chegar até os R$10.000,00 mensais.

Lembrando que fatores como plano de saúde podem ajudar a diminuir os custos.

Veja também: Como a droga K9 afeta o sistema nervoso central

Clínica de reabilitação especializada em dependentes químicos

Se você está buscando e necessitando de um tratamento, não hesite em buscar ajuda profissional.

E, nesse processo, nós do Encontre Clínicas estamos à disposição para te ajudar a encontrar a melhor clínica custo-benefício mais próxima a você, oferecendo um tratamento de qualidade e profissionalismo contra a dependência química.

Entre em contato conosco agora mesmo e tenha acesso a um tratamento de qualidade e que possa mudar sua vida. Até a próxima.

Compare listings

Comparar