Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

O que um dependente químico é capaz de fazer?

o que um dependente quimico e capaz de fazer

Você sabe o que um dependente químico realmente é capaz de fazer? Tenha em mente que em muitas das vezes limites não existem.

A princípio, um dependente químico é capaz de qualquer coisa, principalmente por ter parte da sua capacidade mental comprometida devido ao uso de substancias químicas.

Ou seja, até mesmo as coisas mais “impossíveis” de se acreditar podem ser feitas com facilidade por um dependente químico, o que requer atenção e cuidado por parte de quem convive com pessoas que sofrem com o vício.

Inclusive, para lhe ajudar nesse processo, confira a seguir algumas informações de grande importância sobre o que um dependente químico é capaz de fazer

O que um dependente químico é capaz de fazer?

Um dependente químico pode fazer qualquer coisa para manter seu vício em dias, uma vez que o seu corpo se tornou totalmente dependente daquela substância.

De uma forma informal, podemos que ele vive da droga e para ela.

Assim, devido à ausência da sua sanidade mental, e o sintomas da abstinência, um dependente químico pode praticar diversos ilícitos, seja ele o roubo, morte e dentre outras coisas, tudo com foco em manter o vício.

Não é à toa que, o primeiro conselho que damos a pessoas que vivem com dependentes químicos é a internação.

Até porque, a dependência química em boa parte das vezes, precisa ser tratada com medicação e procedimentos como terapia e outros, afim de restaurar essa sanidade mental que foi afetada.

Através da internação de um dependente químico, você consegue mais segurança e tranquilidade, principalmente por saber que o dependente está passando por um tratamento que pode lhe proporcionar uma boa qualidade de vida. 

O dependente criminoso

Infelizmente, a falta de controle emocional pode tornar o dependente químico em um assassino, traficante e demais outras coisas.

Ou seja, uma pessoa que aparentemente não demonstra ter maldade nenhuma pode da noite pro dia se tornar um criminoso e vir buscar de diversos métodos, o sustento do seu vício.

Isso ocorre devido a confusão mental e abstinência que as drogas e demais substâncias podem gerar no cérebro humano.

Overdose

Uma coisa é certa, seja pelo o uso de álcool e qualquer outra droga, se não tratado com brevidade, existe uma alta possibilidade de um dependente químico vir a sofrer uma overdose devido as substâncias.

A combinação de diversos tipos de drogas como maconha, cocaína e álcool podem levar o dependente inclusive a óbito através dessa overdose.

Segundo informações da Revista IstoÉ, somente no ano passado, cerca de 100.000 pessoas morreram de overdose apenas em 2021 impulsionado diretamente por diversas drogas e substâncias químicos, como exemplo o opióide Fentanil.

Dependentes químicos sabem o que estão fazendo?

No início do vício sim, mas a adrenalina passa a tomar conta do funcionamento do cérebro do dependente químico.

Após algum tempo de uso das drogas, o dependente de fato se torna um verdadeiro refém dela, perdendo assim boa parte da sua sanidade mental e capacidade de raciocínio.

Ou seja, o dependente químico em alto estado de vício não sabe o que está fazendo, tão pouco reconhece as consequências de seus atos, focado apenas em um ponto: acatar o vício.

Os dependentes químicos se lembram do que fazem?

A resposta varia de acordo com a substância ingerida, pois a princípio, a droga que promove a amnésia é a cocaína.

No entanto, drogas como álcool e maconha podem trazer lembranças do que foi feito durante o estado de inconsciência.

Porém, como mencionado anteriormente, o dependente olha para aquilo e enxerga tudo como algo “normal” e não consegue ter total ciência dos danos.

Esse fenômeno é que chamamos de vício prazeroso, onde a pessoa sabe o que fez, e mesmo sendo errado ela sente prazer por ter feito.

Qual droga vicia mais o dependente?

Todas as drogas possuem um alto poder de vício, contudo, a cocaína consegue se destacar entre as drogas mais agressivas.

Sendo assim, pessoas que fazem uso da cocaína tendem a entrar em um colapso mental mais rápido do que os demais usuários.

No entanto, isso não significa que as demais drogas não possuem efeito viciante, muito pelo contrário, todas são perigosas.

Em resumo, a cocaína é a que mais vicia, mas sempre é utilizada com outras drogas, o que aumenta ainda mais o vício do usuário.

Em muitos casos, e comprovadamente, tudo começa pela Maconha, e vai avançando para outras substancias, até chegar na cocaína e crack, que são uma das mais fatais e comprometedoras.

Como internar um dependente?

Você provavelmente deve ter percebido que a internação é a melhor forma de tratar um dependente químico, certo?

Pois bem, o procedimento para internar um dependente químico varia de acordo com a complexidade do caso.

Quando os usuários se dispõem a internação por vontade própria chamamos isso de internação voluntária.

Entretanto, a probabilidade da pessoa se internar por vontade própria é baixa, neste caso ocorre a internação involuntária, que basicamente ocorrer contra a sua vontade.

Além disso, também existe a internação compulsória, acionada quando juridicamente quando o dependente se torna uma ameaça à vida.

De todas as formas, o ideal para obter o melhor resultado é sempre buscando uma clínica de qualidade e que traga todo suporte profissional e humano para o bom tratamento contra a dependência.

E, se esse é o seu foco, saiba que nós do Grupo Encontre Clínicas hoje somos referência quando o assunto é oferecer clinicas de qualidade no tratamento contra a dependência química.

Possuímos as melhores clínicas do país, com profissionais especializados e prontos para te atender, com suporte 24 horas, resgate imediato e diversas outras vantagens.

O que está esperando para conseguir o melhor tratamento agora mesmo?

Nossos telefones são (44) 99155-7195 e (11) 96262-2008 (WhatsApp). Estamos esperando seu contato.

Compare listings

Comparar