Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Onde buscar ajuda para dependentes químicos?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre onde buscar ajuda para dependentes químicos, veja como fazer isso de forma simples e descomplicada.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre onde buscar ajuda para dependentes químicos?

Até porque, mesmo que o Brasil seja hoje um dos países com maior número de dependentes, poucos conhecem as formas realmente funcionais para ajudar aquela pessoa a se livrar do vício.

Dessa forma, não é a toa que você mesmo pode presenciar muitas notícias de dependentes que morrem para a droga todos os dias.

Por fim, para saber como se livrar do vício, neste artigo mostraremos como fazer isso de forma simples e descomplicada.

Ajudando dependentes químicos

Se você possui um ente querido que está lutando contra o vício em drogas ou álcool, pode ser difícil observá-los.

Você deve estar se perguntando como ajudá-los com seus problemas de abuso de substâncias.

Eles podem estar prontos para parar e se perguntando onde buscar ajuda para dependentes químicos.

Há várias maneiras de ajudar um viciado em drogas.

Dessa forma, a seguir, falaremos sobre os sinais de transtornos do uso de drogas e álcool, o que você pode esperar quando seu ente querido está lidando com um transtorno de uso de substâncias, como lidar com as dificuldades de tentar ajudá-los e como ter um ente querido com um vício em drogas ou álcool afeta você.

Como ajudar um viciado em drogas

A primeira coisa que você precisa saber é que as dificuldades envolvidas em parar o uso de substâncias são complexas.

O uso de drogas ou álcool afeta áreas do cérebro associadas ao autocontrole.

Dessa forma, como um indivíduo continua usando drogas ou álcool, a forma como essas áreas da função cerebral é alterada, dificultando a parada ou controle de outra forma o uso compulsivo de substâncias.

Também é importante saber que é improvável que você sozinho possa fazê-los parar de usar drogas.

No entanto, os entes queridos dos viciados em drogas podem ajudá-los a sair das drogas apoiando sua motivação para mudar.

Por fim, encorajar seu ente querido de que buscar alguma forma de ajuda profissional para o vício é um passo positivo para se recuperar do abuso de drogas e álcool pode colocá-los no caminho para uma vida sóbria.

Sintomas do vício em drogas ou álcool e sinais que você precisa de ajuda

Há sinais e sintomas para procurar que podem indicar que seu ente querido precisa de ajuda com um transtorno de uso de substâncias ou vício.

Assim, há uma diferença entre abusar de drogas e ter um vício. Pense nisso antes de saber onde buscar ajuda para dependentes químicos.

Os profissionais de saúde mental descrevem os critérios utilizados para diagnosticar alguém com transtorno de uso de substâncias no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5).

Se o seu ente querido atender pelo menos 2 dos seguintes critérios nos últimos 12 meses, eles podem atender aos critérios para serem diagnosticados com um transtorno de uso de substâncias:

  • Usa mais da substância do que originalmente pretendido;
  • Usa substâncias em situações de alto risco, como dirigir;
  • Aumenta o conflito interpessoal sobre o uso de substância;
  • Negligencia suas responsabilidades em casa ou no trabalho devido ao uso de substâncias;
  • Desiste de hobbies ou outros interesses para usar substâncias;
  • Tenta sem sucesso, parar de usar ou cortar substâncias;
  • Gasta muito tempo e recursos buscando a substância e usando-a;
  • Continua usando a substância, mesmo sabendo que causa danos à sua saúde física ou mental;
  • Tem desejos de usar a substância;
  • Desenvolve uma tolerância à substância, o que significa que ela precisa cada vez mais da substância para continuar sentindo os efeitos desejados;
  • Experimenta sintomas de abstinência ao parar ou reduzir significativamente o uso da substância.

Outros sinais comportamentais de que alguém precisa de ajuda com o abuso de substâncias podem incluir ser reservado e mentir sobre o uso de substâncias ou roubar dinheiro para obtê-las.

Como tratar o vício com sucesso?

O vício é uma doença crônica que causa mudanças significativas na forma como o cérebro funciona e como uma pessoa se comporta.

Caracteriza-se pelo uso compulsivo de uma substância, embora traga consequências negativas significativas.

O vício pode ser tratado e gerenciado com sucesso através de terapias comportamentais baseadas em evidências e, em alguns casos, medicamentos.

Alguns centros de reabilitação usam terapias alternativas no tratamento do vício.

O vício se desenvolve depois que uma pessoa usa ou abusa de substâncias e depois perde sua capacidade de controlar seu uso, afetando negativamente sua casa, trabalho, escola e/ou vida familiar.

Essa perda de controle é muitas vezes alimentada pela forma como o corpo se adapta à exposição regular a uma substância: tolerância e dependência física.

A tolerância é caracterizada pela necessidade de tomar mais de uma droga (doses mais altas ou com maior frequência) para continuar sentindo os efeitos desejados.

À medida que um indivíduo expõe seu corpo ao uso regular de certas drogas, o corpo se adapta à sua presença constante.

Quando a droga é retirada (ou a dose significativamente reduzida) os sintomas de abstinência emergem à medida que o corpo se reajusta para não ter mais a droga.

Isso pode levar a fortes desejos para que a substância alivie sintomas desconfortáveis ou angustiantes de abstinência, e pode resultar em um indivíduo lutando para parar de usar e recaída ou voltar ao uso de substâncias.

O tratamento para o vício em drogas e álcool se concentra no manejo do transtorno, assim como no processo de manejo de outras doenças crônicas, incluindo asma ou doenças cardíacas, como.

Desse modo, pode-se saber onde buscar ajuda para dependentes químicos.

Onde buscar ajuda para dependentes químicos

Não hesite em procurar uma clínica de reabilitação!


Sim, por mais que poucas pessoas conhecem esse tipo de lugar, saiba que ele é essencial e primordial para quem deseja sair da dependência química.

Até porque, é lá onde se consegue ter acesso a médicos e profissionais especializados, que farão uma análise com base na sua dependência, e assim proporcionar o melhor tratamento direcionado ao seu vício.

Dessa forma, você como um dependente químico, terá todo acesso de qualidade a um tratamento, podendo se livrar de vez do vício, e assim ter de volta a qualidade de vida.

Nós do Grupo Encontre Clínicas de reabilitação somos especialistas quando o assunto é recuperação de dependentes químicos, podendo te ajudar em todo esse processo.

Ou seja, se você está procurando a melhor clínica de recuperação para dependentes químicos, nós podemos te ajudar nesse processo!

Entre em contato conosco agora mesmo pelos telefones:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

5/5 - (3 votes)

Compare listings

Comparar
Pesquisa